Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

mariml 26/07/2020

Um thriller cativante em que você não consegue parar de ler. Além de toda a investigação liderada por Will Graham e Jack Crawford, nos é dada a oportunidade de conhecer o assassino, seu passado e seus impulsos. Apesar do Dr. Hannibal Lecter não aparecer tanto quanto muitos leitores esperam, sua participação aconteceu na medida certa, introduzindo um personagem importantíssimo para os próximos livros.

Roberta 09/07/2020

Leitura rápida
História muito envolvente, tensa o tempo todo e final de tirar o fôlego.

@livrosdeanna 19/06/2020

Resenha!!
Dragão vermelho- Thomas Harris
Eu sou viciada no Hannibal já vi todos os filmes possíveis várias vezes mas só agora estou comprando os livros.
Esse na ordem cronológica e o primeiro livro seguido de Silêncio dos inocentes, Hannibal, e Hannibal a origem do mal.
Eu achei o filme bem fiel ao livro mas gostei muito mais do livro pois ele conta toda a história do assassino, seu passado, e o que fez ele se tornar o dragão.
Achei bem interessante porque apesar de ser uma série sobre Hannibal ele mesmo não aparece praticamente nada neste livro.
Graham é um agente que é famoso por pensar como os psicopatas e assim ele consegue prever seus próximos passos e pegar o assassino e foi assim que ele consegue capturar Hannibal o canibal. E Hannibal vai para prisão.
E aí depois de algum tempo começam a surgir outros assassinatos, dessa vez família inteiras são aniquiladas pelo assassino conhecido como Fada do dente e posteriormente como dragão vermelho. Graham então é chamado de novo para tentar capturar esse psicopata.
Como os investigadores não conseguem chegar a lugar nenhum Graham vai a prisão pedir ajuda a Hannibal.
Apenas umas duas vezes existem diálogos entre Hannibal e Graham, outras vezes apenas Hannibal manda cartas a Graham.
Sei que no próximo livro as coisas são bem mais intensas, e Hannibal vai aparecer mais vezes. Mas eu amei esse livro, amo investigação e mesmo já sabendo o desfecho não tirou nenhum um pouco minha vontade de ler e de chegar logo ao final.
Para os amantes de psicopatas essa coleção de livros do Hannibal é leitura obrigatória.

Laura Finesso 17/06/2020

Em Dragão Vermelho, Thomas Harris nos apresenta um thriller frenético, onde há uma série de assassinatos misteriosos e cruéis de famílias, feitas pelo criminoso apelidado de Fada do Dente. Para investigar esses assassinatos, o ex-agente do FBI Will Graham é chamado; agente que outrora conseguiu reunir provas para condenar o canibal Hannibal Lecter, algo que quase lhe custou a vida. Agora, para conseguir entender a doentia mente Fada do Dente, Will terá que enfrentar seus fantasmas e pedir ajuda ao Dr. Lecter.

Eu não descreveria esse livro de outra forma, senão frenético e hipnotizante. Ao acompanhar as investigações de Graham, acabamos por lidar também com a sua habilidade majestosa de entender a mente dos assassinos e, consequentemente, as dúvidas sobre a sua própria sanidade. Quase como em uma melodia macabra, o leitor é envolvido nos jogos mentais que ocorrem entre Graham, Lecter e o Fada do Dente. Ao termos também o ponto de vista do Fada do Dente (ou Dolarhyde, seu nome real), conhecemos sua infância e suas inseguranças, como também sua obsessão pela pintura do Dragão Vermelho (de William Blake) e seus impulsos assassinos. Porém, devo dizer que o que provavelmente mais me roubou a atenção foi o Hannibal Lecter; não tem como não concordar que ele é cativante de uma forma assustadora, seja para os próprios personagens ou para o leitor. Infelizmente ele pouco aparece, mas nas lembranças e medos do Graham, ele sempre está presente. Creio que Thomas Harris criou um dos antagonistas mais admiravelmente perturbadores e presentes no imaginário popular ao criar o Hannibal Lecter; mesmo ele quase não aparecendo ao decorrer do livro, ele permanece na mente do leitor, como que espreitando e esperando uma chance de te manipular. É uma das construções de personagem mais geniais que já vi, fazendo com que até hoje ele seja um personagem lembrado quando falamos de assassinos em série no meio literário (e também no cinema). Achei muito interessante também a forma como foi criada em torno da pintura do William Blake o objeto de admiração do Dolarhyde, e por meio dela a sintetização de seu desejo de ser belo, poderoso e quase divino; coisas que a pintura emana.

A única coisa que me incomodou na leitura foi a demora para os acontecimentos, o que fez com que eu demorasse muito para ler, mas no fim valeu a pena; tudo aconteceu no tempo certo, e com isso, não sobrecarregou a leitura. Porém, admito que apenas com muita força de vontade li os capítulos da infância do Dolarhyde, pois mesmo estes sendo essenciais para compreender o personagem, me soaram demasiadamente ?arrastados?.

Gabriela2968 17/06/2020

Tríade (filme, livro e série)
Depois de assistir a série "Hannibal" (2013) e o filme "Dragão Vermelho" (2002), finalmente li a obra matriz de Thomas Harris. Devo confessar que dentre as três opções, o livro foi a que eu mais gostei.

A série inicialmente possuía o intuito de contar a história que precede o livro do Dragão Vermelho, portanto, o diretor tomou várias liberdades para criação do roteiro e dos personagens (incluindo suas relações e características). Assim sendo, precisamos analisar as duas mídias de forma isolada, já que não são apenas versões de uma mesma história e não possuem o mesmo olhar. Na série, de forma geral, há uma tendência em romantizar e "psicologizar" demais as relações entre os personagens (de forma até descabida) e tornar suas motivações mais subjetivas do que no livro, o que é uma abordagem que eu particularmente não apreciei tanto. Contudo, fora do âmbito comparativo, gostei bastante da série (principalmente das duas primeiras temporadas).

O filme, por sua vez, se manteve fiel à história de Harris na maior parte do tempo. As alterações realizadas, com exceção da cena final, foram sutis e não prejudicaram muito a compreensão que se pretendia na obra original. É uma adaptação especialmente boa e com certeza vale a pena conferir!

O livro, em relação às demais obras, como esperado, trouxe mais introspecção e pormenorização das motivações e "sub-histórias". Sou suspeita para falar, mas acho que essa mídia trouxe uma abordagem muito mais rica. Além disso, o livro apresenta aspectos muito mais factíveis e racionais do que as demais obras citadas, o que pra mim é um ponto estritamente positivo.

As personagens idelizadas por Harris são muito bem construídas e um detalhe que eu apreciei bastante foi, por exemplo, o fato de o Hannibal apresentar uma fraqueza, que é a vaidade, característica bastante consistente com sua persona. Os métodos investigativos também são muito coerentes, visto que o Will é um bom investigador por ser observador, minucioso e pensar além do óbvio e não por possuir superpoderes de empatia. Ademais, a história por si só é muito interessante. Com certeza esta é uma leitura que eu recomendo!

AldoDosSantosDias 10/06/2020

Pouco Dr. Lecter e pouca linguagem culta
Não se pode dizer que é um livro que dá grande erudição ao leitor.
A personagem Dr. Lecter aparece muito pouco na história, o que é desanimador.

michajunco 01/06/2020

Ótimo Thriller
Suspense que nos introduz ao famoso Hannibal Lecter. Escrita excepcional e uma narrativa que prende o leitor do começo ao fim! Com certeza é um livro que vale a pena ser lido.

Wania Cris 25/05/2020

Muito satisfeita!
Foi uma leitura com a qual demorei a me conectar, por questões diversas da leitura, mas quando consegui não deu mais para parar e finalizei o livro às 4h30 da manhã.

A ambientação é incrível, tão bem descrito que você tem medo de encontrar os personagens ali na sala tomando café. O autor saca muito de psicopatia, os vilões são assustadores e o investigador bastante crivel, nada de detetives com super poderes, só o bom e velho poder de observação e dedução. Gostei muito!

Flávia 25/05/2020

Expectativas superadas
Quando tive a ideia de começar a ler a série de Hannibal descobri que o primeiro livro não era exatamente sobre Lecter e isso me desanimou um pouco.
E aí eu comecei a ler. E descobri um favorito.
Willian Graham, 3 anos depois de prender Hannibal Lecter, é praticamente convocado para liderar as investigações do assassinato de duas famílias inteiras, com características semelhantes e que levam a um serial killer chamado de Fada do Dente pela imprensa e polícia.
Inicialmente sem nenhuma pista, Graham busca apenas encontrar alguma ligação entre as vítimas e a possível motivação dos crimes. Seria impossível para ele desvendar como essa história acabaria.
Hannibal tem uma pequena participação nesse suspense e Francis Dolarhyde é o grande vilão. Dolarhyde é apresentado como um personagem com sérios traumas psicológicos e uma dupla personalidade demoníaca, explicados de forma muito consistente quando sua história e o início de sua motivação para matar são detalhados para o leitor. Seu modus operandi é muito específico e naturalmente diz muito sobre suas crenças, traumas, vivências e abandonos.
Thomas Harris deu profundidade e detalhes suficientes para me fazer sentir muito próxima de cada personagem. É possível conhecê-los muito bem e nenhuma ponta fica solta, além de serem carismáticos, intensos e únicos.
Com alguns momentos que embrulham o estômago, fazem faltar o ar e ainda levam a um final que me agradou muito, o primeiro livro da série com certeza me leva a querer muito ler os demais!

Pandora Heinstein 17/05/2020

Final Previsível
Eu adoro os filmes do Hannibal e a série, tem muito tempo que assisti os filmes e agora resolvi ler os livros.
Gostei muito de ver como a série se baseou muito no livro e por isso ficou tão boa. (Pelo menos ao meu ver)
Achei o início do livro meio parado e demorei um pouco para continuar a leitura, mas do meio para o fim, a estória te envolve e te prende.
Só achei o final bem previsível, já tinha deduzido o que iria acontecer umas 40 páginas antes do fim.

Gladstonier 15/05/2020

Melhor que o filme
Pra quem é fã do Hannibal Lecter esse livro não traz muita coisa, mas tem uma história intrigante, mexe com a imaginação e traz situações surpreendentes, quando você acha que sabe de tudo, Thomas Harris te surpreende. Ótimo livro.

Clau Melo 03/05/2020

Tenso...
Hannibal Lecter # 1. Achei o começo lento mas depois engrenou e a leitura ficou bem tensa. Terminei a leitura e assisti ao filme e também adorei! Ansiosa pelo próximo: O silêncio dos inocentes.
Recomendo!!!

emmanuelle.pitanga 02/05/2020

Intrigante
Hannibal e sua mania de nos prender com sua sabedoria. Dragão vermelho está aí para nos mostrar que quando menos esperamos a vida nos surpreende, de uma maneira cruel óbvio.

Lucas.Vinicius 13/04/2020

Eu já lê os três livros mas apesar da história ser otima com inclusive personagens diferentes do q estou acostumado mexeu muito com meu psicologico!!! É bem macabro mas em enfim flnd especificamente nesse livro eu gostei bastante dele personagens interessantes e mesmo ñ tendo muito espaço pro vilão mais cruel e inteligênte (quem sera?) eu gostei

Paula Alessandra 08/04/2020

Mesmo conhecendo todo o enredo, eu não consegui sossegar até terminar de ler.
O Francis é um personagem bem complexo e bem construído também, fazendo com que você sinta tanto pena quanto desprezo por ele quase numa mesma cena. O conflito entre ele e o dragão por causa da Reba é bem marcante. Junto com o Will Graham, ele é o personagem com o psicológico mais abalado do livro.
Apesar de poucas, as interações entre o Will e Dr. Lecter foi um dos pontos altos do livro, mesmo sendo através de cartas. O Hannibal é um daqueles coadjuvantes que roubam a cena quando aparecem e aqui podemos ver o porquê disso. Will e toda sua forma estranha de pensar como um assassino despertou a curiosidade do Hannibal e também a minha, achei interessante seus pensamentos e todo seu conflito. Seu final me deixou um pouco triste.