Vozes do Silêncio Adriana Vargas

Resenhas - Vozes do Silêncio

SahRosa 18/10/2013

Entre a ditadura e o rigor familiar, Analy não perde seus sonhos, inocência e doçura. Com uma vida simples e de muito trabalho, ela tem seus dias repletos de felicidade quando liga seu radio a pilha, escutando assim a amável voz de Vidal, que pouco a pouco vai conquistando seu coração adolescente. A cada programa que ouve, a jovem sonha, imaginando o rosto do locutor, ela é embalada por aquela voz gentil e encantadora, pode ser apenas uma paixão platônica, um sonho de menina, mas Analy fará de tudo para saber até onde vão seus sentimentos por Vidal. Disposta a conhecer o locutor, Analy contará com a ajuda de sua avó, que sempre a apóia em todos os momentos. Quando finalmente o dia chega e seus olhos encontram os de Vidal, suas mãos tocam a dele, Analy tem certeza que é um sentimento puro, que seu coração foi tocado pelo compasso do amor.

Vidal custava a acreditar em previsões, mas ao reencontra a doce menina a qual cigana lhe advertiu que seria a mulher de sua vida, ele tem certeza de seu destino. Jamais havia sentido algo assim e estando ela bem a sua frente, nada mais importava, somente a presença de Analy era capaz de trazer felicidade ao seu ser. No entanto os caminhos para esse amor é rodeado de obstáculos, há muitos segredos envolvendo eles próprios, suas famílias e principalmente o noivo de sua amada... Existem forças ocultas por de traz de tudo que os rege e principalmente uma maldição que assolara toda uma nação se não for quebrada. Apenas o amor poderá salvar Analy e Vidal de um caminho repleto de sangue e dor...

***

Vozes do Silencio é um daqueles livros, difíceis de resenhar, onde você quer expressar todo seu sentimento, mostrar o quanto a estória te comoveu, mas quando estamos a ponto de escrever, não sabemos quais palavras usar, afinal dificilmente qualquer elogio vai re-saltar a real emoção ao finalizarmos essa obra. Eu poderia colocar inúmeras adjetivos, no entanto nenhum deles vai chegar à altura de uma estória como essa. Posso dizer, que mesmo ao final das 273 páginas, ainda não consegui dizer adeus a Analy e Vidal, o amor deles é tão tocante e apaixonante, que ficará para sempre em minha recordação. Uma estória que retrata de forma belíssima, a dor de um governo ditador, a cultura de um povo místico, e claro, nos mostra uma mensagem valiosa, que nos faz refletir e pensar. Cercado de segredos, Vozes do Silencio, vai fazer com que o leitor mergulhe de cabeça a cada capítulo, para buscar todas as amarras que prende cada personagem e posso dizer, as revelações são surpreendentes, onde notamos o cuidado da autora em explicar cada fato.

Adriana Vargas presenteia os leitores com um enredo profundo, e sua escrita poética se mostra ainda mais marcante, revelando uma estória que mistura ficção e realidade. Todos os personagens são marcantes, cheios de atitude e personalidade. Os diálogos bem construídos, contando uma narração descritiva em terceira pessoa, somos absorvidos de tal maneira, que dificilmente a leitura vai ser deixada pela metade. O fato de envolver a cultura cigana, fez com que Vozes do Silencio se tornasse ainda mais encantador, tendo sua própria magia, implantada em cada página. Uma leitura mais que recomendada para todos aqueles que buscam algo que foge dos clichês atuais, mostrando fortemente o quanto a literatura nacional é repleta de talentos maravilhosos!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Fala Urupês? 09/09/2013

Vozes do Silêncio - Adriana Vargas
Este livro se passa - na grande maioria do tempo - na Espanha na década de sessenta, época em que os Beatles estavam no auge e a ditadura também, sobre o poder de Diego de La Vega. Analy uma jovem de dezessete anos, se vê em meio a uma intrincada trama do destino, onde terá que dar sua vida para salvar o povo cigano de uma maldição e a Espanha da terceira guerra, enquanto luta pela sua própria vida e pelo seu amor.

A escrita de Adriana é muito envolvente e em vários momentos me peguei pensando no tanto de pesquisa ela precisou para escreve-lo, pois encontramos diversos acontecimentos históricos e culturais.

Os personagens são complexos e bem desenvolvidos, é difícil não torcer por Analy, querer que ela tenha a liberdade tão sonhada, que possa viver com sua alma gêmea e realizar seus sonhos. Mesmo os "vilões" tem seu lado bom, como Juan, por exemplo, que através do amor por Analy tenta ajuda-la, personagem um pouquinho bipolar, mas com muito carisma. Vidal é um jovem idealista, que se opõe firmemente ao governo de Diego e que luta para dar voz ao povo com seu trabalho de radialista.

O livro tem dois ramos: o sobrenatural e o político. Com sua escrita firme e sabendo onde queria chegar, Adriana conseguiu com que ambos não colidissem entre si, mesmo numa trama tão complexa.
Este é um livro que tem uma energia, aquela coisa visceral cigana, cheia de paixões e a crueldade da ditadura, os ideais do povo, suas lutas e seus medos. Diversas vezes me senti impotente, querendo poder fazer algo e morrendo de vontade de chegar ao final, de saber onde a luta pelo amor dos dois levaria a estória e suas consequência.

Livro muito bom e indicado.

site: http://falaurupes.blogspot.com.br/2013/09/vozes-do-silencio-adriana-vargas.html

estantedasuh 02/06/2013

Vozes do Silêncio - Blog Era Uma Vez o Livro
O livro se passa na década de 60, na Espanha. Onde o país vive em uma crise, e está sob a ditadura do cruel Dom Diego, um tirano que destrói todos que se opõe a ele, e Dom Diego não está sozinho, ele está contando com a ajuda de forças desconhecidas, aliado ao poder dos ciganos, ele infringe ao pais uma época de dor e sofrimento. O povo cigano está em busca de um sacrifício, para tirar a maldição que assola o seu povo, por causa de um homem que infringiu às leis ciganas, e agora toda uma raça pode desaparecer. O pacto não foi cumprido, nem Dom Diego, nem o gitano que o acompanhou para trazer a menina cigana para o sacrifício seguiram com o acordo.

Analy, é uma menina meiga, doce e cheia de sonhos ela mora em uma fazendo com seus pais, Fernandes sua mãe adelita e sua irmã mais velha Vina. Como toda adolescente ela têm suas paixões, ela gosta muito dos Beatles, gosta de ler livros de romance, e por incrível que pareça têm uma paixão por Vidal de Lucca, de quem ela só conhece a voz, pois o mesmo apresenta seu programa de rádio favorito, e ela sonha em o encontrar. O pai da Analy é um homem rude, que acha que tudo pode ser resolvido na cinta, e às vezes ele exagera no modo que trata as meninas, sendo até violento. O amor de Analy, é sua abuela Antonieta, mãe de seu pai, que faz de tudo para ver sua neta feliz, mesmo se isso a levar a passar pelas ordens de Fernandes.

O jovem Vital de Lucca, é um idealista que está sempre em busca da liberdade, e junto com outros jovens tenta derrubar Dom Diego do poder. E temos também Juan, um advogado que apareceu de repente e pede para namorar Analy, e esconde um passado sombrio.

O livro é intenso demais, Adriana abordou temas polêmicos, como a ditadura. E o livro também conta uma das mais lindas histórias de amor que eu já vi. Analy é uma menina pura, que vê em Vidal o seu príncipe encantado. Só que como toda a história de princesa os mocinhos têm vários empecilhos, Juan aparentemente um jovem nobre, esconde na verdade uma história suja por traz da carinha de bom moço.

Nesse livro podemos perceber, o quão longe, o ciúme e a inveja podem fazer uma pessoa chegar, ao ponto de destruir até pessoas da própria família. É uma trama cheia de intrigas, vingança, sentimentos que não têm explicação. O livro é uma verdadeira obra prima, ao meu ver, a autora soube abordar muito bem todos os temas que ela colocou em sua obra. E a cada página o leitor vai querendo mais e mais. E torcemos juntos pelo amor de Analy, choramos junto com ela, quando tudo que ela idealiza vai por água a baixo, e ficamos na expectativa do tão sonhado final feliz.

Adriana obrigada por me dar a honra de ler este livro e desculpe se a minha resenha não está a altura desse grande romance, e eu amei a abordagem da cultura cigana, sou apaixonada por esse povo, suas músicas e lendas.

Michelle Ladisl 11/05/2013

Resenha postada no blog Sangue com Amor- www.sanguecomamor.blogspot.com.br
O livro fala sobre a história de Analy, sobre uma maldição e uma linda e proibida história de amor que acontece nos anos 60.

Analy é uma menina ingênua, pura, como uma típica menina do interior, mas também com muito medo do amor e medo de ser rejeitada. Ela vive com sues pais e uma irmã em um sítio.

“ Ela deixou de acreditar que alguém poderia amá-la verdadeiramente, por mais que quisesse viver um momento especial.”
Pagina 22

O único passatempo que a adolescente tem, é um radinho que sua avó Abuela lhe deu, ela passa o dia todo ouvindo o rádio, assim ela acaba se APAIXONANDO por Vidal, mesmo sem nunca tê-lo visto.

Vidal é um locutor, idealista, que se rebela contra a ditadura, tentando com sua profissão dar voz ao povo e a seus ideais.

No decorrer da história aparece um rapaz com posses, Juan, que vai ao sítio com sua família para pedir Analy em namoro. Sinceramente, não gostei muito dele! Fiquei com pena de Analy.

A vida de Vidal e Analy irá se cruzar, quando uma cigana, entrega a ele uma estrela de seis pontas e lhe fala para entregar somente a mulher que irá mudar totalmente sua vida e ela deverá usar essa estrela em caso de necessidade. Ele só acreditou na cigana, no momento que conheceu Analy, ali ele teve a certeza que era ela.

“ Ninguém afasta as pessoas do seu próprio destino....”
Página 30

O romance de Analy e Vidal, acontece em plena ditadura, o que acaba amenizando o sofrimento dessa época tão lastimável!

Com relação a maldição que ronda a vida de Analy, ela só será quebrada, depois que ela for ao seu passado e desvendar todos os mistérios que cercam seu nascimento.

Com Vidal, finalmente Analy acredita no amor e que realmente pode ser feliz!

O final não poderia ser mais lindo, típico dos livros da Adriana!
Apaixonada por Vidal e Analy!!

Minha opinião:

Adriana foi muito impactante essa obra, pelas outras obras dela que tive a honra de ler, essa foi a que mais mexeu comigo.

O livro é brilhante!

A história tem ditadura, uma maldição cigana e uma amor belo, que deu a esse livro uma história fabulosa, cheia de realismo com mistura de fantasia, que faz você se sentir na pele de Analy e sua história
Ah, também tem a avó de Analy, a Abuela, ela é uma avó que todos
queriam ter!!

Nota para obra: 5/5

Khrys Anjos 08/05/2013

Vozes que dizem tudo
Quando li a sinopse do livro tive minha curiosidades despertada. E ao ler o e-book enviado pela autora Adriana fiquei encantada com a história.

Temos um romance embalado pelos The Beatles em meio a uma guerra sangrenta onde forças malignas estão tentando se alimentar da dor e do caos espalhados por todos os lados.

No meio desse mar de sangue nasce uma rosa branca que precisará aprender a amar para crescer e florescer.

Tudo isso enredado pela Magia Cigana num dos continentes considerado o berço da magia e um dos pólos de energia mais fortes do Planeta.

A Adriana nos brinda com uma narrativa rica em detalhes históricos e nos transporta para uma época onde o ser humano está vivendo o maior conflito pelo qual passou: O conhecimento de si mesmo, de seus desejos, de suas forças, do seu eu verdadeiro.

Nesta história Analy tem a chance de fazer o que acredito 90% da população gostaria de poder fazer: voltar ao passado para corrigir uma escolha errada.

Desde o seu nascimento ela está ?predestinada? a morrer por causa de uma maldição. A maldição ocorre por causa de um erro cometido pela paixão de um não cigano por uma cigana casada.

Para quebrar a maldição Analy precisou retornar ao seu passado para obter as respostas que não conseguia entender no seu presente.

E em determinado momento ela preferiu ter vivido na ignorância, pois assim a dor pela verdade descoberta não a teria ferido tanto.

Porém somente com a retirada de todos os véus que encobriam seu nascimento e os fatos que se desenrolaram após este dia é que tornou possível a quebra da maldição.

Para que este ?milagre? acontecesse foi preciso uma lição que lhe passou despercebida em sua primeira vivência: a força do amor. Do seu pai, sua mãe, sua irmã e sua Alma Gêmea. Além do amor do seu algoz.

Existem várias maneiras de se demonstrar o amor, mas somente uma que importa: como você o senti dentro de si mesmo. O pai da Analy era um típico pai espanhol que acha que se educa uma filha na base do cinto (coisa que acontece em várias partes do mundo até hoje), mas que foi capaz de dar uma demonstração de amor tão forte que muitos pais hiper amorosos não seriam capazes de fazer.

Temos o algoz Juan que conseguiu fazer com que tenhamos uma esperança no futuro da humanidade, pois mesmo aquele que está destinado a ser o portador do mal também pode ser tocado pela força do amor.

Essa viagem que a Analy fez ao passado pode ser vivenciada por qualquer pessoa, pois o portal para este mundo é a nossa mente. Muitas vezes precisamos reviver o passado para cortarmos os laços que nos prendem a determinado momento de nossas vidas para assim podermos seguir em frente rumo ao nosso futuro.

Não poderemos mudar o que aconteceu, mas poderemos aprender a lição que deixamos passar em branco por não estarmos prestando a devida atenção.

Nós estamos vivendo numa época onde o ser humano esqueceu como é ser criança, pois deixou de acreditar na magia.

Vozes do Silêncio traz as respostas que muitos preferem nem mesmo fazer as perguntas. Este romance nos conecta com a força mais poderosa que existe no planeta: o amor.

Cheguei ao final da leitura completamente encantada com o casal e torcendo muito para que o amor deles fosse possível (acredito que nesta vida absolutamente nada acontece por acaso e Deus não permitiria que a chama do amor se acendesse entre eles se não pudesse ser queimada e vivenciada até o fim).

Recomendo esta leitura para todos que estão precisando aprender a ouvir as vozes do silêncio. Elas são fortes e nos trazem ensinamentos edificantes.

***

Alguns termos ciganos:

Thie Avel hertô - Que Deus te salve e guie!

Nais tuke - obrigada

Gestena - obrigada

Me Volis Tu - Eu te amo

Kamav tu - Te amo

murri shukar - minha linda

tchumidau thio ilo - beijo no seu coração

morro volá - meu amor

O Manusha Khevelan tut! - O povo te faz dançar

Bartai Sastimos - boa sorte e boa saúde

Devlessa Araklam Tume! - É com Deus que te encontro!

Thie Aves Thiatlô Lom, Manrô Tai Sunkai! - Que você seja abençoado com o sal, com o pão e com o ouro!

Akana mukav tut le Devlesa - Eu agora deixo-o com Deus.

Ando gav bi zhuklesko jal o pavori bi destesko - Em uma terra sem cães os fazendeiros andam sem cajados

Baxt hai sastimos tiri patragi - Boa sorte e boa saúde

Bi kashtesko merel i yag - Sem madeira o fogo pode morrer

Devlesa araklam tume - É com Deus que te encontramos

Nais Tuke/Gestena - Obrigado

Devlesa avilan - Deus quem te trouxe

Dza devlesa - Deus vá com você

Droboy tume Romale - cumprimento tradicional, como um ?olá?

Feri ando payi sitsholpe te nauyas - É na água que se aprende a nadar

Love k-o vast, bori k-o grast - Dinheiro na mão, noiva no cavalo

Mandar tsera tai kater o Del mai but te aven tumenge -Para mim um pouco de dinheiro, para você Deus dê prosperidade

O manusha khelevan tut - O povo te faz dançar

Me Kom Te ou Me kom Tu - Eu te amo

Ne rakesa tu Romanes? - Você não fala Romany?

Mishto hom me dikava tute - Estou feliz em vê-lo

Hai Shala? - Você entende?

Hay Sheli - Eu entendo, eu concordo

Hery? - Verdade?

Miro Prala - Meu irmão

Miri Pen - minha Irmã

Latcho Drom! - Boa viagem, Bom caminho!

Klayi Jag - Fogo Negro

Um leve bater de asas para todos!!!!

Khrys Anjos

Samara 07/02/2013

Olá, queridos.
Tudo bem com vocês?
Primeiramente, gostaria de parabenizar a autora linda Adriana Vargas e agradecer-lhe por todos os momentos mais lindos e tristes que vivi através da sua escrita, sério, acredito que seria vazia sem autores tão lindos e que me fazem ver a vida com outros olhos, acredito que isso seja sempre bom, pois apesar de os momentos variarem muito, não deixam de ser ensinamentos maravilhosos. De verdade, obrigada.
O livro já começa falando do poder da magia cigana, de como Diego De La Vega subiu ao poder e como não cumpriu sua parte no tratado, sabia que isso teria graves consequências, mas não que poderia levar a Espanha a vivenciar a Terceira Guerra, começando pela Guerra Fria.
Mas não é apenas poder que está envolvido em toda essa estória, também há amor, felicidade, tristeza, saudade, loucura, visões, e tudo o mais pelo que se passa quando se vive em um momento tão caótico, quando sua maior alegria é castrada por algo que você nem conhece e não faz ideia de como impedir que aconteça.
Analy vive do jeito que dá no sítio com seus pais, mas sua mãe não tem muita força na estória, principalmente porque apanha do marido e quando isso não acontece ele bate nas meninas, ela e sua irmã, e Antonieta nada pode fazer para impedir isso, mas esse não é o pior que a menina terá de enfrente, de jeito nenhum.

Um vento bom tocou seu rosto a ponto de fazê-la esquecer dos pedaços de vida que a atormentava. Sentia-se devorada internamente por um animal feroz insaciável. Havia perdido a noção de quanto tempo estava presa naquele lugar, talvez a cerca de trinta dias, seis meses ou um ano... O tempo não importava mais. Ela sabia o que precisava ser feito, apenas esperava pelo momento certo.
Página 2

Mas antes de viver com os pais, o livro fala sobre sua estadia no manicômio, essa parte, eu particularmente, acho bastante forte, acredito que seja impossível ler esse livro sem se emocionar nem mesmo uma vez, já começa com ela no sanatório e agora terá a oportunidade de mudar isso, as escolhas fazem o seu destino, segundo o próprio livro, só tem um problema, quando tiver a oportunidade de escolha novamente, não se lembrará de quando já teve que fazer isso.
Quando tinha apenas 15 anos foi molestada por Galeno, um cara que vivia no sítio de sua família, na época se sentiu apavorada (quem não se sentiria, não é mesmo?), gritou por sua mãe, Adelita, e quando esta estava chegando, Galeno já arrumava as malas para dar o fora antes que Fernandes, o pai da menina, chegasse.
Além de todas essas coisas, Analy ainda via coisas, pessoas, nunca entendia as menagens que queriam passar para ela, na verdade acreditava que estivesse enlouquecendo, quando na verdade, tudo era bastante proposital, embora já tivesse sido razoavelmente normal passar por essas situações, nunca contou aos pais o que via, poderiam achar que estaria louca, muito embora ela mesma achasse a mesma coisa.
Analy sempre foi muito inocente, seus pais nunca conversavam sobre como o corpo pode mudar a partir de determinada idade, das coisas que acontecem especialmente com as mulheres quando é chegada a hora e de sexo então, nem se fale, mas Analy tinha a irmã a quem acreditava que a introduziria nesse mundo real/adulto, porém Vina não se importava com isso, não gostava de ter que ficar aconselhando (isso é uma opinião minha, pois ela é sempre o mais distante possível quando se trata dessa parte).
Sempre foi muito bonita, com seus cabelos ruivos enormes e seus olhos capazes de afogar qualquer homem que neles olhassem com algum sentimento, mas Analy não se importava com os homens, não mesmo, acredito que o fato de sempre apanhar do pai fez com que crescesse assim, mesmo que inconscientemente, mas existia um cara que se pudesse, com certeza, iria conhecer, Vidal de Luca, o radialista que tanto a encantava, com sua doce voz e músicas que a apaixonava, especialmente as de The Beatles, pareciam sempre estar conectados, mesmo antes de se conhecerem, o que só prova como era real o sentimento de ambas as partes.
Quando estava triste, lá estava Vidal para ajudá-la a passar por aquele momento, com frases de conforto que mesmo não sabendo, ajudavam-na a melhorar e talvez, até mesmo alegrar um pouco a vida de uma camponesa, que sofria demais.
Fossem quais fossem os motivos, ela era sempre banida de fazer o que gostava e Analy não nasceu para ser presa, na verdade ela é mais como um pássaro, pois quando pode fazer o que sente vontade, voa livremente exultando beleza e paz, mas quando não pode fazê-lo, nem mesmo seu canto tem força.
Mas, mesmo sabendo dos perigos, ainda assim Analy se aventura, pois é uma apaixonada pela leitura e não há nada no mundo que a faça desistir disso, pois é lendo que consegue sonhar.

Os romances lhe traziam os sonhos e desejos. Cresceu com as figuras dos príncipes em seus sonhos ou o homem quase perfeito. Tudo passava a ser possível quando abria um livro e passava a lê-lo.
Página 19

A leitura é como um campo de refúgio para a menina que já não pode nem mesmo sonhar porque Vina sempre encontrará um jeito de magoar a irmã por não ser cética e acreditar que um dia encontrará um amor verdadeiro.
O fato de ler, lhe traz esperanças e devemos agradecer aos ceús por isso, já que se fosse diferente, talvez tivesse desistido de encontrar o radialista que a libertaria de alguma forma e mostraria que o amor verdadeiro não morreu, pelo contrário ainda vive em cada um de nós, apenas devemos permitir que aflore.

Por muita sorte, Vidal conseguiu ser liberado quando o redator confirmou que ele apenas estaria ali, fazendo uma mera entrevista. Sentiu alivio por ter escapado ileso, porém, a situação lhe causou certa revolta. Jurou que encontraria uma maneira de conseguir vencer na vida, nem se fosse preciso ir até o inferno para exercer sua profissão.
Página 24

Mas, embora conseguisse levar felicidade para lugares onde nem imaginava, Vidal também sofria, ele participava do movimento contra a ditadura que fora imposta em seu país e lutava para que os opressores saíssem do poder, fosse pelo que fosse, queria poder exercer sua profissão, o que eles não deixavam, talvez por isso tenha se revoltado ainda mais, pois não podia contar ao povo o que se passava nos bastidores e cada vez mais pessoas se silenciavam por acreditar que o que viam era o que realmente acontecia, quando na verdade, tudo era dez vezes pior, se não mais.
Enquanto estava passando pela praça da Coslada recebeu o aviso de uma estranha mulher, de que conheceria uma moça a quem deveria entregar um objeto, mas apesar de achar que tudo isso não passasse de um engano, e que muito provavelmente a mulher estava louca, não deixou passar despercebido quando a moça passou por ele, realmente não poderia deixá-la passar despercebido, mesmo que não tivesse sido avisado de que a encontraria, ainda assim seria impossível ignorá-la, ela era absolutamente linda, mas ele não pode cumprir a missão de entregar-lhe a estrela, pois um homem a estava acompanhando e aparentemente não deixaria que se aproximasse dela.
Mas, o maior dos problemas de Analy não era não ter pego o objeto, mas sim descobrir que seus pais estavam arrumando um namorado para ela, que atendia pelo nome de Juan, muito embora desconfiasse das razões que levaram o pai a aceitar que esse rapaz a tentasse conquistar, ainda assim sentia que esse não era a principal razão para não gostar dele, estava fadada a rejeitá-lo.
Juan, é um homem de muitas posses e parece se importar de verdade com ela e quando finalmente cede e diz que sim à propostas de casamento dele, apenas para salvar sua família, mas ainda assim aceita, descobre algo irremediável e luta para se livrar dele, mas aparentemente o poder dá muitas coisas a uma pessoa e uma dessas é justamente estar em todos os lugares e deter tudo o que é necessário para se fazer necessário.
Foi pura questão de necessidade o que fez, afinal de contas, ama sua família e fará o que for preciso para mantê-los vivos, sãos e salvos, por mais que isso custe aquilo que lutou a vida inteira para ter, liberdade.
Entre muitos conflitos, guerras interiores e nas ruas, aquelas que derramam vidas como se fossem nada e que é sofrida por muitas pessoas, visões de ciganos que dizem querer seu sangue, e muitas outras coisas, não desistirá de encontrar Vidal e ele não desistirá dela, ainda que nem mesmo saiba o seu nome, se apaixonou à primeira vista.
Eu adoro todos eles, sério, até mesmo Juan que é um carrasco é legal de alguma forma, mas a verdade é que o livro é muito forte e são tantos os sentimentos que são vivenciados pelos personagens que o leitor fica meio aéreo, mesmo depois de ter terminado, é um daqueles livros que não saem de nós, nunca mais. Só após ver como uma pessoa pode lutar tanto para amar, para viver, para poder expressar o que sente é que percebemos que nossa própria vida poderia ser sim, mil vezes mais difícil. Meu coração ficou muito apertado em todos os momentos em que alguém corria risco de vida, o que não eram raros, já que a Espanha estava em guerra.
(Meus olhos ainda estão cheios de lágrimas, é muito sofrimento, mesmo que tudo dê certo no final, será impossível esquecer tantas tristezas, mas o jeito é erguer a cabeça e esperar que se consiga a felicidade e paz tão procuradas, por mais que pareça tarde, antes assim do que nunca).

Bom queridos, por enquanto acho que é isso, espero que tenham gostado.
Até mais e não se esqueçam de comentar! =D
Sintam-se à vontade!
Beijos e Bons Sonhos!

Letícia Kartalian 10/10/2012

Resenha de Letícia Kartalian - http://literaturediary.blogspot.com
Leia Mais em: http://literaturediary.blogspot.com

O livro conta a história de Analy, uma garota de 17 anos, vivendo na Espanha em plena ascensão da ditadura.
A garota é completamente apaixonada pelo locutor do rádio, Vidal de Lucca, um militante que lutava contra as imposições da ditadura, procurando seus direitos de exercer a profissão que sempre amou, o jornalismo.

A jovem e inocente Analy não levava uma vida muito fácil vivendo com sua família num sitio, onde ajudava a mãe nas tarefas domésticas e se distraia lendo livros e ouvindo ao programa de Vidal no rádio, alimentando cada dia mais, sua paixão pelo homem que só conhecia pela voz.

Seu pai, é um homem de segredos, envolvendo traição e magia cigana e isso muda completamente a vida de Analy, quando cede sua mão em namoro a Juan, um membro da ditadura espanhola que estava ali para cumprir uma profecia, a maldição cigana.

Só que Juan era, apesar de fazer parte da ditadura, um homem verdadeiramente apaixonado por Analy, mas mesmo assim você poderá sentir raiva dele em alguns momentos do livro, assim como acha-lo um fofo em outros!

É uma história profunda, que necessita de bastante atenção! No primeiro capítulo, confesso que é meio entediante e você fica sem entender muito a história, mas depois, você se envolve de uma forma que é quase impossível abandonar a leitura!

O livro gira em torno da Espanha, na época da ditadura, é um romance sobrenatural, envolvendo previsões ciganas e “visões”.
Quando você acha que conhece a história perfeitamente, a autora te surpreende com mais segredos e mais suspense!

“Se eu soubesse dizer o seu nome... Se soubesse onde está nesse
momento... Sei que pensa em mim, assim como penso e espero por você.
Aquele encontro casual não foi em vão...”

Quando acabei a leitura, disse a mim mesma: “Como é que eu vou descrever exatamente o que senti durante a leitura, sem liberar muitos spoilers?”.
Decidi dizer apenas que o livro é profundo, romântico, apesar de não parecer, fala sobre sentimentos, luta de ideais, conquistas, além de mostrar um pouco sobre a repressão da Ditadura!

Confesso que fiquei surpresa com o final, não vou contar o que acontece, mas achei que aquilo não fosse durar tanto tempo, no decorrer da história, eu achei eu o inicio também se modificaria, mas não!

O livro contém uma escrita mais difícil do que a maioria dos leitores estão acostumados a ler, mas acredito que por ser uma história de época, que se passa nos anos 60 – acho que ficou mais realista e convenhamos que só é preciso de um pouco de concentração para captar as frases e as palavras que não conhecer, um dicionário durante a leitura é sempre recomendado!

Lembrando que o livro ainda não está à venda, ainda não foi lançado!
O lançamento está previsto para 2013, na Bienal do Rio!

“Espero-a ansioso na praça central de Coslada dia 24 de Dezembro
às 23 horas.”

Fernanda 03/10/2012

Sinopse - Vozes do Silêncio - Adriana Vargas
Somente algo poderoso poderia libertá-la... Seu destino era a morte para salvar o mundo da terceira guerra mundial, fruto de uma maldição que comandava toda a Espanha. Década de 60 - rock in roll, revoluções e um amor impossível – Analy se apaixona por Vidal, militante rebelde, meio às crises políticas que assolavam a Espanha durante a ditadura dieguista, porém, ela não esperava que sua família guardasse um segredo tão maligno, capaz de separá-la definitivamente de seu grande amor. Consequências de um passado tenebroso, vinganças sombrias, vozes, visões e uma maldição cigana – estão por todos os lados, do começo ao fim. O mais forte vencerá num cenário de lutas, sangue, perdas, mistérios e o sobrenatural.

Vozes do Silêncio é um livro que te surpreende porque não é somente um romance como eu imaginava a principio. Os relatos da Ditadura militar é chocante. As brutalidades de um Pai, para com as filhas me deixaram estarrecida, sei que acontece muitas destas coisas, mas para você ler e saber o quanto a vida destas pessoas eram difíceis, é horrível.

A estória de Vozes do Silêncio, é um misto de realidade e ficção. Realidade digo por parte da repressão politica sofrida na época. E ficção por questões de maldições e mortes sofridas pelos ciganos e pelos Espanhóis.

Analy, é uma garota simples e mora com os seus pais e a irmã Vina, no sítio da família. Analy é uma mocinha de 15 anos quando conhece Juan, que aprece no sitio da família com seus pais para pedir a sua mão em namoro. O passa tempo favorito dela é ouvir o rádio que sua vô li deu de presente, mas ela ouve por esta apaixonada por Vidal o locutor. As vezes parece ser impossível amar quem nunca conheceu, mas ela o ama e sabe que um dia o conhecerá.

Esta estória é um misto de realidade e magia que te prende na leitura do inicio ao fim, eu fiquei sim sem voz porque esta questão de ditadura me deixa abalada, por pensar como o ser humano e capaz de atos tão brutais e sem sentido. Eu realmente não consigo compreender tais atos.

A beleza deste livro é o Amor!

O romance de Analy e Vidal acontece em meio a este acontecimentos horríveis, e este amor existente entre estas duas pessoas é o que torna a estória suportável e fascinante, porque em meio a tantas pessoas de coração ruim você percebe a facilidade de outras pessoas em amar desesperadamente.

Diferente de outras resenhas que li,eu não odiei o Juan, eu não sei como, mas desde o principio eu o amei, claro que ele fez das suas mas... Ele é lindo e realmente a amava.

Fiquei triste por saber que Vidal e Analy perderam a sua juventude, ela em um sanatório e ele em Paris, deixando a vida passar diante os teus olhos a espera de um encontro que ele nem ao menos sabia se um dia aconteceria.

O Vozes do silêncio também trata de escolhas, onde Analy volta ao passado para fazer uma escolha diferente da que fez anos antes.

O livro Vozes do Silêncio, será publicado pela Editora Modo em 2013.

Grande beijos, espero que curtam!