On Writing: A Memoir of the Craft

Stephen King

Resenhas - On Writing

nikkitaa 30/01/2023

sensível
o autor toca em assuntos delicados, tais como abuso de substâncias, traz memória pessoais, inclusive sobre seu casamento e como se tornou escritor
também dá dicas sobre como "escrever melhor"

Michelle.Goulart 30/01/2023

Uma conversa de bar
Um livro lindo e tão envolvente que eu não sei as razões para ter demorado tanto para finalmente lê-lo.
King é uma inspiração e tanto, a forma leve como ele traz as questões da escrita fazem com que autores iniciantes queriam continuar, e que os já experientes talvez pensem em resignificar o ato de escrever.
Contar histórias é um prazer, uma satisfação, e mesmo que seja uma profissão, ainda precisa ser feita dessa forma.
Se tornou meu livro de cabeceira, sei que voltarei nele por muitas vezes ainda.
Amei! Amei! Amei!

Beatriz 26/01/2023

King não promete nada e entrega tudo! Até em um livro de não ficção, que ele busca ?ensinar? truques para a escrita, ele consegue prender a atenção e deixar fissurado nas páginas. Depois desse livro da até vontade de escrever algo? hahaha
Mulher dos Livros 26/01/2023minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro ?

Rodrigo.Macedo 23/01/2023

Inspirador
A partir do momento que comecei lecionar passei a me preocupar mais com o bom uso do meu limitado vocabulário. Eu precisava me fazer entender. A escrita, ainda, não fazia parte das minhas preocupações.

Portanto, passei a dedicar mais horas do meu dia à leitura, na expectativa de melhorar minha comunicação verbal. Não sei se estou progredindo, talvez esteja (preciso de um feedback das crianças).

Numa dessas leituras topei com um prefácio do King, em que dizia sobre ser verdadeiro na escrita. Lembro que gostei muito da dica e fiz uma anotação mental de que precisava ler algo sobre escrita dele. E aqui estou.

Não existem milhares de dicas nesse livro e isso é bom. Existem conselhos fundamentais para se aventurar no universo da escrita ficcional ou não. Não pretendo ser escritor. Quero melhorar apenas minha escrita pessoal e profissional. Mas teve momentos que me senti igual criança quando acaba de assistir um filme de lutinha e fica pagando de lutador com os amigos. Pois é, antes de acabar o livro já estava pagando de escritor.

Livro inspirador!
Geice.Chaparro 23/01/2023minha estante
Muito interessante. Quero melhorar minha escrita também.

Rodrigo.Macedo 23/01/2023minha estante
É difícil, mas to tentando.

Henrique.Zara 22/01/2023

Um manual ou biografia?
Nesse livro King mostra um pouco do seu processo (ou a falta dele) de criação ao mesmo tempo que conta muito de sua história. Sem dúvidas uma leitura obrigatória para os fãs do autor.

gabisneubert 17/01/2023

Ler esse livro foi como conversar com um velho amigo
Eu precisava muito dessa leitura. Conversou direitinho com o momento que estou vivendo.
Não sei se as dicas do King vão servir para todos (acho que não, algumas nem serviram pra mim), mas com certeza vale a pena saber sobre elas.
Além de falar sobre várias questões importantes sobre a vida de um escritor, o King faz algo sensacional e que me ajudou muito: ele te AUTORIZA a ser um escritor. Talvez muitas pessoas não precisem disso e já se sintam confortáveis com esse título, mas não era o meu caso.
A verdade é que se o Stephen King disse que eu POSSO SIM ser escritora, todos os meus problemas com autossabotagem e síndrome de impostora podem ir pro ralo.
Obrigada, King.

LariReis 13/01/2023

Escrita é pensamento refinado
Não existe apenas um modo de fazer, mas não tenho dúvida de que conhecer o processo e receber dicas de ninguém menos que Stephen King dá um BAITA norte para quem quer escrever ou aprimorar a escrita criativa.

Muito bom!

cib3lle 13/01/2023

Incrível
"Sobre a Escrita" é um livro em que King alterna entre relatos pessoais de toda a sua trajetória - até o ano de 1999 - e dicas de escrita criativa.

Esse detalhe, que me pareceu um pouco exaustivo e confuso no início, passou a fazer sentido e me fez engatar profundamente nas palavras quando compreendi o propósito. Seria muito difícil entender o peso das orientações dele sem conhecer antes o contexto em que o autor foi criado.

Apesar dele mencionar diversas vezes ao longo do livro que o objetivo não era publicar uma apostila de exercícios, eu acredito que a obra também cumpre essa função em determinados pontos. Além de uma instigante atividade sobre enredos, King traz também diversos fragmentos de textos sem revisão, seguidos de páginas marcadas por ele mesmo para demonstrar como é o processo de realizado.

Esse livro me trouxe sentimentos bons e se tornou mais um dos motivadores para resgatar contos que comecei a escrever a anos atrás. Não sei que rumo vou levar com eles, mas acredito que essa leitura vai me nortear no processo.

Recomendo muito esse livro para todos aqueles que também pensam em se aventurar pelas narrativas.

Lígia 12/01/2023

No começo achei chato e tava me arrastando pra ler e ficava pensando "pq ele tá escrevendo tudo isso sobre a vida dele? Quando vai começar a falar sobre a escrita?" E só depois, quando chegou na parte que ele começa a falar sobre a escrita e explicou, eu finalmente entendi, mas achei meio desnecessário e cansativo em algumas partes. Pq vc me joga na história de toda a sua vida até o momento em q escreve o livro, quando eu esperava ver logo de cara algo relacionado ao seu jeito de escrever, dicas e etc, só achei confuso no começo.
Mas tirando isso gostei bastante do livro, as analógicas dele, suas dicas e até um dos exercícios ao longo do livro ajudam a perceber no que pode melhorar e no que já está bom.

Uly 12/01/2023

ICENTIVO
A PARTIR DESSA LEITURA DESPERTOU EM MIN O INTERESSE DE LER OUTROS LIVROS A CERCA DO TEMA QUE É ESCRITA CRIATIVA. A LEITURA É FLUIDA EXTREMAMENTE AGRADAVEL E POSSUI DICAS VALOROSAS. VALE MUITO A PENA QUEM PENSA EM ESCREVER. NESSE LIVRO O MESTRE DOTERROR COMPARTILHA DE FORMA MUITO AGRADAVEL SUA VIDA COMO ESCRITOR A FORMA COMO SE DESENVOLVEU ESSA PAIXÃO PORQUE NÃO DIZER AVENTURA NO MUNDO DAS LETRAS.

site: https://msha.ke/ulle_viviane/#sobre-min

Saldanha 08/01/2023

Que obra sensacional
É bizarro o quanto ele fez tudo que propôs nesse livro e mesmo sendo um material curto, resumir tão bem pontos tão importantes.

Alan Alves 06/01/2023

O 'Estevão Rei' é bom mesmo.
"A escrita não é pra fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é pra enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também pra enriquecer sua vida. A escrita serve pra despertar, melhorar e superar. Pra ficar feliz, ok? Ficar feliz."

'Estevão Rei' gentilmente capturado e copiado do Otávio Uga.

Colombo.Scardoelli 05/01/2023

Inspirador!
Pra quem ama escrever e ao mesmo tempo se inspirar ao saber sobre a trajetória de um gênio, esse livro é uma parada obrigatória!

Com uma narrativa autobiográfica e um toque de autoajuda para escritores em crise, esse livro nos apresenta opções, aprendizados e compreensão de como é o dia-a-dia de um escritor de sucesso. Sem romantismo, sem monotonia, apenas observações da vida real.

Li ?Sobre a escrita? na versão original em Inglês (recomendo também, pois é um show de vocabulário à parte) há muitos anos atrás e até hoje lembro não só do conteúdo, mas de como me senti ao avanço das páginas.

Sem contar que o leitor acaba tendo acesso ao backstage
das histórias conhecidas e consagradas que já amamos. Pura nostalgia.

Resumindo? Valeu muito a pena. Mesmo eu já sendo suspeita quando o assunto é Stephen King.

Leandro190 03/01/2023

Long live the King
Pra quem é fã pessoal do Stephen ou admirador dos grandes escritores, a leitura é obrigatória. O livro divide-se em duas partes distintas, sendo a primeira delas uma autobiografia resumida, mas impagável. A relação dele com as babás, quando criança, foi fantástica e a forma como ele descreve esse período é puro deleite. A segunda parte é sua descrição sobre como ele organizou o manejo da escrita. As técnicas, "manias", enfim todo a sua relação com a profissão que o elevou a categoria de gênio. Quando ele fala sobre as dificuldades do início, sobretudo as financeiras, lembrei-me de um documentário que assisti sobre Gabriel Garcial Marques, há muitas semelhanças entre as trajetórias iniciais de ambos. Não gosto de spoiler em resenhas, portanto, paro por aqui recomendando que leiam.
"Long live the King".

peregrinaverso 03/01/2023

"Aprendemos mais lendo e escrevendo muito, e as lições...
...mais valiosas são aquelas que ensinamos a nós mesmos".

Acho que esse trecho resume bem o foco desse livro.

Sou formada em Letras e, durante a minha formação, li muita coisa de não ficção (meio óbvio) de grandes nomes da linguística, como Sassure, Skinner e Chomsky. Depois de formada, não li mais nada de não ficção sobre gramática e técnicas de escrita, mas resolvi dar uma chance a "Sobre a escrita" pois amo os poucos livros que li de Stephen King e acho que ele tem muita credibilidade para falar sobre escrever.

Bem, livro favoritado, com certeza!

É muito gostoso ler sobre algo que você gosta de alguém que você admira e que coloca muito humor e descontração nas páginas, deixando a leitura leve e muito proveitosa.

Aqui, Stephen mostra na prática como estruturar uma boa história, com bons personagem e com boa técnica.

Ele separa os ensinamentos em seu Currículo (como ele aprendeu a escrever), Caixa de Ferramentas (as técnicas necessárias para escrever) e Sobre a Escrita (prática e talento), e cada parte desse livro é um tesouro a ser descoberto.

Vou ser a chata aqui e afirmar que, se você quer ser escritor ou até mesmo já está seguindo sua carreira como escritor e ainda não leu esse livro, você está fazendo tudo errado. "Sobre a escrita" é leitura obrigatória para qualquer autor iniciante!

Mas, se você não tem a ambição de lançar um livro, essa leitura também é para você: aprenda um pouco sobre escrita criativa e você nunca mais vai perder tempo lendo algo de que não gosta.

Amei demais esse livro. Na verdade, acho que criei um laço de obsessão como ele.

Vai reverberar por muito tempo no meu coração.