Argo Matt Baglio
Tony Mendez

Resenhas - Argo

Leonardo.Ribeiro 20/02/2024

ARGO ?????
Argo, é uma história de como a CIA, os canadenses e os figurinistas de Hollywood conseguem salvar 6 diplomatas americanos durante a invasão iraniana a embaixada americana em 1979. O livro é contado em primeira mão, pelo agente da CIA que esquematizou todo o plano para salvar os 6 reféns.
Mostrando todo o mundo da diplomacia internacional e coisas da espionagem real, como disfarces, documentos falsos até mesmo menções aquelas pequenas câmeras responsáveis por captar o som às escondidas, o autor leva o leitor, não muito profundo pois praticamente tudo é confidencial, ao mundo da espionagem sobre a ótica da missão Argo e das outras missões que ele já realizou antes em outros países. Logo, do início até o meio do livro é descrição sobre matérias de espionagem e diplomacia, como alguém que curte confesso que gostei dessa parte mas para outros isso poder ser maçante e cansativo.
É sim um livro interessante, mas obviamente não para todos, imaginar as situações dos 6 reféns e dos outros mais de 50 reféns da embaixada faz sair um pouco da zona de conforto. É sempre bom no meio de tanta ficção, ler um relato de uma história verdadeira.

LadyDeMi 12/11/2023

Missão secreta e real
Em 1979, a embaixada americana no Irã foi invadida por iranianos armados.
Eles fizeram os funcionários de reféns, porém, seis deles conseguiram fugir e foram abrigados pelo embaixador do Canadá em sua casa.

O livro é sobre a história real, mirabolante e sensacional do resgate desses 6 americanos.

Essa foi uma missão secreta da CIA, ocorrida em 1980 e que só foi divulgada em 1997.

O livro é tão bom que virou filme com atuação e direção de Ben Affleck.

Bruno Malini 06/10/2023

Filme ou livro?
Confesso que, mesmo não gostando do Bem Affleck como ator, eu adorei a direção do filme baseado nessa história do livro.

Julya 03/02/2023

Três estrelas e meia
resenha sobre o livro: argo
vamos lá. :)

esse livro é um pouco confuso, não foi muito pra mim, gostei, mas não foi uma leitura genial.

Cris Galaxe 18/07/2020

Argo
Argo narra a tomada da Embaixada dos Estados Unidos pelos militantes iranianos em 1979, na época da Revolução Islâmica. Nesse triste episódio, cerca de 50 funcionários e diplomatas da Embaixada foram feitos reféns por 15 meses. Sendo que 6 diplomatas conseguiram fugir antes da invasão à Embaixada e se refugiaram na residência do embaixador canadense. Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, planeja e organiza um ousado plano de exfiltração dos diplomatas refugiados. E nesse livro acompanhamos, com detalhes minuciosos, esse resgate. Um excelente livro e uma leitura recomendada, apesar de ter me feito sair da minha zona de conforto literária por ser uma narrativa descritiva com poucos diálogos.

Andre.28 25/04/2020

Um Relato Autobiográfico de um Plano de Resgate Arriscado
Quando se trata de relatos autobiográficos temos que ter uma medida de avaliação bem cuidadosa, de forma estabelecer critérios de medida entre a realidade e ficção, entender os limites dessas narrativas. Em ARGO temos um tipo narrativo que representa essa narrativa autobiográfica sem deixar de lado os componentes de uma ficção histórica. Publicado em 2012 por Antonio “Tony” Mendez, um ex agente que trabalhou na CIA durante 25 anos e que teve a colaboração de Matt Baglio, ARGO conta a história do plano de resgate de seis diplomatas americanos que conseguiram se esconder na embaixada canadense em Teerã após a invasão de estudantes e militantes do regime do Aiatolá Khomeini em 1919, no que ficou conhecido como “Crise dos Reféns Americanos no Irã.”

Mendez, agente experimentado em “exfiltrações” e demais mecanismos de falsificação, era o encarregado e chefe do Departamento de Disfarces e Autenticações da instituição e mestre em falsificações, disfarces e instrumentos de espionagem e planos de exfiltrações. Relatado em 1° pessoa pelo próprio Mendez, basicamente o livro conta de forma objetiva como ele exfiltrou seis diplomatas americanos do Irã em janeiro de 1980, organizando-os para fazer parte da equipe de filmagem canadense de um fictício filme de ficção científica que se chamava “ARGO”.

No inicio do livro Mendez conta a sua história como artista e como foi recrutado pela CIA, e passou por todos os cargos que envolviam falsificações e operações de espionagem em diversas partes do mundo. Até a chegada do plano ARGO, Medez relata todos os instrumentos de espionagem, falsificação, disfarces, experimentos para criação de apetrechos para espiões e etc. Enquanto relata o seu plano ARGO, ele vai apresentando o panorama político no Irã e nos Estados Unidos, as dificuldades e inabilidades do governo Jimmy Carter e a necessidade de se criar, urgentemente, um plano de fuga daqueles que estavam na embaixada do Canadá em Teerã. Mendez, através da CIA, contatou o governo canadense e teve o apoio para a operação de retirada dos diplomatas no Irã. Contatou também a indústria cinematográfica de Hollywood, para adquirir a “expertise” na concepção da produção de um filme e no intuito de dar credibilidade a história de “fachada”, caso houvesse qualquer problema com o governo iraniano.

O agente Mendez, como parte de seu trabalho de cobertura, conseguiu ajuda do governo canadense. Os diplomatas que conseguiram sair do Irã carregavam passaportes emitidos pelo governo canadense, com falsificações de visto feitas pelos agentes Mendez e “Julio”. O livro em si não tem tantos atrativos em termos de ação. Tem alguma tensão pelo risco do plano dar errado, e do próprio Mendez na sua participação na Operação ARGO, porém como é narrado em 1° pessoa logo esse relato cansa o leitor. Não que seja ruim, apenas se prende em preparativos e o plano em si só é posto em prática lá nos últimos 10% do livro. Acredito que ele funcionaria melhor como uma completa ficção histórica do que um livro de memórias autobiográficas. Para quem gosta de diplomacia e história é um livro válido de ser lido.

Rodrigo.Junta 29/10/2019

Comprei esse livro no sebo. Achei que fosse a história de um filme que eu queria ver anos atrás mas me confundi, era outro. Neste momento que escrevo, tá rolando uma reunião aqui em casa, empanadas argentinas, vinho e muita risada. Minha amiga Lorena disse Clarice Meireles (oi?) quando pensou dizer Rachel de Queiroz. Ah o livro, bora lá. 80% é autobiográfico. Conta a história genial desse agente da CIA e de como procedem para resgatar e recuperar pessoas que estão em situação complicadinha (se é que me entende) em outro país. Pessoas que correm risco de vida. Têm muitos detalhes de como enganar oficiais de aeroportos e também detalhes de como um agente secreto deve usar disfarces e falsificar documentos. Assim, a ação, o ato consumado fica para as últimas páginas. Os primeiros 90% da bagaça (estou matemático hoje) é só o preparatório. Aconselho a você que está a fim de resgatar algum parente ou amigo que ainda nao foi extraditado a ler esse livro. Aqui tem o passo a passo para você ser preso, digo, para você fazer o resgate.

Julia.Feitosa 29/05/2019

Então...minha relação com este livro é de amor e ódio,ótima história que vai te deixar em choque do começo ao fim! Amo livros que registram fatos reais,mas,esse livro possui muitos erros de escrita,e isso me incomodou muito em minha leitura.

Brizio 18/01/2019

Sensacional
Recomendo a todos. Sem dúvida, um dos melhores livros que já li.

araujonei 08/04/2018

Ganhei esse livro há muito tempo e sempre adiei lê-lo pela história não me interessar tanto, mas como estou numa maratona de filmes que estiveram no Oscar, decidi ler a obra antes de partir para o filme. Fui com mais sede do que deveria.
O livro conta a história da operação Argo, montada pela CIA para a extração de 6 americanos presos no Teerã, numa revolução em 1979. A ideia é tentadora, mas a execução do livro é penosa. Não consegui que a leitura fluísse, talvez pelo fato de que ele seja recheado com passagens e explicações históricas que, para o cidadão norte-americano, que viveu isso, faria todo sentido, mas que para mim não fez algum. Não sei se culpa da história, ou do romancista que ajudou Antonio Mendez a contar a sua história, parecia tudo muito desconexo, fora que enrola muito para chegar até lá.
Decepção. Espero que o filme seja melhor.

Volnei 15/11/2017

Argo
Este é um livro baseado em fatos reais acontecidos na década de 70 quando a embaixada americana em Teerã foi invadida por fundamentalista liderado pelo Aiatolá Komeyne . Quem conta a história é um agente da Cia, responsável pelos disfarces dos agentes secretos. Ele conta como foi a saga de alguns agentes no inicio da invasão para conseguir escapar da turba que invadia o prédio.Quando a embaixada foi invadida foram feitos em torno de 50 reféns . Quando os ativistas ainda se organizavam pelo prédio alguns diplomatas em um grupo de 6 pessoas conseguiram escapar e buscaram abrigo na embaixada canadense. Quando os agentes da CIA ficam sabendo desse grupo tentam arranjar uma forma de tira-los do Irã. Mendez que era um dos diretores da CIA, responsável pela parte de disfarces, entra em contato com um especialista em maquiagem de Hollywood e ambos elaboram um plano para tirar os reféns, fazendo com que estes se passem por produtores de cinema em busca de locação para um filme de ficção denominado ARGOS.

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Li 14/11/2017

DESAFIO LITERÁRIO GUTENBERG - NOVEMBRO - BASEADO EM FATOS REAIS
Sinopse: "Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem."

O livro é até interessante, quem não tem curiosidade de saber como é a rotina de um agente secreto? Mas achei Antônio meio cheio de si... E foi meio como o "horas decisivas" (apesar de que para mim foi muito melhor ler "Argo"), muita informação pra ser processada, muito encher linguiça, as vezes a coisa arrasta, aí você meio que acaba se perdendo no contexto.
Mas o livro é até bom de ler, apesar de tudo, fiquei até com vontade de ver o filme.

Juarez 24/10/2016

Contexto de uma época.
Comparando com o filme, não se tem a adrenalina, mas há a riqueza de detalhes do contexto político da época e dos pormenores da operação.