Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

ensimesmado 04/08/2022

Projeto Asimov: Fundação
Um bom primeiro livro. Mostra o início da Fundação e o plano Seldon. O livro é dividido em cinco partes com décadas de diferença entre elas, mostrando a evolução da sociedade e declínio do Império.
Ao contrário do esperado, é um livro rápido e de leitura fácil.
O próximo livro do meu Projeto Asimov é Eu, Robô.

Marcos774 04/08/2022

Empolgante do início ao fim!
O primeiro livro de uma das sagas de ficção científica mais famosas do mundo, e que sem dúvida alguma faz jus a sua fama do início ao fim.
A história do livro te prende desde o começo, e em nenhum momento senti vontade de pausar a leitura.
Os personagens são muito bem apresentados apesar do curto espaço de tempo que passamos com eles, e você facilmente se apegar aos mesmos.
Os saltos temporais na história me deu um certo estranhamento no começo mas depois eu entendi que isso fazia parte da proposta do livro.
O ponto alto desse livro pra mim é a inteligência e a frieza dos protagonistas em resolver as crises que lhe foram apresentadas. Os momentos de clímax e resolução de todas as crises foram de longe os melhores momentos do livro.
Recomendo demais a leitura, esse merece a 5 estrelas.

bruthethe 03/08/2022

Bem magnífico. Bem difícil.
O universo criado por Asimov é realmente incrível. Faz a gente querer saber mais e conhecer mais e entender melhor.

Mas como quase toda ficção científica da época, possui diálogos difíceis, complexos e filosóficos.

Homero 02/08/2022

Política, Religião e Tecnologia
Trama incrível, cheio de politicagem, conversas e mais conversas.

O livro foi dividido em 5 partes, as 3 primeiras foram incríveis, com Hari Seldon e Salvor Hardin me empolgando demais.

Porém, as duas últimas partes, chegaram personagens bem esquecíveis e o ritmo foi um pouco previsível, sabendo que uma carta na manga viria e resolveria tudo. Além do que, as perspectivas foram menos grandiosas como no início do livro.

Apesar do porém, foi uma leitura interessantíssima, e que anseio por continuar com toda a saga!

Dimas Lins 01/08/2022

Uma das grandes obras da ficção científica
Devo confessar logo de cara que assisti Fundação primeiro no Apple+ para depois ler o primeiro livro da saga do escritor Isaac Asimov. Não fosse a série, jamais leria o livro, admito. Livro e série só são recíprocos no início e, spoiler à parte, de resto não vi muita semelhança. Salvor Hardin, por exemplo, é um homem de estratégia no livro e uma mulher, arma pesada no ombro, na série. Nesse aspecto, sou mais o livro. Bem mais.

Isaac Asimov, escritor estadunidense nascido na Rússia é um dos maiores expoentes da ficção científica. Nunca falou seu idioma natal. Nunca. Foi ele quem criou as três leis da robótica, adotada, inclusive, por leia escritores de ficção científica. (1ª Lei) Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. (2ª Lei) Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que entrem em conflito com a Primeira Lei. (3ª Lei) Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis. Asimov previu o microondas, a fibra ótica da internet, a TV de tela plana e até mesmo a depressão. Imaginação ele tinha em larga escala.

O livro trata de política e estratégias com personagens capazes de surpreender pelo intelecto. São diversas histórias em tempo diferentes, mas todos interligados pela Fundação, espécie de enciclopédia que guarda todo conhecimento humano por conta da previsão de Hari Seldon, psicohistoriador, que prevê a queda do Império Galático que geraria trinta mil anos de conflitos. Com a criação da Fundação esse hiato de 30 mil anos cairia para apenas mil, embora não evitasse a queda do Império.

Intrigas, disputas pelo poder, ganância e cobiça estão por trás dessa obra magnífica.

#livro #literatura #escritora #mulheres #cultura #arte #escrita #resenha #ficcaocientifica #isaacasimov

Thaís 31/07/2022

Poder e dominação
Tudo igual, de um jeito diferente, em proporções interestelares. Pode uma ciência prever o futuro? E interferir para que ele seja diferente? Aqui vemos a política e os jogos estratégicos tomando forma em personagens de muita astúcia. E a boa e velha religião sendo usada como cabresto para dominação dos mundos. Até onde isso é possível?

Jose0304 31/07/2022

Trilogia fundação
É uma livro maravilhoso. Assim, não do 5 estrelas porque teve coisas que eu achei que poderiam ter sido melhor elaboradas (como o final do Mulo) porq mano, quando Isaac Azimov quer, ele explode a mente. Mais gente, é um livro que começou sendo publicado nos anos 40, e mano eu sinto como se fosse feito agora no século 21. Recomendo 100% mas, tem que ter paciência. São 835 folhas e as vocês você fica de saco cheio da função mais depois passa e valê a pena...

Gildenisson 27/07/2022

Hari Seldon
Um dos melhores livros de Ficção Científica que tive o prazer de ler. Uma obra que consegue ser complexa e simples em sua proposta, demonstrando ao mesmo tempo a inventividade do autor no tema e escopo, assim como uma história que não tem um personagem principal vivo, mas sim suas ações que desencadeiam reações em cadeias que perduram por milênios.

Vemos aqui no livro a importância dada pelo autor para a ciência e em como ela quando atua em busca de algo comum é capaz de resolver as mazelas da sociedade, contudo ela não é unânime pois é preciso esforço dos personagens políticos e sociais para que a ciência atinja seu máximo. Vemos aqui na obra a disputa entre cientistas e burocratas políticos, onde os últimos por vaidade e ego conseguem colocar a vida de milhões em risco. Nada diferente da vida real, onde presenciamos os jogos entre poderes que eram mais importantes que a vida da população, onde a negligência da ciência em prol de seus privilégios financeiros e políticos levou a catástrofe como foi a perda de mais de 600 mil vidas no Brasil em meio a pandemia da Covid-19, ou seja causa das vaidades de homens autoritários, em um país presidido por um inepto golpista, autoritário e egocêntrico deixou milhares de vidas serem perdidas.

A lição que um livro que foi escrito há mais de 50 é: escute seus cientistas, atuem junto deles em prol de um futuro melhor que possa trazer benefício a todos, pois enquanto o ego e dinheiro forem prioridades, nós como sociedade estamos sempre fadados ao fracasso absoluto.

Gustavo 26/07/2022

Muito bom.
"O Império Galático possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a consequente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido."

Rilley1 22/07/2022

Sem dúvidas é bom, mas acho que criei expectativas demais
A construção do universo, a explicação da política e toda a aura de guerra em volta da fundação foram muito bem contruidas, inclusive, Não abandonei esse livro porque a construção de um universo era realmente muito boa. Porém, foram poucos os momentos que eu realmente me importei com a trama de algum personagem, provavelmente isso aconteceu por conta das diversas mudanças de perspectiva e tempo. Mesmo assim, ainda quero ler o segundo livro, afinal, já ouvi muita gente dizer que o primeiro é quase um prólogo, e o segundo é o livro de fato.

Felibalex 22/07/2022

Uma estória de outro mundo
O livro é incrível. Extremamente. A narrativa com buracos é perfeita em prender o leitor e fazer com que desenvolva as suas próprias lacunas para o preenchimento da estória. Mesmo sem uma personagem principal para você se apaixonar, o livro te prende, pois se todo o futuro já foi calculado, nós leitores também fazemos parte desse cálculo. É para pular de cabeça. Super recomendo.

Eduardo Haus de Barros 21/07/2022

OBRA DIVINA
Nenhum livro que li consegui fazer o que esse livro fez, ser empolgante do início ao fim, quase todo capítulo pular da cadeira de espanto, esse livro me deixou louco, caduco, de tanto pensar e teorizar, e no final não prever nada que ia acontecer, uma das melhores experiências da minha vida.

Ricardo.Borges 20/07/2022

Ficção científica ?raiz?
Embora tenha visto a alguns filmes adaptados das obras do autor (Eu, Robô e Duna) - o que serviu para me deixar ?no clima? -, é a primeira vez que realmente leio algo dele.
Logo no começo, as descrições de outros mundos, galáxias e tempos diferentes me fez torcer o nariz, confesso.
Nessa primeira parte da trilogia original (há sete livros no total, escritos para acrescentar partes anteriores e posteriores a ela) a história traz, enraizada no meio da ficção, lições políticas e filosóficas sobre poderes (científicos, religiosos, econômicos etc), atribuindo jargões, pensamentos e ideais amplamente repetitivos a personagens essencialmente masculinos, como ?a violência é o último refúgio do incompetente? ou ainda ?ser óbvio compensa, especialmente se você tiver uma reputação de sutileza.?
Por isso, também é preciso levar em conta quando este livro foi escrito, por volta dos anos 1950, o que, de certa forma, permite seguir em frente, já que, por exemplo, a primeira personagem feminina só aparece no final do livro, completamente coadjuvante. Mas há uma esperança, pois sei que é uma garota a protagonista da terceira parte da trilogia original (pois é? agora vou colocar os outros dois livros na minha lista rsrs).
Estevao 13/11/2022minha estante
Só uma correção, Duna não foi escrito pelo Asimov , mas por Frank Herbert.

Ricardo.Borges 13/11/2022minha estante
Oi, Estevão! Você tem razão? obrigado, pois tinha a ideia fixa de que também era uma obra do Asimov!!!

Estevao 13/11/2022minha estante
É que ambas são obras grandes e difíceis , com muitos detalhes e personagens , mas que a leitura prende.

mayara.marinheiromartinelli 19/07/2022

Não é um livro que te prende muito mas tem uma linhagem fácil de ler e vai direto ao ponto sem enrolar, gostei pq é uma alegoria de como funciona o nosso planeta e como estamos onde estamos! Desde a Igreja sendo o controle do estado dos países periféricos como na época da colonização até o controle através da comercialização de produtos manufaturados feitos pelos países desenvolvidos que detém a tecnologia e a troca pelos recursos q estão na periferia nunca desenvolvendo a industrialização local e o desenvolvimento do conhecimento! A galáxia é grande mas não é nada mais q o planeta Terra!

Duda 19/07/2022

A leitura foi muito legal e a história é muito rica. Porém, no início de cada uma das 5 partes em que o livro foi dividido eu ficava confusa com as novas introduções.
As tramas políticas são interessantíssimas e não vejo a hora de ler os próximos.