Forrest Gump

Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Marina.Pissaia 22/08/2020

Nada a ver com o filme
Favorito? Eu acho que sim hein.

É o livro mais bonito que eu tenho na estante. Ele é em capa dura e tem essa jacket maravilhosa, que é dupla face. Por dentro ele é todo ilustrado, as páginas são amareladas e a diagramação é ótima. Mas, vamos ao que interessa: a história.

Forrest é um menino com um QI abaixo da média - em nenhum momento do livro a causa para tanto é revelada. Apesar disso, ele é extremamente inteligente em outras áreas, consegue resolver equações dificílimas de matemática e sua aptidão musical é absurda. A inteligência, curiosamente, é o que vai colocá-lo em muitas enrascadas.

No livro, o acompanhamos desde o nascimento, até parte de sua vida adulta. Forrest se envolve em muitas discussões sobre a guerra do Vietnã, política e racismo, já que a história se passa nos EUA das décadas de 50/60 e 70.

Existem diferenças gritantes entre o livro e o filme, que é um dos queridinhos de Hollywood, mas isso deixamos para outro post.

O que não dá para deixar de mencionar é que o Forrest do livro não é inocente, não tem noção do que acontece ao seu redor. Na verdade, Forrest é bem desbocado, sexualmente ativo, fuma muita maconha, faz muitas piadas com duplo sentido e sabe muito bem o que se passa ao redor.

Já Groom usa o poder da escrita, através do livro, para criticar o sistema americano e temas como a guerra no Vietnã, a corrida espacial, o american way of life¸enfim, - mostrando que os EUA não são tudo isso que eles pregam. Groom ficou tão insatisfeito com o que fizeram do seu personagem no filme que escreveu uma continuação da história, chamada Gump & Coo, que ainda não foi traduzido para o português.

No mais, Forrest Gump é um livro extremamente divertido e que nos causa muitas reflexões.

Para mais resenhas e dicas literárias me segue no Instagram @mpbookshelf

Gladis 20/08/2020

Ainda tenho sonhos como todo mundo, e muitas vezes penso em como as coisas podiam ser. E aí, de repente, tenho quarenta, cinquenta, sessenta anos, entendem?

Bianca674 13/08/2020

O livro é muito divertido! Eu dei boas risadas com as situações esdrúxulas que o Forrest passa e ri mais ainda com a acidez das críticas ao american way of life. É bem diferente do filme e os dois são especiais cada um à sua maneira, porém, pra mim o filme se destaca mais na sua categoria, já que é um clássico indiscutível, enquanto o livro não me marcou tanto apesar de eu ter gostado bastante. Vale dizer também que essa edição da Aleph é maravilhosa de linda, mas tem alguns erros na parte gráfica (o meu exemplar tem algumas páginas com mistura de fontes).

Gabrielle.Ecks 12/08/2020

Livro cheio de aventuras
Gostei bastante do livro. Comecei a ler por ser muito fã da adaptação cinematográfica de Zemeckis, e encontrei uma obra completamente diferente do filme, porém igualmente envolvente. Até mesmo o personagem do Forrest é completamente diferente: enquanto no filme Forrest é um rapaz inocente, familiar e essencialmente bom, no livro ele é um personagem com malícias e muitas habilidades matemáticas e musicais. Nesta versão comemorativa, de 30 anos da obra, consta um comparativo entre as duas versões da história, que argumenta sobre as adaptações e mudanças da história original para a versão cinematográfica. Quem tiver interesse na leitura, precisa estar ciente e aberto à ler uma história completamente diferente do referencial do filme.

Lucas Almeida 05/08/2020

Quem não é idiota?
Comecei a leitura tendo a consciência de que provavelmente seria um bom livro, mas sem grandes expectativas. Forrest me provou que eu estava tremendamente enganado. Devorei de tão bom. Leitura leve, rápida, divertida e sem dúvidas, uma lição de vida. Se você gostou do filme, vai gostar ainda mais do livro.

Lih 02/08/2020

A princípio achei que seria como o filme. Mas não.
O livro é narrativo e com muitos erros ortográficos, pois o QI do Forrest é realmente baixo.
Aventuras diferentes, final diferente. Uma vida e tanto. Um personagem digno de toda a alegria possível, me marcou muito.
Livro rápido e fluído, edição maravilhosa, colorido, fonte ótima.
Recomendo para qualquer pessoa que ame Forrest Gump assim como eu, *mas não compare com o filme pois pode ser um pouco decepcionante*..
Obs: meu filme preferido/livro.??

Fabio 18/07/2020

Bem melhor que o filme, que já é ótimo!
Vale muito a pena. Traz mais detalhes que o filme, explorar melhor as nuances dos personagens.

Jaqueline 12/07/2020

Se você espera ver neste livro a mesma coisa que viu no filme, pode esquecer. O livro segue uma linha de raciocínio mais crítica sobre vários assuntos, principalmente por narrar situações do passado de Forrest que as vezes, de tão extremas, fazem-nos questionar se aquilo tudo aconteceu ou se é apenas parte da imaginação/fantasias do personagem principal. Espere por um livro mais politizado, mais engajado em questionar o que acontecia nos EUA e no mundo durante a época em que a história é retratada. Cabe ressaltar que a edição de 30 anos está com um acabamento caprichado, possuindo capa dura e ilustrações. Se você assistiu o filme e se interessou pela história, vale a pena ler o livro mesmo sendo diferente em vários aspectos.

rayumix 07/07/2020

Engraçado, satírico e carismático
"Deixa eu te dizer uma coisa: ser idiota não é nenhuma caixa de chocolate. As pessoas dão risada de você, perdem a paciência, te tratam com desprezo. Dizem que as pessoas devem ser boas com os aflitos, mas escute o que eu te digo: nem sempre é assim. Apesar disso, não tenho motivo pra reclamar porque acho que tive uma vida muito interessante, por assim dizer.”

Conheceremos ao decorrer da história, a trajetória de Forrest Gump, um idiota de nascença (como ele próprio se denomina) e suas tão inacreditáveis e loucas aventuras.

É um livro muito cativante e de longe o mais engraçado que já li, não havia uma página sequer que eu não ria; foi extremamente divertido e rápido lê-lo. O protagonista se deixa levar pela maré, faz coisas sem quase nunca decidir nenhuma delas, e nisso vive incontáveis peripécias; ele também tem aquele tipo de bondade e sinceridade inocente e acidental, o que o torna tão hilário e carismático.

" -O que você acha da guerra? e eu falei a primeira coisa que veio na minha mente, que foi: -É um monte de merda."

Na leitura também teremos diversas sátiras entorno de vários assuntos abordados na história, o que é bem interessante.

" - Olha, eu sou só um idiota. Eu não sei nada de política.
- Então vai servir perfeitamente! "

A ortografia incorreta de início me incomodou um pouco, mas depois me acostumei e percebi que era para proporcionar a imersão e o efeito cômico.
Apesar do final ter sido meio inesperado em minha visão, é uma edição muito bonita e atraente, e amei conhecer Forrest e suas tão engraçadas empreitadas. Em geral é uma leitura muito boa e divertida!

"Mas deixa eu te dizer uma coisa: às vezes, de noite, quando eu olhava pras estrelas e via o céu inteiro estendido lá em cima, não pense que eu não tava me lembrano de tudo. Eu ainda tinha sonhos como ninguém e de quando em quando eu ficava pensano sobre como as coisas poderiam ter sido E então, de repente, eu cheguei aos 40, 60, os 60 anos, sabe? Bem, e daí? Eu posso ser idiota, mas, de qualquer forma, na maior parte do tempo eu tentei fazer a coisa certa... E os sonhos apenas sonhos, não são? Então, o que quer que tenha acontecido, eu cheguei a essa conclusão: eu sempre vou poder olhar pra trás e falar que pelo menos não levei uma vida monótona. Entende o que eu quero dizer?"

Becca 06/07/2020

Ser um idiota não é uma caixa de chocolates.
Forrest é com certeza um dos melhores personagens que já foram escritos. As situações que ele acaba se vendo sempre tem um tom crítico mas ao mesmo tempo divertido.

Lae | @vivoliteral 03/07/2020

Com certeza o livro é melhor que o filme. Fiquei bastante satisfeita e feliz com a leitura.

Escobar 24/06/2020

Quem não é idiota?
O romance traz uma sequência lógica e interessante de fatos que nos mantém vidrados e interessados a continuar a ler a história de vida impressionante de Gump.

Apesar da sua extrema idiotice mencionada a todo momento no livro (algo que me incomodou bastante), Forrest não é totalmente idiota. Ele pode ser um cara que não sabe se expressar ou se relacionar com as pessoas, mas a sua capacidade crítica é notável. Durante a leitura podemos perceber como ele realmente pensa o mundo e como ele critica tudo aquilo que ele está passando. Além disso, Forrest possui capacidades matemáticas e musicais surpreendentes.

Quem vem ler o livro após assistir o filme (o que provavelmente é muita gente), no entanto, pode se espantar com tamanha diferença entre as duas obras. Entre o livro e o filme, fico com o livro. No filme Forrest é infantilizado e suavizado demais com o intuito de agradar a Hollywood dos anos 90 (e deu certo! O filme levou várias estatuetas do Oscar). O posfácio do livro, escrito por Isabelle Roblin traz as principais diferenças entre o romance e sua adaptação de forma crítica e incisiva.

No fim, Forrest Gump se assemelha a uma longa conversa, onde o personagem principal nos leva em uma jornada inimaginável pela sua vida nada monótona.

Thibu 23/06/2020

O livro de uma vida
Já li 3x certamente ainda vou ler muitas vezes mais, sensacional, um livro incrível, cara parágrafo deve ser saboreado sem pressa ...

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 14/06/2020

Simples e fantástico
Forrest Gump é o tipo de livro que agrada a muitos gostos diferentes. Você pode encontrar nele uma crítica sagaz a modo de vida americano. Pode se fascinar com fascinantes considerações sobre a vida e sobre o valor de cada ser humano. Ou pode simplesmente se deliciar com uma leitura simples e cômica.
A escrita de Winston Groom é propositalmente simplista. Se trata de uma sátira com o uso frequentes de dialetos e simplificações fonéticas que dão a sensação de que é um livro básico voltado para o público mais jovem e iniciante, como romances das séries teens famosas, aqui no Brasil eu lembrei muito da série vagalume. Mas se tratando dos paralelos sociais e políticos , o autor tem uma análise profunda que nos leva a ficar refletindo bastante.
A narrativa é muito fragmentada, mas não necessariamente de uma maneira ruim. Muitos arcos são desenvolvidos e todos tem fechamentos em momentos exatos. Conduzir o personagem a diversas situações e usar cada fato que foi aprendido por ele para eleva-lo a um novo estágio é algo simples na literatura, mas ser tão bem trabalho e evidenciado é algo muito complicado narrativamente.
O maior problema está nos personagens. Forrest Gump é o protagonista e sua jornada monta uma imagem típica de um idiota , mas também mostra genialidade absurda em muitos campos diferentes. Não sei se é possível fazer parâmetros com o autismo ou se é apenas a maneira como o escritor quis criticar o sistema político e social. O furo está nos coadjuvantes da obra, são bastante superficiais e poderiam ter um desenvolvimento muito melhor. Mas isso tiraria a força do protagonista , já que o autor da a voz narrativa ao próprio e de certa maneira ele "emburrece" e infantiliza muitas situações.
O final dessa saga é muito simples. Não há como levar muito a sério depois de tantas aventuras. Mas de certa forma foi algo mais interiorizado, onde o crescimento do protagonista chagou ao seu ápice.
Forrest Gump é cômico, crítico, simples e acima de tudo interessante. Uma obra pouco valorizada que , mesmo não sendo absurdamente fantástica , tem um charme literário óbvio.