Schoolgirl

Schoolgirl Osamu Dazai

Resenhas - Schoolgirl

francine124 16/04/2024

Amei
Enquanto eu lia eu tinha certeza que foi uma mulher que escreveu porque a experiência de crescer e ser uma pré adolescente/adolescente foi extremamente bem descrita nesse livro
quando eu descobri que foi o Osamu Dazai eu fiquei em choque. com certeza uma das minhas melhores leituras desse ano.

teka. 13/04/2024

Novamente, a escrita do dazai não decepciona!
como pode um homem conseguir descrever tão bem os sentimentos de uma garota adolescente? a melancolia, o pessimismo, as mudanças de humor e todos os pensamentos da garota são características muito verdadeiras e que ao se identificar te deixa muito próximo da protagonista.
apesar de ser curto e simples, ele consegue ser muito complexo em todos os sentidos.
sinto que me identifiquei mais do que deveria

kohler 05/03/2024

Complicado?.
Honestamente? vejo muitos elogiando a obra, mas todo mundo leu ignorando a esquisitice?.?
o livro representa de fato muito bem a mudança repentina de pensamentos/sentimentos de um adolescente qualquer, mas em muitos momentos, achei bem desconexo da realidade
que garota odeia seu bichinho de estimação?????? isso foi oq mais me pegou, toda mulher depressiva tem dependência emocional em algum animal?.
e também, sinto um pouco de estranheza da maneira com que ele descreve a menina, essa mesma estranheza que vejo em stephen king
mas enfim, a ideia do livro como geral é realmente interessante mas a execução me deixou questionando um pouco o autor.

yoshii 20/12/2023

Crise existencial
Eu li esse livro logo após de ler "O apanhador no campo de centeio" e sinto que me identifiquei mais com "Schoolgirl" sobre essa fase da vida.
A história é de uma garota que está na fase de adolescência, pensando no que vai ser sua vida no futuro e, francamente, sem muito entusiasmo.
O dilema de ser o que esperam de você ou o que você é, ao mesmo tempo de não saber o que você é.
É uma leitura rápida.
"Really, I don't know which is the true me. What ever will I do when there aren't any more books to read, or when I can't find another role model to imitate?"

Mari 14/12/2023

Uma história curta que se passa ao longo de um dia apenas, tudo no ponto de vista de uma garota japonesa. Achei linda a forma com a qual foi narrada o monólogo interior e as questões que ela lida. Recomendo mt

leticia1456 11/12/2023

Sometimes happiness arrives one night too late.
Dazai, eu não sei se te amo ou te odeio por ter escrito esse livro.
Ele conseguiu descrever muito bem os pensamentos de uma adolescente. A melancolia, as mudanças de pensamento, a sensação de pertencimento (ou da falta dela) foram marcantes. Acho que me identifiquei mais do que deveria. É uma leitura que vai te cativando conforme você acompanha o dia-a-dia da narradora e suas ideias de mundo. Simplesmente lindo de um jeito triste.
E sim, tem falas misóginas na obra. Mas foi feito em meados dos anos 30 no Japão, então?..

felipe1096 15/08/2023

Yass
Foi um bom conto, algumas partes eu genuinamente achei que ele soube descrever bem o pensamento de uma adolescente como a mudança dos pensamentos, o que ela descrevia sobre si, Deus e o mundo e em outras era só misoginia pura mesmo, bem osamu dazai da vida :)

iara 26/04/2023

Por mais que tenha ali um arzinho da misoginia do dazai e a narradora seja insuportável em diversos momentos, é uma forma de entender a sociedade da época e as configurações para a existência do gênero feminino no Japão.

mirroredmind 21/04/2023

Eu odeio óculos
Glasses are like a ghost.
The reason I hate glasses so much is because I think the beauty of your eyes is the best thing about people.
~ dazai, osamu.

eu adoro esse livro de todo meu coração, não é atoa que é meu livro favorito. sabe quando um livro transmite tudo que você sente da forma mais poética possível, é "Schoolgirl". logo no inicio do livro, eu pensava que seria uma história relacionada a vida escolar de uma estudante e suas relações sociais, mas me deparei com descrições belas e melancólicas de uma garota que vivia praticamente sozinha, num mundo de pensamentos.

"There are really good things about human beings. I mean, it's humans who discovered the beauty of flowers, and humans who admire them."

eu amo esse livro, leiam se possível!

gabriela cardoso 30/03/2023

Schoolgirl
"go about saying how pained and tormented, how lonely and sad I feel, but what do I really mean by that? If I were to speak the truth, I would die."

dhiudhiu 16/03/2023

Abraço quente
Primeiro livro que li depois de ter ficado quatro anos sem ler, sem dúvidas tornou-se meu preferido tão delicado e simples. uma adolescente apenas narrando seu dia a dia e seus pensamentos profundos, acabamos nos sentindo íntimos dela a cada página
"let me be natural, let me be genuine"

wenzzy 24/02/2023

Esse foi o meu primeiro contato com uma obra do dazai, schoolgirl é bem curto, porem é uma leitura muito interessante.
quando estava lendo, considerei o inicio até o meio do livro mt estranho, por conta da protagonista contando cada pequeno detalhe de sua vida e mudando de assunto repentinamente. quando comecei a me acostumar eu já estava perto do final do livro.
gostei muito, muito msm do final. espero reler essa obra qualquer dia.

anabia 24/02/2023

Meu livro favorito da vida!!! amo demais a vibe de melancolia e surpresa em como um homem adulto consegue descrever tão bem o que se passou pela cabeça de uma garota adolescente.

aninha 14/02/2023

esse livro é simplesmente a forma de realização de uma fala da cecilia em the virgin suicides "obviously, doctor, you've never been a thirteen-year-old girl"

meu primeiro osamu dazai, quero ler no longer human a seguir.

Bebel 03/02/2023

Livro simples e incrível
Eu iria copiar aqui os melhores trechos mas acho q podia estragar a experiência de quem ainda não leu. A história é bem simples nada muito extraordinário mas o modo como ele conta é muito íntimo.