Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Pjmluvx 31/08/2023

Só no papo
Uma vez o stephen king disse que o thomas harris era um bom contador de histórias, mas um escritor terrível. Não tenho como discordar.

Eu vim diretamente dos filmes e da série do Hannibal, então a única coisa que realmente me surpreendeu foi o quão ruim é a escrita desse livro.
Eu fiquei entediada O TEMPO TODO, e isso definitivamente não era pra acontecer.

A história é lenta, numa escrita plana e rasa e sem NENHUMA nuance, o que deixa os diálogos ridículos e os personagens vazios ( que coisinha horrenda esse Wil Graham). Parece muito que esse livro é o roteiro sem edição da série de Tv, que ela sim é boa e vale a pena ver.

Os personagens falam besteira demais, são várias coisinhas que só geram humor e interesse na tv. A perspectiva do Will graham é cômica pra não dizer triste, ele não é tão esperto ou misterioso quanto o livro quer q vc acredite.

Namoral, se faça um favor e vá ver os filmes ao invés de perder tempo nisso aqui.

Michele 31/08/2023

Estou numa ressaca literária há um tempão mas eu não conseguia parar de ler esse livro. Interessante ver que o Hannibal surgiu como um personagem secundário, mas se tornou o mais memorável. Só achei o final apressado

Anna Sallé 23/08/2023

Um bom começo
Todo mundo sabe que o Dr. Lecter acabou se transformando no personagem principal dessa história, contudo achei o início da jornada de Will Graham interessante.

Infelizmente demorei muito para terminar então a história não empolgou porque acabei fazendo uma leitura meio recortada. Mas de todo modo o livro é bem legal, os personagens tem um desenvolvimento digno e o enredo de perseguição ao assassino é bem próximo do Silêncio dos Inocentes.

Recomendo a leitura, não achei um livro brilhante mas com certeza é muito bom!

apaolacunha 08/08/2023

Não consigo odiar Hannibal
Para quem curte o gênero, é perfeito! Só não é melhor que o Silêncio dos Inocentes, mas mesmo assim vale a leitura.

Amanda3808 02/08/2023

O final poderia ter sido muito melhor
O livro foi maravilhoso, porém o final foi muito apressado. Dollarhyde não teve sequer uma fala ao finalmente chegar no seu oponente. Tirando isso achei muito bem desenvolvidos os personagens principais, até mesmo Reba que foi apresentada na segunda metade da trama.

zlldamon 31/07/2023

O suspense e a investigação são os pontos altos do livro, mantendo a tensão e o mistério. Os personagens especialmente Will e Jack, são bem desenvolvidos, proporcionando ao leitor uma conexão a mais.

Entretanto a narrativa apresenta um aspecto problemático ao se tornar prolixa em momentos desnecessários, dilatando a história além do necessário. Em algumas passagens um capítulo inteiro é dedicado a detalhes que poderiam ser abordados de forma mais sucinta em poucas páginas.

Liliane.Goncalves 21/07/2023

Em Dragão Vermelho acompanhamos a busca do FBI por um assassino que invade residências e destrói famílias inteiras. Algumas evidências nas cenas dos crimes mostram aos policiais e agentes federais que se trata de uma mente complexa, doentia e em conflito.
Passamos a maior parte do tempo acompanhando o assassino, conhecemos aspectos da sua vida pessoal e profissional, o modo como ele escolhe as suas vítimas, o que o leva a cometer tais atrocidades e finalmente, o que o levou a se tornar quem é.
Nessa altura mergulhamos em sua infância e é interessante como o autor consegue nos fazer sentir empatia por aquela criança, mesmo sabendo o que ela viria se tornar depois de adulta. É muito esquisito pensar que serial killers já foram crianças. O autor foi muito bem aqui, é impossível não se conectar com a história ou sentir alguma empatia em relação aos eventos narrados.
Com exceção das visitas a campo de Will Graham, que nos trazem certa dose de suspense e angústia, o papel da polícia é meio apagado. Esperava um pouco mais de análise de perfil, de abordagem psicológica da personalidade do assassino etc.
A presença de Hannibal Lecter é pequena neste primeiro livro, mas muito marcante. Todas as cenas no hospital no qual ele está internado são bastante tensas, apesar da sempre aparente tranquilidade do canibal. Mesmo quando apenas comentam sobre ele, é possível sentir uma atmosfera de medo. Outro ponto para Thomas Harris.
Por fim, apesar de um pouco clichê, é uma trama muito legal de acompanhar, tem umas reviravoltas excelentes, inclusive para quem já assistiu ao filme alguma vez e sabe mais ou menos o que esperar.

Tha 28/06/2023

Imersivo
Com convicção, digo que este livro entrou para a lista dos meus favoritos. Apesar das abordagens criminais e de suspense serem muito exploradas pela literatura e cinema, o que me pegou nessa história foi a forma de construção dos aspectos de percepção/descrição e consequências diante as linhas de existência dos personagens.
Após certos esclarecimentos, passamos a compreender e até nos compadecer de figuras que deveriam ter apenas nossa repulsa! Magnífico! E justamente por conta desta "manipulação" que a narrativa traz com tal capacidade de nos fazer SENTIR, é que faz essa obra tão ímpar.

Amanda.Verti 17/06/2023

A Dualidade nossa de cada dia
Para conhecer a saga de Lecter nos livros decidi pela ordem que o autor escreveu.
Então Hannibal quase não brilhou nesse livro, apenas suas belas cartas e declarações de amor para meu amado Will.
Mas adorei a experiência de conhecer nosso querido Dentuço, para os mais íntimos, um personagem talvez com uma história trágica clichê por traz, mas que faz refletir quantos dentuços na vida real que poderiam ser evitados, por falta de amor, de compreensão da família se tornam futuramente dragões indiferentes e narcisistas..
Personalidades diferentes dentro de si que se degladiam para assumir a liderança, uma mente conturbada que cresce com o desprezo por nascer diferente "uma aberração", mas no fim.. o dragão devora o resto de humanidade que restava daquela frágil criança.
A final.. não é sempre assim?

Tiane 07/06/2023

Gostei muito, achei uma leitura rápida, entrei dentro da história. Fiquei tentando imaginar o personagem só pela descrição que o autor faz, em certas partes fui pesquisar sobre o retrato do Grande dragão vermelho e a mulher vestida de sol, achei fascinante isso do autor pesquisar, até mesmo ele se sentir dentro da própria história como ele relata no início do livro que foi com Will Graham até o manicômio pra ver Hannibal Lecter. Muito boa.

Joycecoutarq 06/06/2023

(...)quote
Quote 1:
"Nossas cicatrizes servem para nos lembrar que o passado foi real."

Quote2:
"Lecter tem medo de ser resolvido, sabendo que a partir daí mais ninguém se interessaria por ele e seria voltado ao esquecimento até o fim dos seus dias."

Malú 31/05/2023

Apenas shipavel
Tudo de bom, a escrita, a história, o plot. Will e hannibal são shipaveis sim, não importa se seja coisa da minha cabeça.

shuhua 20/05/2023

"Tem medo de ser resolvido, sabendo que a partir daí mais ninguém se interessaria por ele e seria votado ao esquecimento até o fim dos seus dias."
"O medo surge com a imaginação, é uma penalização, é o preço da imaginação."
"E dei o meu coração para conhecer a sabedoria, e para conhecer a fúria e a loucura."

Comecei a ler os livros do Thomas Harris e até agora gostei de sua escrita. Sei como o Hannibal é muito mais trabalhado do que o autor dos crimes desse livro, por isso estou ansiosa para continuar lendo e descobrir mais desse universo.
A forma como o caso é apresentado e o jeito como a mente do Will funciona até chegar numa conclusão é bem interessante de se acompanhar. Um ótimo livro com uma investigação melhor ainda.

Darte 30/04/2023

O Grande Dragão Vermelho
A História é simplesmente incrível. Não há tanta participação do Hannibal e a mente do Dragão não é tão doentia quanto a do canibal, contudo a história é bem narrada, e a investigação policial é interessante (sou suspeito para falar)

Glaucia82 23/04/2023

UMA HISTÓRIA ATEMPORAL
Como fã de toda a obra em torno de Hannibal não me decepcionei. O livro cumpriu com todas as expectativas que eu tinha, porém não foi empolgante pra mim, em parte porque eu já conhecia a história e em parte porque os personagens são aprofundados no cinema/ série e mais rasos no livro, o contrário do que costuma acontecer. A leitura vale a pena mesmo tantos anos após seu lançamento, Harris criou sem dúvida personagens atemporais.