O Jogo da Mentira Sara Shepard

Resenhas - O Jogo da Mentira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ivy (De repente, no último livro) 05/10/2023

O Jogo da Mentira
Eu li esse livro há muitos anos atrás, logo depois que estreou a série, e na época lembro que gostei, mas não quis prosseguir com os livros restantes. Depois de andar em busca de thrillers juvenis mais leves, lembrei de The Lying Game e decidi reler, e eu adorei. É um livro bem estilo PLL, da mesma autora, quem gosta de um, com certeza vai amar o outro. Sara Shepard tem uma narrativa gostosa, ela é bem descritiva mas envolve a gente naquele universo teen privilegiado que cria, não é nada enfandonho. Eu gostei de o livro ter pensamentos da Emma mas também uma parte narrada pela Sutton, e achei todos os personagens bem bacaninhas e super suspeitos. O romance, que já está meio que no ar, me pareceu bem fofinho, bem adolescente mesmo, e foi um livro rapidinho de ler, que me deixou com vontade de prosseguir com a série. Já estou lendo o segundo e curtindo ainda mais.

Rafael 11/03/2015

E se você tivesse uma irmã gêmea e ela desaparecesse justo no dia em que vocês se encontrariam? Até onde você iria para saber o que aconteceu com ela?
Nota:4,5/5 estrelas

Eu adorava a série de TV The Lying Game, porém quando ela foi cancelada após duas temporadas pela ABC Family, minha vontade de ler os livros aumentaram ainda mais e finalmente peguei o primeiro volume, O Jogo da Mentira. E apesar das diferenças entre as duas mídias, adorei o livro tanto quanto a série.

A principal diferença afeta Sutton: aqui ela está morta; então o plot principal já é bem diferente do da série, aonde as duas irmãs procuravam a mãe biológica e isso que causava as ameaças que recebiam. A morte de Sutton não é um spoiler, afinal está na sinopse e já é revelada na primeira página, mas a presença da personagem por meio de um espectro na história foi uma ótima sacada de Sara Shepard. Sutton está tão perdida quanto o leitor e Emma, pois não lembra de nada, então tudo sobre seu assassinato é uma surpresa até para ela.

A narração alternada entre Emma e Sutton é bem interessante e desde o início você consegue diferenciá-las - a de Emma é em terceira e a de Sutton, em primeira. As irmãs são muito bem construídas e as personalidades de ambas no seriado foi bem fiel, por isso rapidamente me conectei com elas aqui. Os demais personagens também têm seus momentos, principalmente Ethan. Ele possui uma grande diferença também em comparação ao seriado, mas sua presença ainda assim é importante.

Quanto aos demais, são todos suspeitos, sem excessão. Sara concede motivos para o possível crime para todos, por isso é até difícil confiar e se apegar neles - no seriado, gostávamos das amigas de Sutton logo de cara pois, apesar de serem ricas e mimadas como ela, todas eram boas pessoas, enquanto aqui são uma mais perversa que a outra, em especial Charlotte. Desconfio de um personagem, mas esse primeiro volume é indecifrável e consegue nos confundir do início ao fim - quem gosta de mistérios que não são muito "na cara" deverá adorar.

Se você gostou/gosta de Pretty Little Liars, thrillers ou de qualquer outro livro da Sara, recomendo muito a saga. O plot principal é muito bem trabalhado e unido a escrita ágil da autora, as páginas passam rapidamente. São seis livros, mas todos com, no máximo, 340 páginas, então são leituras rapidíssimas. Não vejo a hora de ler as continuações! E lembrem-se: nada de reproduzir os Jogos da Mentira em casa. Sara deu esse recado nos agradecimentos e eu achei muito engraçado.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

zize 17/01/2022

Conclusão: não faça brincadeiras de mal gosto
Como sempre a Sara arrasando nas suas histórias, inclusive achei esse aqui melhor que pll (e olha que eu sou fã de carteirinha de pll). A história flui com muita facilidade e te prende demais. A escrita como sempre maravilhosa, descomplicada e fluida.

Tô bem ansiosa para saber quem realmente matou a Sutton (que por sinal era uma pessoa horrível pelas poucas lembranças que foram recordadas ao longo do livro) fiquei com dó da Emma por ter se envolvido nessa confusão toda e agora estar correndo perigo, gostei muito dela. Gostei também do Ethan, ele me lembrou um pouco o Fezco de euphoria, espero não me decepcionar com ele.

Esse jogo que elas jogam "jogo da mentira" é muito bizarro de louco, e o pior é que elas não jogam só entre elas, elas fazem isso com outras pessoas que não tem nada com elas. Não duvido que foi alguém da escola que matou a Sutton por causa desse jogo idiota.

Enfim, gostei bastante e recomendo muito. Já quero as continuações. Acho incrível como a Sara consegue escrever várias sequências que tenham a mesma pegada "patricinhas, vinganças, mortes..." sem ficar repetitivo, reciclado ou chato. Amo esse mulher.

Arca Literária 30/07/2014

Por: Danielle Peçanha

Eu sou fascinada por histórias sobre gêmeas e quando li a sinopse deste livro quis ler de cara, posso dizer que gostei bastante da trama, no início achei um pouco confuso o fato da irmã "morta" estar narrando, mas depois me acostumei. Este é o primeiro livro de uma série.

Emma, uma adolescente que foi abandonada pela mãe quando criança, vive em lares adotivos e está prestes a completar dezoito anos quando seu irmão adotivo, um viciado, rouba a mãe e põe a culpa nela. Travis mostra a mãe um vídeo no youtube de Emma sendo estrangulada, a mãe fica horrorizada e diz que só ficará com ela até completar 18 anos.

A menina do vídeo não é a Emma e sim uma menina idêntica a ela. Logo Emma consegue o perfil da menina facebook e se comunica, elas marcam um encontro e podem ser gêmeas. Emma ao chegar no encontro é confundia com Sutton pelas suas amigas e acaba não contando quem ela realmente é. Sutton não aparece e Emma acaba na casa dela com sua família, ninguém acredita que Emma não é Sutton, até na delegacia Emma foi,só que sua irmãzinha era uma pessoa mentirosa e aprontava muitas brincadeiras de mal gosto e o vídeo foi retirado do Youtube, sendo assim ela nada consegue provar.

Emma começa a receber mensagens anônimas dizendo para ela se passar por Sutton e que sua irmã está morta, caso ela não faça o que estão mandando será a próxima. Emma entra no Jogo da mentira para tentar descobrir o que aconteceu com sua irmã e quem é o seu assassino.

A narrativa tem um ritmo ótimo, li o livro rapidamente pretendo continuar lendo a série pois estou louca para desvendar esse mistério.

Recomendo a leitura para todos que curtem livros leves e com mistério.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Dani 25/09/2015

O Jogo da Mentira - The Lying Game #01
Sempre tive interesse neste livro, pelo enredo tão intrigante. Havia lido pouquíssimas opiniões sobre ele, então não sabia muito. Quando comprei, admito que foi mais por comprar e por ser da Sara Shepard mesmo, por impulso.
Emma Becker nunca teve sorte em sua vida, no que se diz respeito aos vários lares adotivos por onde passou. Desde pequena, após ser abandonada pela mãe, ela tem sido jogada de um lado para o outro, na esperança de achar alguma família que possa ficar com ela. E é exatamente isso que ela sempre quis: uma família. Ela conta com poucos amigos e alguns inimigos. Em especial, seu irmão adotivo que sempre faz da vida de Emma um inferno.
Mas ela descobre algo que a intriga muito, através de um vídeo da internet. Ela vê uma garota, Sutton Mercer, que é igualzinha à ela, sendo estrangulada. Horrorizada e curiosa ao mesmo tempo sobre quem seria a tal garota e cogitando possuir uma irmã gêmea, com base no comportamento estranho do passado de sua mãe, Emma decide procurá-la. Acaba encontrando e descobre que Sutton tem, aparentemente, a vida que Emma sempre quis ter; foi adotada por um casal bem financeiramente e amoroso, tem uma irmã, é popular na escola, e tem o futuro garantido. Emma fica animada com a possibilidade de ter uma família, de encontrar uma irmã e se sentir menos sozinha.
Emma e Sutton resolvem, então, marcar um encontro para conversarem sobre isso, algo tão louco. Emma viaja à cidade de Sutton e faz tudo conforme planejado. No entanto, quando a hora das duas se verem chega, algo muito esquisito acontece: Sutton simplesmente não aparece. Logo as amigas de sua irmã chegam, confundindo-na com ela e Emma decide "brincar" de ser Sutton enquanto procura pela mesma, se deslumbrando com o mundo tão perfeito e badalado onde a gêmea vive.
Mas a brincadeira perde a graça quando, aos poucos, Emma vai tendo pistas de uma verdade aterrorizante: Sutton pode estar morta e seu assassino quer que Emma continue se passando por ela. Ou será a próxima. Quem matou Sutton? Por quê quer que Emma continue se passando por ela? Em quem confiar?
Quando comecei a acompanhar, eu realmente não sabia mais que isso, o revelado na sinopse e nos trechos de orelha do livro. É realmente uma estória instigante e fiquei curiosa para desvendar este mistério. Desde o começo, não é spoiler, prometo, sabemos que Sutton está morta pois é o "fantasma" dela quem narra a estória. Ela é um personagem sim, mas quase nos esquecemos que é ela quem conta a estória, pois não é nem um pouco imparcial ou raso. Sutton realmente não se lembra de quem a matou, ou como morreu, portanto ela conduz a narrativa com a mesma curiosidade e apreensão com o leitor. Achei isso muito bacana mas, ao mesmo tempo, triste, pois Emma durante o livro fica desesperada para encontrar a irmã, não acreditando ás vezes que ela está mesmo morta e eis que o fantasma de Sutton paira sobre ela.
A escrita da autora é leve de se ler e, com tantos mistérios envolvendo a morte de Sutton e a mãe das duas, é uma árdua tarefa deixar o livro de lado. A cada capítulo, novos mistérios e pistas surgem, é realmente uma estória cheia de enigmas. Houve momentos que me perguntei, de fato, se a autora chegaria à alguma conclusão sobre todos estes mistérios. Afinal, PLL é composta por mais de 10 livros *e eu ainda estou no terceiro* e, com tantos volumes e tantas intrigas, não deixo de questionar se, de fato, ela estaria conduzindo a estória de verdade ou estaria apenas enrolando, enchendo linguiça. Sei que isso é algo que acontece em muitas séries grandes; o autor fica enrolando a estória, inventando muitas coisas que não se encaixam ao final, tudo para completar as páginas de um livro. De qualquer forma, inventando mistérios ou não, essa autora é brilhante em não deixar a estória cansativa. Não importa quantas perguntas há, não importa as dúvidas sobre o desfecho... simplesmente não consegui largar.
As irmãs são personagens muito distintas, com personalidades totalmente diferentes. Emma é doce e amigável, sempre buscando fazer o certo e sonhando. Sutton, no entanto, é muitas vezes má, mimada, e tem um grande histórico de pegadinhas na escola, e isto é uma coisa que terá certa importância. Foi divertido, de certa forma, acompanhar Emma tentando se adaptar à vida da irmã. Há outros personagens de destaque, como Ethan, um colega de Sutton, sua irmã Laurel e amigas.
Este primeiro volume foi uma leitura envolvente, e o final tem uma revelação bombástica acerca da morte de Sutton, o que me fez ter muita vontade de conferir o próximo livro.

Sobre a série e adaptação - A série de livros The Lying Game é composta por O Jogo da Mentira (The Lying Game), Eu Nunca (Never Have I Ever), Duas Verdades e uma Mentira (Two Truths and a Lie), Caça ao Tesouro (Hide and Seek), Cross My Heart, Hope To Die e Seven Minutes In Heaven (os dois últimos volumes ainda sem publicação no Brasil), além dos extras The First Lie: A Lying Game Novella e True Lies: A Lying Game Novella. Os livros inspiraram uma série televisiva de mesmo nome, que é bem diferente.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-jogo-da-mentira-lying-game-01.html

Caio 29/11/2014

E que comece o Jogo da Mentira...
“E se você tivesse uma irmã gêmea?
E se ela desaparecesse justo no dia em que vocês combinaram de se encontrar?
Até onde você iria para saber o que aconteceu com ela?”

O livro conta a história de Emma Paxton e Sutton Mercer, duas gêmeas que foram separadas ao nascer e depois descobrem uma sobre a outra antes de seu aniversário de 18 anos, mas algo faz com que esse encontro não aconteça. Sutton foi adotada pelos Mercer, uma família rica que mora no Arizona, enquanto Emma ficou no sistema de adoção e cresceu indo de família em família, parando nos subúrbios de Las Vegas.

Depois do aparecimento de Sutton, Emma passa a viver a vida da irmã e desfrutar dos prazeres de se ter uma família unida e onde todos se amam. Só que se você acha que Emma fica só aproveitando o lado bom de ser uma Mercer, você está totalmente enganado. Ela tenta investigar o desaparecimento da irmã, pois já que todos são suspeitos e é nessas investigações que Emma descobre sobre o “jogo da mentira” criado por Sutton e suas amigas, algo parecido com “pregar peças” em alguém.

site: http://cyimagine.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-jogo-da-mentira-sara-shepard.html

BrunaCeotto 14/06/2019

Ah, eu gosto desse tipo de história!
"Não apenas Sutton tinha uma família como também era extramente popular. Por que Emma se saíra com uma porcaria de vida e Sutton ficara com tudo do bom e do melhor?
Eu não tinha certeza quanto a isso, considerando que Emma estava viva, e eu não."

Confesso que se não fosse uma temática do meu agrado (amo histórias com personagens femininas meio wild e um toque de mistério), eu provavelmente não teria terminado de ler a história. O mistério demora bastante para se desenvolver, muita coisa não é explicada no livro, numa tentativa de te empurrar para o segundo livro se quiser saber o desfecho. E olhe lá. Fiquei com a impressão de que vai ser arrastado até o final, e isso é irritante.

A escrita da autora é cativante, pelo menos pra mim. Não é excessivamente descritiva, mas te alimenta o suficiente para você criar imagens bem nítidas dos personagens na sua cabeça. Fiquei bem irritada com três erros grotescos de português que encontrei na edição. Não admito o uso da expressão "mandato de busca". A história é narrada por Sutton, o que é interessante, considerando que ela está morta, acompanhando Emma e enxergando as coisas do ponto de vista dela.

O enredo é exatamente o que promete: Emma, garota órfã que vive em lares temporários e teve uma vida difícil, é contactada por sua irmã gêmea separada na maternidade, Sutton, que tem uma vida bem diferente da dela. Amigos, família, dinheiro, namorado, oportunidades. Em uma situação que fugiu de seu controle, Emma acaba substituindo Sutton, que está desaparecida e aparentemente morta. Emma não sabe em quem confiar, e se vê na posição de descobrir o mistério sobre o que aconteceu com a irmã que ela nunca chegou a conhecer.

As personagens não chamam muita atenção. Apesar de Sutton narrar a história e o livro ser sobre a vida dela, não senti que a conhecia quando a história chegou ao final. Emma é bem "gostável", mas o coitadismo dela enche um pouco a paciência. As amigas e a irmã são, talvez, a melhor parte do livro, com umas tiradas bem engraçadinhas.

Em geral, eu gostei, mas a temática ajudou bastante. Se fosse outro tipo de história construída da mesma forma, talvez eu não teria gostado tanto.

ViVi 13/03/2019

Um belo inicio de uma saga
O jogo da mentira traz como enredo a história de duas gêmeas que foram adotadas por famílias diferentes, cujo suas classes sociais também acabam sendo diferenciadas .
Enquanto Sutton foi adotada por uma família rica e com boas condições, Emma passou por varias famílias durante sua vida que não tinham tantas condições financeiras assim.

A personalidade das duas meninas são traçadas com aquele clichê básico de ( Uma é Rica e mimada e a outra é batalhadora e esforçada para conseguir suas coisas)
Sendo assim, o Assassinato de Sutton, faz com que as coisas mudem de figura e Emma caia de paraquedas na vida da irmã, tendo que viver sua vida e sendo ameaçada pelo suposto assassino que a vigia.

Seguindo essa premissa em ter que assumir o posto da irma, perante sua família adotiva e seus ciclo de amigos , Emma acaba conhecendo um pouco de Sutton e de como ela era vista, e como seu " jogo da mentira " acabava afetando seu ciclo social, o que a fazia ser uma garota temida e odiada por pessoas ao seu redor . O que significa que seu Assassino pode pertencer a este ciclo e será Exatamente essa a proposta da Emma, encontrar o assassino de sua irmã.

Eu confesso que minha motivação em ler o livro se da pelo fato de ter acompanhado a serie de Tv que foi transmitida a um tempo atras pela ABC Family .

O fato de cancelarem a Serie sem um final e sem uma resposta descente sempre me intrigou e me deixou curiosa sobre o desfecho, porém este livro, por ser o primeiro da Saga de livros , não traz muitas informações e sim apenas faz uma bela introdução da história de uma maneira ampla juntamente com os personagens .

Eu daria três estrelas, mas optei por dar quatros, pois acredito que seja sim, um belo inicio de saga de livros.A Shepard constrói uma introdução realmente muito boa e mostra quais são os elos confiáveis para continuação e quais possivelmente não são.

A lição maior de incio é : Não seja uma Bitch que faz trotes com os outros ou nem haja como uma filha da p$&* com as suas amigas ou acabará morrendo em algum beco qualquer.

C. Aguiar 02/02/2019

Nesse primeiro volume da série conheceremos a história de Emma e sua irmã gêmea Sutton.
Emma passou toda a sua vida pulando de lar adotivo atrás de lar adotivo, ela nunca conseguiu pertencer a um lugar e atualmente está prestes a chegar na maioridade e tudo o que ela mais quer é ser livre.
Um belo dia seu irmão adotivo mostra um vídeo de uma garota idêntica a ela sendo assassinada, e a vida de Emma vira de pernas para o ar.

Emma nunca pensou que teria uma irmã, ainda mais uma gêmea! Intrigada com o vídeo ela decide ir atrás da garota para tentar descobrir um pouco mais sobre ela, quem sabe finalmente Emma possa ter uma família, pois se dependesse da mãe biológica ela continuaria sozinha.
Então a garota se depara com um cenário inesperado: Ela e Sutton marcam um encontro, mas as amigas de Sutton acabam confundindo Emma e ela decide "brincar" de ser a irmã até encontrar a mesma. Porém com o passar do tempo ela irá descobrir que sua irmã está realmente morta e o vídeo do assassinato foi retirado da internet.
Agora o assassino que quer Emma fique no lugar de Sutton, caso contrário o mesmo que aconteceu com ela irá acontecer com Emma.

Diferente de Emma, Sutton foi adotada por um casal que além de ter uma ótima vida financeira, são amorosos e se esforçam para serem bons pais.
Sutton tem tudo o que quer e quando quer, mas as vezes ter tudo o que quer pode acabar custando muito caro. Ela costuma pregar pegadinhas em algumas pessoas e as vezes passa dos limites, suas amigas são extremamente maldosas e sua irmã adotiva tenta muito se esforçar para ser igual a ela, mas pelo visto nunca chegará aos pés de Sutton.
Emma está vivendo uma vida que não é dela e fará de tudo para trazer justiça para sua irmã assassinada.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Emma, mas temos alguns vislumbres do ponto de vista de Sutton.
Nesse primeiro livro acabamos descobrindo um pouco sobre o mistério que ronda o vídeo do assassinato, mas muitas coisas ainda precisam ser reveladas, pois nem todos são o que parecem ser.

Infelizmente eu descobri quem era o assassino logo no começo! Eu geralmente não costumo descobrir quase nada nos livros escritos pela a autora, mas aqui ficou tão claro quem matou Sutton que eu nem sequer tenho dúvidas (inclusive já confirmei e estou certa). Agora terei de ler a série e descobrir as motivações para que o crime fosse cometido.
A escrita da autora é ótima, a leitura é bastante fluida e quando você vê já está terminando. Mas, eu acabei dando uma pausa de alguns meses até concluir esse livro, porque sinceramente achei brochante ter descoberto quem era o assassino logo de cara.

O livro possuí páginas brancas, o que me incomoda um pouco a vista, mas deu para seguir com a leitura até o final.
A obra é composta por capítulos curtos e a diagramação está ok na medida do possível. Não encontrei erros enquanto lia!

site: https://www.instagram.com/coelhoobrancoo/ ou http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

@injoyce_ 02/06/2018

O Jogo da Mentira
No primeiro volume da série The Lying Game, conhecemos Emma, e pelo meu ponto de vista, sua vida sempre tem sido uma enrascada.
Quando Emma descobre que tem uma irmã, fica super ansiosa para sair de sua antiga vida, mas como o destino é cruel, ela descobre que sua irmã está morta, e o pior, Emma tem que se passar por Sutton, sua gêmea morta, se não será o próximo alvo.
Nesse tempo, ela acaba descobrindo a megera que a irmã era junto com suas amigas. Mas Emma tem que descobrir quem é o assassino da irmã.
Mas a irmã acaba atrapalhando suas investigações por causas dos "Jogos" que ela fazia com todos que conhecia.
Todo mundo odeio e tem medo de cair em um dos joguinhos sujos de Sutton, assim, fica difícil para Emma descobrir quem matou a irmã, pois, poderia ter sido qualquer pessoa, já que a irmã é uma megera que adorava fazer jogos maldosos com todos.

O livro em si é cheio de mistérios. Existe outra pessoa desaparecida também, tem muita coisa para rolar ainda. Não vejo a hora de dar continuidade a série.

Quanto a Série de Tv que foi cancelada (infelizmente) eu adorava bastante, mas já que não terei série para assistir, irei colecionar os livros para ver a que fim isso levará.
Estou para comprar o segundo volume da série e aguardo ansiosamente pelos outros 4 livros que serão publicados pela editora Rocco.

Eduardo.Feliciano 08/04/2018

O Jogo da Mentira Nota 10.
Confesso que o livre me surpreendeu, a narrativa é maravilhosa, somos colocados no meio do mundo do luxo, casas enormes, carros caríssimos e adolescentes com a vida que todo mundo sempre desejou. No meio de tudo isso, Emma, uma garota simples descobre que tem uma irmã gêmea perdida, o único problema é que: Sutton está morta. Emma toma o lugar de Sutton e vive o seu “sonho adolescente” e ao mesmo tempo segue as pistas do possível assassinato de sua irmã gêmea e os mistérios que envolvem os seus amigos mais próximos, pois todos são suspeitos.
Realmente é um livro que vale apena ler, eu nunca tinha lido nada de Sara Shepard, mais depois que o jogo da mentira, me apaixonei e hoje estou assistindo a serie Pretty little liars, pretendo comprar a coleção muito em breve.

Alida Rinara 16/01/2018

Nota: 10
"Sempre durma com um dos olhos aberto. Dê valor ao que você tem. Seus melhores amigos podem ser simplesmente seus inimigos."
UAUU, que história... Sara Shepard foi além das minhas expectativas. Eu simplesmente não consegui parar de ler. Se eu dizer que o livro é perfeito, estarei mentindo, porquê ele vai muito além disso...
Os personagens? Estou com um imenso ódio de Sutton, ooo garotinha que era insuportável, será que mais pra frente irei mudar de opinião? Quanto a Emma, estou amando sua coragem e determinação.
Só uma dica: se vocês gostaram de Pretty Little Liars precisam ler essa série!
Estou louca de ansiedade pra começar o próximo...

Blackie 12/05/2016

The Lying Game
Tenho que admitir, assisti a série antes de ler o livro, e esperava uma coisa completamente diferente, tanto sobre a história, como sobre as protagonistas! E na minha opinião, a Sara se superou dessa vez! Com certeza tem um ar de mistério BEM maior do que a saga Pll, (pelo menos nos primeiros livros) e é muito mais tenso! A narrativa do livro, porém, é um tanto quanto confusa, existem momentos em que você se pergunta ?É a Emma ou a irmã morta que está narrando?? (Não a Sutton estar morta não é spoiler, você descobre isso nas primeira páginas do livro). A cada página do livro você fica mais curioso sobre o que é o Jogo da Mentira? e o que eles faziam de tão ruim para alguém ir parar na delegacia, ou porque mataram a Sutton, e em algumas horas parece que você nunca terá essas respostas! Bem, recomendo muito a leitura para quem gosta desse tipo de literatura, e apesar dos defeitos, vale muito a pena ler.
Abraços!
~Blackie
Lara_Frey 14/05/2016minha estante
esse livro é muuuuito maravilhoso já estou acabando e já estou ansiosa para ler o segundo

Tayene 10/01/2016

Apesar dos vários clichês que a autora usa e abusa, o livro até que consegue ser bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5