Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Ana Sofia 04/04/2024

A leitura travou na segunda parte do livro... Voltou a fluir no finalzinho! Ler o livro do mês do Clube do Livro tem dessas coisas! Acredito que por não ser o tipo de livro que me atrai!
Amon Roumillac 16/04/2024minha estante
Travou na melhor parte!

Edilaine 21/06/2020

Livro bem escrito de fácil entendimento. Recomendo a leitura.

atimo_ 22/09/2020

King é o rei
Meu primeiro Stephen King é sobre a arte de escrever, mas é também sobre páginas da vida do mestre do horror. Ideal para quem gosta de escrever, para quem quer se aventurar ou ainda se "profissionalizar" como escritor. Alguém que vende tantos livros, praticamente todos adaptados para o cinema ou televisão, certamente tem muito a dizer sobre a escrita.

Fernando.Francisco 22/04/2021

Pede uma resenha de 2 partes:
1. Amantes de leitura vão adorar o ritmo da leitura. Um 'Crescendo' desde a infância até a publicação com ele já consagrado. Claro há uma pequena barriga, quando fala do ofício da escrita, mas convenhamos aí reside o cerne e motivo da procura pela obra.
Portanto somente o recomendo se você for um fã das outras obras do autor, e queira ver um pouquinho dos bastidores ou...

2. Se você já escreve ou pretende fazê-lo, bom aí o livro vira leitura obrigatória! Sério excelente, pois visa mostrar o modus operandi do mestre, no entanto se você que por ventura já desenvolveu seu estilo, método, etc, vai então confrontar essa forma de fazer escrita do King que é maravilhosa.

Vale comprar e manter na estante ao alcance das mãos, vale ler e reler, vale viver essa experiência.
D'Abbreu 23/04/2021minha estante
Já quero!

Fernando.Francisco 23/04/2021minha estante
Tinha baixado o valor vendido pela amazom a pouco tempo. Como para mim há grande probabilidade de releitura, o custo benefício é enorme.

Ângela Bittencourt Cardoso 11/09/2021

Escrever é arte
Ele conta como começou sua história no mundo dos livros e o que aprendeu durante sua vida trabalhando como escritor.

Maike 04/02/2022

?VOCÊ PRECISA DESSE LIVRO
PREZADO ESCRITOR, se você está lendo essa resenha aqui e ainda não comprou esse livro, você está perdendo seu precioso tempo! Sobre a escrita é uma revolução mental para QUALQUER pessoa que está no ramo da escrita, seja quem já começou ou quem ainda está antes da largada.

PREZADO LEITOR, você também precisa desse livro. Esse livro vai abrir seus olhos para a necessidade de ler mais, e vai transformar você num leitor melhor. Sem contar que aqui tem histórias muito boas. Muito mesmo.

Pode confiar em mim? Mas quem sou eu para você confiar né?
Pode confiar no Stephen então?

Janice 10/09/2023

Um livro...
Ótimo pra quem pretende escrever, mas não sabe como começar. Até mesmo para aqueles que já escrevem e queiram aprimorar seu estilo. Altas dicas e um pouco da história do autor.

Tamirez | @resenhandosonhos 05/02/2016

Sobre a Escrita
Sobre a Escrita vai trazer as dicas e ensinamentos de um dos maiores escritores da atualidade, no gênero do terror. Stephen King tem mais de 50 livros publicados e teve que trilhar um longo caminho até chegar onde chegou. É sua trajetória desde a infância, que vamos ter no primeiro capítulo desse livro, intitulado “Currículo”.

Stephen começou, quando criança, reescrevendo histórias em quadrinhos que lia e, após demonstrar grande talento, sua mãe o incentivou a escrever suas próprias histórias. Assim, ele fez seus primeiros contos, que vendia para a mãe e na escola. Quando começou a submeter seus trabalhos à revistas, recebeu seus primeiros de muitos ‘nãos’ que viriam pela frente, mas isso não o desanimou. Ele passou a colecionar essas cartas negativas, para ter ainda mais força para escrever. Enquanto trabalhava e estudava, achava tempo em meio a tudo pra por algumas palavras no papel.

Foi na faculdade de letras que ele conheceu a mulher, Tabitha King, e com quem teve o filho, também autor, Joe Hill. Na trajetória que ele nos conta, vamos saber como foi escrever Carrie, a estranha e receber seu sim mais importante. Em como as drogas e o álcool tiveram protagonismo em sua vida por alguns anos, e como um grave acidente em 99 quase nos tirou esse grande escritor.

Na segunda parte temos o que ele chamou de “Caixa de Ferramentas”, que é exatamente o que o próprio nome diz, tudo aquilo que um escritor precisa ter para poder escrever. O conhecimento da língua, de pontuação, gramática, narrativa e, claro, uma grande bagagem literária como leitor crítico e atento.

“Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de toas as outras: ler muito e escrever muito. Que eu saiba, não há como fugir dessas duas coisas, não há atalho.”

A terceira parte, “Sobre a Escrita”, e aquela que dá nome ao livro, temos realmente dicas de como escrever e construir suas história e diálogos, segundo Stephen King. Aqui ele vai tentar passar tudo aquilo que aprendeu como escritor, e tudo aquilo que condena também. Essa é a parte que talvez realmente interesse àqueles que almejam se tornar escritores e estejam atrás da parte técnica.

“Gosto de escrever dez páginas por dia, o que dá cerca de 2 mil palavras. São 180 mil palavras ao longo de três meses, um livro de bom tamanho.”

Depois disso ainda temos um “Pós escrito”, onde o autor conta sobre o acidente que sofreu em 1999, quando já tinha esse livro por finalizado, e do quanto achou que talvez nunca fosse voltar a escrever. Aos poucos, porém, o mestre do terror voltou a seus hábitos de escrita e manteve o sucesso que já tinha conquistado, adicionando esse adendo ao livro, que também conta com duas listas no final, de sugestões de leituras feitas pelo próprio King.

MINHA OPINIÃO
Esse livro me estragou ainda mais como leitora, essa é a primeira coisa que preciso dizer. Eu já sou crítica por natureza e sempre aponto uma coisa ou outra em livros que leio. Não acho que isso seja ruim de forma alguma, muito pelo contrário, acho que o mundo está em falta de leitores críticos e esse livro com toda a certeza pode ajudar com isso.

A segunda coisa importantíssima de Sobre a Escrita é que ele é um livro sensacional e empolgante. É quase impossível você terminar a leitura e não sentir pelo menos um pouquinho de vontade de se aventurar no mundo da escrita. Eu por enquanto estou feliz em ser uma leitora crítica, mas senti o comichão de abrir um documento e atirar ali todas as minhas ideias. É inevitável.

Acho que tudo o que ele diz é muito válido e várias coisas se sobressaltaram pra mim:

-A importância de ler muito, sempre, independente de você estar escrevendo ou não, manter em paralelo. Não se faz um bom autor sem que ele também seja um bom leitor. E sim, ser um leitor crítico, que vê além do básico.
-Cortar coisas desnecessárias. King defende que se o arco pode ser retirado sem fazer falta a trama, ele DEVE ser retirado. Nada que deixe o leitor entediado deve permanecer no livro.
-Seu livro revisado e reescrito deve ser 10% menor que a primeira versão, já que, teoricamente, na primeira versão você jogou todos os pensamentos e, na segunda, é preciso poli-los.
-Escreva de porta fechada e só mostre sua obra para o mundo depois que ela estiver concluída e revisada.
-Tenha um beta reader. Alguém que você pode confiar e que vai ser honesto com você sem ser tendencioso. Esse vai ser o seu cara, o primeiro a ter contato com a sua obra e aquele em que a opinião você vai poder confiar para fazer os ajustes que achar pertinente

Não vou colocar a sexta dica listada, pra não ser tendenciosa, mas vou falar aqui pra vocês que o Sr. King manda os potenciais escritores a abandonarem a TV. Isso mesmo. E foi aqui que eu me senti ainda melhor com a leitura, já que estou a 1 ano e 7 meses #televisionfree. Tenho o aparelho, obviamente, mas nada de tv aberta nem fechada. E digo-lhes uma coisa: não faz falta nenhuma. A gente perde muito tempo com programas que assistimos só por assistir, ou simplesmente zapeando entre canais tentando achar algo pra ver. Eu só assisto Netflix e seriados que puxo pelo pendrive e o fim dos episódios é sinal de eu ir fazer alguma outra coisa mais produtiva.

A edição está muito bacana e super bem revisada, além de contér vários exemplos práticos presentes durante as páginas. A capa mostra o escritório do King, de onde ele escreve suas 2 mil palavras diárias há anos.

Tenho certeza que não poderia ter escolhido livro melhor para ter meu primeiro contato com o autor. Eu já admirava ele por tabela, mesmo nunca tendo lido nada, e agora estou ainda mais encantada. Sobre a Escrita é um bate papo, é quase como se você estivesse na frente dele, enquanto ele te conta uma história. Espero que quando pegar os ficcionais, tenha a mesma sensação e que eu e King possamos nos tornar bons amigos daqui pra frente.

Então aqui fica a dica pra você que está procurando um bom livro sobre escrita, quer conhecer algo diferente do King ou simplesmente quer ler algo sensacional. Sobre a Escrita é esse livro, escreve ai o que to te dizendo

site: http://resenhandosonhos.com/sobre-a-escrita-stephen-king/

ToniBooks 03/04/2021

Uma aula de vida
Quem espera encontrar, nesse livro, lições sobre escrita criativa, surpreender-se-á, pois encontrará não só isso, mas uma pequena biografia de SK. Muito bom.

Max 20/07/2021

Stephen King compartilha com seus leitores não somente momentos da sua vida que foram decisivos para a sua carreira como escritor, mas também dicas de como escrever uma história.
Leitura leve e divertida.

Lucas.Rocha 17/07/2023

Portas Abertas
Se você assim como eu, ainda não leu '' A zona Morta '', '' Misery '', '' 1408 '', '' O Iluminado '' e '' Carrie '' aviso que em determinadas partes desse livro, Stephen King entrega vários spoilers, principalmente de Misery e de A zona Morta. Baita spoilers, na verdade.

King conta praticamente o final dos livros. Mas fazer o quê? A culpa é minha que não li as obras do mestre antes.

Por meados da década de 1990, lembro-me de ter visto vários filmes, adaptações de King, na velha TV, na casa de minha tia, em um dia de chuva. Bem, não é segredo para ninguém que Stephen King é um mestre moderno da escrita, o homem é um ótimo escritor, vende edições aos montes e possui várias adaptações de suas histórias, que saem das páginas direto para as telas. King sem dúvida alguma é um mestre da literatura, pelo menos no nicho em que escreve.

Nesse livro ele nos presenteia com uma breve biografia, relata acontecimentos de sua trajetória, como começou a escrever e porque começou. Explana sobre como conheceu sua adorável esposa Tabitha e como essa mulher lhe apoiou em todos seus projetos. Não há dúvida, que sem Tabitha King, não teríamos nosso Stephen. Digo isto, baseado em seus relatos de como sua esposa foi companheira em seu trajeto e como ela o ajudou em situações tão difíceis e delicadas que ele viveu, como as rejeições no início da carreira, os vícios e o acidente em 1999.

Em (Sobre a Escrita) o autor nos presenteia com valiosas lições, ele nos dá várias dicas, na verdade, várias aulas. Esse livro é bastante esclarecedor, para quem tem muitas dúvidas e dificuldades em escrever. Dificuldades que depois que você ler esse lindo manual de como prosperar na arte da escrita, vão ficando cada vez menores.

Stephen King com uma linguagem clara, divertida e objetiva, nos dá macetes sobre como escrever de verdade, como usar a escrita com maestria, sem muitos floreios e enrolação. O autor autoridade no assunto, deixa claro que para que se possa escrever bem, tem que se ler bastante. Também diz que o aspirante a escritor, não precisa dominar todos os aspectos de sua gramática, porém deve conhecer o mínimo. Isso nos esclarece e muito.

Eu como ando me aventurando na escrita, tinha obrigação de ler este livro. E lendo ele, percebi que escrevo de forma errada, mas não fiquei decepcionado, pelo contrário. Isso me ajudou e muito, a tornar minha escrita, pelo menos aceitável. Como o autor relata, não se deve escrever por montes de dinheiro, mas sim por amor e diversão. Quando criança assistindo Carrie, a estranha em uma noite chuvosa na casa de minha tia, não fazia ideia de que aquela adaptação seria de um livro de Stephen King, que segundo o autor, os rascunhos e manuscritos foram salvos por Tabitha da lata do lixo. Mas uma vez afirmo, sem dúvida, sem Tabitha, não teríamos nosso Stephen King.
Silvia Cristina 17/08/2023minha estante
Gostei , bom saber dos spoilers.

Lucas.Rocha 18/08/2023minha estante
Sim, ele dá vários nesse kk

Mayara 20/08/2023minha estante
Obrigada pela linda resenha

Lucas.Rocha 21/08/2023minha estante
Obrigado ?

Diego Lima 27/07/2021

Sobre a Escrita
Pela sinopse do livro você espera que seja um desses manuais passo a passo de como montar uma história que virará um livro. Porém, estamos falando de Stephen King, onde ele mesmo afirma que suas obras são “quentes” e “tem vida”; então ele consegue transformar o que seria um desses simples manuais em uma autobiografia com um pouco de romance cheio de idas e vindas, conseguindo, em cada capítulo, entregar o que é a ideia inicial (motivar novos escritores).

O livro consegue ser bem dinâmico para quem quer seguir o rumo de escritor como para os fãs que gostam de ler todas as obras de um dos maiores escritos vivos. Você se prende a tudo que é falado, pois, ele consegue virar um personagem em seu próprio livro mostrando seu processo criativo e vai tocando os pontos que entende ser de extrema importância para um escritor.

O que mais gostei do Sobre a Escrita é saber como cada um dos grandes sucessos do King foram escritos. Você sente todos os dramas dele para escrever, todas as alegria, as incertezas, o amor por escrever, e quem é o leitor que ele mais tenta agradar: a esposa Tabitha King.
Lucas.Freitas 29/07/2021minha estante
Excelente resenha! Vou ler esse livro só por causa da sua resenha hahaha

Raquel 08/09/2021minha estante
Através desse livro pude conhecer o autor e desmistificar meu desagrado com O Pistoleiro. Arrisquei ler It A Coisa e me apaixonei! Quero ler tudo dele, teve livro que tentei mas eu tive que largar de tanta pressão psicológica! O cara sabe o que faz. Vou me arriscar mais sim.

Diego Lima 08/09/2021minha estante
Tem uns livros dele que realmente são bem pesados. Só vai! Curto demais o King. Tenta dar uma lida no MIsery, louca obsessão. Muito bom ^^.

Raquel 08/09/2021minha estante
Tentei ler misery duas vezes, é muita pressão psicológica kkk
Mas vou ler inteiro um dia desses

Niájera 01/05/2021

Uma aula..
Esse livro me surpreendeu de diversas formas, primeiro porque trata-se de praticamente uma biografia do mestre Stephen, depois porque é maravilhoso saber e entender o processo criativo dele ao escrever, a humildade em dividir essa arte....mas atenção, o livro é um festival de spoilers rsss terminamos já sabendo o que acontece com diversas obras justamente por essa explicação que ele dá de como foi criá-las, mas é espetacular entender como a mente dele funciona e como ele conseguiu nos fazer sentir tão próximos a ele.

Rafa 23/10/2020

Um (merecido) tapa na cara
"Somos escritores, e nunca perguntamos uns aos outros de onde tiramos nossas ideias; nós sabemos que não sabemos".

Comecei a ler Sobre a Escrita pensando que seria um livro técnico, repleto de regras e cuja leitura seria algo lento e penoso. Logo no prólogo, já percebi que eu estava enganado. Escrito em uma linguagem fluida, simples e bem humorada, Stephen King faz uma miniautobiografia onde mostra como vários acontecimentos na vida dele o levaram na direção da escrita.
Na segunda parte do livro, o autor responde as principais perguntas que sempre surgem com relação à escrita. Repleto de analogias, há inúmeras dicas para escritores amadores, inclusive algumas verdades dolorosas de serem engolidas, mas extremamente necessárias.
Por fim, na terceira parte (a minha favorita) ele mostra um exemplo de uma revisão de um texto dele. Em menos de vinte páginas, ele dá uma excelente aula de revisão.
Dentre os livros que já li sobre o assunto, este se destaca pela simplicidade e por ir direto ao ponto. É um mergulho na mente desse autor tão brilhante, um dos maiores escritores de terror de todos os tempos.
Se você gosta de escrever, deveria dar uma chance a esse livro.

Vida longa ao King!

Jarbas15 09/01/2022

Autobiografia
O livro é mais uma autobiografia do que uma especie de ajuda a escritores, conta bastante sobre sua infância e adolescencia e como foi sua vida adulta dividida com a escrita. Deu algumas dicas valiosas sim, porém, que poderia ser resumidas em 10 paginas.
mauricio 09/01/2022minha estante
nossa ia comprar pra minha amg que tá querendo ser escritora