O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Thyago 12/07/2018

Livro instigante que vai prender você com certeza!
Um suspense policial de ótimo nível. Os capítulos são bastante curtos e mostram "cenas" dos diversos personagens da trama e isso dá um ritmo muito bom à história.

Os diálogos são muito verdadeiros e incrivelmente bem escritos, revelam a profundidade dos personagens, principalmente o Dr Hannibal Lecter, que tem pouca ação no livro, mas é definitivo nesta história. Que gênio do mal! É Impossível alguém não amar esse vilão!

Outra coisa louvável no livro é o nivel de conhecimento forense/criminal que o autor Thomas Harris usou na história. Tudo foi usado com maestria sem deixar enfadonho.

O lado sobre psicologia também me chamou muita a atenção. Só desejava que o serial killer "Buffalo Bill" o jame Gumb, tivesse seu perfil psicológico detalhado e melhor explicado no fim da história.

Agora, vamos reassistir o filme??!! :)

Ket 23/08/2018

Um clássico!
Silêncio dos inocentes foi meu primeiro "livro policial" da vida e o que me abriu as portas para esse gênero, que hoje é meu favorito. Também foi o livro que fez com que eu me apaixonasse por mulheres policiais/agentes, e admirasse a força delas dentro de um ambiente predominantemente masculino e nem sempre justo. Toda vez que releio, amo mais!

Ambientado na década de 80, nessa trama somos apresentados à Clarice Starling uma agente novata do FBI que é designada para entrevistar o condenado - e psicopata - Hannibal Lecter. O FBI acredita que Lecter possui dicas valiosas sobre um serial killer que está aterrorizando o quântico e a missão de Clarice é conseguir essas informações. Mas Lecter não é qualquer um. O ex-médico possui uma mente peculiar e seus encontros com Clarice se tornam um jogo psicológico de gato e rato. As conversas entre os dois são um deleite para os leitores e, apesar de sabermos que Hannibal não é o herói da história, aos poucos vamos sendo atraídos para a teia que ele tece e nos deixamos ser capturados!

Apesar de eu adorar o Hannibal, esse livro para mim é todo da Clarice. Ela é uma mulher lutando para se impor num ambiente hostil, que a todo momento tenta derrubá-la. Se as coisas ainda são difíceis hoje em dia para mulheres em posição de comando, acredite, eram muito piores para uma novata do FBI na década de 80. Além de ter que lidar com o próprio passado e seus demônios (que Lecter traz a tona), Clarice precisa se concentrar e lutar para encontrar o serial killer e salvar as vítimas, enquanto dribla as dificuldades de ser uma mulher no quântico. Ela foi a rainha-mãe de muitas protagonistas policiais que hoje em dia fazem sucesso na literatura.

Sempre vou rasgar seda para Silêncio dos Inocentes. É um livro timidamente pequeno perto de muitos outros, mas a história é gigantesca e vale o título de clássico que recebe. Um dos meus favoritos da vida inteira!

Curiosamente, este não é o primeiro livro em que Hannibal aparece. Ele já havia dado as caras em "Dragão vermelho". Então para quem gostar dessa figura enigmática, vale ler o outro romance. A série completa de Hannibal é constituída por 'Hannibal, a Origem', 'Dragão vermelho', 'O silêncio dos inocentes' e 'Hannibal'. Essa é a ordem cronológica da vida do médico. Muitas pessoas, no entanto, preferem ler eles na ordem de publicação, que é diferente.

Victória 24/08/2018

“Não lhe conte nada pessoal. Não quer que Hannibal Lecter entre na sua cabeça.”
Um dos melhores livros que já li !
A relação entre Clarice e o Doutor Hannibal é angustiante, curiosa e inevitável.
Amo o enredo e o filme, são formidáveis e arrebatadores.

@autora_lidianemastello 23/10/2018

Envolvente
Um livro muito bom, com uma história super envolvente, que te deixa apreensivo e esperando um final espetacular, eu imaginava ser mais surpreendida, não sei na verdade o que faltou na história pra ser favorito.
Starling, é uma estudante criminal, é colocada a prova para entrevistar o Dr. Lecter, um médico que já matou muitos, Dr. Lecter gosta de brincar com a mente das pessoas, ele se diverte com isso, isso quando ele responde o que perguntam. Starling, é boa no que faz, mas no decorrer da história, tentam tirar o caso dela, conhecemos a história de quando ela era criança, ela teve muitas surpresas ao investigar o caso buffalo bill.
Dr. Lecter, tem uma mente brilhante, onde me deixava de boca aberta as dicas que ele dava, o jeito que ele descobria coisas mesmo estando preso e seu final foi espetacular.
Fiquei com vontade de ler os outros livros, o anterior a esse onde conta mais sobre o Dr. Lecter e o próximo que é mais um caso para a Starling e Dr. Lecter.
Indico a leitura, foi boa.

MAGALHÃES 03/12/2018

Apesar de ser um clássico,cada capítulo q eu lia eu tinha q voltar e reler,pois é um pouco cansativo,só conseguir pegar gosto pela leitura já qse no final..

Gabriella545 05/01/2019

Bom...
Os personagens são muito cativantes (principalmente o Dr. Lecter) e a história é muito boa, com auges de tensão, suspense e mistério que me deixaram muito curiosa, mas que não tiveram uma boa continuidade, sendo, diversas vezes, interrompidos por capítulos desnecessários e anticlímax. Resumindo, acho que o maior problema foi o fato do autor ter enrolado muito.

pedregulhoo 23/02/2020

No silêncio das cabras.
Pra quem gosta de um romance policial bem construído, este livro é excelente. Thomas Harris é um gênio, e muito honesto com seus leitores. Uma curiosidade: a série do Hannibal recém adaptada não conseguiu os direitos dessa obra, então aqui você vai encontrar outros personagens como a Clarice, e uma parte da vida do canibal que não foi vista na TV. Li boatos de que em breve haverá uma série focada na Clarice, espero que realmente aconteça.

Jeferson103 23/02/2020

Poderia ser 5 estrelas.
Thomas Harris foi muito criativo na ideia do livro, e não foi a toa que originou uma adaptação cinematográfica bem famosa. Conseguiu criar uma história com alguns aspectos bem legais:
*Enredo que chama atenção;
*Personagens como Crawford e, principalmente, Dr. Lecter roubam a cena. Este com sadismo e inteligência surpreendentes.
*Um personagem que lembra Norman Bates.

Mas a personagem destaque do livro, Clarice, deixou a desejar, achei ela muito mecânica, com falas e pensamentos que lembravam um robô. Por mais ela tenha uma história de vida marcante, não foi suficiente para me cativar. E o clímax da história foi meio que estranho...

Livros e História 10/03/2020

O Silêncio dos Inocentes vai nos mostrar como funciona uma das divisões do FBI chamada de Ciência do Comportamento, em qual o chefe dessa divisão é Jack Crawford, que um dos personagens importantes dessa história. Porém, a história vai se passar através de Clarice Starling, uma personagem feminina forte e cheia de vontades. Jack queria que Clarice entrevistasse um dos sociopatas mais importantes daquele momento, o incrível Hannibal Lecter.
Jack queria que Clarice entrevistasse o Dr. Lecter porque o FBI estava atrás de um Assassino em Série de codinome Buffalo Bill. Buffalo Bill havia matado algumas mulheres e as jogadas em rios diferentes, ele havia tirado alguns pedaços de pele dessas moças. Quando Clarice entrou no caso, ela fez uma autopsia em uma dessas moças, e descobriu que havia um casulo dentro da garganta do cadáver.
Em uma noite, Buffalo Bill sequestrou a filha da senadora e os agentes do FBI estavam com o relógio contra eles, pois eles sabiam que era questão de dias até esse assassino matar Catherine. Clarice visita o Dr. Lecter algumas vezes pra ver o que ele como psiquiatra e assassino poderia falar sobre o caso Buffalo Bill, dar dicas de sua personalidade e detalhes que poderiam passar.
É um livro incrível! Demorou um pouco pra me conectar na história, mais depois que a história flui foi sensacional. Ver como o Dr. Lecter pensa, o que ele fez, o quanto ele é inteligente e cruel, foi espetacular. Ver a Clarice como mulher e protagonista, assumindo as rédeas e não importando com o que aconteceria com ela foi um dos pontos altos do livro também. Saber como o autor conectou a história e os detalhes que se encaixaram e fizeram toda diferença foi incrível. Recomendo demais essa leitura!

site: https://www.instagram.com/p/B7eHfTijOjS/?utm_source=ig_web_copy_link

Gabriella 11/03/2020

O suspense desse livro é incrível. Me vi em certos momentos quase roendo as unhas, tentando adivinhar como os fatos se desenrolariam. Muito surpreendente. Adorei o destaque pra uma personagem do sexo feminino (Clarice Starling) num papel tão importante.

Isy 12/03/2020

Impecável.
Histórias paralelas acontecendo e se tecendo para levar a outras histórias. Todos os personagens com particulidades muito bem definidas. Achei muito verdadeiro que a Starling tenha sido tão posto a prova, e como ela lidou com todas as situações de assédio a cara limpa. Gostei da maneira em que se torna difícil entender quem é o personagem principal ou adivinhar qual rumo a narrativa vai tomar. Um suspense policial e obrigatório para quem gosta do gênero.

Gabriel.Xavier 14/03/2020

Sombrio, agradável
Um thriller impressionante, cheio de suspense. O clima sombrio do livro em cima do Dr Hannibal Lecter é muito agradável para os amantes de thrillers, que nos deixa com vontade de ler os outros livros da saga para conhecer mais sobre o psicopata canibal.
Recomendo a leitura.

Aline 22/03/2020

Leitura recomendada
Ótimo livro para ler.. recomendo a todos

Gabriella 24/03/2020

Recomendo
Estava muito ansiosa pra ler e tive uma boa experiência com essa leitura. Apesar de ter demorado um pouco para concluir, gostei bastante do livro e dos personagens.