Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Bárbara Vitoriano 18/03/2022

Na primeira parte Stephen King, conta um pouco da sua vida. Não é uma biografia, são alguns acontecimentos importantes e marcantes que no fim tiveram alguma relação com a sua formação como escritor. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma verdadeira aula sobre persistência e foco diga-se de passagem. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já na segunda parte ele entra no estudo da escrita propriamente dito. São dicas e conselhos precisos e práticos, daqueles que, a gente termina de ler e sabe exatamente como aplicar.
O melhor livro que li sobre o assunto até agora e recomendaria tanto para quem quer de fato ser escritor quanto para quem simplesmente gosta de escrever. São lições valiosas. ⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ah e recomendo também pra quem está precisando de um bom exemplo de como correr atrás de seus sonhos. Ele é muito fera nisso e também têm muita coisa a ensinar!

site: https://www.instagram.com/barbaravitoriano/

01/04/2021

O livro narra brevemente a infância e as influências das memórias de King na sua maneira de escrever. Uma mini biografia. Ensina sobre a escrita e com conselhos de como escrever melhor. No meio dos ensinamentos tem as experiências e no que ele pensou quando estava escrevendo alguns de seus livros. Muito bom, recomendo

Tamara Ferraz.As3Artes 07/11/2023

Adorei poder entrar na mente do grande King
Adorei Sobre a escrita! A primeira parte do livro conhecemos a história de King. Sua infância, sua relação em família, e como ele se fez escritor. O livro é uma mistura de memórias, dicas e diário, mas é também uma declaração de amor à sua esposa. Além de tudo isso faz um paralelo de alguns de seus livros com partes da sua vida e nos dá uma verdadeira aula sobre escrita. Adorei poder entrar na mente do grande King e descobrir vários segredos. Ótima leitura!

Well 08/04/2021

Muito motivador.
Stephen King cria uma narrativa que dá a sensação ao leitor de estar em uma roda de conversa. Sua linguagem é tão clara e envolvente.
O que King faz é, de forma muito didática, separar seu discurso em diferentes partes. Na primeira, seu ?Currículo?, ele constitui os fatos de sua vida que o moldaram não apenas como indivíduo, mas como escritor. Na segunda, ?Ferramentas de Escrita?, o autor aborda dicas de linguagem propriamente ditas, selecionando aquelas que, em sua visão, são mais relevantes na construção de um bom texto. Na terceira, ?Sobre a Escrita?, ele propõe responder muitas das perguntas normalmente feitas a um escritor, assim como aquelas que ele gostaria de ter ouvido em seu início de carreira. Na última, ?Sobre a Vida: um Post Scriptum?, King discorre sobre o acidente de carro que sofreu enquanto escrevia a primeira edição de Sobre a Escrita e como a escrita, mais uma vez, foi responsável por resgatá-lo. Apesar do livro em si conter muitas passagens divertidas em decorrência da linguagem despojada de Stephen King, essa última parte é bastante tocante, sobretudo no que se refere à honestidade e a intensidade com que o autor se declara apaixonado por seu ofício.
Acredito que Sobre a Escrita possa oferecer diferentes tipos de leitura para diferentes tipos de leitor. Quem aprecia obras de não-ficção, biografias em especial, encontrará seu objeto de interesse por entre as páginas. Os fãs de Stephen King, por sua vez, podem fazer a leitura para ter um contato mais próximo com o autor e sua prosa, bem como para riscar da lista mais um de seus títulos a serem lidos. Minha leitura, entretanto, foi aquela mais diretamente ligada ao que o livro propõe: a leitura de um escritor iniciante.
É importante destacar que Stephen King ressalta por diversas vezes que seus conselhos são baseados em seu ponto de vista e em suas experiências pessoais. Assim, muito do que ele fala se relaciona com sua opinião, o que pode ser discutível em determinados pontos. Contudo, seria um desperdício não lhe dar ouvidos, afinal, estamos falando de um dos autores mais bem-sucedidos da atualidade. A leitura de Sobre a Escrita me proporcionou conforto. A fala de Stephen King é a de alguém que conhece os percalços da profissão e procura tanto acalmar quem está começando nela quanto incentivar. Vi apoio em suas palavras e encontrei ferramentas para lidar com minhas próprias inseguranças e temores. Acima de tudo, sua paixão pela escrita é quase palpável, além de ter sido emocionante entender o quanto o ato de escrever teve impacto em sua vida. Finalizei a leitura me sentindo não só mais motivado a continuar escrevendo, como também mais preparado a encarar o trabalho como algo objetivo.

Vitor 09/08/2023

O King de 2023!
Todo ano eu planejo ler um livro do Stephen King. Depois de algumas investidas na ficção e no terror, chegou a vez de entender a mente do Rei por suas próprias palavras e estratégias de escrita.

Como alguém que escreve, mesmo que não Literatura, foi muito legal enxergar como o autor cria e destrói, suas técnicas e artimanhas.

No fim, dá vontade de encontrar uma revisão atual do material, com o King contando mais detalhes das outras obras e a relação que ele tem com a escrita nessa etapa tão gigantesca da carreira.

Luciano.Soares 22/03/2024

SK nos mostra de maneira simples como foi todo o processo para ele até ele chegar onde chegou.
Aliás, ele mostra isso de maneira simples e humilde. Não tem firulas nem mágica.
Para quem (assim como eu) pensa em se aventurar no mundo da escrita literária, este livro passa a ser imprescindível.

martins.adriano 20/01/2022

Aquele livro que te deixa com vontade de escrever
Confesso que não tinha lido nenhum livro do King antes, mesmo sempre colocando ?O Iluminado? e ?Misery? na lista dos que eu preciso ler; o que acontece é aquela cobrança comigo mesmo pra pegar um deles e ler logo. Ainda não o fiz, mas depois dessa leitura, pretendo fazer o quanto antes.
Assistindo algumas resenhas na internet, me deparei com a indicação tão boa desse livro que não consegui conter a curiosidade. Um livro do escritor mais aclamado dos últimos tempos dando dicas de escrita, com certeza uma ideia sensacional (e instigante).
E olha, valeu a pena furar a fila e ler está obra prima antes dos outros, viu? Que livro maravilhoso!
O livro todo tem uma ótima fluidez, tanto nos momentos que ele discorre sobre a sua vida e o início da sua carreira, quanto nas partes em que ele fala da própria escrita em si e das técnicas que ele desenvolveu pra criar suas histórias. Inclusive, a forma direta com que ele fala me deu a sensação de uma conversa mesmo com o autor.
Vale super a pena a leitura, super indico pra quem ainda não tenha lido, e garanto que você também vai ficar com aquela vontade de pegar uma caneta e despejar suas histórias todas no papel.
anicca 20/01/2022minha estante
eu recomendaria começar pir misery, é excelente em todos os sentidos

Edson Lima 19/06/2022

Escrito após um acidente quase fatal, combinação de memórias e conselhos a novos escritos e também leitores. Apesar de certos detalhes sobre a infância que me pareceram um tanto quanto dispensáveis de tão estúpidos, um envolvendo a babá, acredito que seja esse tipo de sinceridade meio inconsequente (no quesito estético) que torna a escrita do autor tão atraente a um grande público.
Útil, é uma crônica sobre a persistência do trabalhador literário e de um caso de amor ao longo da vida com a linguagem e a narrativa. Ainda que você não aprecie a obra de ficção de King, fica um sentimento de que se está falando com alguém que nos compreende, isso se você também escreve.

Caren Gabriele 05/11/2023

Inspirador
Que Stephen King é um dos meus autores favoritos da vida, não é segredo para ninguém.

Mas ele esse texto foi bem especial: parecia que estava batendo papo com um velho amigo.

Recomendo para os fãs e para quem é escritor e gosta do estilo com que ele escreve.

yas 22/03/2022

?Escrever é mágico, é a água da vida, como qualquer outra arte criativa. A água é de graça. Então beba. Beba até ficar saciado.?

Stephen King está certo e, ainda bem, nos deu algumas gotículas pra saciarmos essa sede.
Esse livro é um verdadeiro tesouro pra todos aqueles que têm um sonho de mergulhar na escrita e, não vejo problema algum, se afogar.

Lêticia Lopes 27/03/2021

Inspirador
Stephen King acaba revelando que é um ser humano como todos nós, mas, que escreve livros como um grande mestre que é. Faz com que sintamos que somos capazes de escrever tão facilmente quanto ele faz parecer.

Martony.Demes 12/08/2022

Para refestelar o dia Mundia do livro (23/04), quero indicar e falar um pouco sobre esse peremptório guia tanto para leitor como para escritor: o livro sobre a escrita, de ninguém menos que Strephen King.

A obra é uma amálgama de autobiografia com ensinamentos elementares sobre como escrever de forma simples e direta. E olha: a história do rei (King) é de fato imbricada com seus escritos. Vou já dizer o porquê.

Nos capítulos iniciais, Stephen apresenta crônicas de sua vida. Histórias pelas quais ele passou e que foram precípuas para a construção de sua carreira. E percebemos que não houve uma epifania, ou que ele foi um gênio ou mestre da escrita. Ele foi, sim, um árduo escritor que mantinha suas atividades em paralelo com a de professor e com filhos e esposa.

Quando ele tem direito autorais de seus livros vendidos, ele engrena na profissão que outrora era apenas um passatempo. Contudo, com o tempo, ele se vê com perenes conflitos com os vícios (álcool e cocaína). Ele chegou ao ponto de precisar utilizar químicos para poder escrever. E chegou a escrever livro que nem lembrava que tinha escrito! Veja só a dimensão da complexidade que ele estava imerso.

Para exemplificar, ele fala que O livro Misery (louca obsessão), que conta a história de uma fã de um escritor que o resgata após um acidente, trata e o obriga a escrever o que ela quer, de maneira obsessiva. E no âmago, essa história, revela King, faz alusão à sua vida, em que ele se via dominado e tolhido pelas drogas e álcool. Claro, ele conseguiu superar tudo isso, como a jornada do escritor no citado livro.

Em outro momento do livro, King apresenta algumas sugestões de escrita. Ele faz alusão ao ato de escrever como uma caxa de ferramentas com a qual você utilizar os seus objetos de dentro dela. Os da bandeja mais de cima são os mais comuns: o vocabulário simples. E a medida que precisar, vai aprofundando em mais ferramentas: uso da voz ativa, substantivo próximo ao verbo, evitar advérbios, verbos "dicendi" (verbos usado em diálogo - disse, falou, citou, etc.), parágrafos curtos, primeiro parágrafo como síntese de apresentação entre outras ferramentas.

Outra parte do livro, ele cita os três principais itens de uma história: a narração, a descrição e os diálogos. E ele faz um incrível cotejo de história com fósseis: a gente encontra um fóssil. A gente encontra um fóssil, limpa-o, prepara-o e incrementa gradativamente. E um fato bem curioso é que ele não se preocupa com o fim da história. Durante a construção da narrativa, ele vai delineando como pode fazer o final. E o mais incrível: se quiser, pode mudar depois.

Isso tudo parece simples e prático demais para ser verdade. E é. Como ele mesmo diz e explica. Por isso recomendo esse livro. Veja mais a seguir!

Outra dica interessante é que primeiro você deve escrever em "portas fechadas" (primeira versão), o monstro do texto. Depois vem as revisões (a porta aberta e o refinamento). Em muitos casos, na hora da escrita, emperra-se, pois há o desejo de corrigir tudo ao tempo que escreve na primeira vez. O que ele aconselha que não é recomendável.

Há diversas outras sugestões no livro como o uso do "E se" para montar uma história ou os desdobramentos dela, a importância dos diálogos, como construí-los, uso de simbolismos e metáforas para enriquecer a narrativa, como fazer o refinamento (terceira versão - revisão gramatical, incongruências, etc.), o leitor ideal (crítico e distante emocionalmente), pesquisar e não menos importante: como e de onde tirar ideias!

Nesse cenário, eu indico muito esse livro não só para que aspira em ser escritor. Serve também para entender a mente dele, seus livros e como ele se transformou em um dos grandes escritores da atualidade de forma simples com uma vida comum como de qualquer um de nós!

Cíntia 12/06/2020

O livro conta os primeiros passos e como King se tornou o maior escritor do gênero terror da atualidade

Antônio 22/06/2020

Inspirador
Meu primeiro King. O livro é dividido em duas partes: na primeira, o autor apresenta sua história de vida e os pequenos acontecimentos que formaram o escritor; na segunda, ele dá dicas valiosas sobre a escrita. Não é uma obra para quem quer um passo a passo detalhado de como escrever. King oferece reflexões apenas, mas isso não tira o mérito do livro. É como conversar com um velho amigo sobre um assunto que ele domina super bem.