Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Cecy Jarske 23/04/2022

Uma leitura de MILHÕES!!!
"Sobre a Escrita" tem uma narrativa tão imersiva e gostosa, pois parece que estamos batendo um papo frente a frente com King. E aos que leram e não gostaram ou não entenderam a premissa do livro sobre escrita, devo confessar que não leram corretamente... Desde o início, o Mestre deixa claro que ali não é nenhum manual mágico para escrever (e que nem existe isso!).

King conta sobre a própria vida e a forma como serviu (e serve) para ele tanto sobre a rotina de escrever quanto a forma como cria seus enredos/personagens e afins. É maravilhoso ter esse privilégio de ler sobre autores (em vida) tão completos e incríveis! King nos dá uma aula direta e sem baboseiras como ele mesmo já deixa claro logo no inicio, além de várias dicas que quem já escreveu algum coisa (mesmo que uma fanfic) consegue captar.

Foi emocionante a parte autobiográfica, eu não conhecia muito sobre a vida dele e podemos ver o quão importante foi/é o papel da Tabby quanto dos filhos dele na vida de King. Até mesmo durante o fatídico acidente sofrido, ele consegue nos emocionar e me fez pensar que: uau, ele é humano como eu!!!! Hahahahahhaha Ao menos, eu, como escritora, vejo muitos autores que sou fã como deuses! rs

"Sobre escrita" não deixa nada a desejar, por mais que seja com exemplos voltados a língua inglesa. Quem estuda sobre como escrever melhor, sabe que as dicas presentes no livro são muito válidas para qualquer escritor iniciante ? ou não. Mas, principalmente, frisa para os iniciantes que NÃO EXISTE um manual mirabolante para escrever além dos básico: leia muito e escreva muito mais! Somente na prática aprendemos, e não temos como fugir disso.

Muito bonito perceber como King e Tabby são um casal que se apoiam, pois, como ele mesmo disse: escrever é uma prática solitária... Fiquei emocionada em vários momentos relacionados a isso. Bonito ler o quanto King reconhece e ama a esposa, e todo o apoio que ela sempre deu a ele ao longo dos anos.

Enfim. Um leitura de milhões!!!
Vale MUITO a pena!!!!

Jarbas15 09/01/2022

Autobiografia
O livro é mais uma autobiografia do que uma especie de ajuda a escritores, conta bastante sobre sua infância e adolescencia e como foi sua vida adulta dividida com a escrita. Deu algumas dicas valiosas sim, porém, que poderia ser resumidas em 10 paginas.
mauricio 09/01/2022minha estante
nossa ia comprar pra minha amg que tá querendo ser escritora

Pamela501 03/08/2020

Aconchego
Sabe a sensação de sentir-se pertencente a história de alguém? Esse livro provoca exatamente isso. O leitor é um convidado bem íntimo a sentar-se na "varanda" desse escritor e ainda tomar um chá, enquanto escuta um pouco da história do King e ainda de letra encontra dicas de como escrever uma boa obra. Simplesmente fantástico! Termino o livro com a sensação de ter realmente dialogado com o autor.

Marcos.Alexandre 28/03/2021

Dicas do mestre
Para aqueles que querem se aventurar na incrivel arte de criar histórias vai aí um roteiro dado por simplesmente o rei.

Nicodemos 23/06/2020

A arte de escrever , com as portas escancaradas para quem quiser espiar.
O melhor livro , disparado , que li sobre a arte de escrever. O mestre King , abre as portas de sua casa e vida nos apresentando parte de sua história . Conhecemos sua infância , escola , mãe , vícios , primeiros contos , fracassos e é delicioso observar como alguém tão bem sucedido , no mundo editoral , sofreu grandes dificuldades . Além disso , esse livro nos oferece técnicas e dicas que o autor considera essencial para uma boa escrita - que particularmente foi a parte que mais gostei do livro .Por fim , King relata sua experiência que quase custou sua vida um acidente trágico que rendeu uma experiência ímpar à sua carreira e vida pessoa - Outra parte muito tocante. Destaquei as três partes do livro , pois é assim que ele é dividido e é uma riqueza de conteúdo . Confesso , que nunca li nada do autor . Por preconceito mesmo com o gênero . Entretanto , se há uma coisa que farei , urgentemente , é pegar o primeiro King que lerei .(Risos). Esse cara é brilhante . Leiam esse livro . Abraço!

Pedro Lima 31/05/2021

Boa experiência para qualquer aspirante a escritor
A parte da autobiografia se tornou um tanto chata em determinado ponto, mas quando chegou nas "dicas", tudo engatou. Tirei boas citações e dicas.

Renata Tomaz 05/03/2024

A escrita de Stephen King é como uma jornada sinuosa através das profundezas da mente humana, onde cada palavra é habilmente escolhida para envolver o leitor.
Uma construção muito inteligente não só sobre como escrever mas sim como ser uma pessoa atrativa.

Gabriel Torres 25/09/2022

Eu sei do carinho que as pessoas tem por esse livro, mas sempre quando eu leio elogios eu me questiono o quanto a prosa do King é poderosa, porque ele consegue transformar um livro de conselhos para escritores, e no qual não há muitos conselhos realmente, em um papo entre amigos. O sujeito domina a relação de coloquialidade entre autor e leitor, fazendo uso do texto como instrumento, como ninguém. Pessoas se derretem por esse livro que me parece feito meio que de qualquer jeito e com histórias absurdas como a da babá que sentava no rosto dele e peidava e... Que isso. Tratam esse livro com um carinho que, sei lá, eu nunca tive. Mas aí é que está o poder do autor, essa capacidade de capturar o leitor e transformá-lo em um amigo. Sempre que começo a ler King eu ouço o barulho de uma latinha de cerveja sendo aberta.
Michelle.Gandolfi 25/09/2022minha estante
Bela resenha. Descreveu o que é ler King!

Caio 07/03/2022

Sobre escrever, ler e o King.
Vou confessar que é estranho ler um livro do King que não é ficção. E ao mesmo tempo é um prazer. Ver técnicas de escrita. Como determinado livro foi escrito. Aspectos da vida do King. É um livro maravilhoso para quem gosta de ler, escrever(assim como eu) ou só tem interesse pelo escritor. Recomendo fácil.

Paulo Augusto 15/03/2021

Sobre a escrita
Simplesmente incrível e bastante inspirador. Gostei demais do livro. Super recomendo.

Leandro190 03/01/2023

Long live the King
Pra quem é fã pessoal do Stephen ou admirador dos grandes escritores, a leitura é obrigatória. O livro divide-se em duas partes distintas, sendo a primeira delas uma autobiografia resumida, mas impagável. A relação dele com as babás, quando criança, foi fantástica e a forma como ele descreve esse período é puro deleite. A segunda parte é sua descrição sobre como ele organizou o manejo da escrita. As técnicas, "manias", enfim todo a sua relação com a profissão que o elevou a categoria de gênio. Quando ele fala sobre as dificuldades do início, sobretudo as financeiras, lembrei-me de um documentário que assisti sobre Gabriel Garcial Marques, há muitas semelhanças entre as trajetórias iniciais de ambos. Não gosto de spoiler em resenhas, portanto, paro por aqui recomendando que leiam.
"Long live the King".

Bruna Laessa 27/11/2021

Recomendo a leitura
Recomendo para aspirantes a escritor, ou mesmo aqueles que tenham alguma vontade de escrever.
O King é bem encorajador e dá umas dicas valiosas na segunda parte do livro, não tem enrolação, o livro é curto e sucinto.
Se for de mente aberta, dá para aprender sobre a escrita.

Carolina FAAM 30/12/2023

Escrever não é só inspiração
Ao qvaliar a carreira de um autor como Stephen King, tenos a ilusão de que os autores de livros e artistas são seres mágicos que sentam e sai um livro, quando na verdade exige técnica e diversos perrengues.
King de uma forma autobiografica nos mostra que nem tudo é um mar de rosas e que mais do que inspiracão é necessario dedicação.

Gabu 30/11/2022

O trabalho de escrever ficção é encontrar a verdade dentro da rede de mentiras da história
Uma das leituras mais fluídas que tive em 2022. Sobre a escrita é praticamente a autobiografia de King sobre a escrita (desculpe, não consegui resistir a piada sem graça). Enfim, aqui ele conta sobre determinadas fases de sua vida e como o ato de escrever andava de mãos dadas com essas respectivas épocas. Levando isso em consideração, no meio de tantas passagens interessantes, algumas dicas acabam sendo pessoais demais; afinal, se trata do estilo dele e do que funcionou para ele. Mas nem tudo é preto e no branco; eu peguei para mim apenas o que achei que me serviria, e até o que achei que não me serviria, acabou sendo útil em outros aspectos como tópicos a se refletir. Está tão recheado de trechos curiosos que até eu que não tenho o hábito de marcar livros físicos, o deixei parecendo um arco-íris de tanto stick note e marca texto.

Além disso, achei a leitura satisfatória porque houve muito apego emocional envolvido. Hoje em dia não escrevo mais, simplesmente só chegou um dia em que não consegui escrever mais nada sobre ficção, mas da minha infância até certa fase da adolescência eu amava escrever contos de terror baseados em jogos que eu conheci e em pesadelos que tive. Sinto falta de conseguir passar minhas ideias para o papel/computador, e Sobre a escrita me despertou um pingo de esperança. Com as dicas e trechos inspiradores que li, quem sabe alguma hora a chama da motivação acenda e eu possa voltar a fazer algo que amava. Recomendo a leitura!
Flávia Menezes 30/11/2022minha estante
Mas essa escrita reside em você. Porque existe essa essência na forma como você escreve. Bela resenha, apresentando uma visão importante sobre esse livro incrível! ????

Gabu 30/11/2022minha estante
Obrigada Flávia??seu comentário me deixou inspirada e com o coração bem aquecido!

lilithkatt 03/12/2022minha estante
Me senti tocada, eu também tenho esse sentimento de pode contar diversos Bestsellers dentro da minha cabeça e no papel não sair nada, enfim ótimo resenha amiga

Gabu 03/12/2022minha estante
Obrigada miga ? fé que um dia a gnt consegue escrever td oq tem já nossa cabeça

Gabu 03/12/2022minha estante
*na

Gabriel.Oliveira 09/12/2022minha estante
Nesse livro ele ensina a descrever coisas do cenário ? Descrever com detalhes

Piromal 10/05/2023

Eu tenho uma certa vontade de escrever, mas por não ser uma paixão muito latente eu sempre deixei de lado, mas quando soube desse livro e li ele, acho que essa vontade aumentou.

Na primeira parte Stephen King nos contará uma parte da vida dele e várias das coisas que ele passou, ele conta de forma tão sincera, divertida e não sei, arrebatadora? Que você realmente sente como se conhecesse ele, e talvez conheça, de uma forma ou de outra.

Na segunda parte ele nos conta sobre o processo de escrita dele, sobre coisas que ele faz quando vai escrever e dicas sobre coisas que funcionam com ele e que, talvez de certo com a gente também.

Eu gostei muito, espero ler mais obras dele!