Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Bia 16/01/2022

Genial, como só o King saberia ser
Depois de acabar com quase todos os meus post-its de marcação nessa leitura, posso dizer que saio transformada, motivada e inspirada a escrever mais e melhor. Esse foi um dos melhores presentes que já ganhei e, o privilégio de acompanhar o funcionamento criativo de uma das mentes mais brilhantes do mundo da escrita, com certeza foi outro grande presente. Que processo delicioso!

Lucimaura.0 14/01/2022

É uma biografia
Foi primeira vez que li um livro do Stephen King. Optei por essa não-ficção por ter muita curiosidade pelo escritor. Sempre quis saber os motivos que levaram ele a escrever sobre o que escreve (apesar de eu nunca ter lido, mas conheço a fama). O poder dos livros na vida dele, a força da escrita para ele lidar com o dia a dia vai além do escritor que se tornou. É uma ligação forte. O que é bem estimulante para quem está lendo os relatos. Em formato de conversa informal ele fala da sua vida, da sua carreira e da escrita. Como disse, a ligação dele com o trabalho é algo surreal, não tem como escrever em livros. Já que não tem como explicar. Depois que li, apenas quero devorar todos os livros mencionados, mas antes preciso aumentar a minha dose de coragem.

Adda 12/01/2022

TODO escritor precisa ler
Uma das melhores leituras da minha vida inteira, parece que gosto de não-ficção do Stephen também, e não só dos livros de terror impecáveis que ele escreve.

Eu recomendo esse livro para todos aqueles que levam a escrita a sério. É objetivo, é cheio, e é necessário. Todos os escritores têm algo em comum, e você vai encontrar algo que você precisa nesse livro. Uau, quase não tenho palavras pra esse livro, só meus parabéns. Gostaria de ser como o Stephen em termos de escrita, e espero chegar lá um dia :)

Camila.Estrela 12/01/2022

Uma aula ministrada por um verdadeiro Mestre
Não é de hoje que todos conhecemos as habilidades de King, os inúmeros romances publicados com imensa qualidade falam por si. Nesta obra, Stephen ensina técnicas, dicas e conselhos sobre uma boa escrita. Usando uma abordagem que foca em não encher páginas com baboseiras desnecessárias, ele mostra o processo da escrita criativa de forma simples de se entender. É fluído, leve e viciante, sinto-me como se tivesse sentada em um auditório e assistido uma aula ministrada por ele.Simplesmente apaixonante!

Crystalycl 09/01/2022

Amei
Ler sobre a paixão de Stephen King pela escrita foi uma experiência incrível.

Adorei conhecer melhor a trajetória do Mestre e aprender um pouco sobre a escrita.
??

Eduardo Mendes 09/01/2022

Ler este livro é mais ou menos como sentar numa mesa de bar com King
Stephen King é um dos responsáveis pela minha formação como leitor. Alguns de seus livros como “A Incendiária”, “O Cemitério”, “Zona Morta”, “Louca Obsessão” e “A Espera de um Milagre" foram parte da minha adolescência e me fizeram gostar de ler e ter aquela sensação boa de embarcar num mundo novo e inexplorado, me fazendo esquecer da realidade por algumas horas.

Não sei se funciona com todo mundo, mas a forma de escrever de Stephen King sempre me prende às suas histórias em pouquíssimo tempo. Por isso, mais de 20 anos depois resolvi revisitar o autor e pegar algumas dicas com o ótimo “Sobre A Escrita''.

Ler este livro é mais ou menos como sentar numa mesa de bar e ouvir King contando sobre sua juventude e seus primeiros passos como escritor, o tom é leve e a leitura é muito agradável. Ele tem esse poder de soar muito próximo ao leitor.

“Sobre a Escrita”é dividido em três partes. Na primeira, que o autor chama de Currículo, King nos conta fatos de sua vida que possam ter influenciado sua carreira, desde a sua infância até a faculdade. São casos pessoais que mostram sua formação como escritor.

A segunda parte do livro é voltada pra técnica de criação, e tinha tudo pra deixar um leitor que não tem interesse em escrever bastante entediado. King abre sua caixa de ferramentas e mostra seus métodos de criação de personagens, construção de diálogos e dá dicas valiosas de uma forma tão honesta e simples que qualquer pessoa se vê completamente envolvida com o texto. Até quem nunca escreveu fica com vontade de pegar um caderno e por pra fora seus pensamentos.

A última parte é a mais pessoal. King conta sobre um acidente quase fatal que sofreu enquanto escrevia este livro. Ele foi atropelado e passou por maus bocados nos meses seguintes.

De forma geral Sobre a Escrita é bem divertido, e além das dicas pra aspirantes a escritores, mostra um lado do autor que geralmente não é visto por seus leitores. King fala com sinceridade sobre sua vida, seus problemas com drogas e também da ótima relação com sua esposa. Indicado a qualquer um goste de seus livros.

site: https://jornadaliteraria.com.br/sobre-a-escrita/

Jarbas15 09/01/2022

Autobiografia
O livro é mais uma autobiografia do que uma especie de ajuda a escritores, conta bastante sobre sua infância e adolescencia e como foi sua vida adulta dividida com a escrita. Deu algumas dicas valiosas sim, porém, que poderia ser resumidas em 10 paginas.
mauricio 09/01/2022minha estante
nossa ia comprar pra minha amg que tá querendo ser escritora

Rute31 07/01/2022

Sobre a escrita
Que livro gostoso! Com uma narrativa bem envolvente, King conta suas memórias e dá uma aula de escrita. Os insights que tirei desse livro foram extremamente preciosos.

dri 01/01/2022

primeiro do ano
tá na cara do que o livro se trata, é uma obra perfeita para quem gosta de escrever e quer saber mais como grandes escritores pensam quando fazem suas histórias. É um excelente tipo de aprendizagem, parece que Stephen está do seu lado te dizendo como deixar sua história apresentável. Adorei muito, não é um livro tão sério quanto parece, Stephen sempre faz algumas piadas e eu ri bastante.

Paloma.Rocha 30/12/2021

Para escritores
Este livro é muito bom, mas não li no momento certo. É um livro que ainda vou pegar e ler de novo, por gostar muito de escrever. Mas como nao pretendo escrever nada agora, deveria ter segurado ele um pouco mais

Stefânea 30/12/2021

?Escrevo porque é algo que me completa.?
(Stephen King, Sobre a escrita)

Terminar esse livro hoje, no meio do horário de trabalho, é muito simbólico para mim.

A junção curiosa de duas coisas que sempre fiz e sempre farei.

Grande parte desse livro foi apenas divertimento para mim, já que não escrevo ficção. Mas há certa graça nele.

É impossível sair desse livro sem querer se arriscar a criar uma história. Eu saí dele decidida a rabiscar pelo menos umas linhas.

Costumo me perguntar o motivo de gostar tanto do que faço... não é ficção, não são histórias envolventes de batalhas sangrentas... Por que eu gosto?

Depois dessa leitura, me parece simples ????? Amo meu trabalho pois escrever faz parte de mim.

Se eu leio bem? Só deus sabe... Se eu escrevo bem? Espero um dia descobrir.

O que tenho certeza é que leio, logo escrevo. Tenho o que compartilhar, logo, abro a boca e jogo fora.

Independente do que acontecer, continuarei escrevendo aqui e ali. Pois é isso que me torna única.

Eduardo.Arruda 30/12/2021

Quer ser escritor? Então leia muito e escreva muito!
Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção. Em "Sobre a Escrita", King fala das etapas para a formação de um escritor, apresentando textos seus e de outros autores, como exemplo. Além das excelentes "dicas", King fala da infância e de situações que contribuíram para a sua formação, como escritor de sucesso. Outro momento interessante, é quando conta do atropelamento quase fatal, que sofreu no fim dos anos 90.

Thiago.Moretti 26/12/2021

On Writing do mestre Stephen King em inglês, ele aborda o processo de escrever e se tornar um autor usando sua história como referência. Para nós que escrevemos em português existe um capítulo que talvez seja meio chato onde ele aborda as propriedades Da língua inglesa. No entanto o restante do seu conteúdo é leve e engraçado. Aprendi muito com o livro e indico para quem gosta de escrever.

Jorge.Hermany 21/12/2021

Perfeito
Sim, esse livro vai se configurar como um dos melhores que já li! É incrível como o King consegue descrever tão bem sua arte e ao mesmo tempo nos da uma forcinha na escrita, e vale pontuar também essa sensacional forma de envolver e passar todo o sabor da leitura não se faz apenas na ficção, ele mostra bem como é capaz de percorrer outros gêneros como o da não-ficção expresso nesse livro. Perfeito!

Gabi 20/12/2021

Não sou muito fã de livros de não ficção, no começo este livro estava bem chato, mas logo melhorou, um ótimo livro para quem gosta de Stephen King e gosta de ler/escrever.