Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Vinícius 18/09/2021

Confesso que não esperava muito e achei só caramba, são trechos de vários pontos da história com personagens diferentes.
Alguns marcam mais que os outros, mas achei todos bem feitos.
Vale bastante a pena a leitura e estou ansioso para começar as próximas.

André 19/09/2023

Fundação
Um livro muito aclamado do famoso Isaac Asimov, mas que, infelizmente, não me cativou... acredito que a leitura também é uma questão muito pessoal, assim como gostar de determinadas coisas:tipo de filmes, esportes, comida, etc ... Eu li este livro com uma expectativa que talvez fosse alta demais. Talvez essa passagem tão veloz do tempo seja algo que não digeri bem, já que gosto de conhecer os personagens e me apegar a eles de alguma forma. Já aqui tudo vai acontecendo muito rápido de modo que eu ficava meio atordoado e confuso.
Entendo a paixão que muitos têm por esse livro. É uma questão de gosto. Mas não é para mim.

Rozana 18/06/2023

50 anos em 5. Digo, 30000 anos em 1000
Seldon cria um plano para minimixar os efeitos da decadência do imperio e que não leve mais que mil anos (em vez de 30 mil) para que um segundo imperio se erga e se estabelece. O liberto contra como as crises previstas nos primeiros 200 anos foram contidas.

Louise.Rosado 16/10/2023

Surpreendida positivamente!
Eu adoro ficção científica, e acho que esse é o livro mais diferente de todos do gênero.
Não tem ET nem nada de tipo, simplesmente seres humanos sendo seres humanos. É muito interessante ver a história se repetindo, em um contexto "futurista".
O livro conta a história da Fundação, uma organização CIENTÍFICA criada com o objetivo de diminuir o tempo de barbárie que a galáxia seria colocada, preservando o conhecimento humano dentro da Fundação. Durante a leitura, os homens responsáveis pela Fundação criam imagens diferente para esta, em certos momentos com teor religioso, em outros sendo puramente econômico, em outros momentos as duas coisas de misturam.
É bem interessante a ideia de uma religião científica, onde os dogmas envolvem a preservação do conhecimento científico mantido por uma minoria, para controle populacional e preservação da Fundação e seu objetivo maior.
É um livro bem diferente e com uma escrita bem legal, bem fluida e bem simples.

Erika 31/03/2021

A FUNDAÇÃO
Gosto de personagens, de me apegar, esse livro não tem como você se aprofunda na história em si, que é muito boa e bem desenvolvida pra quem gosta do gênero é um prato cheio.

Renato 19/12/2023

Espetacular
Você gosta de ficção científica? Tem que ler esse livro. E ficar, como fiquei, doido pra ler todos os demais relacionados a ele.
Fabio909 19/12/2023minha estante
Muito bom!! Estou no terceiro da saga!! Incrível como Assimov consegue trabalhar a passagem do tempo, ficção e política!

Renato 22/12/2023minha estante
Sim, e essa terceira parte achei muito interessante, vc nota também como a mentalidade das pessoas muda de uma geração pra outra a ponto de considerar lendas coisas que aconteceram com antepassados nem tão para trás. Muito interessante

Alice 08/07/2021

Que experiência literária incrível! Como poder ser um livro escrito em 1942? Estou encantada, preciso ler todos livros desse autor! Não consigo nem colocar em palavras de tudo que eu gostei, as tramas, as estratégias, os personagens principais de cada crise olha maravilhoso, só digo isso leiam!

Filipe Viana 30/09/2020

Incrível!
Na minha humilde opinião este livro é simplesmente fantástico. Já se tornou o meu livro preferido e me deixou bastante curioso para ler os próximos volumes. Gostei muito do fato de que o personagem central da obra não é exatamente um personagem, mas sim toda uma civilização e o rumo que ela deve tomar.
Michael.Santos 30/09/2020minha estante
Sci-fi de alto nível. Estão produzindo uma adaptação!

Filipe Viana 30/09/2020minha estante
Sim, foi exatamente esse anúncio da adaptação que me influenciou a ler a obra

Luisa 16/01/2021

Simplesmente genial. Leitura obrigatoria para amantes de ficção científica.

Nathiê 08/12/2022

Fundação é um livro do tipo obrigatório. As tramas políticas são de brilhar os olhos. Me peguei sorrindo pelas reviravoltas argumentativas de algumas cenas. Aqui a importância não é dos personagens. É da linha do tempo a partir de um cientista da psico-historia. Gostei muito mesmo do desenrolar das historias. Eu certamente preferia que meu personagem preferido continuasse e que a história fosse sobre ele, mas aí não seria a Fundação. 4,5 estrelas só porque a última trama foi bem abaixo das outras duas perfeitas. Aqui vale um lembrete de que simplesmente não há mulheres na história. Passei pano pela época que o autor escreveu o livro, mas não passou despercebido?.

Nícolas 18/04/2020

A violência é o último refúgio do incompetente.
Asimov sem sombra de dúvidas é um visionário. Neste livro ele faz a fundação (perdoem-me o trocadilho) de uma trilogia premiada tratando de como um sociedade de cientistas vencem inúmeras crises atravéz da astúcia.
Desde já estou ansioso para a continuação.

Caio 09/01/2023

Passear por esta trilogia foi um misto de emoções. A história é muito interessante e tem alguns pontos densos e arrastados. Ainda assim valeu me aventurar pela galáxia e conhecer o plano de Seldon. O livro é indicado para quem REALMENTE gosta de ficção científica.

Alessandro.Aguilera 10/12/2021

Uma história rica e complexa
Uma excelente trilogia, muitas intrigas, reviravoltas e personagens carismáticos. O único ponto negativo da história é que quando você começa a se identificar com algum personagem, houve um pulo de tempo na história e ele não é mais presente, apenas as memórias de seus feitos. A trilogia é muito bem construída e bem amarrada te levando a um ótimo final.

Nando 12/12/2021

Sinceramente
Não gostei... Eu comecei lendo com muita expectativa, porque só vi resenha positiva sobre esse livro. Quem sabe os demais livros da trilogia deixariam a história mais interessante pra mim. Só que eu não vou ler. Pelo menos não agora. A forma que o autor narra me deixou confuso, eu nunca sabia o que estava acontecendo, senti falta de ser apresentado aos personagens... Fora que achei as reviravoltas muito sem emoção. 2/5