Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Natália 22/09/2020

Stephen King é o nome (parte 6)
E quando o mestre do terror se torna o mestre do ensino?
King foi professor antes de ser um escrito renomado, então, essa tarefa lhe caiu como uma luva no livro de não ficção “A Arte da Escrita”.
Nesse livro ele fala um pouco sobre a sua vida, como foi sua infância, como começou a gostar de ler e depois, de escrever.
Ele desmistifica a arte da escrita.
Mostra pro escritor iniciante que é possível escrever.
Não há mágica, há treino!
E dá outras dicas preciosas.
Ele ainda fala sobre como surgiram algumas ideias e como escreveu algumas obras.
“Carrie” e “Misery” são alguns exemplos.
Fala do bloqueio criativo que teve com “A Dança da Morte” e como quase largou o livro já com 500 páginas.
Teria sido muito ruim para nós, fãs, já que a obra é muito boa (leia mais em: https://www.facebook.com/radialistaeonome/posts/139456097582208)
Quem aspira ser um escritor, recomendo.
Mas se você não tem esse desejo, mas ama ler as obras de ficção de King, recomendo também.
A escrita é leve, o livro é curto (sim, perto do que ele costuma publicar), e o final é bem satisfatório (diferente de muitos livros dele... brincadeirinha, mas nem tanto... rs...).
Sem contar que tem uma lista de livros no final, que ele já leu e recomenda.
E foi quase um motivo de orgulho ver que ele leu muitos livros que eu também já li.
Entre eles “A fantástica breve vida de Oscar Wao”, muito bom!!
Esse livro é literalmente uma aula.
E estará pra sempre na minha cabeceira.
Um guia.

(Resenha publicada originalmente na página "Radialista é o nome")

site: https://www.facebook.com/radialistaeonome/posts/190175535843597

guiaffini 06/11/2023

Leitura indispensável para aqueles que, como eu, aspiram a seguir uma carreira na escrita algum dia.

JuuzouRed 09/05/2023

Uma arte
Não sou muito fã do Sthepen King pelo tema das histórias dele, porém é fato que sabe escrever muito bem, levanta pontos muito interessantes pra quem gostaria de começar a escrever, além de no final ainda fazer uma demonstração de como é a etapa crua da escrita pra 2ª versão de maneira muito interessante, nós faz exergar de maneira bem clara esse processo e como podemos réplica-lo enquanto não criamos uma estrutura própria

Bru 15/12/2022

Sobre a escrita
excepcional.

Me apaixonei demais nesse livro, o King foi contando tudo de uma forma tão leve e vai passando por várias etapas da vida dele, esse livro para quem é fã dele é divino!! Além de curiosidades pessoas do autor, vem curiosidades sobre as obras dele, amei cada uma, livros citados que eu ainda não li, me deixou ainda mais ansiosa para ler.

As dicas de escrita só mostra como ele realmente um mestre, e sabe muito bem do que está falando, além de falar sobre escrita/leitura com tanto amor, mostrando como ele é realmente apaixonado por isso. Tem muita interação, lição de casa que ele passou, mostrou o seu lado professor, e como ele foi aprendendo aquilo aos poucos e a escrita deve ser colocada em prática sempre, assim como ser um leitor ávido.

A lista de sugestões de livro no final, foi incrível, já peguei os títulos para colocar na lista, são de gêneros e épocas diversos. Sem contar nas diversas recomendações ao decorrer do livro que o Rei tb fez. Os exemplos e a dedicação de tentar esclarecer ao máximo questões da escrita foi feita com muito êxito aqui!

As histórias pessoais sobre a família dele foram incríveis!! Dei muita risada com os relatos dele criança/adolescente e as coisas que ele passou com o irmão, o jeito que foi tudo narrado é muito como se fossemos amigos íntimos.

As partes mais pesadas como a fase das vacas magras que ele passou, o problema com o álcool e o acidente foi contada de um jeito tão íntimo e sem comentários desnecessários, king disse que queria ser o mais objetivo nesse livro e ele foi. Tudo o que foi escrito nessas páginas vale a pena ser lido.

"A escrita não é a vida, mas acho que, algumas vezes, pode ser um caminho de volta a ela."

Pittspin 11/05/2023

Escrita..
Termino está leitura com uma sensação de um dia aventurar se a ser um escritor ..
A escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, é também para enriquecer sua vida .
A escrita serve para despertar, melhor e superar. Para ficar feliz..( Stephen King)

Paulera 23/06/2020

Uma aula de um mestre
Sou fã do King. Não acho o melhor escritor do mundo, nem sua forma de escrever uma das melhores. Mas o cara é um gênio quando se trata em criar e uma máquina para colocar todas as ideias no papel. E nesse livro ele passa boa parte do que aprendeu em seus anos como escritor, primeiro contando seus próprios perrengues e depois incentivando o leitor a seguir alguns passos que o ajudarão a escrever com frequência e com qualidade. Um livro perfeito para quem gosta de escrever. É mais perfeito ainda se é fã do Rei.

Juliete 01/03/2021

Completamente fã do King!
"No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que lêem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida."

Eu amei muito esse livro ele foi inspirador, se antes eu tinha dúvidas se queria tentar ler todos os livros dele agora eu tenho certeza!
Adorei que além de tirar dúvidas e ajudar aqueles que querem ou já escrevem ele também conta um pouco da história dele de como ele virou um escritor, de como a vida dele não foi fácil, de como ele conheceu a esposa, do acidente que ele sofreu e etc.
Ps: graças a esse livro shippo muito ele e a esposa dele.

Marcelo1145 28/03/2021

A escrita é uma arte
Sempre gostei muito de ler, mas escrever nem sempre é tão simples. Esse autor conta um pouco de sua história e dá dicas de escrita como algo a se fazer por amor. Isso basta. Envolvente como várias de suas obras recomendo, mesmo que você não escreva, mas por amor.

Nielle 21/04/2023

Sobre a Leitura
Nunca fui fã do Stephen King. Porém este livro mudou minha opinião, ele tem uma escrita incrível que te prende do início ao fim. Este livro vá me servir muito para praticar minha escrita, o li ro é rico em detalhes..
Sensacional ??

E já comprei um outro livro dele????

isa :) 04/05/2021

Stephen King, agora seu professor particular via Literária!
Esse com certeza é meu livro de não ficção favorito! Li tão rápido quanto água jorrando da torneira!

Como uma pessoa que admira o Mestre do Terror e tem o sonho de seguir seus passos, levando histórias cativantes a outras pessoas, "Sobre a Escrita" com certeza me ganhou inteirinha! É um livro onde você conhece um pouco da vida de Steve, em primeira via, onde ele sai contando algumas fases de sua vida. Com o desenvolver da leitura parece até que estamos sentadinhos numa mesa de bar juntos!

Em sequência, é abordado por Stephen todas as dicas e ensinamentos que ele pode dar para um escritor iniciante. Dessa vez, parece que estamos em seu próprio escritório enquanto ele nos orienta o que pode ou não fazer em um processo de escrita. Para quem gosta desse assunto (e do Stephen King), é simplesmente magnífico.
Fernando.Francisco 04/05/2021minha estante
Mesa de bar! Foi essa sensação mesmo.

Eduardo Rockwell 24/06/2022

OBRIGATÓRIO A TODO ESCRITOR, INICIANTE OU DE LONGA DATA...
Antes de tudo gostaria de destacar que esse é meu livro favorito do Stephen King.

Meu primeiro contato com o autor foi em "O Cemitério", que se tornou um dos meus livros favoritos.

Depois me aventurei em "Sob A Redoma". Amei? Muito! Embora eu tenha minhas ressalvas sobre o final, que amargou toda a história e minha nota. Mas eu diria que é um dos meus livros favoritos da vida também.

Logo em seguida li "Joyland"... um livro chato e vazio (*descobri o porque lendo este livro que vós resenho, em breve falo mais sobre essa descoberta). Muito ruim, me deixou de ressaca umas 3 semanas.

Após um tempo, decidi encarar o calhamaço "IT - A Coisa" e... ABANDONEI. O motivo tem uma extensa lista de motivos, que deixarei para uma resenha futura quando eu desencalhá-lo da estante novamente, mas resumidamente o principal motivo se chama PROLIXISMO, além de sofrer do mesmo problema que descobri assombrar o Joyland.

Eis que agora pus as mãos nessa obra-prima, e digo, é o meu King favorito.

O livro é dividido em 4 partes.

Na 1ª ele vai falar um pouco sobre sua "formação" como escritor, uma mini biografia com fatos aleatórios e por vezes muito engraçados sobre sua vida.

Se você é escritor vai se indentificar MUITO, e até se sentir inspirado e orgulhoso em diversos momentos.

Eu diria que para o leitor comum, ou seja, que não tem pretensão alguma de seguir o ofício da escrita, essa e a quarta parte serão as únicas que despertarão interessante no livro.

Digo isso porque se você for analisar as resenhas do Skoob, as notas medianas e baixas são dadas com a desculpa de que da metade do livro pro final ele fica "chato", "desinteressante", etc...

Mas é que da metade do livro em diante (na verdade um pouco antes da metade), quando começa a 2ª parte, o livro é literalmente uma AULA SOBRE A ESCRITA, com diversos ensinamentos, insights e exemplos. Então se você realmente não se interessa pela ESCRITA, não vai conseguir enxergar utilidade no que está lendo.

Inclusive, a 1ª parte termina de forma tão emocionante... Quando ele consegue publicar Carrie é um dos melhores momentos do livro.

Logo após, chegamos então a 2ª parte...

Senta, pega uma xícara de chá (no meu caso foi o chá que mais amo, limão com gengibre e mel), post Its, marcadores, e boa leitura!

Eu nunca usei nada para marcar meus livros, achava de mau gosto, sentia até uma pontada no coração só de ver, mas quando comecei a ler sobre Escrita Criativa não tive pra onde correr...

Então aqui vai uma dica:

Seja um livro de ficção, de auto ajuda (principalmente) ou qualquer outro, se você quer manter aquilo que acabou de aprender na sua cabeça, pegue seus marcadores e post its e marque tudo o que for importante agora! Porque quando você precisar recapitular algo, será muito mais fácil localizar, e depois de um tempo aquelas marcações vão servir como consulta facilitada.

Sempre que você pegar o livro e quiser dar aquela revisada básica total ou apenas dar uma olhada num tópico específico, o mais importante já vai estar lá destacado!

A 2ª parte e a 3ª são uma só, se dividem apenas pela forma que o Stephen decidiu separar uns tópicos específicos.

"Caixa de Ferramentas"
&
"Sobre A Escrita"

Nesses tópicos ele vai abordar os seguintes assuntos:

-A Palavra Certa
-Ritmo
-Pano De Fundo
-Pesquisa

Entre outras coisas...

Ao fim da leitura o corte das páginas ficou colorido de tantos Post Its! Kkkkkk Eu aprendi tanto! E o melhor de tudo, em nenhum momento eu quis parar de ler ou achei a leitura chata, parada ou prolixa, como aconteceu em outros livros dele, esse daqui me deixou fissurado!

Porém eu descobri algo TERRÍVEL na técnica de escrita do King que me deixou meia hora gritando sozinho: "AGORA EU ENTENDI TUDO!"

ELE ODEIA PLANEJAMENTO!

Ele simplesmente não planeja nada durante a criação de seus livros! Ele apenas se agarra a uma ideia e vai desenvolvendo ela enquanto escreve, como se dissecasse um fóssil recém descoberto (ele usa esse exemplo), e isso explica o porque de muito de seus livros não chegarem a lugar nenhum por umas boas páginas! Ele mesmo confessa diversas vezes que já se perdeu no meio de uma história, sem saber pra onde ir, isso aconteceu principalmente no maior calhamaço dele, "A Dança Da Morte".

Isso também explica o porque de a maioria do final de seus livros não agradar tanto! Ele simplesmente não planeja, não pensa nisso, se deixa ser guiado pelo que vem na cabeça no momento.

Será que foi assim que ele finalizou "Sob A Redoma"? Que tem o pior final possível pra um livro tão bom?

Sem dúvidas foi com essa técnica que ele escreveu JOYLAND! Um livro sem rumo algum! Dá pra ver que o King estava mais perdido que cego em tiroteio, ele teve tantas oportunidades de salvar esse livro, cada enredo maravilhoso que ele simplesmente ignorou e jogou no lixo!
Ele desenvolveu TANTO o personagem, TANTO o pano de fundo, TANTO várias amenidades que se esqueceu da HISTÓRIA! E esse é um de seus maiores e melhores conselhos no livro, "Não se esqueça que o pano de fundo é apenas isso, o fundo, e que o mais importante é a história". Pois ele se esqueceu...

Esse conselho dele, de não planejar o enredo, eu ignorei. Sempre tive essa bronca com ele de as vezes ler, ler e ler e não chegar a lugar nenhum, ou então dar apenas 2 passos adiante ao invés de 10 ou mais!

Se você é escritor e chegou até esse ponto da minha resenha, me escute, PLANEJE SEUS ENREDOS, não se deixe ser guiado "pela arte inspiracional do universo", não é bem assim, os leitores agradecem!

Sem falar que quando você planeja fica mais fácil escrever, mais facil ligar o ponto A ao ponto B, mais fácil manipular certos sentimentos de um personagem por saber o que está prestes a acontecer...

E não é preciso planejar CADA DETALHE MINUCIOSAMENTE, só os fatos mais importantes ou então coisas importantes que devem acontecer na história, isso não te tira o livre arbítrio de adicionar outros enredos na trama que não foram planejados no decorrer da escrita, você é livre, pode alterar tudo a qualquer mudança significativa que deixe sua história mais interessante, mas saiba aonde quer chegar!

Por fim temos a 4ª parte.

Aqui o Stephen vai relatar o acidente que sofreu durante a escrita desse livro e que quase tirou sua vida, é um relato bônus logo após o fim do real propósito do livro.

Como eu disse, essa parte e a primeira devem agradar muito ao leitor comum, já que aqui também não temos o ofício da escrita sendo ensinado.

Ao fim, temos também uma lista enorme de livros recomendados pelo King, que lhe acrescentaram algo de certa forma.

É isso, um livro MUITO BOM, um investimento maravilhoso e que valeu cada centavo parcelado do cartão! Kkkkkk

Se você é escritor ou um aspirante, esse livro é INDISPENSÁVEL! APROVEITE!
Tammy 01/07/2022minha estante
Amei muito essa resenha, vou até ler essa pérola que já esta na minha biblioteca. Resenha Ótima, parabéns!!!!

Eduardo Rockwell 01/07/2022minha estante
Muito obrigado! ??? Uma pérola mesmo! Se me permite uma outra dica, recomendo que leia um livro de contos da Lygia Fagundes Telles! Tem me ajudado muito, a forma como ela usa o português ao seu favor é algo lindo de se ver! E de aprender também rsrsrs já que uma das dicas do King é essa, aprenda com o que lê...
(Sem falar que é minha autora favorita kkkkk sou suspeito ao indicar, mas não irá se arrepender ??)

leleceolins 23/01/2023minha estante
amassou nessa resenha

Eduardo Rockwell 24/01/2023minha estante
Obrigada! Ksksks

Carol Martins 26/04/2024

Não ficção do Rei do Terror
Mais uma vez Stephen King consegue me impressionar. Nesta obra somos apresentados auma breve biografia do rei do terror, além de uma aula sobre escrita, com dicas sobre como criar personagens, diálogos, pano de fundo e muito mais. King também detalha um acidente grave que sofreu no fim da década de 90, além de trazer duas listas de indicações literárias. Nada é por acaso, nada é exagero, Stephen é extraordinário!

Ivan Ferraz 24/09/2021

Ótima Leitura
Stephen King transforma a leitura em um verdadeiro bate papo, daqueles que muitas vezes ficamos só apreciando e esperando as oportunidades para inunda-lo de perguntas.
O que, de forma muito bem feita, ele apresenta as respostas, sem ao mesmo ouvir as perguntas.
Um ótimo bate papo para abrir a mente e estimular, iniciantes como eu, a colocar as ideias no papel e como ele mesmo diz, escrever uma palavra de cada vez.

Karina Paidosz 28/05/2023

Após ler it, ao qual dei ????? pois é uma obra incrível, os demais de King comecei a dar notas menores não por o livro não merecer, mas pq achei que se o que mais gostei dei 5, os demais não deveriam levar, porém, retomei minha estratégia:
Cada livro é único e merece ser avaliado por si só.

Sobre a escrita é um livro totalmente diferente do que já vinha acostumada a ler de King, dei boas gargalhadas com a sua história e trajetória como escritor.

Não saí daqui querendo virar escritora, apenas mais encantada com o dom que os escritores têm de nos fazer felizes e nos trazem como facinio e prazer de nos deleitar em momentos só nossos com nossos livros.

Vida longa ao mestre.

Le Franzin|@le_franzin 25/08/2021

Perfeição em froma de livro ?
Eu amei esse livro. O Stephen é simplesnente perfeito, modesto e muito didático. Esse livro abriu meus olhos pra muitas coisas sobre a escrita. Li bem aos poucos, assimilando tudo. Mas pretendo reler outras vezes.