Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Roberto.Vasconcelos 12/11/2022

Humanos sempre serão marionetes não importa quão avançados se tornem
Vou resumir em:
1°livro "Fundação" foi 5 estrelas , foi impressionante ver como o plano do Hari Seldon se desenvolve e as crises são evitadas de forma genial usando pura lógica e estratégia. Foi o meu favorito por ter os personagens que mais me chamaram a atenção.
2°livro "Fundação e Império" foi 5 estrelas também e foi um complemento do plano Seldon mostrando possibilidades que deveriam ser exploradas, o império teve sua participação que era prevista na história e temos o aparecimento de uma anomalia chamado Mulo e como o plano responde a algo que não era previsto.
Achei fascinante e o personagem do Mulo foi incrível pra testar os limites da crença em Hari Seldon.
Aí agente chega no 3° livro "Segunda Fundação" que pra mim fudeu com tudo. Dou um 3,5 pra este livro porque ele caga em todo o mérito dos 2 primeiros.
Basicamente uma raça superior está controlando tudo das sombras enquanto espera a hora de assumir o poder abertamente e assumirem o universo... Sério !? Hitler teria adorado este livro. Só tira todo o mérito dos feitos dos 2 primeiros livros. Se essa 2° fundação tava controlando tudo usando seus super- poderes ( isso aí eles são tipo Jedi) então os feitos de Salvor Hardin , hober mallow e todos os outros até do próprio Seldon não se mostram menos impressionantes? E o fato deles estarem tão dispostos a manipular as vidas das pessoas e começarem guerras pra colocar seus planos nos eixos me faz pensar que tipo de sociedade o Seldon queria construir...começar uma guerra que matou milhares só pra dar mais confiança a uma população??? Controlar a mente de uma criança e usá-la depois?
Esse 3° livro me deixou pensando se o remédio não é pior que a doença, afinal a ideia aqui é que o mundo pode ser controlado pelos poderosos e que os "pequenos"são só bonecos em um tabuleiro de xadrez.

Lucy 14/11/2020

Eu sei que ele é clássico. Mas não deu. Nada nessa história me prendeu, mesmo com a premissa interessante envolvendo política e religião como controle das massas.

-Escrita dolorosamente crua. Desprovido de qualquer emoção, parece ter sido feito por um robô. (Deve ter sido dai a ideia de "Eu, robô")
- Você gosta de deus ex machina? Então toma!
- Todos os personagens são iguais e pensam da mesma forma, só mudam de nome. O que dificultou em saber quem era quem e o que na trama. Todos são planos e sem qualquer personalidade (em Crepúsculo, isso é um demérito. Aqui, vira um clássico). Além disso, não há desenvolvimento nenhum de personagem, e isso considero inadmissível.
- Diálogos intermináveis (boring!) e expositivos. O livro todo tem uma fórmula que odeio que é o "conte, não mostre". Acabei de sair de uma situação em que, em momento algum, foi deixada qualquer sinalização de que tal coisa seria feita, e, do nada, BAM! O cara tinha um plano perfeito arquitetado e começa a explicar como ele vai funcionar... Pior do que diálogo de vilão clichê.
- Psico-história. Parecia uma ideia interessante, depois só excessivamente conveniente e ridícula. Com estatística, um cara (só ele, mais ninguém), conseguiu prever o fim do império e tudo (TUDO) que ocorreria nesse período de queda. Tá, Asimov não fazia ideia de como o ser humano funciona e como o futuro é terrivelmente incerto. É preciso apenas uma pessoa para mudar todo o curso previsto pelo Seldon. Mas não aqui. Aqui todos são máquinas programadas para serem e agirem da forma exata para que apenas auxiliem no objetivo final que é a queda do império. Ninguém pensa: "eu não dou a mínima para o que vai acontecer daqui a 1000 anos, quando eu nem vou mais estar aqui para ver, então foda-se Hari Seldon e esse império!"
- Não tem UMA mulher na história. Não, espera, tem sim. Mas uma fala sua deixa robótica e some e a outra não fala nada e parece uma criança inútil. Apenas homens tem a capacidade de usar sua massa encefálica. Mulheres servem para... Realmente eu não sei. A época de lançamento desse livro não é justificativa.
- O livro tem uma fórmula repetitiva: Temos um líder, lidando com uma "grande crise", que tem uma ideia genial (do nada, como sempre) que resolve tudo e então partimos para a próxima parte, anos à frente. Então temos um líder, lidando com uma "grande crise", que tem uma ideia genial...
- Todo a trama parece um esboço de uma boa ideia. A "casca" é lustrosa e apetitosa, mas quando você a corta ao meio, descobre que ela está oca por dentro. É assim que me sinto lendo o clássico Fundação.

Jose0304 31/07/2022

Trilogia fundação
É uma livro maravilhoso. Assim, não do 5 estrelas porque teve coisas que eu achei que poderiam ter sido melhor elaboradas (como o final do Mulo) porq mano, quando Isaac Azimov quer, ele explode a mente. Mais gente, é um livro que começou sendo publicado nos anos 40, e mano eu sinto como se fosse feito agora no século 21. Recomendo 100% mas, tem que ter paciência. São 835 folhas e as vocês você fica de saco cheio da função mais depois passa e valê a pena...

Raquel.Euphrasio 03/05/2021

Os dois primeiros livros eu amei o ritmo e a história, o último eu perdi totalmente o ritmo e ainda achei difícil acreditar, por causa das motivações apresentadas.

Ssauros 06/06/2021

Confusão
Eu acho que ficção cientifica não é para mim e eu queria muito de fosse.
A escrita é muito boa e a única coisa que me fez demorar a terminar foi não conseguir me prender a história.
quando eu começava a gostar de um personagem ele pum sumia e aparecia outro no lugar e eu ficava estremamente confusa de quem era quem.
(Me falaram que a maioria dos livros dele é assim *medo*)
Eu fiquei um pouco chateada por não aparecer quase nenhuma garota e as que aparecerem serem só esposas de caras importantes.
(Me disseram que isso muda então veremos)
kaloskagathos 06/06/2021minha estante
Recomendo vc ler Sonhos Elétricos, do PKD, ou A máquina do tempo, do Wells. Óimos livros para iniciantes no gênero.?

Ssauros 06/06/2021minha estante
Obrigada pela recomendação??

Luiz 26/08/2022

Leitura rápida e dinâmica
Até 2 meses atrás nunca tinha pesquisado nada a respeito dessa tal de Fundação, achei por acaso no Kindle Unlimited e fui ler de curiosidade. Que história incrível, li como se ela tivesse sido escrita a 2, 3 anos atrás, porém já tem quase 70 anos, quanta criatividade teve Asimov ao escrever esse livro!

Bells 02/11/2018

Curioso
Não era nem um pouco o que eu estava esperando, mas mesmo assim me agradou. Gostei dos pulos de tempo e muitos personagens e estou curiosa para o final da série. Foi certamente um tipo de livro que nunca li antes, digo pela premissa e a maneira que a história é contada. Entretanto, como mulher, tenho que fazer uma ressalva grande sobre, pelo menos, esse primeiro volume. Durante 238 páginas, só fomos agraciados com a presença de apenas UMA personagem feminina, que não teve a mínima importancia e deve ter tido em torno de 5 falas como a ?esposa de alguem?. É inaceitavel, mesmo que tenha sido escrito no passado, que Isaac Asimov, um gênio, não tenha pensado que as mulheres ganhariam mais poder, autonomia e responsabilidade dentro de 12 mil anos no futuro. Chega a ter frases no livro como ?se os fogões pararem de funcionar, as mulheres vão enlouquecer?, como se daqui a 12 mil anos, o lugar de mulher ainda fosse apenas na cozinha. Além disso, houveram momentos durante o livro que o personagem precisava falar sobre um acontecimento com um personagem que já conhecia o acontecido. Mas como o leitor ainda não, o personagem o descrevia para um personagem que já sabia. Sou fã da frase de escritores: ?não conte, mostre!?. Esse defeito foi melhorando no decorrer do livro e não me atrapalhou tanto. Com relação aos pulos no tempo, achei interessante, mas ao começar mais uma fase do livro, ficava bem confusa no início, ainda mais sem saber qto tempo havia se passado, nem em que situação estávamos, o que ia sendo explicado lentamente. Mesmo com esses furos terríveis no livro, ainda achei que a leitura fluiu e me entreteu o suficiente para dar 4 estrelas.
Jeyziel 15/11/2018minha estante
No segundo livro tem uma protagonista mulher ^^.

Edu021 02/07/2021

Trilogia da Fundação - uma das melhores leituras que já fiz!
Maravilhoso. Simples assim.
Sem sombra de dúvidas foi uma das melhores histórias que já li na vida. Tornou-se um dos meus livros preferidos; vale mais que 5 estrelas, ele merece uma galáxia inteira. Demorei o máximo que podia para terminar por não querer que essa história chegasse ao fim... mas chegou. Não tenho como colocar em palavras essa experiência, só me resta agradecer.

Obrigado, Asimov.

Tami 29/12/2020

Uma obra atemporal da ficção científica com qualidade indiscutível. A história envolve diversos conflitos sociais, religiosos e econômicos em uma certa sociedade futurista que precisa se precaver diante da previsão do fim da civilização. Asimov é genial em criar esse universo de disputas políticas em meio a avanços tecnológicos e a recorrente questão do futuro da humanidade.

Bel 13/11/2022

Para todos os efeitos, uma obra prima
Agora entendi o porquê da fama deste livro.
O autor consegue construir uma trama envolvente, que engaja o leitor na história, nos fazendo sentir como se estivéssemos presentes nos acontecimentos descritos.
Mesmo que um pouco monótona em alguns pontos, o livro não perde seu brilho, com um final de explodir a cabeça, esse é, sem dúvidas, umas das minhas melhores leituras do ano!

livronaesquina 15/06/2022

Fundação é o primeiro livro de uma trilogia de ficção científica. É um livro dividido em partes e cada parte se passa em momentos bem diferentes, com vários anos se passando entre uma e outra parte.

Ele é um livro bem mais plot driven, ou seja, acompanhamos a história em si e não um personagem. O que importa no final das contas lendo esse livro é entender onde a história vai chegar e não o desenvolvimento de um personagem.

Eu consegui traçar vários paralelos entre Fundação e Duna, não sei se alguém se inspirou em alguém aí, mas algum conceitos eu achei parecidos embora as histórias não tenham nada a ver.

Gostei da teoria psicohistórica que o Asimov cria. No começo parece confuso mas depois que entendemos tudo que estamos lendo, faz muito sentido e dá uma sensação de satisfação por ter entendido kkkkk.

Gostei da forma que a religião foi tratada, gostei demais das tramas políticas e de ver as lutas de poderes. Principalmente de acompanhar o pensamento de personagens tão inteligentes. Gostei também da forma como o autor não trás nenhum herói e sim personagens que em cada momento fazem o que acham certo, mesmo não sendo necessariamente pessoas boas, mas sim que fizeram escolhas pertinentes ou não.

Um livro muito bom e curtinho, menos de 300 páginas, pra se deliciar lendo.

Otávio 16/05/2021

Um clássico da literatura de ficção científica
Essa é a terceira vez que leio "Fundação". E em todas essas leituras eu me surpreendi com o quão bem coeso é esse universo ficcional criado por Asimov. Nesse primeiro volume, acompanhamos os primeiros anos da Fundação, entidade criada por Hari Seldon para que seja a semente do renascimento do Império Galáctico. Aqui, a Fundação é o nosso personagem principal e, a cada capítulo, sua história é impulsionada por diversos outros personagens que protagonizam complicadas crises políticas que tentam levar adiante o plano traçado por Hari Seldon.

Sou completamente aficionado pelo estilo de escrita que Asimov adotou no romance: enxuto, direto e muito eloquente. Em pouco mais de 200 páginas ele abordou mais de um século de história da Fundação sem parecer incompleto ou apressado.

João 27/06/2020

Meu primeiro contato com o autor , aventuras de tirar o fôlego

Amanda 18/11/2020

Atemporal
É muito incrível pensar que esse livro foi escrito nos anos 40, antes de todas essas histórias espaciais futuristas que conhecemos, e mesmo assim parece tão atual. É dividido em 3 partes, as duas primeiras eu amei, a última parte nem tanto, mas não deixa de ser bom. O foco da história são os diálogos políticos, então o leitor não se apega aos personagens, o que foi bem diferente pra mim. Quero continuar a série!

Monolice 18/11/2020

Um começo lento
Comparado a outros livros de Asimov, confesso que tinha mais expectativas em relação a esse livro, e que elas não foram atendidas. O começo é lento, a leitura não flui fácil. Não há desenvolvimento ou foco em personagens, a não ser seu papel na Fundação, instituição que tem a missão de preservar descobertas e conhecimento científico para então criar o segundo Império Galáctico. Asimov escreveu este livro logo após a segunda Guerra Mundial, o que com que ele tenha muita fé na energia nuclear, que está presente o tempo todo nos objetos mais inusitados. A última parte não empolga para a continuação.