On Writing: A Memoir of the Craft

On Writing: A Memoir of the Craft Stephen King
Stephen King
Stephen King




Resenhas - On Writing


651 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Thainá - @osonharliterario 20/03/2023

Sobre a escrita do King (e a nossa)
Em "Sobre a escrita" conhecemos um lado mais pessoal do King, já que muito de sua vida nos é revelado por ele mesmo; seus altos e baixos, sua perseverança e confiança, seus medos e anseios. Aqui, ele mostra que não é ótimo somente em criar ambientações angustiantes e recriar os piores medos de seus leitores. Stephen King prova que também é excelente no processo de ensinar.

O livro me deu uma vontade de voltar pra escrita que eu não senti nos dois anos anteriores.

Sempre falo que há certos livros que combinam com certos momentos da nossa vida, e esse combinou perfeitamente com o meu agora, com o que eu quero para 2023. Ele me mostrou que o sonho da escrita é crível e como posso melhorar minhas histórias de inúmeras formas.

Ainda, também me mostrou como eu posso melhorar como leitora, ao que devo prestar atenção e como posso levar tudo que leio pra dentro da minha própria criação.

Eu ansiava por um momento livre pra poder dar continuidade na leitura e tudo que eu pensava, quando não estava lendo, era no livro. Sei que irei lê-lo e relê-lo muitas vezes mais e, no momento, ele é tudo que preciso na minha escrivaninha, como apoio rápido.

Ele me inspirou, me deu um empurrãozinho e, em algumas páginas, até me deu aqueles tapas da vida. Por isso – e por tudo que senti durante a leitura -, favoritei o livro e desejo que muitos mais tenham essa experiência. Se você é escritor ou leitor, esse livro tem muito a te ensinar. Além do mais, é sempre incrível ter um gostinho dos bastidores das criações daqueles que admiramos.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/03/20/resenha-sobre-a-escrita-stephen-king/
comentários(0)comente



Thi 20/03/2023

Um livro não-ficção sobre dicas para escrever de uma melhor forma. Se você não almeja ser escritor, indico o início e o final do livro, são ótimos. Se você almeja ser escritor no Brasil, com a língua portuguesa.. leia outro.
comentários(0)comente



Pedro P. R. 18/03/2023

Livro de cabeceira obrigatório para escritores
Sempre ouvi amigos escritores falando sobre a qualidade desse livro, mas só vim entender sua importância agora que o finalizei.

Stephen King encontrou o equilíbrio perfeito nessa obra para auxiliar futuros escritores, usando suas próprias experiências como base. O inicio do livro é praticamente uma biografia do autor, contando sobre sua infância, o caminho que o levou a querer escrever e os percalços e imprevistos durante sua carreira.

É reconfortante saber que um grande autor como ele passou por muitos dos problemas que a maioria dos escritores iniciantes passam e muitos pontos do livro me tocaram profundamente.

Passagens como “Escrever é um trabalho solitário, ter alguém que acredita em você faz muita diferença. Eles não precisam fazer discursos motivacionais, basta acreditar” casou com minha própria experiência na escrita e com a de alguns amigos.

Passado essa parte do livro, adentramos áreas mais técnicas, com dicas e explicações para duvidas que muitos autores possuem. Ler esse livro abriu meus olhos com pontos que eu já considerava e outros que eu nem imaginava.

Essa é uma leitura que agora que fiz, considero obrigatória para todos que queiram se tornar escritores. Vai beneficiar muito sua carreira e abrir o olhos para muitas coisas.
comentários(0)comente



R@fa 05/03/2023

Não costumava ler muito livro de não ficção e este ano já é o segundo. É um gênero que está me conquistando aos poucos.
Stephen King é um dos meus escritores favorito e foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre a vida do mestre do terror.
King foi persistente em seguir seus sonhos, não desistiu diante dos Nãos que recebeu, e fazia de todo tempo livre, por menor que fosse, uma oportunidade para escrever.
Ele também teve que enfrentar desafios muito maiores do que a recusa de seus manuscritos, ele lutou contra o alcoolismo e foi persistente na difícil recuperação de um acidente que quase tirou a sua vida.
É muito bonito ver a relação de cumplicidade com sua esposa, seu apoio com certeza fez toda diferença em ser a pessoa e o escritor que é hoje.
Os diálogos com o leitor com dicas preciosas, a maneira simples como foi colocado pontos importantes para quem está começando a se aventurar nesse mundo fantástico da escrita, me deixaram com vontade de tirar os papéis da gaveta e retornar com a minha escrita. É um livro inspirador e mostra que a persistência e a dedicação é o caminho para o sucesso.
Stephen finaliza essa obra com uma lista com os melhores livros que já leu.

"A escrita não salvou a minha vida... Mas continua a fazer o que sempre fez: transformar minha vida em um lugar mais luminoso e agradável."
"... é uma carta de autorização: você pode, você deve e, se tomar coragem para começar, você vai. Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba. Beba até ficar saciado."
comentários(0)comente



jasmxndes 03/03/2023

Tentarei ser breve e simples, assim como King defende nesse livro. Ótima leitura, mesmo para aqueles que possam não concordar com o que King expõe. Há momentos de reflexões, de risadas e sinto que, dentre os seus pensamentos sobre a escrita, no fundo, esse livro é uma carta de amor de Stephen a sua vida e, principalmente, a sua esposa.
comentários(0)comente



Riwsaa 25/02/2023

Aula sobre a arte de escrever!!!
Sobre a escrita é um livro sensacional do Stephen King que no qual eu vou usufruir no meu dia a dia como escritora. Ele aborda os os tópicos de uma forma fácil, sem ser chata e cansativa.

Stephen king falando sobre a seu currículo e a sua vivencia ao decorrer da sua escrita, (me faz sentir identificada com os surgimento de ideias, que surgem do nada) e desde a sua infância para a vida adulta, sua vivência tanto em momento bons e ruins ao longo da sua carreira fez com que a escrita, fosse um suporte para sua vida e como é citado a vida é um suporte para a arte.

Ótima experiência, me ajudou muito a abrir os olhos para partes gramaticais, ao que eu ainda não havia visto, pois só estrutura da história era o que eu tinha mais em mente, na história do livro em si.

" A escrita não é pra fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que lêem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida."

" Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba.
Beba até ficar saciado."

Obrigada pelo livro ????
CaioEdu 25/02/2023minha estante
QUE BOM QUE VOCÊ AMOU, MEU GIRASSOL


Riwsaa 25/02/2023minha estante
??????




bardo 20/02/2023

A despeito da proposta aqui ser um tanto específica, o autor se propõe ajudar os que querem se iniciar ou tenham dúvidas sobre o ofício da escrita; é inegável que um livro onde King dialoga com o leitor é quase irresistível. Se você for um dos intitulados por King “seus leitores fiéis” esse livro com certeza é para você, independente de seus interesses na arte da escrita.
Inicialmente o autor nos oferece seu Currículo, basicamente uma mini autobiografia onde somos apresentados a detalhes da vida do autor bem como paralelos com algumas de suas obras. Ele comenta por exemplo sobre O iluminado e Os Estranhos e principalmente o trecho sobre O Iluminado lança uma nova luz sobre a obra.
Em seguida somos apresentados a ideia da Caixa de Ferramentas que se está longe de ser original é extremamente precisa para elucidar o que é proposto. Ainda que o autor exemplifique em sua língua materna, o que é dito pode e dever ser extrapolado para qualquer idioma.
Finalmente inicia-se a parte mais longa do livro a Sobre a Escrita propriamente, onde o autor nos apresenta suas ideias e conselhos para aspirantes. De brinde discute com o leitor algumas de suas obras, as quais servem de exemplo para elucidar os conceitos apresentados. Aliás fica aqui a advertência, esse livro contem spoilers significativos de Carrie, Zona Morta, Salém, O Iluminado, Os Estranhos, Buick 8, Saco de Ossos e Dança da Morte.
A edição brasileira baseada na segunda edição norte-americana inclui ainda um pós-escrito sobre o processo de escrita do livro, um complemento a mini autobiografia onde o autor comenta de seu acidente em 1999 e um exemplo da forma como edita seus textos usando um trecho do conto 1408 . Temos ainda duas listas de indicações de leitura feitas pelo autor, nas palavras dele se não forem úteis podem proporcionar diversão ao leitor.
Um livro para ser lido e relido, mesmo para os que não pretendem se aventurar pela escrita trás questionamentos e apontamentos interessantes para reflexão. Cabe ainda dizer que apesar do autor se referir a escrita literária é perfeitamente possível extrapolar os conceitos expostos para outros tipos de escrita, criação de conteúdo e estudos. Leitura recomendadíssima.
comentários(0)comente



Ju 20/02/2023

O poder das palavras
É como ter uma conversa produtiva com um professor, um daqueles raros que levamos para a vida.

Stephen é uma pessoa comum, com devaneios e catástrofes pessoais como todos nós. Mas preciso dizer, seu senso de humor é ótimo, sua capacidade de escrita e criação são impressionantes, sua forma de explicar é instigante e desperta a curiosidade.

Eu amei a experiência, são tantas dicas simples e úteis. Encontrei meus próprios erros nas explicações dele, e ri muito com tantas experiências de vida. Poderia voltas a le-lô agora mesmo.
comentários(0)comente



Glory 19/02/2023

King saiu de sua zona de conforto
Quando você começa a se tornar um(a) leitor(a), começa a se apaixonar pelos mundos que atravesse a partir dos livros que lê, e você um dia vai querer escrever também, criar um mundo seu, ser sua própria admiração.

King entrega isso e não é atoa que está cada vez mais se tornando um possível autor favorito. Gostei do que ele entregou nessas páginas sobre a escrita, pequenos detalhes que deixamos passar constroem um escritor.

Só não dei 5 estrelas pelo fato do final ter informações que não considerei necessárias para a composição do livro, mas, como Stephen King diz: "aprendemos com todos os livros que lemos, com os bons e os ruins, até mais com os ruins".
comentários(0)comente



Luana 11/02/2023

Vida longa ao King
Esse livro seria perfeito se eu não tivesse me entediado com o começo dele. Foi só por isso que ele ganhou 4,5 estrelas, não poderia ir contra meus princípios. Mas bem, vamos lá. Eu adorei as dicas do mestre, me senti muito mais inspirada e confiante para voltar a escrever. Me identifiquei com muitos pontos e até vi pontos em que eu estava pecando enquanto tentava escrever, e certamente isso me ajudará muito. Com a prática vem a perfeição ou a ideia que temos sobre a perfeição. E dicas tão valiosas vindas do mestre só podem ser coisa boa, afinal tem que ser muito foda pra escrever tantas obras boas.
comentários(0)comente



Hammer.Mariana 11/02/2023

Aspirantes a escritores: leiam!
Um livro sincero, que mais parece uma conversa do que uma aula enfadonha!
Começa com uma breve e interessante biografia, seguida de uma série de dicas práticas para escritores - principalmente iniciantes.
Finaliza com uma longa lista de livros indicados pelo escritor.
Vale muito a pena!
comentários(0)comente



Maria 08/02/2023

fascinante e muito gostoso de ler. como aspirante a escritora fiquei muito inspirada a voltar e tentar escrever um romance. mesmo que você não queira ser escritor, vale a pena tentar a leitura, especialmente se você curte os livros do King
comentários(0)comente



batepapowall 07/02/2023

Sobre a escrita (mas não só sobre ela)
Entrei na leitura por ser um grande interessado na rotina do King, um dos autores mais prolíficos que conheço. Saio dela não só inspirado em fazer o que me deixa apaixonado, mas também mais crítico dos livros que leio.
Sobre a escrita é uma leitura leve, muito interessante e divertida. Aproveitei cada segundo e mal posso esperar para revisitá-lo, em alguns anos.
comentários(0)comente



Amanda 03/02/2023

Demorei, mas...
... Essa foi a segunda vez que li este livro, e é possível que em um futuro eu torne a lê-lo. Tenho prazer imenso em ler a trajetória criativa de um dos escritores que mais gosto, de um gênero e de uma escrita que muito me agrada.

O livro busca elevar a forma como SK se projetou no universo da escrita. Quem tem bom senso não trata este livro como uma bíblia, mas talvez como um manual de bolso, onde você poder estar colhendo dicas valiosas (o que não quer dizer que você deva se obrigar a escrever, por exemplo, 2.000 palavras por dia). Acredito em metodologias pessoais e particulares; nem tudo é transferível; talvez quase nada, mas o conhecimento pessoal pode ser.

Na trajetória de SK o mais interessante para mim são os empecilhos. A parte de boa disso, é que nós, meros mortais, todos sem exceção, sofrem de inúmeros empecilhos. Talvez este seja o caminho mais rápido para mudanças e/ou aprendizados.

O maior conselho para mim sempre será o que nos diz para não desistir. Este livro tem muito sobre isso; em cada parte da vida de SK. Espero que você encontre nele a inspiração para continuar a fazer seja lá o que você esteja fazendo.
comentários(0)comente



Isabelle L. C. 03/02/2023

a escrita do stephen king é tão boa que fez com que até um livro de não-ficção (gênero completamente fora de sua zona de conforto), produzido em um dos períodos mais conturbados da sua vida, me prendesse até a última palavra.

a primeira parte do livro foi excepcionalmente envolvente, por se tratar das histórias de infância e juventude do próprio autor (devorei 100 páginas de uma vez só). já a segunda parte, voltada para tratar a escrita técnica, estilo e linguagem, me deu luz à três hábitos que passei a aplicar assim que os li. o primeiro deles consiste em primeiramente ?escrever com a porta fechada? ou seja, escrever para si, e apenas em um segundo momento ?escrever com a porta aberta?, que envolve o compartilhamento de ideias e textos com pessoas de confiança. o segundo hábito citado é um que, confesso, já pratico há muito tempo, mas que é importante ressaltar. todo escritor deve ser apaixonado igualmente por leitura, e ler na mesma proporção em que escreve. por último, tem se a fórmula da reescrita: a segunda versão do texto = primeira versão -10%. isso me auxiliou muito a realizar revisões mais direcionadas e evitar que eu fique modificando eternamente minhas crônicas e poemas cada vez que abrisse o arquivo.

?sobre a escrita? não é um livro inspiracional, mas sim prático. e muito divertido. acredito que todos que sonham ou buscam ser escritores um dia tem por obrigação ler esta obra de arte.
comentários(0)comente



651 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR