Os Mistérios do Castelo de Udolfo

Os Mistérios do Castelo de Udolfo Ann Radcliffe

Resenhas - Os Mistérios do Castelo de Udolfo

Thais645 12/11/2021

Interessante história de mistério e terror do século 18
O mais legal desse livro é a perspectiva de uma autora do século 18. É uma história de mistério e talvez um pouco de terror envolvendo uma jovem cuja vida é cheia de tragédias. Achei a leitura muito cativante e fluida apesar de ser um livro de mais de 200 anos atrás. Recomendo para quem gosta do gênero!

Layla.Ribeiro 01/11/2021

Estava muito curiosa pra conhecer um dos pioneiros livros na literatura gótica, mais ainda por ser escrito por uma mulher e inicialmente eu estava amando esse livro o enredo, os casos de assombração e imagino que essas partes deveriam causar medo na época do livro, também amei a protagonista, muito a frente do seu tempo e me perdoem os fãs, gostei mais do que as protagonistas da Jane Austen, mas não sei o que aconteceu no meado do livro , a história ficou muito enrolada , virou uma grande novela, estava começando a ficar impaciente e apenas me reconectei à história , nos momentos finais. Se o desenvolvimento da história foi mais curta, para mim esse livro seria perfeito.

Babi 14/09/2021

(3.5)
Como muitos , fiz essa leitura por causa de "A abadia de Northanger" da Jane Austen.No livro da romancista britânica , sua heroína Catherine Morland chega à dizer que este "é o livro mais lindo que já existiu."

Talvez alguns anos atrás eu poderia até pensar em concordar com Cate , mas não foi assim que aconteceu .

Até é uma leitura envolvente em várias partes, mas em alguns momentos a historia ficava cansativa e abusava demais de coincidências .
Li em alguma resenha , não me recordo se aqui ou no Goodreads ,onde a pessoa comentou sobre ter achado este livro parecido com um novelão mexicano, e a comparação não saiu da minha cabeça ,pois combina perfeitamente com essa história. .
Ainda não pesquisei , mas acredito que Anne Radcliffe deva ter escrito esse livro em formato de folhetim, o que justificaria a maioria das coisas que me incomodou.
A resenha até parece ser meio negativa , mas eu realmente gostei deste livro, até mais do que esperava .

Cris 13/01/2021

Citado no livro de Jane Austen
Ao ler a Abadia de Northanger de Jane Austen, diversas vezes foi citado esse livro como sendo da literatura gótica e horripilante. Me despertou o interesse em saber como era uma história de suspense em meados de 1700. Gostei muito e matou minha curiosidade!

Gárgula 06/09/2019

Durante minhas andanças pelo horror na literatura, cheguei em vários nomes. Muitos desses nomes foram indicados pelo próprio H. P. Lovecraft através de seu livro O Horror Sobrenatural em Literatura. Neste livro, ele faz uma análise dos grandes nomes que ele via como influências claras que teve ou apenas nomes os quais vale a pena ter contato por terem de alguma forma trabalhado para a criação e engrandecimento do gênero. Um destes nomes é Ann Radcliffe (1764 – 1823), pioneira do romance gótico.

Os Mistérios do Castelo de Udolfo foi meu primeiro contato com o texto da autora e, minha escolha por ele dentre seus seis livros também foi por indicação de Lovecraft. O livro foi sua quarta publicação saindo em 1794, possuindo quase 400 páginas.

A história conta os infortúnios de Emília St. Aubert através de eventos sucessivos nos quais ela perde o pai, é levada pela tia megera que a tutora para outro país, sofre na mão de seu padrasto e a vida no próprio Castelo de Udolfo que é desalentadora.

Seguindo o modelo gótico da época, Udolfo é um castelo enorme onde a simples tarefa de chegar a um cômodo pode ser uma aventura terrível dado o tamanho imensurável do lugar. Durante o livro todo temos uma sensação opressora do castelo sobre os personagens, uma vez que ele mesmo acaba por se tornar um cruel personagem na história.

Menção à protagonista, que apesar de sofrer o diabo, se mantém forte como pode para ultrapassar cada obstáculo que a vida lhe impõe. Os desafios machistas da época eram enormes (não que os de hoje não sejam grandes),descritos perfeitamente no livro.

Indico muito evitar a leitura deste livro com os olhares modernos. É um livro do século XVIII que traz consigo todos os costumes e visões europeus da época, sejam eles certos ou errados. Precisamos entender que os medos e receios que Radcliffe nos apresenta estão baseadas nesta forma de pensar daquele período. Preferi seguir olhando os alicerces ali criados para o engrandecimento do gênero do horror, por meio do gótico. Concordo com Lovecraft (como se fosse um amigo íntimo hahaha) que o maior pecado da autora é a necessidade de explicar a origem de cada ocorrência sobrenatural, desmontando-as ao final do livro, mas imagino que isso possa ser uma influência racionalista da época.

Mesmo evitando colocar no texto uma visão crítica atual, não deixou de passar pela minha cabeça que seria um livro facilmente adaptável para uma novela ou série. Fui procurar e o livro já foi adaptado duas vezes pelo menos pela BBC Radio 4, uma em 1996 e outra em 2016. Minha impressão então não estava errada.

Como curiosidade vale saber que Ann Radcliffe é tia de Charles Darwin. Mundo pequeno.

O livro é uma obra a ser degustada por aqueles que querem entender o surgimento do gênero de horror. Para a grande maioria, passará como uma história interessante cheia de percalços inusitados.

Esta resenha saiu no blog o Canto do Gárgula no dia 07/07/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/09/03/os-misterios-do-castelo-de-udolfo/

hanny.saraiva 10/08/2018

Datado
Jane Austen realmente bebeu de Ann Radcliffe. Me senti dentro de uma de suas novelas, se fossem góticas. Todavia, achei um livro datado.

Asenhoritadoslivros 16/06/2015

Amei este livro
Numa época em que os romances tinham uma forte presença moralista, Ann inovou com a inclusão de uma face negra, de horror, mistério e sobrenatural.
Mas a história não é só isso, não é uma história de terror, antes de mais nada é uma história de amor, com algumas características medievais, com singeleza, com costumes da época.
Não pense que vai ler um terror tipo os contemporâneos, para entender este livro é preciso se transportar para os anos de 1794, é preciso se ambientar, imaginar-se numa poltrona perto de uma lareira lendo um livro a luz de velas.
Penso nesses mistérios como algo ingenuo, coisas que nos dias atuais não provocariam medo, já que hoje o medo já foi tão explorado que é preciso ir cada vez mais fundo, ser mais explicito, ser mais pesado para que seja provocado tal sentimento, na época não, uma vela que se apagava sozinha, um barulho vindo da floresta, um vulto que alguém achou que viu, era o suficiente para provocar aquele frio na espinha.

Para saber mais visite meu blog

site: http://asenhoritadoslivros.blogspot.com

Barbara 28/11/2014

Amei
Um livro empolgante, cheio de mistérios, a leitura pode se tornar um pouco difícil por ser de época, mas ele é muito bem escrito!

Amei!!

Mari Guerra 14/01/2014

Livro para download!
Gente, disponibilizei esse livro para download no 4shared!

Em formato Word:

E em formato PDF: