Sobre a escrita

Sobre a escrita Stephen King
Stephen King
Stephen King




Resenhas - On Writing


640 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Anderson 03/10/2015

Uma sugestão:
leia este livro não só porque você quer ser escritor, ou porque quer saber como SK se tornou escritor, mas também para se tornar um leitor melhor.

Abs,
comentários(0)comente



Lu Tibiriçá 24/07/2021

Reaprender a escrever
Um livro sobre "escrever" tem tudo para não ser lá muito interessante. Mas com as letras de Stephen King tudo muda. Tudo! O texto te envolve enquanto ensina. Não são truques. São técnicas simples e úteis para qualquer tipo de texto. Nunca mais verei um advérbio da mesma forma. Kkkk.
comentários(0)comente



Ivan Ferraz 24/09/2021

Ótima Leitura
Stephen King transforma a leitura em um verdadeiro bate papo, daqueles que muitas vezes ficamos só apreciando e esperando as oportunidades para inunda-lo de perguntas.
O que, de forma muito bem feita, ele apresenta as respostas, sem ao mesmo ouvir as perguntas.
Um ótimo bate papo para abrir a mente e estimular, iniciantes como eu, a colocar as ideias no papel e como ele mesmo diz, escrever uma palavra de cada vez.
comentários(0)comente



Eduardo Rockwell 24/06/2022

OBRIGATÓRIO A TODO ESCRITOR, INICIANTE OU DE LONGA DATA...
Antes de tudo gostaria de destacar que esse é meu livro favorito do Stephen King.




Meu primeiro contato com o autor foi em "O Cemitério", que se tornou um dos meus livros favoritos.

Depois me aventurei em "Sob A Redoma". Amei? Muito! Embora eu tenha minhas ressalvas sobre o final, que amargou toda a história e minha nota. Mas eu diria que é um dos meus livros favoritos da vida também.

Logo em seguida li "Joyland"... um livro chato e vazio (*descobri o porque lendo este livro que vós resenho, em breve falo mais sobre essa descoberta). Muito ruim, me deixou de ressaca umas 3 semanas.

Após um tempo, decidi encarar o calhamaço "IT - A Coisa" e... ABANDONEI. O motivo tem uma extensa lista de motivos, que deixarei para uma resenha futura quando eu desencalhá-lo da estante novamente, mas resumidamente o principal motivo se chama PROLIXISMO, além de sofrer do mesmo problema que descobri assombrar o Joyland.

Eis que agora pus as mãos nessa obra-prima, e digo, é o meu King favorito.





O livro é dividido em 4 partes.





Na 1ª ele vai falar um pouco sobre sua "formação" como escritor, uma mini biografia com fatos aleatórios e por vezes muito engraçados sobre sua vida.

Se você é escritor vai se indentificar MUITO, e até se sentir inspirado e orgulhoso em diversos momentos.

Eu diria que para o leitor comum, ou seja, que não tem pretensão alguma de seguir o ofício da escrita, essa e a quarta parte serão as únicas que despertarão interessante no livro.

Digo isso porque se você for analisar as resenhas do Skoob, as notas medianas e baixas são dadas com a desculpa de que da metade do livro pro final ele fica "chato", "desinteressante", etc...

Mas é que da metade do livro em diante (na verdade um pouco antes da metade), quando começa a 2ª parte, o livro é literalmente uma AULA SOBRE A ESCRITA, com diversos ensinamentos, insights e exemplos. Então se você realmente não se interessa pela ESCRITA, não vai conseguir enxergar utilidade no que está lendo.

Inclusive, a 1ª parte termina de forma tão emocionante... Quando ele consegue publicar Carrie é um dos melhores momentos do livro.






Logo após, chegamos então a 2ª parte...

Senta, pega uma xícara de chá (no meu caso foi o chá que mais amo, limão com gengibre e mel), post Its, marcadores, e boa leitura!

Eu nunca usei nada para marcar meus livros, achava de mau gosto, sentia até uma pontada no coração só de ver, mas quando comecei a ler sobre Escrita Criativa não tive pra onde correr...

Então aqui vai uma dica:

Seja um livro de ficção, de auto ajuda (principalmente) ou qualquer outro, se você quer manter aquilo que acabou de aprender na sua cabeça, pegue seus marcadores e post its e marque tudo o que for importante agora! Porque quando você precisar recapitular algo, será muito mais fácil localizar, e depois de um tempo aquelas marcações vão servir como consulta facilitada.

Sempre que você pegar o livro e quiser dar aquela revisada básica total ou apenas dar uma olhada num tópico específico, o mais importante já vai estar lá destacado!

A 2ª parte e a 3ª são uma só, se dividem apenas pela forma que o Stephen decidiu separar uns tópicos específicos.

"Caixa de Ferramentas"
&
"Sobre A Escrita"

Nesses tópicos ele vai abordar os seguintes assuntos:

-A Palavra Certa
-Evite A Voz Passiva
-Evite Advérbios
-O Melhor Verbo É Dizer
-Parágrafos
-Aprender Com O Que Se Lê
-Escrever Regularmente
-Metas E Espaço De Trabalho
-Escrever É Contar A Verdade
-Diálogos
-Personagens
-Descrição
-Metáfora
-Simbolismo
-Tema
-Revisão
-Ritmo
-Pano De Fundo
-Pesquisa

Entre outras coisas...

Ao fim da leitura o corte das páginas ficou colorido de tantos Post Its! Kkkkkk Eu aprendi tanto! E o melhor de tudo, em nenhum momento eu quis parar de ler ou achei a leitura chata, parada ou prolixa, como aconteceu em outros livros dele, esse daqui me deixou fissurado!

Porém eu descobri algo TERRÍVEL na técnica de escrita do King que me deixou meia hora gritando sozinho: "AGORA EU ENTENDI TUDO!"

ELE ODEIA PLANEJAMENTO!

Ele simplesmente não planeja nada durante a criação de seus livros! Ele apenas se agarra a uma ideia e vai desenvolvendo ela enquanto escreve, como se dissecasse um fóssil recém descoberto (ele usa esse exemplo), e isso explica o porque de muito de seus livros não chegarem a lugar nenhum por umas boas páginas! Ele mesmo confessa diversas vezes que já se perdeu no meio de uma história, sem saber pra onde ir, isso aconteceu principalmente no maior calhamaço dele, "A Dança Da Morte".

Isso também explica o porque de a maioria do final de seus livros não agradar tanto! Ele simplesmente não planeja, não pensa nisso, se deixa ser guiado pelo que vem na cabeça no momento.

Será que foi assim que ele finalizou "Sob A Redoma"? Que tem o pior final possível pra um livro tão bom?

Sem dúvidas foi com essa técnica que ele escreveu JOYLAND! Um livro sem rumo algum! Dá pra ver que o King estava mais perdido que cego em tiroteio, ele teve tantas oportunidades de salvar esse livro, cada enredo maravilhoso que ele simplesmente ignorou e jogou no lixo!
Ele desenvolveu TANTO o personagem, TANTO o pano de fundo, TANTO várias amenidades que se esqueceu da HISTÓRIA! E esse é um de seus maiores e melhores conselhos no livro, "Não se esqueça que o pano de fundo é apenas isso, o fundo, e que o mais importante é a história". Pois ele se esqueceu...

Esse conselho dele, de não planejar o enredo, eu ignorei. Sempre tive essa bronca com ele de as vezes ler, ler e ler e não chegar a lugar nenhum, ou então dar apenas 2 passos adiante ao invés de 10 ou mais!

Se você é escritor e chegou até esse ponto da minha resenha, me escute, PLANEJE SEUS ENREDOS, não se deixe ser guiado "pela arte inspiracional do universo", não é bem assim, os leitores agradecem!

Sem falar que quando você planeja fica mais fácil escrever, mais facil ligar o ponto A ao ponto B, mais fácil manipular certos sentimentos de um personagem por saber o que está prestes a acontecer...

E não é preciso planejar CADA DETALHE MINUCIOSAMENTE, só os fatos mais importantes ou então coisas importantes que devem acontecer na história, isso não te tira o livre arbítrio de adicionar outros enredos na trama que não foram planejados no decorrer da escrita, você é livre, pode alterar tudo a qualquer mudança significativa que deixe sua história mais interessante, mas saiba aonde quer chegar!






Por fim temos a 4ª parte.

Aqui o Stephen vai relatar o acidente que sofreu durante a escrita desse livro e que quase tirou sua vida, é um relato bônus logo após o fim do real propósito do livro.

Como eu disse, essa parte e a primeira devem agradar muito ao leitor comum, já que aqui também não temos o ofício da escrita sendo ensinado.

Ao fim, temos também uma lista enorme de livros recomendados pelo King, que lhe acrescentaram algo de certa forma.






É isso, um livro MUITO BOM, um investimento maravilhoso e que valeu cada centavo parcelado do cartão! Kkkkkk

Se você é escritor ou um aspirante, esse livro é INDISPENSÁVEL! APROVEITE!
Tammy 01/07/2022minha estante
Amei muito essa resenha, vou até ler essa pérola que já esta na minha biblioteca. Resenha Ótima, parabéns!!!!


Eduardo Rockwell 01/07/2022minha estante
Muito obrigado! ??? Uma pérola mesmo! Se me permite uma outra dica, recomendo que leia um livro de contos da Lygia Fagundes Telles! Tem me ajudado muito, a forma como ela usa o português ao seu favor é algo lindo de se ver! E de aprender também rsrsrs já que uma das dicas do King é essa, aprenda com o que lê...
(Sem falar que é minha autora favorita kkkkk sou suspeito ao indicar, mas não irá se arrepender ??)


leleceolins 23/01/2023minha estante
amassou nessa resenha


Eduardo Rockwell 24/01/2023minha estante
Obrigada! Ksksks




gabisneubert 17/01/2023

Ler esse livro foi como conversar com um velho amigo
Eu precisava muito dessa leitura. Conversou direitinho com o momento que estou vivendo.
Não sei se as dicas do King vão servir para todos (acho que não, algumas nem serviram pra mim), mas com certeza vale a pena saber sobre elas.
Além de falar sobre várias questões importantes sobre a vida de um escritor, o King faz algo sensacional e que me ajudou muito: ele te AUTORIZA a ser um escritor. Talvez muitas pessoas não precisem disso e já se sintam confortáveis com esse título, mas não era o meu caso.
A verdade é que se o Stephen King disse que eu POSSO SIM ser escritora, todos os meus problemas com autossabotagem e síndrome de impostora podem ir pro ralo.
Obrigada, King.
comentários(0)comente



Fer 12/04/2020

Maravilhoso
Já li vários livros do King, mas nunca uma "autobiografia" por assim dizer.
Nesse livro ele ensina a como escrever, da dicas e óbvio, também conta um pouco da vida dele.
Do começo de carreira, familia, drogas e o acidente que quase o matou.
É lindo o jeito q ele fala da esposa e dos filhos.
Recomendadissimo.
comentários(0)comente



Fernanda 27/06/2020

Com certeza um livro ótimo tanto para escritores quanto para fãs do SK
comentários(0)comente



maribineza 25/12/2020

Como conversar com um amigo.
O jeito de King com as palavras é fascinante. Não só dá uma baita aula sobre a escrita em si, contando sua história com ela e incentivando os escritores iniciantes; como o faz com a leveza de estarmos conversando com um velho conhecido, tomando um café no fim da tarde, dando boas risadas e anotando grandes lições.
Meu exemplar está todinho marcado, e estará na minha cabeceira por tempo indeterminado.
comentários(0)comente



Becs 22/04/2022

tem tanta coisa importante nesse livro que eu nem sei como transmitir isso aqui.
primeiro de tudo, eu amo o Stephen King. meu deus, o cara foi uma inspiração na escrita desde o primeiro livro dele que eu li. fera demais. acho que o sucesso dele fala por si só.
mesmo não sendo um livro de ficção ele me prendeu como se fosse. você conhece um pouco do passado dele e um acidente bem barril que aconteceu durante o andamento do livro. chorei inclusive com uma fala que honra tudo que ele conta sobre a esposa. é bonito de ler como ele valoriza e cuida de quem escolheu dividir a vida.
ele dá dicas muito boas sobre como começar e seguir sua própria história, quais são os pontos mais importantes de uma narrativa e etc.
duas coisas me chamaram mais atenção nesse livro. a primeira foi quando ele falou sobre os personagens, como se eles existissem num lugar e se apresentassem para o escritor que vai contar aquela história. eu me identifiquei muito e isso me deu borboletas no estômago. uma das coisas que eu sou apaixonada no King é como ele consegue transparecer realidade com os livros dele, e é justamente porque os personagens dele são muito profundos e dimensionais, como se realmente existissem e tivessem vivendo aquilo ali e o King fosse só o contador. talvez ele se enxergue um pouco assim e é uma coisa foda pra [*****]. essa é uma meta minha, escrever personagens reais que revelam os acontecimentos das suas vidas para mim (que espero ser capaz de escrever).
a segunda coisa, e a mais importante, foi a sensação de ?tudo bem, ninguém faz perfeito da primeira vez? que ele passou. eu admiro muito a escrita do King, me inspiro e me espelho nele e espero algum dia chegar a seguir seus passos. mas eu sou muito exigente com minha escrita e acabo me bloqueando e me limitando por causa disso. nesse livro o King mostra que nem ele, um autor tão consagrado, faz um livro de primeira. existe uma segunda versão, uma edição, coleta da opinião de pessoas próximas e confiáveis, etc. acho que isso me fez relaxar um pouco e acreditar que é possível seguir em frente com minhas histórias. finalmente sinto que estou pronta para me dedicar a isso e me permitir voar.
obrigada, King. obrigada infinitamente. suas palavras são raios de luz brilhando na escuridão.
comentários(0)comente



Karina Paidosz 28/05/2023

Após ler it, ao qual dei ????? pois é uma obra incrível, os demais de King comecei a dar notas menores não por o livro não merecer, mas pq achei que se o que mais gostei dei 5, os demais não deveriam levar, porém, retomei minha estratégia:
Cada livro é único e merece ser avaliado por si só.

Sobre a escrita é um livro totalmente diferente do que já vinha acostumada a ler de King, dei boas gargalhadas com a sua história e trajetória como escritor.

Não saí daqui querendo virar escritora, apenas mais encantada com o dom que os escritores têm de nos fazer felizes e nos trazem como facinio e prazer de nos deleitar em momentos só nossos com nossos livros.

Vida longa ao mestre.

?
comentários(0)comente



Ingrid Lima 16/05/2021

A face humana do rei
"Sobre a escrita" é uma biografia cheia de perseverança, humor e amor a escrita.

E Stephen King é um sobrevivente que compartilha sua experiência com jovens leitores e escritores.

Uma obra que deixa saudade e encanta.
comentários(0)comente



OgaiT 19/05/2020

A escrita para iniciantes
Nunca li nada do King, apenas havia assistido os filmes baseados em sua obra. Fui arrebatado por esse livro. Temos aqui, além de um guia para aspirantes a escritores, uma breve biografia do Stephen, mas nunca o escritor deixa de lado o objetivo de sua obra: a escrita.
O livro possui uma linguagem muito acessível à compreensão, diferente da grande maioria dos guias, além disso, ele foi dividido em 4 partes, currículo, caixa de ferramentas, sobre a escrita e sobre a vida: Um postscriptum.
Logo nas primeiras páginas o autor afirma de maneira enfática e direta:
"Vamos deixar uma coisa bem clara agora, pode ser? Não existe um depósito de Ideias, uma Central de Histórias nem uma ilha de Best-Sellers Enterrados; as ideias para boas histórias parecem vir, quase literalmente, de lugar nenhum, navegando até você direto do vazio do céu: duas ideias que, até então, não tinham qualquer relação, se juntam e viram algo novo sob o sol. Seu trabalho não é encontrar essas ideias, mas reconhecê-las quando aparecem." (p. 36).
A minha parte favorita foi a terceira: sobre a escrita, é aqui que o autor vai encorajar os escritores iniciantes a fazerem 1000 palavras por dia, a ler os péssimos escritores, a dar um tempo antes da revisão do seu livro, a ter um Leitor Ideal, entre outras. A Caixa de ferramentas tem um dica muito legal: "o advérbio não é seu amigo" (p. 110).
comentários(0)comente



Talia 10/05/2021

Genial
Talvez minha opinião seja meio tendenciosa já que sou completamente apaixonada pela escrita de Stephen King, mas acredito que Sobre a Escrita traga muitas dicas úteis para quem quer melhorar como escritor, além de trazer vários aspectos super interessantes sobre a vida do Stephen (e de uma forma super leve e divertida). Claro que algumas dicas são bem direcionadas aos estadunidenses visto que a realidade lá bem diferente.
É uma leitura que vale a pena!!
vitor 10/05/2021minha estante
recomenda algum outro do king?


Talia 20/05/2021minha estante
Recomendo Revival, eu amei demais quando li. Estou para começar a ler O Instituto que dizem ser maravilhoso tbm




migueuangelu 31/05/2023

Sobre a Escrita (Stephen King)
"Escrevo porque é algo que me completa. (...) A escrita não é a vida, mas acho que, algumas vezes, pode ser um caminho de volta para ela."

Sobre a Escrita é um prato cheio pra quem é fã do King! O livro é, basicamente, dividido em duas partes: Na primeira ele faz uma espécie de mini-biografia, narrando sua história como escritor, desde suas primeiras histórias para revistas até se tornar um escritor best-seller. Já na segunda parte ele dá alguns conselhos para escritores iniciantes, com base em suas próprias experiências e rituais. Tudo isso carregado de uma escrita super fluída e engraçada. Literalmente, dei risadas em vários momentos, como se o próprio Stephen estivesse sentado comigo, batendo um papo, e contando algumas histórias da sua carreira e algumas piadas sobre o processo de escrita dele mesmo.
Comecei a ler Stephen King quando ainda estava no Ensino Médio e, de lá pra cá, já li e reli vários livros dele (muitos desses são favoritados até hoje). Sobre a Escrita serviu para que eu pudesse: 1) conhecer melhor um dos meus autores favoritos e, consequentemente, me apaixonar ainda mais por sua escrita; e 2) entender melhor alguns aspectos na escrita de outros autores/as que me fazem gostar ou não de seus livros. Por isso, mesmo sem pretensão de me tornar um escritor, a segunda parte do livro foi válida pois mudou a forma como eu leio ficção (advérbios não são amigos!! não vou esquecer!).
Uma leitura extremamente prazerosa, divertida e super enriquecedora. Definitivamente entrou para minha lista de favoritos de 2023.
comentários(0)comente



Saldanha 08/01/2023

Que obra sensacional
É bizarro o quanto ele fez tudo que propôs nesse livro e mesmo sendo um material curto, resumir tão bem pontos tão importantes.
comentários(0)comente



640 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR