Irmãos Pretos

Irmãos Pretos Hannes Binder...

Resenhas - Irmãos Pretos

Nathara0 19/09/2023

Irmãos pretos
A história conta a triste realidade de muitas crianças e da maldade do ser humano para usar a miséria do outro para o seu próprio benefício.
É uma história intrigante, com muitas reviravoltas, que traz sentimentos de raiva e mágoa.

Andreia.Kohut 30/05/2022

A história de um menino limpador de chaminé, vendido pelo seu pai em uma época de crise. Fatos históricos de violência que chocam.

Rafael Mussolini 15/05/2022

Irmãos pretos
Irmãos pretos do Hannes Binder e da Lisa Tetzner (SM Editora, 2006) é um livro clássico da literatura juvenil alemã. Foi escrito pela Lisa Tetzner em meados de 1941 em parceria com seu marido Kurt Held que na época era proibido de publicar por ser de origem judaica. O livro conta a história de um garoto chamado Giorgio que vivia em Sonogno, no Cantão de Ticino, região italiana da Suíça e que devido à seca e a miséria acaba sendo vendido por sua família para trabalhar em Milão como limpador de chaminés. A decisão da família nesse caso não se refere a descaso ou abandono, mas sim a uma estratégia de sobrevivência. É um livro empolgante e possui arcos narrativos interessantes que ao mesmo tempo consegue resgatar um contexto histórico análogo à escravidão que ocorreu na Itália entre 1800 e 1920.

O que encontramos em “Irmãos pretos” é algo que faz parte da história da Suíça, portanto, é uma narrativa que se baseia em pesquisa histórica para utilizar a ficção também como um veículo de registro, memória, informação e conscientização. Existia um verdadeiro comércio de crianças e adolescentes para realizar trabalhos braçais nas grandes cidades. No caso de “Irmãos pretos” acompanhamos a jornada de um grupo de crianças, todos por volta dos 13 anos, que vão para a cidade para limpar chaminés, um trabalho de extremo risco. Eles tinham que se esgueirar por dentro de chaminés, por vezes ainda quentes, para desobstruir a passagem e evitar que a fumaça voltasse para dentro das casas. Um trabalho de crianças escravizadas para atender comerciantes e a elite.

Através das vivências de Giorgio e de sua relação com a família que o compra, vamos conhecendo um pouco mais das agruras e dos riscos que esse trabalho forçado trazia para as crianças. Além da jornada pesada de trabalho, Giorgio é obrigado a dormir num porão, literalmente atrás de grades e a se alimentar com o que “seus donos” quisessem dar. Portanto, a saúde estava sempre em risco, tanto pela má alimentação quanto pelo contato direto com a fuligem das chaminés apertadas, o descaso e a violência das ruas.

Apesar de todo o peso do cotidiano e do trabalho, Giorgio encontra um pouco de alento em algumas pessoas que atravessam seu caminho. A filha adoentada do casal que o explora logo se afeiçoa ao menino e, por vezes, o alimenta as escondidas. Ele também estabelece uma forte amizade com um dos garotos que chegaram a Milão junto com ele e que o apresentará a uma empolgante possibilidade de resistência, assim como um médico que o atende após ele quase morrer ao sair de uma chaminé – um médico com preceitos humanos e que não se conforma com a situação que aquelas crianças se encontram.

“Os irmãos pretos”, assim são chamados por andarem sempre cobertos por fuligem e esse fato acaba se tornando uma marca deles dentro da sociedade e também motivo para mais perseguição e exclusão social. Mas também se tornará um grande símbolo de resistência.

A edição que hoje temos em mãos é ainda mais rica, pois, 70 anos após a publicação da primeira edição de irmãos Pretos, o ilustrador suíço Hannes Binder embarcou em um projeto para transformar a história em um romance ilustrado. As ilustrações de Binder transformaram a obra em algo singular, rico em referências da época e recebeu vários prêmios pela qualidade das imagens.

Izzy 23/03/2022

Irmãos pretos
Outro achado da biblioteca da minha escola é que leitura gostosa de se fazer, comecei com o intuito de ler 20 páginas e quando vi já tinha terminado kkkkkk.
A escrita é impecável, simples, clara e objetiva; o livro não perde tempo descrevendo cenários e deixa que as ilustrações façam seu trabalho. E falando em ilustração, uma mais impecável que a outra, é uma livre clássico, realista e verdadeiro. Me surpreendi muito lendo

Ps: quero roubar ele da biblioteca kkkkk

Athena 07/05/2021

Livro pra escola ?
Eu li esse livro pra escola, então já sabem certo? A leitura fluiu, mas eu não gostei nadinha da história, a reviravolta foi tão sem graça, eu sei que é uma crítica pra o tráfico de crianças e que não merece opinião de ?Ai eu gostei, ou, aí eu não gostei?

Simeia Silva 16/04/2014

Amei a experiência de ler uma Graphic Nobel

O livro é lindo e gostoso de se ler, principalmente com suas lindas ilustrações que se vê em cada página virada, ilustrações que enchem os olhos quando se esta lendo os capítulos e com elas vivenciamos tudo que a autora esta nos contando.

Esse livro fala sobre meninos pobres que são vendidos pelos próprios pais por serem de famílias muito pobres, para trabalhar em outras cidades com a promessa de que os compradores lhes enviariam dinheiro sempre, mentira essa que só depois de feito o negócio os pais e os garotos descobririam, mas aí seria tarde demais.

Esses garotos trabalham como escravos, limpando chaminés de casas de pessoas ricas. A média de idade deles é de 12 a 13 anos e quanto menor melhor (mais fácil para entrar nas chaminés ). Elas são obrigadas a entrar dentro das chaminés para limpá-las e algumas chegam a ficar presas lá dentro, muitas chegam até a morrer dentro das chaminés

É um romance ilustrado, que tem como principal personagem um adolescente chamado Giorgio, ele foi escravizado junto com outros meninos porque precisava conseguir dinheiro para comida em casa e para o tratamento de saúde da sua mãe. Escapou de naufrágios em uma cidade longínqua, onde vários outros meninos morreram afogados e que mais a frente na história foi comprado por um homem que trabalhava na cidade limpando cheminés e que iria usá-lo para entrar nos estreitos tubos de chaminé para limpá-las.

Nesse percurso, ele encontra em suas andanças e limpezas de chaminés, vários outros meninos na mesma situação, e é aí que você entende o nome do livro: Irmão pretos( são vários garotos que se juntaram e se reuniam em um esconderijo para tramarem como sairiam daquela situação para voltarem pra casa).

Giorgio fica doente e é amparado pelo doutor Casella que o ajuda a superar todas as dificuldades, se tornando então seu amigo.

Enfim gente, o livro é maravilhoso e tem um enredo que te prende e que te faz ler as 144 páginas em 2 horas ou menos.
Esse não é um tipo de leitura que faço sempre, e por isso amei demais a experiência.

site: https://www.sentaaileitor.com.br

Mermaid 22/09/2013

Não lembro muito sobre o livro, li quando muito pequena, apenas lembro que os personagens principais vivem uma trama envolta de preconceito, são limpadores de chaminés e possuem uma vida muito complicada.
E que o nome "irmãos pretos" não se refere a cor de pele deles, e nem serem irmãos de sangue, era como um laço de sofrimento que eles compartilhavam ao ter de trabalhar entrando em chaminés para limpá-las (as cinzas da chaminé deixava-os preto).
Diêgo Bravo 08/03/2017minha estante
Se não lembra da história e faz tanto tempo de leitura, não seria ideal reler para avaliar?

loiyuz 18/05/2023

Confuso
O livro é interessante, mas achei o fluxo d história meio confudo e desordenado. algumas vezes pensava q faltavam páginas por conta da quebra repentina de tempo, da falta de explicação sobre quem estava falando e um desenvolvimento ruim na escrita.
comecei a achar mais interessante quando os conflitos piores começaram a surgir lá pelo final do livro e ainda sim achei o final meio fraco e rápido.

.....May......; 09/07/2023

Legal
Essa HQ fala sobre a vida de interior de Giorgi, até que ele foi vendido como limpador de chaminés tendo apenas quase 13 anos. A HQ fala de amizade, família, escravidão, venda de crianças, trabalho infantil, analfabetismo, ameaças, desigualdade social e tráfico de crianças.
O que mais me chamou atenção foram as ilustrações que são muito lindas em preto e branco e por falar sobre o escravidão.
Eu gostei muito dessa leitura.
Recomendo.

Berenice.Thais 31/07/2019

Lindo as ilustrações em preto é branco nos fascina com os detalhes; Giorgio mora em sonogno,no cantão de ticino, região italiana da Suíça.ele tem 13 essa história começa em 1938.afetado pelo inverno rigoroso seguindo de uma seca sua família se vê na miséria,com a sua mãe ficando doente seu pai o vende por vinte francos o menino deve encontra lo em Locarno para depois chegar em Milão como limpador de chaminés,antes de chegar faz amizade com outro garoto Alfredo que por coincidência passa a viver.
Aprendendo o senso de justiça e solidariedade.

Volnei 20/05/2015

Irmãos pretos
Este livro conta a história de crianças de familias pobres que são vendidos para trabalhar como escravos, limpando chaminés de casas de pessoas mas abastadas. A média de idade é de 12 a 13 anos e quanto menor melhor. Elas são obrigadas a entrar dentro das chaminés para limpar e algumas chegam a se prender e mesmo a morrer dentro das chaminés

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

jhenifer 10/10/2014

irmaos pretos
Um dia um cara muito estranho chegou numa pequena cidade e viu um menino ajudando sua mãe,logo se interessou pelo menino,o homem começou a segui-lo.Chegando a sua casa do menino, o homem chamou o pai da criança e disse :
- preciso de um moleque forte e valente como seu filho, vou pagar muito bem, darei uma recompensa e ele será bem cuidado, e o pai disse:
- não darei meu filho para ninguém, o homem ficou tão bravo que foi embora mais antes de sair,disse:
- eu voltarei e você me entregará seu filho.
Passou dez meses e o homem voltou e o pai entregou seu filho, então eles foram seguindo sua viagem, chegando numa cidadezinha pequena o homem vendeu o menino para uma família muito rica, e o menino ficou muito tempo la, até que um dia ele encontrou um grupo chamado irmãos pretos e disse que iria fugir para bem longe daqui e foram só quatro.
Quando eles já estavam no rio o policial os achou e levou para casa E disse para os meninos:
-nunca mais faça isso,então os meninos viveram lá para sempre e que ainda foram muito felizes.