Schoolgirl

Schoolgirl Osamu Dazai

Resenhas - Schoolgirl

Nala 04/10/2021

As vezes a felicidade chega uma noite atrasada.
Ótimo conto, me surpreendeu. Os sentimentos da personagem permite descrições lindas, em especial sobre a natureza! As últimas páginas são incríveis, vale a pena ler.

dhiudhiu 16/03/2023

Abraço quente
Primeiro livro que li depois de ter ficado quatro anos sem ler, sem dúvidas tornou-se meu preferido tão delicado e simples. uma adolescente apenas narrando seu dia a dia e seus pensamentos profundos, acabamos nos sentindo íntimos dela a cada página
"let me be natural, let me be genuine"

gabriela cardoso 30/03/2023

Schoolgirl
"go about saying how pained and tormented, how lonely and sad I feel, but what do I really mean by that? If I were to speak the truth, I would die."

Sekhmet 01/01/2022

Osamu Dazai captura o espírito de angústia e ansiedade juvenil, acompanhando o dia de uma estudante com reflexões sonhadoras e caprichosas, agudas críticas sociais e autocríticas.

É realmente incrível que um homem de 30 anos possa escrever uma história tão simples e longa de dentro da cabeça de uma adolescente com uma percepção tão correta.

"Sou uma Cinderela sem príncipe"

Agt 14/05/2022

Um dia na vida de uma garota
?I felt like trying to cry. I held my breath for a good while in order to make my eyes bloodshot and I thought i might be able to squeeze out a tear, but it was no good. Maybe I?ve turned into a impassive girl.?

anabia 24/02/2023

Meu livro favorito da vida!!! amo demais a vibe de melancolia e surpresa em como um homem adulto consegue descrever tão bem o que se passou pela cabeça de uma garota adolescente.

mirroredmind 21/04/2023

Eu odeio óculos
Glasses are like a ghost.
The reason I hate glasses so much is because I think the beauty of your eyes is the best thing about people.
~ dazai, osamu.

eu adoro esse livro de todo meu coração, não é atoa que é meu livro favorito. sabe quando um livro transmite tudo que você sente da forma mais poética possível, é "Schoolgirl". logo no inicio do livro, eu pensava que seria uma história relacionada a vida escolar de uma estudante e suas relações sociais, mas me deparei com descrições belas e melancólicas de uma garota que vivia praticamente sozinha, num mundo de pensamentos.

"There are really good things about human beings. I mean, it's humans who discovered the beauty of flowers, and humans who admire them."

eu amo esse livro, leiam se possível!

aninha 14/02/2023

esse livro é simplesmente a forma de realização de uma fala da cecilia em the virgin suicides "obviously, doctor, you've never been a thirteen-year-old girl"

meu primeiro osamu dazai, quero ler no longer human a seguir.

leticia1456 11/12/2023

Sometimes happiness arrives one night too late.
Dazai, eu não sei se te amo ou te odeio por ter escrito esse livro.
Ele conseguiu descrever muito bem os pensamentos de uma adolescente. A melancolia, as mudanças de pensamento, a sensação de pertencimento (ou da falta dela) foram marcantes. Acho que me identifiquei mais do que deveria. É uma leitura que vai te cativando conforme você acompanha o dia-a-dia da narradora e suas ideias de mundo. Simplesmente lindo de um jeito triste.
E sim, tem falas misóginas na obra. Mas foi feito em meados dos anos 30 no Japão, então?..

nanda! 28/01/2023

desde a primeira página fiquei fascinada em como era tão singular schoolgirl, nunca li nada parecido e nem sei um dia vou ler (acho que é uma coisa do dazai sempre fazer a gente querer algo parecido e não ter sempre que ler algo dele).

a personagem é muito característica de uma jovem adolescente que perdeu muito e não se sente feliz, isso já faz metade dos jovens se identificarem, o livro vai seguindo sem uma linha correta mas que vai te perseguindo e você vai entendendo quase que tudo em um piscar de olhos.

final incrível, me pegou totalmente desprevenida de um jeito muito bom.

wenzzy 24/02/2023

Esse foi o meu primeiro contato com uma obra do dazai, schoolgirl é bem curto, porem é uma leitura muito interessante.
quando estava lendo, considerei o inicio até o meio do livro mt estranho, por conta da protagonista contando cada pequeno detalhe de sua vida e mudando de assunto repentinamente. quando comecei a me acostumar eu já estava perto do final do livro.
gostei muito, muito msm do final. espero reler essa obra qualquer dia.

iara 26/04/2023

Por mais que tenha ali um arzinho da misoginia do dazai e a narradora seja insuportável em diversos momentos, é uma forma de entender a sociedade da época e as configurações para a existência do gênero feminino no Japão.

felipe1096 15/08/2023

Yass
Foi um bom conto, algumas partes eu genuinamente achei que ele soube descrever bem o pensamento de uma adolescente como a mudança dos pensamentos, o que ela descrevia sobre si, Deus e o mundo e em outras era só misoginia pura mesmo, bem osamu dazai da vida :)