O Poder do Hábito

O Poder do Hábito Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Guedes 07/03/2020

Os hábitos, as rotinas e as recompensas.
O livro o Poder do Hábito de Charles Duhigg, publicado no ano de 2012, nós traz dezenas de estudo científicos que mostram de forma rápida e simples o poder dos hábitos em nossas vidas. Trazendo uma fórmula simples, com três elementos (DEIXA-ROTINA-RECOMPENSA), conseguimos entender de forma clara e objetiva como funciona boa parte das atividades que realizamos em nosso dia a dia. O livro é divido em basicamente três blocos, bem densos em informações, os quais nos deixam surpresos a cada novo exemplo dado e nos prendem de forma magnifica.
Na parte um do livro temos a conceituação do que se trata o Loop do Hábito, que nada mais é do que a aplicação dos três elementos já citados (deixa, rotina e recompensa), onde basicamente, a Deixa se trata do start inicial para a realização do hábito que é que a Rotina que o levará para o grande objetivo que é a Recompensa. Conseguimos entender com isso que todos os nossos comportamentos funcionam dessa forma. Em seguida, na parte dois, é falado sobre os Hábitos Angulares que é a exemplificação de forma cientifica, é claro, de como esse loop de hábitos pode influenciar em grande escala a aderência de novos hábitos e novas rotinas de sucesso em paralelo aos hábitos primordiais, exemplo disso é o quanto o hábito de fazer uma atividade física pode leva-lo a praticar novos hábitos, como por exemplo, a ter uma nova alimentação e a ser mais pontual na reunião do seu trabalho. Na última parte do livro, esse Loop do Hábito é posto a prova na coletividade, onde é mostrado o poder que um pequeno grupo de pessoas tem de influenciar outras diversas pessoas a lutarem por uma causa em comum, com a simples prática dos três passos: Deixa, Rotina e Recompensa.
Um livro muito curioso e interessante, uma narrativa simples e de fácil compreensão. Ideias claras que podem atingir facilmente qualquer público, do pequeno colaborador da empresa ao Gerente Geral, do filho ao pai, do aluno ao professor. Uma compreensão objetiva e plausível de como a mente humana tenta torna qualquer comportamento complexo em algo simples e automático, para que assim consigamos gastar a menor quantidade de energia possível e sermos mais produtivos a cada dia.

_____________________________________________________________

Pessoal! Caso alguém leia essa resenha, deixe um feedback se possível. É primeira resenha que eu faço, não sei se uma resenha é bem isso ai, mas tentei. Agradeço desde já!
PrJosimar 07/03/2020minha estante
Tecnicamente perfeito amigo. Parabéns pela apresentação. Eu que já estava interessado fiquei mais, e meu filho adolescente se interessou por causa da sua apresentação.

Lulu das Azeitonas 29/07/2021

Mudou minha forma de levar a vida
Realmente fez uma enorme diferença nos meus hábitos. Comecei a malhar, me alimentar bem, ser mais responsável e produtiva. A leitura é repetitiva em alguns momentos mas vale super a pena.
laylinha 29/07/2021minha estante
aaa que massa!! Vou ler

Michele9 22/02/2021

Hábito
Confesso que esperava mais, no tocante ao querer mudar de hábito. Os exemplos citados são bem relevantes e a cada leitura que faço sobre o tema, me convenço mais ainda de que, para um sonho existir é preciso fé e foco, a partir daí vem o desejo de mudança , que com o tempo um novo hábito haverá de existir na rotina da realização. Não basta só querer mudar é preciso identificar o erro e fazer novas ações!
Erika.Karollyne 23/02/2021minha estante
Eu estou achando ele bem vago sabe muito fictício!

Flávia Kucmanski 26/08/2020

A melhor parte foi quando acabou
Ok vamos lá. O livro é realmente interessante. Traz bons exemplos de como usar o hábito e como usar isso como uma forma de marketing. Porém depois da primeira parte é EXTREMAMENTE chato e repetitivo. A leitura não flui de jeito nenhum e ele deu muitos exemplos que se perdiam entre si. Muitas pessoas amam esse livro e eu realmente não entendo o motivo, não tira a minha opinião que é o típico livro de auto-ajuda piegas e cansativo. Muitas repetições, muitos dados científicos. Não é uma leitura de fácil acesso. Além de ele quase não exemplificar como usar o hábito em si e sim só dar mais exemplos e exemplos. 400 páginas extremamente superficiais sobre como usar o hábito.
Andalik0 26/08/2020minha estante
Concordo completamente!!! Li o livro todo e achei mega repetitivo.

m_mesquita 13/06/2021

Ler este tipo de livro é um mau hábito
Um livrinho de autoajuda sem vergonha.
E como é incrível como este tipo de livro se difunde e vende.
Começam na maioria das vezes com alguma descoberta científica ou algum fato contra o qual há poucos argumentos e aí seguem juntando "alhos com bugalhos", uma porção de "causos", de experiências científicas que são nada conclusivas porque envolvem um universo irrisório de 5, 10 pessoas e, o principal, repetem incansavelmente a mesma ideia simples apresentada nas primeiras 10 páginas.
E esta ideia simples vai ganhando uma aura de verdade, de descoberta.

O conteúdo do livro: hábitos são arraigados no comportamento humano. Não é possível viver sem comportamento movido por hábitos, mas é possível mudar os hábitos por outros. E para mudar os hábitos o que o autor recomenda (!) seria realizar pequenas mudanças, aliadas a recompensas imediatas.
Como ele comprova que esse método é eficaz? Não comprova, só mostra de forma muito conveniente menos de uma dezena de casos escolhidos a dedo em que isto se deu.
Finalizando, tive que ler por "recomendação" do trabalho. Se não for este seu caso, cai fora dessa.
Gisele 13/06/2021minha estante
Também me arrependi de ter lido ...

Vini 05/02/2021

Esse livro me fez repensar sobre muitas atitudes que tenho por impulso. Realmente quero começar a mudar meus hábitos. Indico ele a todos.
Marly Cristina 02/04/2021minha estante
Tô lendo, mas é muito difícil kkkk o impacto é grande.

Selleti 08/10/2021

É um livro que indico para todo mundo. Explica as descobertas dos estudiosos sobre os hábitos humanos e mostra exemplos concretos de como identificar os hábitos na nossa vida. O autor ainda vai além e fornece uma ?receita? de como identificar e mudar qualquer hábito que quisermos.
Lury.Castro 08/10/2021minha estante
Só li o início, espero gostar dessa leitura!!!

Jaque.Barreto 29/01/2022

Bom, mas nada surpreendente
Achei interessante os dados científicos em relação a mudança de hábitos e o poder que eles exercem na nossa rotina.
Algumas dicas são super válidas.
Porém não é o tipo de leitura que me prende!
Juliano 29/08/2022minha estante
Bem isso gata ?

Amanda.FróesM 09/11/2021

Devia ser uma leitura obrigatória!
O livro foi lançado em 2012, mas é completamente atemporal. Inclusive, indico a leitura o mais breve possível. O autor mostra toda a teoria embasada em estudos científicos comprovados sobre o assunto em uma linguagem completamente acessível. Cheio de exemplos, aprendemos como os hábitos funcionam para que conseguirmos alterá-los. Obra absolutamente necessária!
Peterson.Donizete 09/11/2021minha estante
Entender como e pq temos certas atitudes é fundamental.
Parabéns pela resenha ?

apenasumlivro 01/08/2021

Leitura que vale muito
Discordo de que seja um livro de auto ajuda, para mim, é muito mais os ensinamentos científicos que fazem presença nessa leitura. Recomendo muito pois os exemplos são extremamente didáticos então você consegue entender as teorias sendo aplicadas. Em algumas partes achei um pouco repetitivo mas no geral gostei bastante. Para quem quer entender um pouco de como nossa mente funciona é um ótimo começo.
yo_soy_isadora 01/08/2021minha estante
Vdd, é bem mais o lado científico doq auto ajuda

Cleyton 20/05/2022

Livro incrível para qualquer pessoa.
Faz uma avaliação profunda sobre a formação e funcionamento dos hábitos, dando uma direção para criar hábitos bons e lutar contra hábitos ruins. Muitos problemas que enfrentamos são consequências de maus hábitos e da força que ele têm sobre nós.
O livro traz um mecanismo e receita muito inteligente para sermos pessoas diferentes e dominadoras dos nossos hábitos, o que nos permite mudarmos. Vale muito a pena ler esse livro.

Cleyton 20/05/2022minha estante
Ah... E o livro traz exemplos incríveis que ocorreram com diversas pessoas.

Micha 14/04/2022

Repetitivo e maçante
Sinceramente, 400 páginas que poderiam ser passadas em no máximo 200 e sendo otimista, o livro é muito repetitivo, chato e maçante. Um resumo passaria tudo que ele passa em 400 páginas e você entenderia completamente.
Bia 23/05/2022minha estante
eu achei a mesma coisa que vc, nem terminei de ler, mas acho que é proposital porque o hábito vc só adquire com base na repetição. Ainda assim, não gostei kkkkk

Elle 02/08/2022

É um livro bom porém cansativo
Bem por se tratar de um tema tão importante me empolgue no início e realmente é bom , uma leitura até que satisfatório porém cansativa.
Achei que seria uma leitura transformadora , pois bem... Não foi o que encontrei, é basicamente a mesma coisa com diferentes histórias.
Achei que encontraria algo... Uma fórmula mágica para mudar o hábito porém aquela mesma coisa ,basicamente dá essa fórmula que não é mágica ele vai contar como isso em várias histórias com outros capítulos e outras pessoas e vários nomes é basicamente isso o livro .
Kamilla 02/08/2022minha estante
Kkkk achei tão minha cara esse seu comentário Porque eu sou sincera desse jeito. Adorei ? ps: quero ler esse livro ainda e eu já tinha essa ideia em mente, mas bem leve, agora eu posso fixar! Valeu :)

Bruna 29/03/2016

Sobre o livro: o poder do hábito
Indico essa leitura. Fornece uma compreensão simples sobre como criamos e mantemos hábitos. O quanto pode nos prejudicar ou auxiliar. Contém pesquisas de psicólogos, neurocientistas, marqueteiros e uma vasta referência bibliográfica no final.
Nati 14/05/2016minha estante
vc troca?

Bia 29/06/2022

Interessante
O livro traz muita informação, abrindo espaço pra percepção de hábitos ?escondidos?, como funcionam e por onde começar a mudá-los. Porém, o livro começa a ficar massivo e cansativo, dificultando a leitura. Seria 5 estrelas se ele fosse dividido em mais edições.
Osman.Siqueira 29/06/2022minha estante
Eu comecei ler e achei cansativo também. Não cheguei nem colocar aqui no Skoob.