Os Bórgias

Resenhas - Os Bórgias

1 | 2 | 3 | 4

Araggorn 26/11/2012

www.siriguelasaltitante.com.br
Os Bórgias conta a história de umas das mais ambiciosas e temíveis famílias. É certo que não podemos comparar este livro com a obra-prima de O poderoso chefão. Afinal, nem de longe se parece. Todavia, Os Bórgias é um livro que reconta a história de Rodrigo Bórgia, que fez de tudo para se tornar papa e obter maior poder para sua família, usando muito de sua influência com o rei da Espanha, venda de favores, títulos e ducados para cardeais (simonia), sempre planejando o melhor para seus filhos, Cesar, Juan, Jofre e Lucrécia.
A história é um pouco arrastada e os Bórgias nada tem do charme da família Corleone, aliás é uma família cruel, desregrada e incestuosa.
Talvez este seja o centro da história. A relação da família, principalmente entre Cesar Bórgia e a irmã Lucrécia. Uma família controlada pelas mãos pecaminosas e poderosas de Rodrigo Bórgia. Uma história de inveja familiar, corrupção, estupro, assassinatos, síndrome de Caim e Abel, etc...
Isso não falta! Rs.
É por esse motivo que falo que as melhores partes do livro são os relacionamentos da família entre si e como vemos sua degradação. Interessante!

Sally.Rosalin 18/11/2012

Os Bórgias
Resultado de 20 anos de pesquisa e do mesmo autor de "O Padrinho" (livro que trata sobre máfia e já rendeu muito dinheiro para Hollywood) é uma descrição fictícia sobre o cardeal Rodrigo Bórgia (papa Alexandre) e dos seus filhos César, Juan, Lucrécia e Jofre.

O autor descreve muito bem os conflitos entre os reinos da Espanha e da França pelos territórios papais. Descreve bem o luxo papal, as trocas necessárias para se manter no poder, as alianças realizadas por meio do casamento, as técnicas de guerras, vestimentas e cria histórias com personagens históricos como Maquiavel, Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti.

Após a morte do papa Alexandre, o livro é finalizado de uma forma bem resumida (talvez porque o livro foi finalizado por Carol Gino - namorada na época de Mario Puzo). Há o relato sobre a eleição do cardeal Giuliano della Rovere (que assumiu o nome de Júlio II, aliás antes dele houve um papa eleito que permaneceu apenas 27 dias)e os dias finais de Cesar Bórgia.

Roberta 16/08/2012

Um papa do século XVI
Fantástica reconstituição em tom ficcional dos mandos e desmandos do "Papa Bórgia" (Alexandre VI), cuja vida de amores, orgias e apego vaidoso ao poder encarna a devassidão da Igreja em alguns momentos históricos.

Michel 22/01/2012

Decepcionante
Foi a primeira vez que li um livro de Mario Puzo. Embora tenha ouvido falar de suas outras obras relacionadas à máfia, fiquei profundamente interessado nesse livro, pois, tempos atrás, tinha acabado de ler algo sobre os Bórgias, de Milo Manara.
Não sei porque parti pra esse livro esperando um estilo igual ao de Manara.
A história é decepcionante, os detalhes históricos são pobres e as cenas de batalha são muito mal elaboradas.
Não é exigência de minha parte, mas esperava um pouco da riqueza de detalhes nas cenas de guerra à semelhança de Bernard Cornwell em seu livro "Azincourt" e a forma meticulosa com que Milo Manara desenhou e deu vida a seus personagens da série "Os Bórgias".
Seria pedir demais.
Espero que os verdadeiros livros de Puzo, aqueles relacionados á Máfia, possam retirar a má impressão desse livro póstumo...

Leo 19/06/2011

Grande Mario Puzo. Melhor que O Poderoso Chefão.

Rosane Fantin 07/02/2011

Excelente livro!
É o segundo livro de Mário Puzo que leio.O primeiro foi "O Chefão", que originou a trilogia de "O Poderoso Chefão" no cinema. Este livro estava na estante de minha casa há muito tempo. Meu marido havia lido e , na época, disse que gostara. Estes dias, quando entrei em férias,resolvi pegá-lo para ler. Surpreendente! A história desta família narrada por Puzo é cativante...Impossível parar de ler. Tem tudo que se pode esperar de um bom livro(pelo menos para mim): aventura, romance, intrigas, vinganças... Eu recomendo para quem gosta deste tipo de romance histórico. Puzo nos mostra o outro lado da família Bórgia, que não é exatamente aquele que é passado nos livros de história. Adorei!

Fernanda 06/10/2010

Primeiro livro de Puzo que leio. Achei chato a princípio, não gostei muito da relação incestuosa entre os irmãos sob as bençãos do Papa, achei forçada. A Lucrécia do livro é inocente demais, boba demais. Em minha opinião Lucrécia Bórgia merece ser tratada como uma personagem forte. Uma mulher que pode até não ter sido a envenenadora inescrupulosa do imaginário popular, mas que certamente era uma mulher forte (era uma Bórgia!).
Puzo sabe contar bem uma estória, e isso torna a sua saga dos Bórgias mais interessante do que a de Massimo Grimaldi e a de Jean Plaidy, muito embora a desta última, até por ser dividida em dois volumes, possua mais detalhes.
Gostei muito do personagem César Bórgia, muito bem construído. Aliás, a dinâmica familiar dos Bórgias, os ciúmes, a inveja, o amor devotado ao pai são a tônica do romance. É um bom livro, que retrata um período interessantíssimo da História.
Douglas Diniz 16/03/2019minha estante
O próprio Mario Puzo achava este livro ( e o Mamma Lucia) melhores que O Poderoso Chefão. Vou ler em breve esse.

andalm 26/08/2010

Envolvente
Não acho que tenha sido extenso, não. Os detalhes são importantes. Mesclar-se às histórias de Lucrécia, César, Alexandre, e por incrível que pareça Jofre e Juan é uma experiência interessante. Mario Puzo muito bom nesse livro. Só faltou a máfia. hehe

Nícollas Lopes 12/07/2010

Bom, mas para Puzo bom é pouco.
Começa bem, perde-se um pouco, volta a ficar legal e o final é bem menos do que devia.

Não é um livro ruim pelo simples fato de ter o autor que tem. Mas está longe dos grandes de Puzo.

Como disseram aí, poderia ter a metade das páginas.

Bia gaia 18/05/2009

Este livro mostra uma parte da podridão da igreja católica...Tanta hipocrisia...sujeira...ganancia...muito bom!

Ercio 03/04/2009

ótimo livro
O livro é muito bom, só peca por romancear demais. O livro tem 477 páginas, mas poderia ter 200 a menos.
Mas mesmo assim vale muito a pena ser lido.

1 | 2 | 3 | 4