Dragão vermelho

Dragão vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Predo21 02/02/2024

A épica jornada do Dragão
A principal coisa que senti ao ler este maravilhoso livro foi como se tivesse vendo um filme de mistério/suspense. Cada cena com o Graham e com o Dragão foram de tirar o fôlego além das ilustres aparições do Hannibal. Todos os personagens parecem humanos em seus dilemas e ações e o clímax foi inesquecível! Por mais livros épicos desse gênero

Pheriannath 27/01/2024

Um amor antigo, finalmente lido
Algumas vezes, raras mas existentes, o filme/série é melhor que o livro. E esse livro é um exemplo claro disso.

A muito tempo nessa indústria Vital eu tenho obssessao por Hannibal. Os filmes, a série, os atores maravilhosos escolhidos pra papéis complexos. Os diálogos perfeitos gerados por ambas as mídias e resolvi ler. Minha melhor fonte pra histórias que eu amo.

Mas eu nunca demorei tanto pra terminar tão poucas páginas na minha vida. Esse livro parece que levou MIL ANOS pra engatar. Os ultimos 40% foram excelentes, mas o começo foi extremamente chato, sem graça nenhuma, parado no tempo. Eu começava e tinha sono, e isso pra mim era uma novidade.

Contudo, todos os diálogos em que envolviam o Will e o Hannibal, e nessa história foram poucos, valeram cada página. Recomecei a série após o fim do livro e realmente. Difícil de se ler e difícil de se ver, sonhei com muito do que li aqui. Recomendo!

Leandro423 23/01/2024

Contém possíveis spoliers
Um ótimo livro, já havia assistido aos filmes mas como sempre o livro supera e muito.

Interessante em relação ao filme e que o doutor Hannibal Lecter não aparece muito, aliás tem pouquíssimos trechos em relação ao filme.

O livro fala sobre a investigação do assassinato de duas famílias com requintes de crueldade, e para isso tiram o especialista floresce Will Grahan da aposentadoria para ajudar a pegar o bandido.

Esse por sua vez, Dalahardi, uma pessoa com problemas psicológicos por ter passado uma infância problemática devido a um problema na boca, rejeitado pela mãe e mau tratado pela avó, acredita ter encarnado um monstro de uma quadro de Blake.

vivianbooks 18/01/2024

"Fez o que fez porque sentiu prazer nisso."
Dragão Vermelho, primeiro livro da saga sobre o famoso assassino e canibal Hannibal Lecter. Neste livro, o Dr. Lecter já se encontra preso num hospital para criminosos insanos, após Will tê-lo capturado. Desta vez, Jack Crawford o instiga a trabalhar com ele novamente num caso de um assassino de famílias inteiras, “O Dentuço”, que gosta de referir-se a si mesmo como o “O Grande Dragão Vermelho”, completamente inspirado pela famosa aquarela de William Blake.
Agora minhas opiniões sobre o livro em si:
Bem escrito e bem desenvolvido, conseguiu, de forma melhor que na serie, nos fazer tentar compreender as motivações e/ou os desejos de Dolarhyde. As historias sobre a infância, ter sido abandonado pela mãe, a rejeição de seus meio irmãos, a criação deturbada e abusiva de sua avó, suas deformidades faciais, não é difícil conectar tudo isto aos seus crimes. O final, para quem não sabia da historia, deve ser bem surpreendente, eu gostei que ele voltou para atacar a família de Graham no final, no entanto gostaria de mais informações sobre como se seguiram as relações dele com a esposa e o enteado após o ataque.
Enfim, foi uma boa leitura, porém eu com certeza teria apreciado mais aparições do nosso querido Dr. Hannibal Lecter.

Julia4741 15/01/2024

Trama complexa
Os capítulos são curtos e se dividem em pequenas narrações.
Senti muita falta do ponto de vista do Hannibal e também de um contexto melhor em relação ao passado do Will em Shiloh. Gostaria muito de poder entrar mais na cabeça dele, saber o que está pensando, acredito que o livro peca muito nisso. O Will é um personagem muito interessante e misterioso, tudo que sabemos sobre ele é superficial. Além do Hannibal, que ficou de escanteio, aparecendo raramente para mover a trama ou fazer algum comentário pertinente. O único que realmente é aprofundado é o Dolarhyde (estrela do livro), não é como se pudéssemos realmente entrar na mente de qualquer um deles, mas me agradou muito o modo como ele foi sendo desenvolvido. O pequeno foco que tivemos no passado do Dolarhyde foi um dos momentos que eu mais gostei na leitura, pude me sentir mais próxima dele.

Também senti falta de um pequeno foco no Dr. Bloorn, ele é muito interessante e por ser alguém que estuda psicopatas, eu adoraria saber mais sobre a sua opinião em relação ao Dragão Vermelho ou até mesmo o Will Graham. Quem sabe, ele poderia ser uma ponte para uma caminhada no passado do Will e do Hannibal? Realmente misterioso, só nos resta supor o que esses dois podem ter passado juntos.

Cachinhosdouradoss 10/01/2024

Thomas Harris como você conseguiu fazer isso?
Oi, amores!!
Cachinhos dourados está aqui para falar um pouquinho sobre esse livro que mesmo nunca imaginando eu o lendo, isso finalmente aconteceu.

Primeiramente, para se contextualizarem, essa é a sinopse:

Quando trabalhava como agente do FBI, Will Graham conseguiu reunir provas suficientes para condenar o canibal Hannibal Lecter (detalhe que sua participação essa história é mínima, porém mesmo assim marcante e cheia de momentos que fazem você desejar devorar tudo o que Harris escreve). Depois do episódio, decidiu se mudar para a Flórida com a família, Molly, sua esposa e Willy, seu enteado que mesmo assim continua com as dores da perda de seu pai. Mas seus dias de tranquilidade são interrompidos quando um antigo chefe lhe pede para investigar uma série de assassinatos misteriosos. Duas famílias, os Leeds e os Jacobi. Graham começa a seguir as pistas do cruel criminoso conhecido como Fada do Dente (Que na verdade odeia tal apelido.)
No meio do caminho que traça, ele percebe que, para capturá-lo, será preciso compreender sua mente doentia. E o que ele faz??????

Eu ouço um rufar de tambores!!!! ????????
Sim, isso mesmo! Hannibal Lecter! Graham terá de enfrentar seus medos, ansiedades e traumas de tudo que já lhe aconteceu no passado e pedir ajuda ao Dr. Lecter, o que pode ter consequências desastrosas.

Minhas considerações:
A escrita de Harris é fluida e fácil de ler. A maneira que ele intercala os personagens que protagonizam seus capítulos é maravilhosa, aumentando nosso conhecimento sobre cada personagem.
Bem, Will é um personagem incrível, que cativa bastante, tenha certeza, porém não espere nada mais do que investigações e pensamentos céticos.
Já Hannibal, preso em uma cela de segurança máxima consegue trazer um belo ar de entretenimento mesmo que só tenha tido uma interação com Will nessa história inteira (pelo que eu me lembre). Esse psiquiatra psicopata escolhe bem as palavras que usa e com certeza conseguimos observar o quão elas afetam Graham no momento.
Bem, o Dragão Vermelho?
Sobre ele, eu esperava uma demora maior para sua identidade ser revelada, até fiquei um pouco decepcionada quando percebi, mas ao final da história eu consegui ver que ficou muito mais interessante dessa forma. Talvez por Harris mostrar todo o passado desse assassino (o que posso admitir que ficou até um pouco entediante no começo), mas também um pouquinho da sua vida pessoal.

Mas o final?
Bem, eu adorei o final, com certeza é possível perceber a mente brilhante de Graham, mas também a genialidade do Dragão Vermelho.

Com certeza favoritado! Espero muito encontrar um pouco mais do Dr. Lecter nas outras histórias, mesmo que tenha visto que nosso amigo Will Graham não aparece nelas.
Rosa do campo 10/01/2024minha estante
Ahhhh, eu AMEI ?????

otxjunior 05/01/2024

Dragão vermelho, Thomas Harris
O grande diferencial é o estilo do autor, o que afasta também. Harris escolhe contar a história de forma a manter o leitor sem saber o que esperar no início de cada capítulo, provocando uma sensação desconfortável, refletindo a temática pesada. O terço final é de tirar o fôlego.

Gi Santos 30/12/2023

Esperava mais interações com o Lecter. O dragão em si é um personagem complexo e interessante, o livro é bem escrito, mas o plot final achei meio sem graça.

CharaFrisk 15/11/2023

Eu gostei, ele me deixou muito confusa ao mostrar a identidade do assassino SOMENTE para o público, mas não foi nada ruim, talvez a apresentação(quando ele apareceu ele ficou de pau duro devido a um QUADRO).
A cada pista ínfima era agoniante, pois sabia quem era e mesmo quando um personagem odiável morre você não consegue ficar feliz pela forma que foi feito(n foi justo como aquele 🤬 #$%!& morreu, ele tinha pessoas para voltar e ele não tinha direito de foder ainda mais a mente de Will!!!)
Gostei muito da moça cega, torci o relacionamento dela com Fr ancis desse certo, mas infelizmente para ela, tudo foi por água a baixo.
É um livro grande e relativamente lento, recomendo se você gosta de suspense, investigação, de histórias de serial killer e caso você goste de uma leitura mais lenta, pelo menos foi assim que me senti.
Não vi o filme, nem serie, ent. Não tenho base comparativa, mas, em geral, gostei. Foi uma boa primeira experiencia com a trilogia e com o gênero.

Amanda2330 10/11/2023

Muito bom, apesar de ser pocket, mais a história compensa esse pequeno detalhe. livro bom do início ao fim.

gabspittol 10/11/2023

O livro foi publicado originalmente em 1981 e responsável por introduzir o ilustre assassino mais famoso da ficção: Hannibal Lecter, o Canibal. A história acompanha o ex-agente do FBI, Will Graham, responsável pela prisão de Hannibal, o Canibal, após quase morrer nas mãos do assassino. Graham é convidado para auxiliar em um novo caso, e mesmo relutante, acaba aceitando voltar para ajudar a pegar mais um serial killer, o Fada do Dente.
O livro é anterior a Silêncio dos Inocentes, e assim como sua sequência, se tornou filme. Entretanto, foi o último dos filmes a ser lançando, no ano de 2002. O filme é também remake de um outro filme inspirado também na obra, Manhunter – Caçador de Assassinos, de 1986. O longa mais recente trouxe grandes nomes da atuação, como Edward Norton, Ralph Fiennes (Lord Voldemort) e Anthony Hopkins, o original intérprete de Hannibal e único Hannibal possível para mim. Posteriormente, o livro também serviu de inspiração para a série Hannibal.
Mas vamos falar sobre o enredo do livro, e aqui preciso pontuar algumas coisas. Primeiramente, o livro é de 1981, outra época com outra mentalidade e felizmente as pessoas amadureceram e melhoraram muito depois disso. Mas por se tratar de uma obra antiga, muitos termos datados são usados na narrativa, o que pode ser bastante incômodo para os leitores. Outro ponto que acho importante alertar: Hannibal é um personagem coadjuvante nesse livro, mas bem coadjuvante mesmo. Ele basicamente aparece para deixar nosso investigador doidinho da cabeça.
Se você assistiu ao filme antes de ler, como eu fiz, vai ser difícil não associar os personagens aos atores, ainda mais porque a atuação deles é um espetáculo! Entretanto, mesmo sendo apaixonada pelo filme, eu ADOREI o livro também! Achei o longa bastante fiel a história do livro e depois de ler posso afirmar: é uma das melhores adaptações do mundo!
A escrita do autor é bastante descritiva, fluída – apesar dos termos datados e uso de algumas expressões antigas – e eu consegui ler bem rápido. Não queria largar o livro por nada, e senti todo o suspense e tensão, mesmo sabendo exatamente o que aconteceria a seguir! O que me deixou bastante ansiosa para reassistir o filme e já ler os próximos! Silêncio dos Inocentes, aí vou eu!
Pretendo futuramente fazer uma resenha comparativa do filme com o livro. E pretendo também assistir à outra adaptação e posso trazer aqui pra fazer um comparativo também. Mas sobre a leitura, me encantei com Will, especialmente porque o do livro é levemente mais meloso que o do filme, o que faz sentido até. Mas gosto quando vemos o lado mais “vulnerável” dos agentes. Ciente da data de publicação original da obra, recomendo a leitura! E se ainda não assistiu o filme, leia antes de assistir. Mas eu garanto que vai adorar o filme também! Eu mesma adoro.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Jamilly.Genuino 26/10/2023

O livro é bem interessante, eu tinha achado que Hannibal seria o "vilão principal" porém ele aparece bem pouco no livro.

ArthurmalariA 24/10/2023

"Dragão Vermelho" é o segundo livro escrito por Thomas Harris e lançado em 1981, é um emocionante thriller psicológico que mergulha profundamente na mente de assassinos em série e nos investigadores que tentam capturá-los. O livro introduz um dos personagens mais icônicos do gênero, o Dr. Hannibal Lecter, embora em um papel secundário, mas ainda assim hipnotizante. Aqui somos apresentados a Will Graham, um ex-agente especial do FBI, que é convocado para resolver um caso aterrorizante de assassinato em série. Para entender o comportamento do assassino, Graham busca a ajuda de Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra que se revela sombrio e intrigante. Mesmo em sua posição secundária, Hannibal deixa uma marca indelével na história, com sua inteligência e sua presença magnética. É o início da construção do personagem que se tornaria o centro das atenções nos livros subsequentes de Harris.
A trama de "Dragão Vermelho" é habilmente arquitetada, com uma narrativa envolvente e um assassino em série que é verdadeiramente assustador. Thomas Harris explora as profundezas da psicopatia e da investigação criminal, mantendo os leitores à beira de seus assentos. Em uma cena um personagem é ateado fogo e sua descrição crua foi o ponto alto do livro pra mim, espero ver mais disso em seus próximos livros! Pra mim é uma leitura obrigatória para os amantes de thrillers e não sei porque demorei tanto para ler seus livros. A presença de Hannibal Lecter, mesmo como um personagem secundário, adiciona uma camada extra de intriga a uma história já emocionante. Este livro estabelece as bases para uma série de obras-primas do suspense escritas por Thomas Harris e é um ponto de partida impressionante para a saga de Hannibal Lecter. 9/10

Rafael.Rossatto 10/10/2023

O livro é o primeiro da série relacionada ao Hannibal, bom é o que eu acho, não sei se os livros tem relação, mas eu sei que o Hannibal aparece em outros. O livro é um romance policial, o livro fala de um ex agente que está atrás de um serial killer. Confesso que queria ler por causa do Hannibal, mas nesse livro ele não aparece muito. Como o livro é mais antigo ele tem umas palavras que confesso que não entendi, mas nada que influencia a leitura. O próximo livro dessa série é o Silêncio dos inocentes, que é um dos meus filmes preferidos. Por falar em filme, pelo que eu me lembro do Dragão vermelho, o final é diferente do livro.