O Enigma do Morango

O Enigma do Morango Joanne Fluke

Resenhas - O Enigma do Morango

Cris Paiva 26/02/2015

Eu gostei tanto do primeiro livro da série "O mistério do chocolate" que resolvi ler o segundo.
O livros seguem o mesmo estilo, um romance policial bem leve, no qual crimes com algum traço gastronômico caem no colo da pobre confeiteira Hannah. Nesse caso, a cabeça esmagada do treinador do time de futebol da escola acabou caindo em cima do seu magnifico bolo de morangos! Choquei!! Queria tanto um teco...

Apesar da historia se passar depois do “O Mistério do Chocolate”, você não precisa ler o livro anterior, mas ajuda, ja que os personagens centrais e coadjuvantes são os mesmos, mas as historia são independentes, então não faz muita diferença.

Hannah continua dividida entre seus dois pretendentes; o dentista barrigudinho e meio careca, Norman, e o policial bonitão e fortão Mike. Eu sou a favor do Mike, mas o Norman é um fofo! Confesso que também estou dividida.

O mistério se desenrola em meio a uma competição gastronômica de sobremesas e movimenta a pequena cidadezinha de Hannah, e assassinato do treinador e um dos juízes da competição (que aliás, criticou as sobremesas de todo mundo, e não sem razão) faz com que Hannah se envolva novamente, afinal ela tem o péssimo hábito de estar envolvida nos casos, mesmo que indiretamente.

Gostei do livro ser levinho e despretensioso. Eu fiz uma leitura bem tranquila e divertida, mas o mistério não é daqueles sonsos, a história realmente te pega e as receitinhas das guloseimas apresentadas são um incentivo a mais para a historia.
Príncipe_Ciano 23/06/2015minha estante
Ah por favor! O Norman é muito mais legal que o Mike, reveja seus conceitos parça!

Thay 28/05/2014

Leitura agradável
Enredo: O livro começa bem agitado, um concurso de culinária deixa a cidade pacata de Lake Eden bem dinâmica durante os quatro dias do evento. Sr. Rutlege um jurado do concurso tem um dente quebrado e não pode mais participar. Então, em um breve sorteio, o técnico do time de basquete do Colégio Jordan, Sr. Boyd, vira o substituto. Ao julgar as receitas feitas pelos competidores, ele foi muito rude com os participantes. Ele era do tipo que não pensava bem antes de falar.

"Sentimento não tem lugar numa competição como essa. Ou você ganha, ou não. Não faz sentido ficar floreando. Se você não tira o primeiro lugar, perdeu".

Neste mesmo dia, mais tarde, Sr. Boyd é encontrado morto brutalmente na garagem de sua casa.
É ano de eleição para Xerife na cidade, parecia um crime perfeito, sem pista, nenhum vizinho ouviu nada. O que fazer então? Pôr a culpa em quem tem motivos e encerrar o caso. Mas a ruiva confeiteira e metida a detetive não vai deixar a mulher do técnico, que é sua amiga, levar a culpa por algo tão brutal que Hannah jura que ela não cometeu. Mesmo assim, ela prometera para Mike que não se 'meteria' neste caso.

"Isso mesmo. Pode ficar com seu emprego, Mike. Eu preiro assar Cookies. Ao menos, não preciso me preocupar em encontrar vítimas de assassinato nos meus fornos..."

Neste segundo volume da série "Hannah Swensen Mysteries". Hannah teve que trabalhar muito mais para conseguir respostas, as pistas ficaram muito mais complicada de aparecerem. Também se nota uma parceria imensa entre ela e a irmã Andrea. Elas realmente começam a ser 'irmãs'.
Durante a investigação, elas descobrem várias pessoas que estão sendo chantageadas, e logo mais, descobrem os motivos. Até Norman, 'o marido perfeito' segundo Delores está no meio. Porém, esse o único segredo que não foi revelado no livro.
A lista de suspeitos era mínima, e sempre havia um álibi para livrar algum deles da lista. Mas bastou investigar só mais um pouquinho, com um pouquinho mais de atenção, e descobriram não só mais uma pista, e sim outro corpo.

"Investigação é um processo eliminatório. Você precisa pesquisar todas as possibilidades, e o que quer que sobre, independentemente de quão implausível seja, tem de ser aquilo".

Com corpos ' demais ' e pistas e suspeitos ' de menos '. O que fazer agora?

Opinião: Caras editoras, o que vocês estão esperando para lançar os outros livros da série em Português? Necessito saber quem Hannah escolherá como marido, se é que ela vai casar com um deles, pode ser que a amizade prevaleça ou apareça outro 'cara' charmosão na cidade. Mas o 17º livro da série, de acordo com a sinopse, mostra que a disputa ficará mesmo entre Mike e Norman. Outra coisa que não entendo. Por quê o 17º é traduzido e o 3º não? kkkkkk. Enfim, vamos deixar de lado minhas frustrações e focar no livro. 'O Enigma do Morango', foi uma leitura bem divertida, apesar de ter noção de quem seria o assassino (coisa que não aconteceu no primeiro livro da série). Fiquei bem feliz com o desenrolar da história, Hannah trabalhou muuuito mais nesse, teve que investigar tudo minuciosamente. O que não gostei foi final. FOI A MESMA COISA DO PRIMEIRO. Ela estava entre a vida e morte e do nada, sem motivo, por vontade divina (só pode) Mike e Bill aparecem para salvá-las.

site: http://vivemosemlivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-enigma-do-morango-joanne-fluke.html#more

Bianca 16/06/2013

Eu gostei bastante do primeiro livro (O mistério do chocolate) mas esse eu achei bem fraquinho, parece que é um livro pronto e ela só adiciona os nomes dos personagens e alguns detalhes. Achei muito parecido com o primeiro, não recomendo, mas também não me arrependo de ter lido...

Danni 21/01/2013

Mais um crime pra ser desvendado
Mais um crime na pequena cidade Lake Eden, e lá está Hannah, pra desvendar ele.
Eu não gosto muito dessa série, porque pra mim, só vai ficar agradável lá pela últimas páginas.
Mas como estou acompanhando a triologia, fico super curiosa.

Então que venha o último!
Myla 06/02/2014minha estante
Não é trilogia não, lá fora já tem um monte de livros, já viu?? Depois desse do morango tem mais 18 livros ahahaha
Oh:

Gosto muito das receitinhas, mas neste tem uma que tem uma falha na hora do modo de preparo, esqueceram de incluir vários ingredientes, a receita de Cookies de chocolate!

Natalia 03/11/2012

(http://www.paginas-encantadas.blogspot.com)
Esse foi outro livro fornecido em parceria com a editora LeYa, nesse caso, em nome de seu selo, Lua de Papel. A editora novamente está de parabéns pela diagramação interna e externa, que combina muito com a história do livro e chama a atenção dos leitores da maneira certa. A tradução ficou muito bem feita, e quanto à revisão, achei alguns errinhos, mas nada muito agravante.

O enredo já começa interessante. Está sendo organizado um concurso de culinária em Lake Eden, e devido à sua reputação como a moça dos cookies, Hannah é convidada para ser jurada principal do concurso. O problema começa quando seu colega jurado, Boyd Watson é encontrado morto com uma de suas sobremesas ao seu lado. E aí é claro que Hannah decide se meter no meio da investigação e tentar descobrir quem é o assassino, tanto para tirar sua amiga, Danielle, da linha de suspeitos, quanto para salvar sua reputação.

Nesse volume da série Hannah Swensen Mysteries, podemos conhecer mais da personagem Danielle, pelo fato de seu marido ter sido o alvo do assassino. Eu particularmente já gostava dela desde O Mistério do Chocolate, e tive o prazer de degustar de sua presença também nesta obra.

Moishe também está de volta, junto com sua dona, Hannah. Preciso dizer que adoro as cenas em que eles aparecem juntos?! Posso não ser fã de gatos, mas como possuo uma mascote canina em casa, me identifico de certa forma com a parceria Hoishe.Outra personagem que adorei rever foi Andrea, que tem um destaque em especial. Lisa também ganhou minha predileção, pelo fato de eu ter fácil identificação com ela. Ah! E não podemos esquecer, é claro que sou #TeamMike né, gente?

Deixando os personagens de lado, a trama ficou muito bem bolada, gostei muito da solução que Joanne adotou para a obra, apesar de eu ter conseguido adivinhar o final - o que não significa que seja previsível - novamente. A narrativa é infinitamente melhor do que a do primeiro volume, então se você se sentiu desanimado enquanto lia O Mistério do Chocolate, pode apostar em "O Enigma do Morango" sem medo, pois a narrativa melhora muito!

Enfim, O Enigma do Morango se saiu definitivamente muito melhor que seu antecessor, O Mistério do Chocolate, e isso elevou muito minhas expectativas para com o próximo livro. Só não recomendo essa série se você tiver problemas sérios com a ansiedade em aguardar próximos lançamentos e ao mesmo tempo, não conseguir ler em inglês. Eu por exemplo, não sei porquê ainda não corri para o Book Depository para comprar a série inteira de uma vez.
Cris Paiva 10/03/2014minha estante
Ah, eu tambem adorei o Moishe!! O danado rouba todas as cenas.