On Writing

Stephen King

Resenhas - On Writing

Carol Martins 26/04/2024

Não ficção do Rei do Terror
Mais uma vez Stephen King consegue me impressionar. Nesta obra somos apresentados auma breve biografia do rei do terror, além de uma aula sobre escrita, com dicas sobre como criar personagens, diálogos, pano de fundo e muito mais. King também detalha um acidente grave que sofreu no fim da década de 90, além de trazer duas listas de indicações literárias. Nada é por acaso, nada é exagero, Stephen é extraordinário!

denise.peixoto 25/04/2024

Resga!
Aprendi mais com esse livro do que todos os cursos que fiz até agora (e não foram poucos). Esse cara merece todos os leitores e sucesso que tem.

Jeckel 25/04/2024

Sensacional!
Stephen King abriu meus olhos e fez eu me questionar sobre tantas coisas que eu já tinha certeza nesse mundo da escrita e, de repente, eu não sabia de nada. Virou meu mundo de cabeça pra baixo, com algumas dicas preciosas e perigosas de seguir kkkk além de ser um livro com vários ensinamentos super práticos, King faz isso de uma maneira extremamente divertida.

PITUCALELE 19/04/2024

Sobre a escrita
Absolutamente fantástico esse livro, a forma como ele escreve, como as ideias surgem, seus rituais, a paixão pela literatura e pela arte de contar histórias

Amon Roumillac 17/04/2024

Fascinante
Com uma linguagem divertida, King da um verdadeiro curso sobre a vida de escritor. Formação, rotina, expectativas e mercado de trabalho.

A primeira parte do livro fala sobre a juventude e a formação do autor. Talvez por ser meu primeiro livro dele (só o conhecia por filmes), essa parte não me prendeu muito. Mas também fala de ferramentas essenciais para o ofício de escritor.
A segunda parte é a mais empolgante para quem se interessa pelo tema. King aborda as facetas da arte de escrever de forma muito clara e objetiva. Nunca mais lerei qualquer livro da mesma forma.
Por fim um breve post scriptum sobre o período em que escreveu este livro e uma grande lista de livros que ele leu e influenciaram sua obra.

É um livro de cabeceira para escritores. Se um dia eu ousar escrever certamente o consultarei.

Patricia 08/04/2024

O que dizer?
Sendo do Stephen king, já diz o suficiente.
Ainda assim, eufemismo a parte, trás muita clareza sobre como ele pensa e o que sente sobre a escrita, além de sobre sua vida. Não sou fã de biografia no geral, mas me surpreendi com o quanto gostei desse livro e agora quero ler muito mais do autor.

Adriana791 07/04/2024

?Todo mundo tem uma história?
? a maior parte dela não é interessante.?

É um livro sobre escrever.

Não estou pensando em escrever, mas amo Stephen King e o livro tem uma base biográfica que agrada muito a fã que existe em mim.

Uma ressalva é que há alguns spoilers durante a narrativa pois King cita muitos de seus livros, mesmo tendo o cuidado de não contar os finais (mas quase contando).

Como já li vários dos livros citados, não me incomodei tanto. Mas é algo a avaliar antes de iniciar a leitura.

Acho que é um bom livro sobre escrita e é um excelente livro sobre Stephen King.

Ana Sofia 04/04/2024

A leitura travou na segunda parte do livro... Voltou a fluir no finalzinho! Ler o livro do mês do Clube do Livro tem dessas coisas! Acredito que por não ser o tipo de livro que me atrai!
Amon Roumillac 16/04/2024minha estante
Travou na melhor parte!

Nil 01/04/2024

Um livro maravilhoso
Para aquelas pessoas que desejam criar o hábito de escrever suas próprias histórias e /ou para os escritores que desejam criar histórias com uma estratégia diferenciada.

Sapphire.Moon 30/03/2024

Maravilhoso! Um gênio!
Sempre tive vontade de ler esse livro. Finalmente consegui, e foi em um bom momento, estou tentando melhorar a escrita e esse livro caiu como uma luva para mim. A primeira parte do livro é uma autobiografia do King, conta sua infância, como descobriu o amor pela escrita, o gosto por filmes de terror, as revistas de ficção científica que lia na época, as peripécias com o irmão, como conheceu a esposa e etc... Até o sucesso de Carrie, a estranha que o fez rico, e os outros livros de sucesso dele. Engraçado que pensamos que os gênios não tem tantos problemas, mas aqui ele mostra que teve muitos, incluindo as drogas e a bebedeira. A segunda parte conta sobre aspectos técnicos da escrita e meu amigo: é show de bola! Aspectos como ficar rebuscando o texto, usando palavras bonitas, advérbios essas coisas, ele é bem direto ao dizer: Corta tudo! Hahaha eu ri muito com esse livro e aprendi muito também, desde estruturar textos, ou como apresentar uma história que o leitor queira ler. Muito bom esse livro. É um daqueles que devemos voltar á ele de tempos em tempos.

Thawane Vic 28/03/2024

Vale muito a pena
O começo do livro não é um manual didático sobre como escrever (e talvez nem o restante seguinte), ele consiste muito mais em uma autobiografia. Algo para nos introduzir ao ponto inicial, desde as primeiras ideias e escritas de Stephen King à publicações, vícios, e claro, sobre a escrita.

A segunda parte, embora seja um amontoado, bem organizado, de como escrever do início ao fim. Eu não considero um material didático por ser algo tão íntimo, como estar conversando com o próprio Stephen e ouvi-lo dizer todas aquelas coisas. E, pelo menos para mim, foi uma experiência muito confortável e divertida.

O primeiro livro que li, assim como o primeiro publicado por ele, foi Carrie. Mas eu não me senti tão próxima do autor como nesse livro. E esse livro, que me fez ter vontade de olhar outros de seus trabalhos, como "O iluminando", "Misery" e "A dança da morte". Que são citados as vezes como exemplos de suas construções de personagens, vícios pessoais e bloqueio criativo.

AnxietyMe0 28/03/2024

Muito bom!
As vezes a gente escuta que precisa seguir mil regras para escrever, seguir estrutura de 3 atos, dialogo assim e assado e então vem um autor super bem sucedido que diz ?leia e escreva bastante e toma essas dicas aqui procê que vai da bom? e faz tudo se encaixar!

Esse livro aumentou minha confiança e vontade de escrever demais! Amei as dicas, adorei ter lido! Não vou me esquecer do que li e quero ler mais livros dele!

Ler sobre a vida dele também mexeu comigo. Parecia que eu sentia dor quando ele sentia e angustia e preocupação (que foram, bem, varias vezes?)

Acho realmente que ele seja um ótimo escritor porque eu só deslizei pelo texto ate o final (e provavelmente ele odiaria o realmente nessa frase kkkkkkk)

Luciano.Soares 22/03/2024

SK nos mostra de maneira simples como foi todo o processo para ele até ele chegar onde chegou.
Aliás, ele mostra isso de maneira simples e humilde. Não tem firulas nem mágica.
Para quem (assim como eu) pensa em se aventurar no mundo da escrita literária, este livro passa a ser imprescindível.

ArthurmalariA 20/03/2024

Sobre a Escrita é o quadragésimo terceiro livro (na verdade é o quadragésimo quarto se você contar Nightmares in the Sky, mas como se trata de um livro de fotografias e texto de apoio, pulei esse, mas a partir do próximo passo a colocar como parte da contagem) escrito por Stephen King, lançado em 2000, é seu terceiro livro de não ficção e trás aqui uma verdadeira AULA sobre a escrita (trocadilho não intencional).
Bem, Sobre a Escrita se tornou um de meus preferidos entre os livros que li do rei até o momento, se trata de uma breve narrativa biográfica do autor (que até o momento não possui uma auto biografia infelizmente), e trás de forma bastante inspirada as memórias de quando começou a escrever, sua insistência em não abandonar tudo por conta de negativas do mercado literário, e como um professor, pontua os elementos que acha muito importante na escrita, até propõe alguns exercícios ao longo do livro, e ensina um pouco sobre como funciona o mercado literário.
É IMPOSSÍVEL ler esse livro e não sentir um comichão de rascunhar algo... qualquer coisa, um conto, uma novelinha, qualquer coisa! A escrita de King é apaixonada, contagiante, me levou a refletir todas as influências da literatura em minha vida. Único ponto aqui é que o cara fala de cortes na revisão e sobre coisas que poderiam ficar de fora de um livro e logo na sequência escreve "O Apanhador de Sonhos" com suas mais de 600 páginas prolixas...
Enfim, mesmo sem ser um grande fã de livros não ficção, Sobre a Escrita com certeza figura entre meus dez livros preferidos! 10/10

Isabela.741 13/03/2024

Livro bom
Interessante biografia, leitura descontraída com histórias engraçadas da infância do escritor. O livro traz ensinamentos necessários e relevantes sobre a vida, para além da escrita, o autor nos ajuda a pensar sobre disciplina com a escrita e a importância da leitura. Gostei muito da teoria dele da ?porta fechada? sobre eliminar as distrações, fechar a porta e traçar uma a meta e ir até o fim, ele mostra que ter seu ambiente de leitura é fundamental. Achei muito bacana a história dele, inclusive me tocou o acidente que ele sofreu, quando foi atropelado, as dificuldades que ele passou na recuperação, mostrou muito a força dele de enfrentar, achei bacana o apoio da mulher dele em várias fases da vida dele, acredito que isso fortaleceu ainda mais ele seguir em frente. O acidente também mostrou a sua paixão por escrever, a vontade que ele sentia para voltar a escrever, toda a força que ele buscou com o propósito de terminar escrever os livros que já tinha iniciado, ele enfrentou muitas barreiras e perseverou até o fim, não desistiu e conseguiu alcançar resultados extraordinários com muitos livros publicados! A relação dele com a mãe também eu achei bacana, ela incentivar e apoiar ele. Stephen tem um humor descontraído que me agradou porém achei que estendeu muito nas histórias e acabei achando cansativo alguns momentos, ele exemplifica muito com narração, textos, comparando escritores, ele busca estimular nossa imaginação até entendo, é o propósito dele, mas achei um pouco cansativo, poderia ter sido mais objetivo em algumas partes. Tirando isso, eu gostei do livro! Me deu mais motivação para ler e escrever. Dá pra sentir a paixão que ele tem em escrever, consegue prender nossa atenção e nos cativar. Um dos conselhos que gostei muito foi de levar a escrita e leitura a sério, com afinco, para poder desenvolver a habilidade e se tornar um escritor de valor.