Histórias de Mistério Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Histórias de Mistério

1 | 2 | 3 | 4

Leticia2185 12/03/2024

Histórias de Mistério
Buscando conhecer mais sobre Lygia, resolvi ler essa coletânea curtinha de contos. Não é nenhuma novidade que os contos de Lygia são brilhantes, aqui mais focados em mistério. Já conhecia alguns, outros foram novidade. Destaco o conto "As Formigas", ele constrói perfeitamente o mistério e o medo, muito bom. "O Jardim Selvagem" já tinha lido, acho ótimo. Outro ponto alto é o conto "Onde Estiveste de Noite?", que conta um passagem real da vida da Lygia e sua relação com Clarice Lispector.

Livro leve e tranquilo para ler em uma tarde.

isabel 09/03/2024

Seleção de contos que fiquei com a sensação de incerteza até o final da narrativa, mas isso já é marca registrada da lygia e eu amo! meu favorito com certeza foi As Formigas, muito doido. outros eu já tinha lido em outra seleção e aproveitei pra reler e estudar o uso do realismo fantástico. e, claro, o mais emocionante, o último conto sobre a clarice, outra escritora que eu amo. no todo, eu amei tambem?

Clara 03/01/2024

Gostei muito
Achei um livro leve e muito gostoso de ler
As histórias em sua maioria me prenderam
E eu como uma pessoa que gosta dos livros da Clarice Lispector adoreiiiii a última história

Francisco QB 16/12/2023

Histórias de Mistério
Um livro muito interessante e de suspense.
Tive uma "opinião" para cada conto, alguns eram razoáveis, outros bons, e um muito bom, ou seja, meu conto favorito do livro.
O meu favorito, o que eu mais me interessei lendo, foi o 2° conto "As Formigas".

Nandito 03/12/2023

Voltei, viu?
Depois do mês mais difícil do ano (novembro) eu consegui ter a minha rotina mais tranquila pra ler, pq antes eu n tava conseguindo focar nas leituras, mas agora eu voltei. Quando eu n consigo ler, eu não abro o Skoob, então eu não olho o Skoob desde minha última postagem. Esse livro de mistério é beeeeem mahomeno, os mistério são até bons, mas não pra tanto. Enfim, tô de volta

Gláucia 16/11/2023

Histórias de Mistério - Lygia Fagundes Telles
Pequena edição do selo jovem da Cia da Letras, a Seguinte, foi leitura indicada no sexto ano e li para acompanhar meu filho.
Já tinha lido todos esses contos em outras coletâneas e nos originais da própria autora:
1) A Caçada - nora 4/5
2) As Formigas - nota 5/5
3) Natal na Barca - nota 5/5
Amo esse conto! Vi no YouTube uma leitura dramática e foi incrível.
4) O Jardim Selvagem - nota 5/5
Queria muito saber o motivo da luva de Daniela. Que conto legal!
5) Lua Crescente em Amsterdã - nota 3/5
6) Onde Estiveste de Noite? - nota 5/5
Esse conto me fez ter vontade de ser amiga da Clarice. Que pessoa ela devia ser, ri muito de suas tiradas. A melhor, sobre um encontro literário: "Mas esses escrrritores deviam estar em suas casas escrevendo!"
Marianna 16/11/2023minha estante
Os contos são de mistério? tipo, suspense, investigação ou algo do tipo?

Gláucia 16/11/2023minha estante
Todos tem um q de sobrenatural, de inexplicado

teamopeter 07/11/2023

eu li pra fazer um trabalho da escola e até que eu gostei pra ser sincera
fiquei apaixonada no conto "natal na barca" me pegou de um jeito...

Lara266 25/10/2023

Bemm chatinho
Na minha opinião, é só um livro de contos onde a maioria dos finais não fazem sentido. Mas eu gostei do penúltimo conto, Lua Crescentee Em Amsterdã.

Marymagr0 21/08/2023

A fusão da paixão com a crueldade nos dá arrepios em "O Jardim Selvagem". O frágil limite que separa nas- cimento e morte nos deixa com a respiracão suspensa em "Natal na Barca". Em "As Formigas", o confronto en- tre a racionalidade científica da estudante de Medicina e o enigma da morte faz disparar o coração. Em "A Ca- çada", uma obra de arte pode matar. Em "Lua Crescente em Amsterda", novamente a mistura de amor e morte provoca calafrios. Claro, você já percebeu que o ingre. diente que, misturado aos outros, mais provoca sobres- saltos é a morte, o maior dos mistérios humanos.

Nada, no entanto, nos espanta com tanta intensidade quanto a crônica que encerra este volume. Ela pertence ao livro de lembranças e memórias de Lygia Fagundes Telles, intitulado Durante Aquele Estranho Chá. Ou seja: não se trata mais de fantasia ou ficção. É a própria reali- dade, esta que vivemos quando estamos acordados, que nos mostra seu lado mais fascinante. Em "Onde Estives- te de Noite?" Lygia nos conta como soube do falecimen- to de sua amiga, a também escritora Clarice Lispector. Mas ao contrário do que ocorre na ficção, aqui a morte não dá medo. Ela se apresenta como uma possibilidade de expansão, de conhecimento, de liberdade.

julia 07/07/2023

+12

Eu sou uma pessoa que não curte muito finais abertos, mas eu confesso que até que gostei bastante desse livro. Achei muito interessante a abordagem dos personagens, e por mais que eu não tenha gostado muito de um conto específico, no geral a experiência foi bem divertida.

bobbie 29/06/2023

Isto é o que eu chamo de breves prazeres.
À procura de um livro rápido (64 páginas, menos ainda de texto), bem escrito, com contos curtíssimos e prazerosos? Leia este Histórias de mistério. Não espere narrativas de medo ou detetive, nada relativo a "quem matou" ou contos que te deixarão sem dormir à noite. Lygia Fagundes Telles está acima dessas mundanidades. O conto mais próximo desse "medo sobrenatural" seria o As formigas, no qual duas amigas universitárias alugam juntas um quarto modesto para viver. No quarto elas encontram um caixa contendo um esqueleto humano, que tem uma interação estranha e curiosa com um formigueiro metódico e de razões ocultas. O restante dos contos são mais simbólicos e mexem com inquietações cotidianas, típicas de você ou de mim. Uma mulher que divide uma travessia de barca com uma mãe cuja vida está envolta em tragédia, um homem que se deixa envolver, quase que literalmente, por uma peça de tapeçaria numa loja de antiguidades, uma incursão em um dia na vida da própria escritora, quando ela descobre a morte de sua grande amiga (Clarice Lispector). Os contos são breves, mas nem por isso deficientes em sua capacidade de nos envolver completamente em sua atmosfera de viagem literária. Muitas das vezes nos enxergamos em situações semelhantes, como quando estudamos uma obra de arte tão atentamente que findamos por mergulhar nela. Terminei esta leitura em 3 dias e recomendo.
Aline 29/06/2023minha estante
Como é o nome do conto sobre a morte de Clarice, por favor?

bobbie 30/06/2023minha estante
Chama-se Onde estiveste de noite?

Aline 30/06/2023minha estante
Obrigada.

Gabirela1 28/05/2023

Recomendo ?
Ok vamos lá
livro pra escola, curtinho, rapidinho e gostosinho de ler
primeira história: achei um pouco confusa, não prendeu muito minha atenção, me distraí e me perdi na história
segunda história: achei mais legal, mas não foi tão interessante quanto as outras
terceira história: adorei, me envolvi muito e gostei bastante
quarta história: achei muito legal, um suspense e um mistério muito bons
quinta história: bem interessante, gostei bastante
sexta história: gostei muuuito, as lembranças com a clarice lispector muito legais e os últimos dois parágrafos doeram
gostei bastante, só não dou 5 estrelas por conta das duas primeiras histórias

Cooper3 12/04/2023

Nhé
Não gostei dos contos.
Até me vem a cabeça um ou dois contos do livro. Porém não consigo concluí-los.
N o leria novamente.
Mas acho que valeu ler.

duarteju 07/04/2023

Livro de escola
Achei um tanto intrigante, não gosto de livros que a escola pede para ler, ainda mais de literatura que eu não entendo nada, comecei a ler e realmente não entendi nada e os últimos contos são os melhores, vale a pena pra quem gosta de livro de literatura

Clara 05/04/2023

Li por causa da escola, o livro em si é até que legalzinho, porem eu n leria por conta propria, contos muito confusos, porem sao poucos e interessantes

1 | 2 | 3 | 4