On Writing: A Memoir of the Craft

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Renata Tomaz 05/03/2024

A escrita de Stephen King é como uma jornada sinuosa através das profundezas da mente humana, onde cada palavra é habilmente escolhida para envolver o leitor.
Uma construção muito inteligente não só sobre como escrever mas sim como ser uma pessoa atrativa.

Eichelberg 04/03/2024

Sobre a escrita
Gostei bastante da leitura, embora tenha achado umas partes chatinhas. Mas o livro me instigou muito a começar a escrever e a buscar desenvolver minha "potencial escritora". Super indico a leitura!

" A escrita não é para fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok? Ficar feliz. Parte deste livro - talvez grande demais - trata de como aprendi a escrever. Outra parte considerável trata de como escrever melhor. O restante - talvez a melhor parte - é uma carta de autorização: você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai. Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba.
Beba até ficar saciado. "

Mordasi 01/03/2024

Um livro incrível. King não só nos dá aporte teórico sobre escrita, mas através de suas experiências, nos mostra como de fato é ser um escritor. Além de Un livro teórico, este livro é uma carta aberta de King, que pelo menos para mim, me inspirou a continuar na jornada para ser escritor

viihnunes 28/02/2024

Inspirador, para qualquer leitor
Antes desse li apenas 3 livros do autor, tendo começado esse ano com Novembro de 63, e agora já tenho pelo menos mais uns 10 na lista de próximas leituras. Atualmente curso bacharelado em letras e pretendo atuar na área de editoração, acompanhar um pouquinho da vida desse homem foi simplesmente incrível e inspirador.

SocorroBaptista 25/02/2024

Amo Stephen King, embora nem sempre tenha coragem de ler seus livros, pois alguns já me deram pesadelos. Este aqui, sobre a arte de escrever, eu adorei. Muito do que ele fala faz todo sentido para quem escreve ou quer escrever, qualquer que seja o estilo. Bom demais.

hk.liv 23/02/2024

Bao
O livro como é uma biografia não é minha praia mesmo sendo um dos meus autores favoritos. li quase que a metade mas depois foi folheando procurando algo de interessante.

Ri444n 22/02/2024

Deleite da escrita
Esse livro me iluminou em momentos obscuros. É um deleite da escrita para qualquer entusiasta que se lança na pratica de criar historias. Pena que esse livro foi escrito a tanto tempo atrás, parte de mim torce para que o Stephen faça uma nova versão com novos aprendizados, é muito bom aprender com o que aprenderam antes de você.

Marina 19/02/2024

Eu não sou uma aspirante a escritora, nem nada semelhante. Mas este livro, além de dicas práticas de escritas, é também uma espécie de livro de memórias do King. Eu diria que o conteúdo é 50% memórias, 50% sobre escrever. Então eu gostei bastante, acho que para quem é fã das obras do autor, vale a pena, pois além de ter um pouco da trajetória dele, há algumas curiosidades sobre como surgiram as ideias de alguns livros famosos dele.

Fernanda 18/02/2024

Adorei!
Em primeiro lugar, gostei muito de conhecer mais sobre a história de um dos maiores escritores da atualidade. stephen king teve uma jornada incrível no mundo da escrita, e considero suas dicas extremamente valiosas. recomendo!

Hickenbick 11/02/2024

"... Livros são uma magia singularmente portátil."
Adorei, mesmo que o público alvo seja escritores, é simplesmente incrível entrar na mente criativa do mestre do terror, na verdade o mestre contador de histórias, já que seus livros vão muito além do terror. Sou fã de King e esse livro faz a gente se sentir não só mais próximo dele, mas tbm nos faz conhecer um tiquinho da mente dele.

Talitasda 08/02/2024

Boas dicas
Acho que ele trabalhou bem as dicas mas com certeza falou muito mais do que disse que ia falar. mas ok.

alvsalmeida 05/02/2024

E se?
Em meio as sua memórias, mergulhamos no mundo de Stephen King. Como ele deixa claro desde o início que de uma forma breve, quanto mais curto o livro, menos baboseira teria. E se tem algo que esse livro não tem, é baboseiras. Já que omitir palavras desnecessárias se enquadra nas regras de linguagem que ele nos ensina, seu livro enxuto mais completo trás os princípios que regem suas manhãs estipuladas em diversão enjaulada (como sugere a capa).

Sinto que estive sentado em sofá de sua sala de escrita, próximo da mesa apoiada na parede debaixo do teto inclinado. Outros momentos estive em seu pequeno quarto, em uma cadeira perto das cartas de rejeição penduradas na parede. Claro, nesse caso a porta estava aberta, já que Stephen nos convida a ouvir suas experiências da vida que se encarrega de formar a consciência que ensina.

E não é que agora só imagino quantos fósseis estão por aí? Quantos fósseis pela metade ou quantos fósseis que nunca serão desenterrados das mentes destreinadas e sem prática da leitura e da escrita? Por esse motivo me vi motivado a escavar até os ossos, mesmo que com pequenos pincéis ou escovas de dente, para descobrir os esqueletos mais complexos que possam haver nos terrenos (des)habitados da minha mente.

E como todo bom diálogo, também tive que discordar. Não que julgo sua experiência (já que não tenho uma para comparar), mas há detalhes que funcionaram bem para ele como servem de partida para a minha, como há técnicas que ele odeia mas que tira suspiro das minhas.

Mas se tem algo que esse seu livro causou, foi o desejo e começar. Praticar. Ideias não faltam, mas incentivo e disposição, coragem e determinação para a partida era o que estava na negativa.

??você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai.?

Myhh 04/02/2024

Amei
Sobre a Escrita pode ser considerado como uma de suas maiores publicações. Um livro fácil de ser lido, direto ao ponto e que ainda consegue fazer você rir e aprender muito sobre a carreira. É um livro útil para quem deseja publicar textos profissionalmente, mas também é uma obra gostosa de ser lida por quem tem como hobby a leitura ou escrita.

Matheus Prudencio 19/01/2024

Um livro que te faz ser amigo do Stephen King
Enquanto lia cada capítulo, me senti como se estivesse batendo papo com um amigo. Ele me conta as suas histórias e como é o seu processo de escrita. Simples assim!
Não tem nenhuma enrolação, nem métodos mirabolantes. Ele faz questão de contar, de forma bem simples, como e o que é a escrita. Repara alguns erros que escritores iniciantes podem ter e te impulsiona para praticar.
"Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito"