Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

The Wolf 15/08/2020

O que dizer dessa obra?
Confesso que tive medo de não gostar desse livro e não conseguir acabar a história, primeiro porque eu nunca li nada do autor e segundo... O livro é enorme!
Quando vemos que é uma ficção científica logo pensamos em naves, tiros de lasers e essas coisas. Mas quando você começa a ler descobre que é mais uma trama política, com as batalhas sendo travadas nas entrelinhas e no jogo de poder.
E cara... Que livro dinâmico! A história flui bem demais, tem uma ciência complexa mas explicada de uma forma bem fácil, quando você vê já foi, tá preso e não consegue parar, aí já era!
Falando um pouco da edição, essa que eu tenho em mãos foi lançada em 2009 pela editora @editoraaleph , mas a história original foi lançada em 1952 escrita por Isaac Asimov. E essa edição é muito linda, com um acabamento e um capricho excepcional!
E se eu gostei do livro?! Eu pirei! Vibrava com cada reviravolta que acontecia na história! Só alegrias com esse livro!
Mas pra não falarem que eu só tô falando bem do livro, ele recebeu em 1966 o prêmio Hugo de melhor ficção científica e fantasia de todos os tempos.
E se você leu e gostou, ainda tem mais 4 livros da série criando um universo expandido, e são esses - Limites da Fundação - Fundação e Terra - Prelúdio à Fundação - Crônicas da Fundação

Rozana 18/06/2023

50 anos em 5. Digo, 30000 anos em 1000
Seldon cria um plano para minimixar os efeitos da decadência do imperio e que não leve mais que mil anos (em vez de 30 mil) para que um segundo imperio se erga e se estabelece. O liberto contra como as crises previstas nos primeiros 200 anos foram contidas.

GustavoDC 15/11/2021

História mediana!
Achei a história mediana, pelo motivo de possuir muitos extensos diálogos sobre política, poder e domínio, deixando, em muitas vezes, a leitura monótona!
Os saltos temporais também incomodaram-me um pouco, até eu começar a compreendê-los, pois em um capítulo seguinte o livro abordava outros personagens e assuntos diferentes.
Há passagens que eu gostei. Não nego que a história é bem construída, entretanto o seu estilo não combina com o meu gosto literário.
Espero que nos próximos dois livros tenha menos diálogos e um pouco mais de ação!
Nota 3.0 em 5.0 estrelas.

Juu 17/04/2021

SEM ESTRUTURAS! ?
clássico da ficção científica e vencedor do prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos.

Com certeza essa obra entrou para a lista de favoritos pq é simplesmente sensacional! Posso dizer que Asimov pensou cuidadosamente em cada detalhe dessa história, apesar de não ter tanta ação e ser um universo mais diplomático, não deixa a desejar porque te faz questionar todos os personagens e suas ações tomadas, não dar para confiar em ninguém. Quando você pensa que não pode ser enganade e já desvendeu o mistério, você foi totalmente enganade, sem falar em todo universo científico desenvolvido... perfeito.

vicqs 18/01/2022

Grandiosidade
Não é atoa que Asimov e um grande escritor, desde muito pequena já ouvi falar dos seus livros, bem, só agora lendo de fato um de seus livros, consigo confirmar a grandiosidade e genialidade. Muito bem escrito, e como Asimov e crítico, e isso me fascina. Sem duvidas continuarei a saga fundação

Nícolas 18/04/2020

A violência é o último refúgio do incompetente.
Asimov sem sombra de dúvidas é um visionário. Neste livro ele faz a fundação (perdoem-me o trocadilho) de uma trilogia premiada tratando de como um sociedade de cientistas vencem inúmeras crises atravéz da astúcia.
Desde já estou ansioso para a continuação.

Matheus 02/04/2021

Primoroso
A obra máxima de Isaac Asimov é simplesmente grandiosa por natureza e de tirar o fôlego por sua complexidade, referências, auto referências, e conexões com o universo criado pelo Bom Doutor. As poucas questões que poderia questionar em relação a profundidade de personagens são tratadas em uma ótima entrevista transcrita no final dessa magnífica edição. Não tenho mais oque falar desse incrível livro. Anseio ler as outras obras da Fundação !!

Fellipe Caravana 02/05/2020

Obra prima de distopia
Não era de se esperar menos da grande obra de Azimov. O primeiro e o último livro foram os melhores. O seguindo eu achei um pouco prolixo em seu início mas o final retomou a qualidade dos demais livros.

Recomendado a todos que curtem distopias e ficção científica.

Thiago Araujo 12/11/2020

O fim pode ser o começo...
O fim de um império pode representar a ruptura de um sistema com mudanças drásticas para todos. Mas quem pode saber o quanto essas mudanças podem durar? Onde se pode chegar?

Especialistas em matemática e psicologia podem dizer quais são os movimentos das massas e suas consequências. As crises podem ser previstas e contornadas em prol de um objetivo.

O universo parece conspirar para essa razoabilidade. Seldon, Hardin e Mallow, mostraram que com habilidade política e fé na que foi previsto, tudo pode ser alcançado.

Personagens inteligentes e ?ensaboados? são as especialidades de Asimov em A Fundação. Os robôs aqui não são as estrelas, mas sim a capacidade racional da humanidade de se entender com a psico-história.

Mescla de fantasia e sci-fi, essa obra carrega um legado importante, já sendo um clássico da literatura do século XX.

Ah! Não dei nota máxima por ainda não ter me acostumado com os saltos temporais, que mudam o assunto quando começamos a nos familiarizar com ele. Tirando isso, uma ótima experiência de leitura.

Alice 08/07/2021

Que experiência literária incrível! Como poder ser um livro escrito em 1942? Estou encantada, preciso ler todos livros desse autor! Não consigo nem colocar em palavras de tudo que eu gostei, as tramas, as estratégias, os personagens principais de cada crise olha maravilhoso, só digo isso leiam!

Vinícius 18/09/2021

Confesso que não esperava muito e achei só caramba, são trechos de vários pontos da história com personagens diferentes.
Alguns marcam mais que os outros, mas achei todos bem feitos.
Vale bastante a pena a leitura e estou ansioso para começar as próximas.

Nathiê 08/12/2022

Fundação é um livro do tipo obrigatório. As tramas políticas são de brilhar os olhos. Me peguei sorrindo pelas reviravoltas argumentativas de algumas cenas. Aqui a importância não é dos personagens. É da linha do tempo a partir de um cientista da psico-historia. Gostei muito mesmo do desenrolar das historias. Eu certamente preferia que meu personagem preferido continuasse e que a história fosse sobre ele, mas aí não seria a Fundação. 4,5 estrelas só porque a última trama foi bem abaixo das outras duas perfeitas. Aqui vale um lembrete de que simplesmente não há mulheres na história. Passei pano pela época que o autor escreveu o livro, mas não passou despercebido?.

Will 24/09/2021

Grande clássico
Fiz essa releitura principalmente por causa da série que vai adaptar os livros, nem faz muito tempo que li mas gostei bastante de revisitar a obra, mesmo já sabendo várias coisas que iriam acontecer, a escrita do Asimov não deixa de ser envolvente e empolgante. Pensar que vários conceitos super avançados foram pensados há tanto tempo atrás é sensacional, Asimov era um gênio a frente de seu tempo e toda a saga mostra isso. Grande clássico que recomendo sem pensar duas vezes.
jordanpessanha1 24/09/2021minha estante
Acabei de concluir esse primeiro livro pelo mesmo motivo, e faço de suas palavras as minhas. Asimov era realmente um gênio muito a frente do seu tempo.
Já tô querendo começar a série hoje e continua os outros livros o mais breve possível.

Will 24/09/2021minha estante
Já vou começar a ver hoje também, só não releio os outros livros pq li esse ano mas vai fundo, essa obra é espetacular!

jordanpessanha1 25/09/2021minha estante
Realmente espetacular!