Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Augusto Bogo 28/01/2024

Esse é um livro que não canso de ler. Muita política e discussões que escondem a verdade nas entrelinhas.

Jaqueline 26/01/2024

Uma história de ficção científica que fala sobre o começo da fundação e ao passar do tempo de como ela foi crescendo e dominando outros planetas. É uma história legal, mas ela não me cativou como esperava.

Juliana 23/01/2024

Ok
Como um belo de ficção científica não é tão fácil ler, mas ainda assim é muito bom. Só que especialmente esse livro não funcionou pra mim.

Ayumiyp 22/01/2024

Fazendo a resenha para contar no desafio
Gostei bastante, achei bem objetivo e sucinto. Os avanços no tempo acabam sendo um pouco confusos e você não pode se apegar aos personagens em geral, pois eles não vão mais aparecer, mas isso não faz com que o livro seja menos de 5 estrelas.

calebsrodrigues 18/01/2024

Épico
Sempre tive curiosidade para ler a elogiada saga da Fundação, ainda mais depois da excelente produção da série. Em Fundação, nós somos colocados em um universo gigantesco, cheio de vida (e morte) e política. Os acontecimentos são narrados por contos com diferença de 30, 50 e até mesmo mais de 100 anos entre ele, e cabe ao leitor achar relações entre eles, é quase um quebra-cabeça, e essa é a graça. Simplesmemte incrível! Viva Seldon!

Marielle 18/01/2024

A violência é o último refúgio dos incompetentes
Esse livro trouxe algo que eu gostaria de ver mais em Star wars que é o desdobrar das crises políticas. É uma leitura muito fluida e é muito interessante ver como os personagens vão lidando com as crises. Me incomodei apenas com os grandes saltos temporais, porque foi difícil de se conectar com os personagens, mas acredito que o objetivo é mostrar todo desenvolvimento da fundação em si e não dos personagens mesmo.
No mais, gostei muito do livro e estou ansiosa para as continuações.

Perdid numa página 17/01/2024

Primeiro livro do ano.
Havia algum tempo que eu queria ler Fundação, foi apenas o primeiro volume e espero ler a continuação.

Gostei muito da história, das tramas e das sacadas políticas, esse estilo de ficção científica me prende muito e as reviravoltas são ótimas.

Não posso deixar de comentar que não há personagens femininos significantes na história e que há algumas características bem machistas quando se trata das partes sobre o comércio entre os planetas. Mas é um livro da década de 50, então dá pra entender.

No mais, eu adorei.

Bruna522 17/01/2024

A violência é o último refúgio dos incompetentes
Eu gostei demais do livro, mas admito que esperava ainda mais. Achei incrível as tramas políticas e as soluções que os personagens encontravam, porém achei que teria mais elementos de ficção científica. Comparado com as outras obras do Asimov, não achei a melhor de todas.

Não sei quando lerei as continuações, mas parece ser uma série que vale muito a pena ser lida.

Ludmila 12/01/2024

Tenho um milhão de perguntas sobre essa história...rs... imagino que todas serão respondidas nos próximos livros. Mas uma coisa me incomodou bastante: os saltos temporais fizeram com que eu não conseguisse me apegar aos personagens. Quando eu estava começando a me interessar por um deles, a narrativa já pulava para a próxima geração.
Marielle 18/01/2024minha estante
Tive essa mesma sensação com os saltos temporais.

renattomd 12/01/2024

O jeito de contar a história de uma civilização inteira com grandes saltos temporais e por meio de diversas tramas, complôs e estratagemas é muito interessante. Terminei já querendo ler os outros livros da série.

Daniel 11/01/2024

Livro pequeno, história grandiosa.
Aasimov, como sempre, um mestre das narrativas complexas e à frente do seu tempo. Neste caso em particular, muito à frente mesmo! Milhares de anos no futuro, a humanidade colonizou a galáxia inteira. Apesar da prosperidade aparente, um futuro sombrio aguarda a civilização humana. É aí onde o dr. Hari Seldon entra, com seu método científico de previsão do futuro, ele anuncia que a humanidade ira passar por uma série de crises que irão resultar em 30 mil anos de uma era das trevas, onde todo desenvolvimento humano seria perdido. A única solução para reduzir esse terrível futuro para apenas mil anos seria fazer um compilado gigante, uma enciclopédia galática, para armazenar todo conhecimento humano. A Fundação, como passa a ser chamado o projeto, precisa agora sobreviver às diversas crises políticas e religiosas que ocorrerão, para garantir que o plano será um sucesso. Com muita politica, filosofia e ciência, esse é com certeza um dos melhores livros do Isaac Aasimov. Fica a recomendação.

manda 08/01/2024

Fundação
Gostei muito da fluidez desse livro, apesar de tratar basicamente de politica e jogos politicos o entedimento não foi dificil. Sobre o enredo esperava mais, espero que as sequencias tenham desenvolvimento de personagens

Kekerico 04/01/2024

Grande no maior sentido da palavra
O que eu posso dizer sobre esse clássico é a palavra GRANDE, um livro que se expande em todas as direções e cobre uma linha temporal enorme com diversos personagens bem desenvolvidos, que por vezes satirizam arquétipos conhecidos do nosso cotidiano

Usando de vários temas relevantes, como religião, política, poder e guerras, com uma boa dose de divertimento, temos esses magnífico livro que já estou ansioso por ler o próximo.

Viva a PsicoHistoria.

Vicky.Schneider 03/01/2024

Foi uma leitura cansativa. O exemplar que escolhi para ler é um calhamaço. Parecia que eu lia, lia, lia e não saía do lugar. Mas, tirando essa impressão, os capítulos são majoritariamente curtos e é possível ler fazendo pausas. As transições entre épocas sempre estavam cuidadosamente linkadas e as referências científicas nunca se tornaram excessivamente longas. É uma obra completa e complexa. Acabei de ler a trilogia, mas seguirei refletindo sobre tudo o que eu li durante muito tempo. Asimov é de uma genialidade ímpar. Valeu muito a pena encarar esse desafio.

Ketlin 03/01/2024

Ciência, política, sociologia e religião de uma forma única
Todos os meus amigos fãs de ficção científica já me indicaram essa leitura e eu sempre a adiava, pelo receio de que ele seria um livro intricado, confuso e cheio de termos estranhos, mas a minha maior surpresa é que não foi nada disso.

Apesar de ser sim um livro denso, cheio de personagens, articulações políticas e nomes diferentes de planetas, é muito bem escrito e fluido, deixando até a tal da psico-história bastante fácil de compreender.

Foi uma leitura extremamente gostosa e envolvente, eu me vi devorando as páginas e os capítulos muito rápido, e mesmo as grandes passagens de tempo entre eles não prejudicaram a leitura, pelo contrário!

O ponto alto da obra, pra mim, é a abordagem que ela faz da religião, que aqui está sob o uso da ciência, ou mais precisamente, se pudermos colocar dessa forma, em favor da ciência. Isso explodiu a minha cabeça.

Outra coisa que me conquistou foi o fato de que, apesar da colonização dos humanos em toda a galáxia, aqui não temos aquele ser sempre caricato do extraterrestre completamente diferente (e até verde) em outros planetas. Eu sempre argumentava "Porque a vida fora da Terra não poderia ser simplesmente igual ou muito parecida com a nossa?", e Asimov me presenteou com essa.

Já estou ansiosa para os próximos volumes! ?
Léo 22/01/2024minha estante
É o meu livro favorito do Asimov, recomendo A última pergunta, é um conto dele. Dá para encontrar ele na internet e tem audiobook no YouTube.