Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Ingrid Lima 16/05/2021

A face humana do rei
"Sobre a escrita" é uma biografia cheia de perseverança, humor e amor a escrita.

E Stephen King é um sobrevivente que compartilha sua experiência com jovens leitores e escritores.

Uma obra que deixa saudade e encanta.

Fabio.Chagas 11/07/2021

Na Minha opinião ..Brilhante ?
Quem gosta de escrever e sonha em ser escritor sempre se perguntou: e aquele escritor famoso que admiro, como será que ele conseguiu? Qual é a fórmula dele para escrever tão bem?

Stephen King tenta solucionar essas e outras dúvidas no livro ?Sobre a Escrita?. Tenta porque na verdade não existe uma fórmula mágica e sim prática, muita prática e claro, muita leitura (se você é daqueles que pensa que pra escrever não é necessário ler, está muito enganado!).

O livro é dividido em 3 partes. Na primeira, o que King chama de Currículo ele conta fatos de sua vida que possam ter influenciado em sua carreira como escritor, acontecimentos que o levaram a trabalhar com a escrita. Desde sua infância até a faculdade King conta vários casos pessoais deveras interessantes que nos mostram sua formação como escritor.

A segunda e maior parte é com relação a escrita. Ele fala de praticamente tudo de forma rápida e sucinta. As ferramentas necessárias para a escrita, como a gramática, por exemplo, que você pode adquirir lendo bastante. Criação de diálogos, personagens e até seus próprios métodos para escrever, King explica tudo de forma divertida. Não se desespere pensando que é um livro didático, é algo muito fácil e rápido de ler.

A terceira parte conta mais de sua vida pessoal, especificamente do famoso acidente que quase levou a vida do escritor. Tanto para quem é fã e tanto para quem ainda não é, essa é uma narrativa bem interessante. Já sabia desse acidente (King faz relação a ele diversas vezes em outros livros), mas não sabia detalhes e aqui eles são narrados já que o atropelamento aconteceu no período em que King escrevia Sobre a Escrita.

É claro que todas as dicas e ensinamentos que King passa dependem muito de cada pessoa, de cada escritor. Ele mesmo alerta sobre isso: não existe um livro de regras para quem quer se tornar escritor. Você pode tentar do jeito dele, mas se não der certo não significa que já pode desistir, cada escritor escreve de uma maneira e de uma forma muito pessoal.

?A ESCRITA NÃO É PRA FAZER DINHEIRO, FICAR FAMOSO, TRANSAR OU FAZER AMIGOS. NO FIM DAS CONTAS, A ESCRITA É PARA ENRIQUECER A VIDA DAQUELES QUE LEEM SEU TRABALHO, E TAMBÉM PARA ENRIQUECER SUA VIDA. A ESCRITA SERVE PARA DESPERTAR, MELHORAR E SUPERAR. PARA FICAR FELIZ, OK? FICAR FELIZ.? ? PÁG. 229

Nas últimas páginas King faz uma lista dos melhores livros que leu durante os últimos anos (lembrando que o livro foi publicado lá fora em 2000). Dentre os que citou estão alguns bem famosos como Harry Potter, O Homem que não Amava as Mulheres, O Senhor das Moscas, etc.

Se você tem o sonho de se tornar escritor, leia Sobre a Escrita. Se já escreve, leia também! Só vai ter a acrescentar.?

Dante 17/07/2020

Sobre a escrita - Mestre King
A leitura ficou com este maravilhoso livro. Diretamente do Mestre King. Na verdade, foi uma releitura. Quando se é um aspirante, ler um dos melhores é importante.

Neste livro Stephen King, apresenta sua biografia e valiosas lições. Mais uma vez, rendeu muitas risadas e aprendizagem. King, é um tipo de pessoa que não conhece o significado de desistir, ele ri disso. Durante o livro ele mostra como sua esposa é importante na sua carreira e vida. Foi graças a ela que Carrie - A Estranha viu a luz do mundo. Uma verdadeira aula. Algumas lições. Seja direto. Reescrita é fundamental. Metáforas simples e certeira. Palavrões, as vezes são necessários. Personagens mais reais, falam merda. Encontre seu leitor ideal. A última parte do livro se torna angustiante, pertence ao terrível acidente, quase ceifa sua vida. E por fim, ele ensina como realizar um polimento no seu trabalho. Todas as lições do mestre King são exemplificadas através de suas próprias obras.

Fala do currículo de um autor que praticamente o mundo inteiro conhece não é necessário. Só digo algo, todos devem ler este livro. Como todo livro faz, muda sua vida.

Tainara.Carvalho 14/09/2021

Muito interessante
Eu achei a primeira parte do livro, onde Stephen King se dedica a falar sobre a sua infância e suas experiências pessoais, a mais divertida do livro, mas as outras também possuem as piadinhas do King. Não sou uma pessoa interessada em escrever ficção, por isso acho que a leitura não foi tão gostosa quanto seria se eu estivesse lendo um livro ficcional do mesmo autor. Apesar dessa questão, é muito interessante conhecer um pouco o processo de escrita desenvolvido por King, um dos autores de maior sucesso da atualidade. Vale a pena ler, tanto se você for um interessado na arte de escrever histórias ou se você quer saber como funciona o trabalho do Stephen King

Adriana 02/04/2021

Leitura Obrigatória para Escritores Iniciantes
Sobre a Escrita foi escrito por Stephen King durante o período em que este se recuperava do acidente que quase o matou. É sua primeira obra de não-ficção. É uma obra que mistura biografia e conselhos práticos para aqueles que querem iniciar sua carreira como escritor.

Nos primeiros capítulos, o autor conta sua infância, seu interesse por literatura, sua relação como a família e toda sua trajetória até se tornar um escritor bem sucedido. Sua história é um exemplo para aqueles que só fazem reclamar que são rejeitados e não têm oportunidades. Stephen King também recebeu muitos "nãos", rejeição é comum, aceitação é exceção. E são aceitos aqueles que persistem.

A segunda parte do livro é ainda mais interessante, nela, o escritor dar conselhos de como escolher as editoras para enviar seu projeto, como apresentá-lo e o mais importante como começar a escrever. São conselhos que libertam o escritor que há dentro do leitor. Depois de ler essa obra, surge vontade de escrever, colocar seus pensamentos, seu mundo imaginado, seus personagens num papel sem medo de ser julgado.

Ao final do livro, Stephen King relata o acidente que quase ceifou sua vida e como escrever ajudou na recuperação.

A leitura é muito fluida e de fácil entendimento, excelente para aqueles querem comerçar a escrever, mas têm receio de não usar as palavaras corretas, correção gramatical e recepção do livro.

Jéssica 24/10/2020

A obra Sobre a Escrita de Stephen King grande escritor na área de histórias de ficção que ganhou leitores pelo mundo a fora e as telas de cinema com suas histórias transformadas em filmes renomados. Stephen mostra nessa obra como ele entende o processo de escrever um livro. Contando sobre o seu processo de escritor, o que aprendeu no decorrer de sua vida, ele compartilha de uma maneira agradável de ler. Fornece exemplos sobre seus livros como também cita outros autores que já leu. Faz comparações, explica desde orações, advérbios, verbos, até como publicar o que você escreveu. É uma leitura muito agradável e em muitos momentos ele deixa até muito engraçada com diversões comentários da sua vida pessoal e histórias que viveu. Nós dois últimos capítulos ele deixa diversas dicas de livros que ele leu que podem ser de um conhecimento enriquecedor ou no mínimo vai se divertir. Enfim, é isso.

OgaiT 19/05/2020

A escrita para iniciantes
Nunca li nada do King, apenas havia assistido os filmes baseados em sua obra. Fui arrebatado por esse livro. Temos aqui, além de um guia para aspirantes a escritores, uma breve biografia do Stephen, mas nunca o escritor deixa de lado o objetivo de sua obra: a escrita.
O livro possui uma linguagem muito acessível à compreensão, diferente da grande maioria dos guias, além disso, ele foi dividido em 4 partes, currículo, caixa de ferramentas, sobre a escrita e sobre a vida: Um postscriptum.
Logo nas primeiras páginas o autor afirma de maneira enfática e direta:
"Vamos deixar uma coisa bem clara agora, pode ser? Não existe um depósito de Ideias, uma Central de Histórias nem uma ilha de Best-Sellers Enterrados; as ideias para boas histórias parecem vir, quase literalmente, de lugar nenhum, navegando até você direto do vazio do céu: duas ideias que, até então, não tinham qualquer relação, se juntam e viram algo novo sob o sol. Seu trabalho não é encontrar essas ideias, mas reconhecê-las quando aparecem." (p. 36).
A minha parte favorita foi a terceira: sobre a escrita, é aqui que o autor vai encorajar os escritores iniciantes a fazerem 1000 palavras por dia, a ler os péssimos escritores, a dar um tempo antes da revisão do seu livro, a ter um Leitor Ideal, entre outras. A Caixa de ferramentas tem um dica muito legal: "o advérbio não é seu amigo" (p. 110).

Becky 16/04/2020

Não sou grande fã de Stephen King, mas seus sucesso e reconhecimento são inegáveis. Então, por que não aproveitar a oportunidade de entender o processo e receber dicas de alguém como ele? Pois bem, esse pensamento me trouxe alguns momentos de irritação, mas também conselhos valiosos.
Stephen diz, no início do livro, que pretendia ir direto ao ponto, não enrolar, entregar o que queria e cair fora. Exceto que não é o que ele faz. Bem, mais ou menos. Primeiro, ele nos leva a saber sobre a vida dele, relaciona suas experiências com as habilidades necessárias para um bom escritor. Os fãs certamente terão um bom momento. Mas se você, como eu, deseja um livro técnico, e não uma auto-biografia, pode ser bem maçante, pois certos detalhes ainda não sei porque estavam ali.
No entanto, ao final das contas, quando as dicas são filtradas, você tem um conteúdo poderoso. Não diria que são coisas mirabolantes. Na verdade, são bem simples e algumas delas percebi que já aplicava de forma intuitiva ao criticar os livros que leio. Ainda assim, poder ter essas informações sintetizadas é algo valioso. Se você tiver um pouco de paciência para passar pela vida do autor, certamente valerá a pena ler o livro.

elle carmo 02/08/2020

um turbilhão de sensações
Apesar de já ter ouvido falar muito dele e das suas obras, esse foi meu primeiro contato com o stephen.

A primeira parte conta sobre a vida particular dele e sua trajetória como escritor, que é bem extensa e pode não interessar quem está apenas procurando por técnica de escrita, sem paciência pra autobiografia.

Mas é exatamente nesse começo onde stephen mostra sua mágica. Senti tanta coisa com suas histórias, tive nojo, compaixão, raiva, ataques de riso, chorei, fiquei surpreendida, chocada, entediado, agoniada. Ah, e é claro, me apaixonei pela tabitha, a esposa, mas também, do jeito que ele fala dela...

A segunda parte chega as tão esperadas dicas, que são dadas de forma bem didática, aliás, já estou me valendo de boa parte delas, o que tem me feito evoluir constantemente.

E como um bom autor de terror/suspense, king deixa a melhor parte pro final, fazendo tudo ficar mais interessante.

Essa obra tem me servido como livro de estudo e recomendo pra quem já gosta das outras publicações do autor, e quem se interessa por escrita.

GreiceG 09/09/2020

Sobre a escrita
Fantástico ler sobre o processo criativo, as memórias e como escrever, tudo pelo talento do autor. Não sou escritora, mas Stephen King escreve sobre a escrita com tanto amor, que me fez pensar sobre o assunto. Me diverti muito com seus exemplos e adorei saber como nasceram alguns de seus enredos e personagens. Um ótimo exemplo de que quando fazemos o que amamos, não é trabalho, é tão vital quanto respirar. Inspirador, certeza que lerei mais vezes.

Vanessa Amaral 06/11/2020

Ótimo para escritores. Condensa ótimas dicas de escrita. E mostra como é o fluxo de escrita do King.

joana 06/07/2022

já sou uma escritora?
Não lembro se esse foi o primeiro ou segundo livro que li sobre técnicas de escritas, mas foi o primeiro que li de stephen king.
De todos os cursos que fiz sobre escrita, NENHUM chega aos pés desse livro.
Ele conseguiu passar por todos os tópicos mais importantes sobre a produção de maneira tão leve e profunda que chega a ser inacreditável.
O MELHOR!

Saldanha 08/01/2023

Que obra sensacional
É bizarro o quanto ele fez tudo que propôs nesse livro e mesmo sendo um material curto, resumir tão bem pontos tão importantes.

Patricia 29/03/2021

A paixão pelo ofício da escrita
'Sobre a Escrita' de Stephen King é um sopro de inspiração. De forma muito amistosa ele diz (sem precisar dizer): "Termina de ler isso aqui e vai lá escrever o seu próprio livro!". O autor não romantiza o ato da escrita. Ele esclarece que é um trabalho árduo, contínuo, diário, mas se feito com dedicação e amor, tudo flui, tudo "acontece".