Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

heleninha 22/12/2022

genial
Esse livro é muito bom em vários aspectos. Primeiro que é totalmente original, você nunca mais vai ler algo parecido com isso. Quem já assistiu o filme sabe do que eu to falando, assim como o livro não existe nenhum filme parecido. A proposta do livro é muito diferente e genial, por isso fez tanto sucesso. Eu já tinha visto o filme, então já sabia qual era a vibe, mas tem coisas diferentes, e ambos são muito bons. Vele a pena ler mesmo se você já conhece o filme, essa edição é lindíssima também eu amei ler nela.
Enfim um clássico, bom demais, escrita envolvente, reflexão sobre a vida, recomendo muitoooo

Digo 26/11/2022

Baita experiência ler o livro que inspirou um dos meus filmes preferidos, e ver as diferenças do livro pro roteiro. Tenho conversado bastante sobre isso. Mas sem spoilers aqui! xD

Pou 14/10/2022

um livro super divertido, e acho que o fato de eu nunca ter assistido o filme deixou a experiência ainda melhor

Yumii 19/09/2022

Esqueci de dar minha opinião
Forrest Gump literalmente o primórdio dos livros de comédia, você ri, chora, tem gatilho tudo em 392 paginas.
O fato do Gump ser chamado de Idiota pelo fato do preconceito na época contra o autismo é simplesmente sensacional. Pra falar sobre o preconceito de uma forma que todos entendam.
A escrita toda ferrada é o ápice do livro, mostrando essa dificuldade de escrita e tals e sendo muito melhores em outras coisas, como matemática.
A história de romance entre e Jane Curran sendo sincero prefiro o do filme (Ps: no filme é mais triste) como o amor real é cruel. Ela esperou ele por anos e ele o mesmo, porém cansada de esperar ela se vai e casa com outra pessoa.
Gump tem um ótimo desenvolvimento de um idiota a um gênio.
Recomendo que leiam simplesmente maravilhoso.

Alan.Felipe 18/09/2022

As Aventuras de um Idiota
Primeiro que essa edição da Aleph tá bem bonita, com ilustrações que dá um Up na leitura.

Segundo que apesar do filme ser mais famoso que o livro, ainda não o vi, e optei por ler primeiro o livro.

Terceiro que a história é narrada pelo próprio Forrest Gump, e toda ela é escrita usando um "português errado", porque ele é um idiota, e isso fez com que minha leitura fosse um pouco cansativa. O livro tem uma vibe bem de "Sessão da Tarde, com o filme Débi e Lóide" e achei que a trama tem seus pontos altos e baixos e até bem fictícios.

O livro é bem americano e eu entendi que exitem várias críticas políticas, sociais e econômicas, do tipo "qualquer idiota pode fazer isso".

Michela Wakami 09/09/2022

Decepcionante
Peguei esse livro Iara ler, pensando no filme que amei.
És que a história representada no filme, não tem nada a ver com a história contada no livro.
Aqui temos uma história sem pé e sem cabeça, que me fez pensar em desistir de concluí-la por várias vezes.
Ouvi dizer que o livro é engraçado, eu particularmente não dei nenhuma risada durante a leitura.

O livro é narrado na primeira pessoa, como Fovest, têm dificuldade na fala e na escrita, o livro contém muitos erros gramaticais.
Ana Brolio 09/09/2022minha estante
Hahahah ficou dificil de defender esse Forrest.
Amiga vc me deu o empurrãozinho que faltava pra eu abandonar ele. Kkkk

Michela Wakami 09/09/2022minha estante
Kkkkkk. Sofrer para quê ?

Guile 05/12/2022minha estante
Kkkkk achava que era só eu! Muita gente falando bem dele e só eu não gostando jkkk agora tô pensando duas vezes antes de voltar a ler kk

Michela Wakami 06/12/2022minha estante
Guile, estamos juntos.?

Lu 07/09/2022

E até um idiota sabe disso
Forrest Gump é o meu filme preferido é o livro me surpreendeu, não posso dizer que ?o filme é melhor? nem que ?o livro é melhor?, até porque são obras completamente diferentes. Assim como tratado no artigo que existe no final dessa edição da Aleph (que aliás está perfeitamente confortável de ler).

Forrest Gump continua sendo para mim uma história incrivelmente bem construída e cheia de aventuras inimagináveis com personagens inesquecíveis, críticas bem colocadas e referências histórias devidamente encaixadas, tanto a obra literária quanto a cinematográfica.
E isso é tudo que eu tenho para falar sobre o assunto.

drluispaulo 04/09/2022

Um grande personagem
O livro é tão bom quanto o filme, mesmo sendo histórias quase totalmente diferentes. Sem as "censuras" impostas à obra do cinema, ele consegue passar as visões ainda de forma leve e divertida.

Dori 02/09/2022

prefiro mil vezes o filme
Primeiro que o cara tem o sistema urinário de uma pessoa de 80 anos. E o tanto de estereótipos pelo amor de deus? Eu sei que o livro é antigo e tudo mais mas a experiência de assistir ao filme é mais interessante.
Etielen Stephania 02/09/2022minha estante
Desculpe a pergunta, mas pq? O que normalmente é ao contrário.
Pergunto porque tinha curiosidade em ler

Dori 02/09/2022minha estante
(eu infelizmente nem sei se esse comentário vai te responder pq nunca eu respondi nada aqui ?) Mas enfim, eu acho realmente bem chatinha a leitura e surreal (?) demais. Por isso eu prefiro mil vezes a estética do filme, sabe? É uma história que envolve mais, mas isso é só a minha opinião !!

Rodrigo 01/08/2022

Forrest Gump
Uma história enfadonha e surreal, que desvaloriza e trata de modo pejorativo seu protagonista todo o tempo. Bem diferente do filme, por isso talvez não tenha mais destaque. Não gostei. Achei ofensivo na maior parte.

Rafael Flores 09/07/2022

Forrest Gump é um livro que fica na memória por cativar o leitor. O romance leve do personagem ingênuo, certamente conquista o leitor pelas boas risadas que a história promove. Um tanto quanto mirabolante pelas reviravoltas que Forrest angaria pela inocência, entretanto com uma mensagem que leva em consideração com muito humor: "talvez minha vida não foi tão monótona".

Yasmin 29/06/2022

Clássico né
A narrativa oferece uma série de reflexões e até críticas sociais, políticas, econômicas e pessoais. A linguagem informal trás a impressão de que estamos na mente do personagem, e isso pelo menos pra mim fez com que o ritmo de leitura fosse muito lento. Mas fiquei muito satisfeita ao finalizar.

Marlonbsan 28/06/2022

Forrest Gump
Forrest Gump conta sua história. Ele tem baixa inteligência, mas é inocente e sincero. Em sua vida, ou ele entra ou o colocam em situações complicadas e cabe a ele buscar uma saída.

O livro é escrito em primeira pessoa por Forrest, por isso, a linguagem é extremamente simples e característica do personagem que possui QI em torno de 70. E foi um dos livros mais fluidos que li nos últimos anos.

É impossível comentar sobre o livro sem falar sobre o filme, já que assisti a adaptação muitos anos atrás. O filme é excelente e a experiência com a leitura trouxe uma nova visão, até porque, os dois são bem distintos, apresentando ideias centrais parecidas.

A escrita, a história, o passo a passo que o personagem traz, todas as suas peculiaridades e situações inacreditáveis, fazem com que fosse difícil parar de ler. Os personagens centrais, além de Forrest, possuem uma importância imensa e até os menos frequentes, são muito bem-criados e característicos, o que faz se lembrar deles.

Outro ponto a ser citado, é a diversão que a leitura proporciona, as situações em que Forrest se mete ou que outras pessoas o colocam, a forma como ele enxerga o mundo e os diálogos, possuem uma ironia e um humor muito simples e divertido.

Se você assistiu ao filme e gostou, a leitura é uma experiência bem diferente, não só pelas mudanças no ?roteiro?, mas também pela forma que o livro conduz os acontecimentos e a imersão por estar acompanhando Forrest através de sua visão.

Não poderia deixar de comentar sobre a edição que é incrível, as páginas com desenhos e toda a diagramação com letras em azul, trabalho impecável da editora para essa edição comemorativa.

Ig @Marlonbsan

Didi 24/06/2022

oxi gente não rem final quis mi mata sabe tem uns termos muito problemáticos fiquei meio pertibafa gostei a leitura rápida mas não sei

Mariely.Carreira 09/06/2022

Maravilhoso
Sou apaixonada pelo filme, pra mim é aquele filme que quando não tenho nada para assistir, assisto ele mais uma vez. Não pensei que o livro iria me surpreender tanto.

Forrest, é o idiota. Aquele que tem um QI muito baixo, e que é apontado na rua como a pessoa que não vai dar certo na vida. Porém, de um jeito ou de outro, coisas incríveis vão acontecendo na vida desse personagem tão único. Tudo da certo pra ele, e as pessoas começam a perceber que ele tem algo sim de esperteza. Os idiotas somos nós, que não acreditamos nas pessoas, que rotulamos aquilo que nos ferem o olhar e que não damos oportunidades de fazer diferente.

Um livro que traz racismo, guerra, amor, sexo. Um livro que traz personagens diferentes do filme, mas que os deixam ainda mais enigmáticos.

Confesso que no começo fiquei atrapalhada com a leitura de um português"errado", mas me acostumei, já que se trata do Forrest narrando sua história.

Continuo apaixonada pelo filme, mas agora vou olhar os personagens e principalmente Forrest com um outro olhar.