Argo Matt Baglio
Tony Mendez

Resenhas - Argo

Vorspier 24/11/2012

Argo - Antonio Mendez e Matt Baglio
Este livro é um relato interessante sobre uma arriscada missão realizada através de parceria entre a CIA e o governo canadense, no final da década de 1970, durante a Guerra Fria.

Em 1979, a embaixada americana em Teerã é atacada por militantes iranianos, que ficaram furiosos pela intromissão dos EUA nos assuntos políticos do país. O xá Mohammad Rehza Pahlavi era o governante do Irã apoiado por americanos e britânicos, mas era uma figura nada querida por grande parte da população e das autoridades religiosas. Por conta desse apoio americano ao ditador, a população e grupos políticos contrários a Pahlavi decidiram tomar a embaixada americana, mantendo funcionários reféns. Mais de 50 pessoas foram presas e torturadas pelos militantes, e apenas um pequeno grupo de seis diplomatas americanos conseguiu escapar, sendo ajudado pela embaixada canadense no Irã.

O autor do livro, Antonio Mendez, foi um dos agentes da CIA responsáveis por resgatar os seis diplomatas sem que as autoridades iranianas soubessem de sua existência. Para realizar o trabalho de exfiltração - retirar agentes de situações de perigo em outros países - Mendez colocou em prática seu conhecimento no campo das artes e da autenticação de documentos. Para isso contou também com a ajuda e a astúcia de colegas de trabalho, como um maquiador de Hollywood, e a solidariedade do governo canadense, que providenciou elementos essenciais para o resgate dos seis funcionários americanos.

Aliás, o clima de Hollywood foi a inspiração para o grande plano de Mendez e seus companheiros. Só não direi mais sobre isso já que muitos aqui ainda vão ler o livro.

Com uma linguagem simples, ágil, Argo é rápido e fácil de ser lido. Torna-se mais rápido ainda quando o autor conta em detalhes como ele e seus colegas armaram a operação Argo, deixando o leitor ainda mais curioso para saber mais sobre a operação da CIA.

Selminha 28/11/2012minha estante
Eu li argo, e não entendi devido ao grande número de personagens...o Raptor ele faz era uns dois 6 fugitivos?? ou ele era só mais um agente da CIA??
Agradeço se você poder me esclarecer rsrsrs Eu ia assistir o filme mas me falaram que não é citado o personagem Raptor acabei desistindo..bjs

Vorspier 28/11/2012minha estante
Raptor era um agente iraniano do alto escalão que o Antonio Mendez ajudou a resgatar, mas ele não estava junto com os seis diplomatas. Raptor foi resgatado meses antes.

Não vi o filme, então não sei te dizer te eles citam o Raptor lá.

Juliana Magalhã 28/11/2012minha estante
Não citam esse Raptor no filme...

meteoro 17/11/2012

Nada a reclamar-até agora...
Estou lendo Argo.Começei na quarta-feira.Até o momento, nada a reclamar.apos terminá-lo de lê-lo, falarei mais sobre essa obra de Antonio Mendez.
Fábio 28/01/2014minha estante
Um dos melhores livros. Tem um capítulo que te deixa envolvido.

Rodrigo 28/11/2012

O livro é bem informativo sobre a situação, mas me pareceu um pouco imparcial, ao contrário do filme, e soa mais como um relato jornalístico do acontecido do que com um romance. Serve bem para ver como a CIA realmente trabalha.

Raffafust 19/12/2012

Ver o filme de depois ler o livro. Eu sempre prefiro a ordem correta mas mais uma vez o filme estreava e o livro chegou dois dias depois então vi o filme e lendo o livro vi que faltou muita coisa, por esse motivo apesar de ser cinéfila sempre prefiro o bom livro quando se trata desse assunto de adaptações cinematográficas.
Em " Argo" lemos o relato de um agente da CIA Antonio Mendez que começa contando que sempre gostou de pintar , queria seguir a carreira mas a vida lhe levou para a CIA onde se especializou em desenhar fugitivos, locais de invasão e muitos outros lugares.
Com isso, ele virou referência dentro da unidade quando era para desvendar disfarces . A vida dele é bem relatada e ao invés de somente um filho pequeno como mostra no filme ele tinha na verdade 3!
Os relatos de como e porque aconteceram os conflitos também são bem explicados, as relações com os EUA antes de 1979 quando Khomein assuimiu em dezembro daquele ano o poder e não aceitou que os Estados Unidos tivessem aceitado dar asilo político ao xá anterior. A desculpa dos EUA era que ele era um homem doente e precisava tratar do câncer, mas o líder político e religioso não aceitou e queria de qualquer forma que ele fosse devolvido para ser julgado no país, na verdade ele seria morto. Com a negativa americana em devolver o ex líder, o Irã cortou relações não dando vistos para americanos e invadindo a Embaixada Americana em Terã, tomando como reféns mais de 60 funcionários do governo americano, torturando alguns e promentendo matá-los caso não devolvessem os. No entanto 6 deles conseguem fugir e se refugiam na casa do Embaixador canadense.
O que ninguém poderia imaginar é que a ocupação durou exatos 444 dias. Ou seja, enquanto os EUA tentava resgatar os 6 outros 60 estavam nas mãos dos rebeldes.
Antonio conta que só havia participado uma vez de algo parecido, na Russia na operação RAPTOR. Impressiona mais ainda que esse ái de família tenha arriscado tudo para salvar a vidade 6 desconhecidos.
A ideia de fingirem que iriam filmar um filme de ficção científica chamado Argo - daí o nome do livro - no Irã fez muitos rirem e duvidarem que eles conseguiriam sair de lá vivos.
Se não fosse verdade seria mesmo difícil de acreditar que Antonio conseguiu enganar tantos iranianos com sua ideia de filmar no país e que eles conseguiram sair de lá vivos. Sim, o final é feliz mas nem por isso menos tenso. No livro não tem como fechar o olho como no filme quando parece que serã capturados, você lê com mais rapidez querendo chegar a um final !
O bacana é que tanto o livro de Antonio Mendez quando o filme de Ben Affleck não engrandecem os EUA como costuma acontecer. Antonio conta como começaram as disputas entre EUA e Irã, como era quando eram aliados e como os EUA errou em apoiar o Irã em algumas coisas que resultaram no poder de um louco que mostrou suas garras assim que pôde.
Para quem assim como eu gosta de história, de imigração , de suspense, é mais do que recomendado. O livro é pequeno e eu o li em pouco tempo. A história que começa em 1979 mas se passa boa parte dos inícios dos anos 80 é extremamente interessante, posso dizer que é uma aula de cultura, de história ... e com um final surpreendente! Perfeito! O grande herói do livro Antonio , agracede ao país que realmente lhe ajudou: Canadá. Palmas para os dois!

Ana 25/02/2013

Hollywood na Alta Espionagem!
Acesse a resenha em nosso blog:
Meu Livro na Bolsa

Thiago 03/04/2013

Cansativo
Desisti da leitura pois achei o livro mto cansativo... mta informação, mtos personagem que devido a falta de desenvolvimento, não ficam na memoria.

Ainda quero ver o filme, apesar de o livro não ter me prendido a atenção.

Evelyn Véras - 04/04/2013

Argo
No ano de 1979, durante a Revolução Iraniana, as relações entre os Estados Unidos da América e o Irã não eram das melhores. O Irã exigia que os representantes do governo americano mandassem de volta ao país o xá deposto, Mohammad Reza Pahlavi, que pedira exílio nos EUA após descobrir que sofria de um linfoma e necessitava de auxílio médico emergencial. Como o governo americano não ouviu suas exigências militantes iranianos invadiram a embaixada americana em 4 de novembro daquele ano transformando mais de 66 pessoas, entre funcionários e outras pessoas que se encontravam na embaixada durante o ataque, em reféns.

Para continuar lendo essa resenha acesse o link abaixo e visite meu blog sobre resenhas de livros..

Bosque da Leitura...Resenha: Argo.

Thiago 21/04/2013

Confesso que no começo da leitura não me trouxe nada de novo, ficando perdido a medida que ele relata casos anteriores. Porém a medida que ele se concentra em contar o resgate Argo a história fica cativante, ao ponto de você não largar o livro e querer saber qual o próximo passo.
A adrenalina toma conta haja visto que você mergulha na história e se percebe no meio do conflito de 6 pessoas, que a princípio são estranhos, mas com o passar do tempo são como se fossem antigos conhecidos seus. O que eles farão? Como vão sobreviver? O plano vai dar certo?
São inumeras perguntas que tornam o livro cativante e intrigante. É interessante saber de uma história da CIA e pensar como operam.
Quem se interessa por histórias de espionagem esta bem servido nessa versão.

Karina 01/06/2013

Argo - Antonio Mendez, Matt Baglio
Olá Leitores!!
Hoje iremos comentar sobre uma obra que realmente aconteceu.
Baseado em fatos reais, Argo é uma história surpreendente. Lendo cada página ali escrita, você consegue se divertir, emocionar e também passar muito nervoso.
Argo irá nos mostrar como a CIA e Hollywood realizaram o mais estranho resgate da história.

Tudo se inicia quando militantes iranianos revoltados, invadem a embaixada americana situada em Teerã.
Estamos em 1979 a tecnologia não é nada, se comparada aos dias de hoje, com uma revolução acontecendo e milhares de jovens acusando os americanos de serem espiões, os diplomatas terão que correr contra o tempo para destruir documentos com informações únicas, documentos muito importantes.
Eles então utilizam uma máquina que corta os papéis em tiras. Mas os iranianos não são completamente burros, eles contratam crianças para montar o quebra-cabeça de papéis picados.
Dessa forma eles conseguirão chegar ao número exato de pessoas que estavam trabalhando na embaixada quando ocorreu a invasão.
Hoje os militantes estão com cinquenta e três reféns, sendo torturadas e aprisionados na embaixada. Porém eles não poderiam prever que seis importantes diplomatas americanos conseguiriam fugir.

Enquanto tentavam encontrar um lugar seguro, os fugitivos passaram por várias situações de perigo, até que o embaixador canadense, Ken Taylor, decide ajudá-los.
Ken Taylor abriga os diplomatas, em sua própria residência em Teerã, colocando a embaixada canadense em grande perigo.
Sabendo que agora eles são hóspedes do embaixador Taylor, a CIA começa a agir. Antonio Mendez é o mestre do disfarce que trabalha para o governo americano. Casado e pai de dois filhos, ele sabe que pode nunca mais voltar a ver sua família.
Mas o esconderijo dos hóspedes pode estar ameaçado. Nas ruas militantes fazem rondas, Ken Taylor recebe visitas de iranianos importantes em sua casa, e também tem os empregados do embaixador.

Quem sob tortura não contaria a verdade?
Duas mulheres e quatro homens, nas mãos do governo americano. Eles serão salvos?
Antonio Mendez já esta trabalhando nos disfarces. Nomes, vistos, passaportes. Tudo sendo preparado para tirar os hóspedes de Teerã. E o próprio Ton irá acompanhá-los.
O plano é tão surreal, que é impossível alguém não acreditar. É impossível alguém imaginar que esta sendo usado para tirar americanos do país.
Operação ARGO, a CIA, juntamente com produtores de Hollywood, inventarão um filme. Antonio é os seis diplomatas serão produtores loucos que estão procurando locais para as filmagens do filme, no Irã.
Em Hollywood eles possuem atores, escritórios, funcionários. Se o governo iraniano for checar as informações, eles estarão seguros.
Mas os militantes já sabem dos fugitivos.
Os diplomatas americanos conseguirão escapar?
Argo, uma Teerã de 1979, onde os Estados Unidos é o maior inimigo. Uma revolução com cinquenta e três reféns e seis fugitivos. Só um plano cinematográfico poderá salvá-los.
Casa de Livro Recomenda!

Editora: Intrínseca.

Boa Leitura.

Casa de Livro Blog.

Karina Belo

Nunca planejei me tornar um espião. Nunca ouvi uma vozinha em meus ouvidos dizendo que eu deveria me candidatar a uma vaga em serviços clandestinos. Na verdade, eu estava convicto de que minha carreira seria em belas-artes. Sob vários aspectos essa carreira se materializou, mas não foi da forma que eu havia previsto.

Minha primeira parada ao entrar no país foi a biblioteca no segundo andar da chancelaria em Teerã. A cidade parecia uma zona de guerra. Gangues armadas vagavam pelas ruas e não era incomum ouvir uma explosão em algum bairro distante. Mas talvez as características mais impressionantes fosse o povo em si, intimidado e apavorado.

Eu já tinha resolvido que assumiria o papel de gerente de produção, o que me daria uma razão lógica para transportar o portfólio, bem como para manter controle sobre todos do grupo. Meu parceiro, Julio, por sua vez, faria o papel de produtor associado, representando os pretensos patrocinadores sul-americanos da nossa produtora

Os seis americanos ficaram me fitando por um longo instante, talvez compreendendo pela primeira vez a extensão do que tínhamos feito para tirá-los de lá, o que incluía a montagem de uma produção cinematográfica fictícia, com escritório e funcionários que eram realmente de Hollywood.

- E onde você tirou o visto?
- Sabe é gozado... Eu não me lembro!
- Como assim você não se lembra? - Seu mentiroso! Você é um espião americano.

Liliana 02/08/2013

Argo
Acho que todas as criticas que li nas resenhas de outros leitores prevalecem. O livro é um pouco confuso. Muitos personagens pra acompanhar e eu esperava um pouco mais do livro. Mas valeu pelo conhecimento dos fatos que aconteceram na época. Eu era criança e lembro das notícias que eram divulgadas na TV porém não entendia o que realmente estava acontecendo. Muitas coisas ficam esclarecidas.

Gustavo 19/08/2013

Argo
O livro é um belo relato de um agente da CIA, onde podemos não só entender o contexto da Revolução no Irã, mas como comparar com alguns fatos de hoje, como por exemplo, a violação de privacidade do governo americano (que não é de hoje). A história é interessante, mas fugindo um pouco do enredo principal, o agente cita em um trecho do livro, agentes americanos ainda naquela ocasião, com a missão de instalar grampos e escutas telefônicas em um edifício ainda em construção que serviria de embaixada para um país não revelado em território cubano. E atualmente (em tempos de Wiki Leaks) fica mais fácil entender as acusações contra o governo americano em relação à invasão de privacidade e abuso de poder. Em relação à missão de resgate, foi de fato emocionante. Recomendo!

Leticia Guimaro 28/08/2013

Um livro sobre a capacidade do ser humano para executar tarefas "impensáveis" por um propósito maior. Um relato da brilhante operação de um homem que pensou além de seu meio e salvou pessoas, que talvez ja estivessem desacreditadas até pelos mais otimistas.

Lilian 28/08/2013

Único livro, em que achei a adaptação cinematográfica melhor que o livro.

Jorge Lucas 01/09/2013

ARGO - Como a CIA e Hollywood realizaram o mais estranho resgate da história
Enquanto militantes mantêm em cativeiro dezenas de reféns na Embaixada dos EUA, outro drama acontece em uma parte diferente de Teerã, capital do Irã, em 1979: um grupo de seis americanos conseguiu fugir e se esconder, ajudados por autoridades do Canadá. Só que isso não os garante em nada. Caso não consigam deixar o país imediatamente, o preço a pagar pela fuga pode ser muito maior que ser feito refém. Para retirar o grupo que escapara do Irã, um funcionário da CIA, pensa num plano sensacional e inusitado: disfarça-los de integrantes de uma equipe de cinema que iria filmar no Oriente Médio um longa de ficção científica chamado Argo – mesmo nome dado à operação de resgate do americanos.

Lili Machado 17/09/2013

O relato verdadeiro do resgate audacioso que inspirou o filme vencedor do Oscar 2012 de Melhor Filme
Em 4 de novembro de 1979, guerrilheiros iranianos invadiram a embaixada Americana em Teerã, e capturaram dezenas de reféns, mantidos presos durante 444 dias – que criou enorme crise política internacional, que ainda repercute até hoje.
Mas um pequeno drama dentre da crise geral, foi pouco divulgado: seis americanos escaparam; e um agente da CIA, especializado em resgates, conseguiu, através de um plano audacioso e muito arriscado, retirá-los do país, antes de serem descobertos.
Disfarçado de produtor de cinema de Hollywood, com a ajuda de uma equipe de agentes da CIA, agentes estrangeiros, e artistas de efeitos especiais, Antonio Mendez viajou para Teerã, com a desculpa de escolher locações para um falso filme de ficção científica, de nome Argo; e com seus amigos consegue entrar em contato com os fugitivos, que estavam escondidos na embaixada do Canadá.
Antonio Mendez detalha a operação extraordinariamente complexa, acontecida há 30 anos atrás, numa trama de identidades secretas e intriga internacional, finalmente liberada para conhecimento público, pelo Presidente Bill Clinton.
Argo é o making-off de uma estória de espionagem – o passo-a-passo do resgate, mostra como essas operações clandestinas são mais comuns do que se pensa e desvenda a miríade de detalhes que se apresentam.
Antonio Mendez é um “James Bond” de verdade; e, de muitas formas, foi uma “Missão Impossível”, bem no espírito da famosa série de tv e cinema.
Detalhe: no filme, Bem Affleck tira sua aliança de casamento, antes de entrar no Irã. No livro, o autor explica que, se fosse preso, era melhor que seus captores pensassem que ele era solteiro – podem imaginar o porque.
O livro anterior de Antonio Mendez, “The Master of disguise: my secret life in the CIA”, foi um relato interessante de sua carreira na CIA, durante seus anos dourados (1960), até a era Nixon. A estória da operação Argo, foi um dos capítulos desse livro – um capítulo longo o suficiente para um filme, mas não o bastante para um livro inteiro.
Apesar de ficar bem claro, que essa nova versão de Argo foi um livro lançado às pressas, para acompanhar o lançamento do filme, interessa a todos que desejam aprender um pouco mais sobre a história recente de nossa civilização.

site: http://houseofthrillers.wordpress.com/