O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

ArthurmalariA 01/11/2023

O Silêncio dos Inocentes é o terceiro livro publicado de Thomas Harris, o segundo com seu personagem mais famoso: o canibal Hannibal Lecter, e sua adaptação cinematográfica mais conhecida. Aqui acompanhamos Clarice Starling, uma nova recruta do FBI, ingressando em um departamento especializado em serial killers. Em sua primeira tarefa, Starling é designada a fazer um mapeamento da psique do dr. Hannibal, que a princípio se sente ofendido por receber essa novata e decide ele mesmo analisa-la. Aos poucos o Dr. Lecter se interessa pela moça e insinua ter informações que podem levar o FBI a prender um novo serial Killer (sim, esse plot é bem parecido com o do primeiro livro, Dragão Vermelho). Bem, O Silêncio dos Inocentes é um livro digno de seu sucesso. Com muito mais espaço aqui do que apenas um personagem ao fundo, Hannibal Lecter tece suas artimanhas e revela um pouco mais de sua psique nos momentos que interage com os personagens, principalmente nos momentos que interage com Starling. Os caminhos e decisões que todos tomam no livro, as expectativas e traições, e seu desfecho tornam a experiência sensacional mesmo que você tenha visto o filme há pouco tempo e tenha a história ainda muito fresca na memória. Adaptação, aliás, que segue de maneira fiel a história contada nesse livro e, de quebra, entrega a atuação perfeita de Anthony Hopkins como dr. Lecter, tornando impossível a leitura sem o ter em mente como o personagem (assim como a Starling de Jodie Foster que é em grau e tamanho tão bem interpretada). Enfim, tinha tanto pra falar desse livro, e do quanto dr. Lecter me cativou como personagem, mas tudo que penso falar é spoiler, então vou ficar por aqui mesmo, esse livro com certeza entrou para minha lista de favoritos e é 10/10!

Coral.oliveira 30/10/2023

Se tem Hannibal é bom
A escrito desse autor é uma delicinha. Se a faculdade não estivesse sugando minha alma, com certeza leria em 3 ou 4 dias.
É sempre maravilhoso ler algo com Hannibal envolvido porque ele é o típico vilão que te conquista. É viciante e envolvente.
Clarice é aquela estudante que está aprendendo, se aventurando e dá a sorte (ou azar extremo) de ter os caminhos cruzados com Hannibal e ele fica fissurado nela e resolve "ajudar" no trabalho dela, descobrir um assassino em série.
O filme é extremamente fiel mas ler Silêncio dos Inocentes vale muito

sadbroccolitree 30/10/2023

Hannibal, Hannibal Lecter
Que livro! Que thriller! Fui totalmente envolvido pela história, não consegui parar de ler até terminar. Mesmo tendo visto o filme antes e já sabendo, mais ou menos, o rumo da história, fui arrebatado pelo livro!

Mari Vannucci 30/10/2023minha estante
uhuuuuuuu

Lestat da Ursal 29/10/2023

O Silêncio dos inocentes
O silêncio dos inocentes foi uma leitura que li há bastante tempo e nessa releitura tive opiniões bem diferentes da primeira vez. Sem dúvida na minha primeira leitura ele era um 5 estrelas, mas com o tempo a nota baixou um tantinho, mesmo a história seguindo impecável.

O livro vai ser um suspense policial com bastante mistério, um crime interessante a ser investigado e Hannibal, uma figura já tão conhecida por nós, pra temperar tudo. Assim como em Dragão Vermelho tanto a investigação quanto os crimes, ao redor dos quais o livro gira, são muito interessantes de ler e no mínimo marcantes. Não tem como esquecer de Bufalo Bill depois de ler o livro e os personagens são muito bem trabalhados. A narrativa do livro é maravilhosa de deixar o leitor tenso e roendo as unhas. Acho que meus pontos negativos são bastante em relação a linguagem e afins.

Thaís 28/10/2023

Hannibal Lector já é uma lenda mundial. Sua sagacidade e feitos arrebataram fãs na literatura e no cinema. A impecável atuação de Antony Hopkins fez uma boa parte do trabalho. Não que o livro fique muito atrás, porém há um jogo de palavras que às vezes é mais confuso escrito do que falado (e adaptado ao mundo cinematográfico). Às vezes é preciso retomar alguns trechos de diálogo a fim de não perder os detalhes. A trama é bem construída, e ainda deixa aberto para novos capítulos. São duas histórias que se alternam no foco principal, mas uma não desmerece a outra.

#bibliotecadoinatel

Juliana 24/10/2023

Hello, Clarice!
Devorei mais da metade do livro! Já li Dragão Vermelho e tava ansiosa para ler esse! Sou viciada no filme, já assisti várias vezes, então estava bem animada!
A leitura envolve por conta do clima de suspense que foi sendo construído, mas confesso que la pelo meio dei uma embromada para continuar? talvez o fato de saber como acontecem os fatos da história e também de terem algumas ?cenas? que parecem não irem a lugar algum? por fim consegui engatar e a grande cena onde Hannibal finalmente age, mesmo sabendo o que acontece, foi bem eletrizante!
Estou animada para o terceiro da trilogia!

Milena 23/10/2023

Análise do motivo é a questão fundamental. Ser cegado pelos meios bárbaros e erro crasso. Enfim, a psicologia é maravilhosa.

SILVANA 22/10/2023

Da série: Por que não li antes?
Sempre tive curiosidade em ler esse livro por ser tão famoso, mas nunca imaginei que ele fosse tão incrível.
Foi possível, além de acompanhar a investigação a Bufalo Bill, conhecer mais da personalidade de Hanibal Lecter, com toda sua pompa e inteligência indiscutível.
É uma leitura impactante e que te prende do início ao fim.

Amal0 21/10/2023

O Silêncio dos Inocentes
Essa história é muito boa, bem escrita e realmente te prende até o final.

Recomendo, é um ótimo suspense.

Michele 19/10/2023

Gostei, mas ainda prefiro o primeiro livro. Talvez pq mesmo assistindo tanto a série Hannibal quanto o filme silêncio dos inocentes, me apaguei muito mais ao Will do que à Clarice. Tiveram muitas partes que pareciam estar enrolando demais, coisa que não senti no outro

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Conhecido por seu suspense, psicologia complexa e pelos diálogos intrigantes entre Clarice e Hannibal Lecter. O personagem Hannibal Lecter é particularmente icônico por sua inteligência, sofisticação e tendências canibais. O livro explora temas de psicopatia, identidade, trauma e poder.

"O Silêncio dos Inocentes" foi adaptado para um famoso filme de mesmo nome, dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster como Clarice Starling e Anthony Hopkins como Hannibal Lecter. O filme ganhou vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme, tornando-se um marco na cultura pop e no gênero de suspense psicológico.

É uma leitura recomendada para fãs de thrillers psicológicos e histórias de crime envolvendo personagens complexos.

Isa 17/10/2023

"Clarice, o mundo fica mais interessante com você nele."
Ainda estou eufórica com o final desse livro (que por sinal é muito parecido com a adaptação), você consegue sentir a tensão do momento, e o que cada personagem tá passando.
A leitura é muito muito tranquila, vamos devorando o livro sem perceber pois queremos saber tudo que está acontecendo com os personagens e a resolução do final.
Indico para todos os fãs de suspense, mistério, da série Hannibal e até mesmo do filme, pois o livro aborda mais alguns detalhes.
Tanto o filme como o livro são favoritos, eu sou completamente obcecada por essa história!