Desonra J. M. Coetzee

Resenhas - Desonra

Monique 12/09/2022

Disgrace
Entendo a opção do tradutor para Desonra, mas acho que a palavra Desgraça realmente veste melhor esse livro.

O que dizer de Desonra? Primeiro eu fui com muita sede ao pote esperando algo mais como uma ficção história ou algo do tipo, mas quando já começou com esse professor universitário de cinquenta e poucos anos que acha que está no fim da linha, que é divorciado e vive caçando mulheres para sanar suas "questões sexuais" eu me perguntei se valia a pena continuar a leitura.

Eu e a maioria das pessoas da minha bolha já leu essa narrativa milhares de vezes e está cansada dela, mas ainda bem o livro não se trata disso, o romance toca numa série de questões: assédio, estrupo, alteridade, animais, ética, moralidade, a marca e o rastro de violência que o colonialismo deixa num povo mesmo após deixar de exercer poder político/estatal sobre ele.

Esse livro foi escrito logo após o apartheid acabar e a história também se passa nesse contexto e ele tem tantas camadas que fica até difícil elaborar ainda mais porque, como a leitura foi muito fluida pra mim eu devorei, mas ainda estou elaborando. Agora só posso dizer que vale a pena o tempo investido ?

Joao 22/08/2022minha estante
Apesar da temática parecer ser bem pesada, graças ao seu texto fiquei bem curioso para ler.

Jorlaíne 22/08/2022minha estante
A escrita dele é fantástica, João. Recomendo muitíssimo!

Alê | @alexandrejjr 26/08/2022minha estante
É um dos meus livros favoritos. Até hoje sigo em dívida com o Coetzee, pois só li esse dele. Vou ver se reparo isso em 2023...

Fer Paimel 21/08/2022

As pessoas são plurais
Fui tão ávida a essa leitura, que acho que a experiência não correspondeu à expectativa. Ainda assim, valeu a pena!
O personagem principal me deu bastante raiva kkkk muitas colocações polêmicas; mas acho que o autor foi genial em demonstrar a pluralidade de pensamentos, em elaborar personagens complexos e em não dividi-los em ?do bem? ou do ?do mal?, assim como as pessoas verdadeiramente o são. Depois que ouvi a concepção de que ?as pessoas são plurais?, pensei em como temos camadas e altos e baixos? Essa leitura me fez pensar sobre isso novamente.
A leitura me remeteu MUITO a duas outras obras que li ano passado: ?Sobre os ossos dos mortos? (pela questão da dignidade dos animais e da ?crueza? dos personagens) e ?Lolita? (pela sexualização dos corpos de mulheres jovens). Foram apenas referências que me vieram à mente durante a leitura?
Gostei da escrita de Coetzee, envolvente e direta. Uma história bem contada; foi possível visualizar bem as cenas, pois ao mesmo tempo em que não há excesso descritivo, tudo é bem narrado.
Recomendo!
Carolina.Gomes 10/09/2022minha estante
O personagem principal é nojento. A escrita do autor é boa, mas tb me decepcionei c o livro.

Fer Paimel 10/09/2022minha estante
Kkkkkk ele é péssimo, mesmo! Eu fui colocando uns ?ugh? em parágrafos de fala dele que eu achava nojenta, minha amiga achou engraçado quando pegou meu exemplar emprestado kkkk
Quero ler mais livros desse autor, que ganhou Nobel, mas esse também não me encantou como parece ter encantado a maioria?

AngelaS.DiasNagami 17/08/2022

Desonra
Gostei muito do livro até chegar ao evento principal. Quando chegou, tudo pareceu correr de forma demorada e confusa para mim e acabei me bodiando com o comportamento dos personagens. Não sei muito sobre a África pós apartheid, mas creio que o livro trouxe muito à tona o cenário, que me incomodou por saber que apesar de ser retratado em uma história fictícia, foi e é, algo muito real. E é bem isso, problemas reais nos incomodam...

V_______ 03/08/2022

Desonra
O sul-africano J.M. Coetzee, é um dos autores mais importantes de seu país, duas vezes ganhador do Man Booker Prize (prêmio de literatura em língua inglesa), inclusive a segunda justamente por Desonra, e ganhador do prêmio Nobel de literatura em 2003.
David Lurie é um professor universitário na Cidade do Cabo, homem de meia idade, divorciado duas vezes, se envolve amorosamente com uma de suas alunas, o que deveria ser apenas uma aventura sexual acaba se tornando algo maior, e David é acusado de abuso, perde seu cargo e se vê perseguido. Então resolve ir passar um tempo com a filha, em uma área rural da África do Sul, lá David terá de enfrentar uma vida diferente da habituado, e passará por situações que o farão questionar certas escolhas e condutas.
A escrita de Coetzee é bem fluída, é livro curto, cerca de 250 páginas, mas parecem bem menos justamente por essa fluidez, a história envolve bem o leitor, tanto em seu "tomo I" na cidade, quando no "tomo II" que se passa no campo. Algumas pequenas coisas acabaram me incomodando, mas nada que atrapalhe a leitura, o enredo e seu fecho.

ArnaldoJr 26/07/2022

As coisas sempre podem piorar
É simplesmente impossível parar de ler este livro. É sem dúvida alguma o melhor livro que li este ano? ao menos até agora. É dilacerante, desconcertante e belo. Desonra foi o primeiro livro que li do escritor sul-africano ganhador do prêmio Nobel de literatura? Que livro, meus amigos? que livro!!!!

Yentl 21/07/2022

Leitura dilacerante
Por indicação de um dos meus melhores amigos e uma das pessoas mais sensíveis que conheço, li a obra mais conhecida de Coetzee e confesso que estou completamente despedaçada com esse livro. Li em apenas 5 dias e mergulhei profundamente na vida desse homem, na relação conturbada que tem com a filha, com seus amores e, principalmente, com ele mesmo.
Não é nada do que eu imaginava, sinceramente. O livro faz isso contigo: quando acha que já é demais, acalme-se porque lá vem bomba.
Alerta para aqueles que têm sensibilidade a violência com animais, talvez não seja uma boa ideia encarar esta obra. Não foi fácil para mim, pelo menos.
Afinal de contas, foi uma leitura enriquecedora que preciso de mais tempo ainda para digerir, mas com certeza entrará para as melhores leituras do ano.

Leonardo Lemes 19/07/2022

DESONRA
Uma literatura contemporânea Sul Africana que me pegou num estalo e me chacoalhou abruptamente. Personagens que me fizeram oscilar entre a razão e a emoção, a calma e, principalmente, a raiva. O autor conseguiu, não apenas estar na visão feminina, mas com toda a força, ser essa presença. Um narrador mutável, um enredo cheio de carma e lições, perturbador e contraditório. O livro é metáfora do começo ao fim. Coetzee diz através do narrador, e através da personagem que "Isso é África". Ainda estou com um nó na garganta e gritos no peito.
V_______ 19/07/2022minha estante
Pretendo ler em breve

Leonardo Lemes 20/07/2022minha estante
Não vai se arrepender.

Eduardo 17/07/2022

Trágico
Uma mistura de sentimentos nos envolve do começo ao fim da leitura. Um cara sádico à solta sem escrúpulos sofre do mesmo mal que causa aos outros.

Livro duro, de fácil leitura, mas difícil realidade que assola a sociedade atentos tempos atuais. Esteja preparado ou abandonará a leitura.

Mauricélia 29/06/2022

Nada surpreendente
Não foi um livro do qual gostei muito. Na verdade, demorei a ler porque a narrativa não me fisgava. David, um homem que passa um pouco da meia idade, tem no desejo a base de sua convivência, inclusive na faculdade onde é professor.

Em várias passagens, o desejo dele pelo que nem imaginamos é destacado. Seu interesse por alunas o leva a escolhas ruins que mudam seu futuro.

A convivência na zona rural com sua filha, quando tenta um novo rumo para a vida, traz o que me parece ser o clímax do enredo, que não se desenrola quente como esperado.

São escolhas por desejo que levam David a viver a vida que ele não desejou. Foram seus erros por desejo que o desonraram.

Lú Ribeiro 26/06/2022

Um livro que me fez pensar em quem realmente somos...
Acho que o livro traz nas suas entrelinhas muito a questão da violência. Às vezes de forma sutil, outras vezes de forma escancarada.
Me levando a reflexão de questionar enfim o que pode ser considerado de fato violência.
A sua natureza, pode ser considerada uma forma de violência? O agir por instinto(seja este considerado bom ou não)?
Dar asas a seus desejos? A solidão sentida ou sofrida, a ironia nas relações?

O que seria Desonra aqui?
Seria atender seus desejos/impulsos e viver a vida como bem entender?
Mas e o lado racional, e a moral? O politicamente correto? A sobrevivência?

Extremamente reflexivo...

Naiara 21/06/2022

Ótimo!
Leitura gostosa, fluida, que prende.
A maior parte do tempo eu senti raiva do personagem principal, por parecer enxergar as mulheres apenas como um pedaço de carne. Julgando pela aparência e não deixando de julgar nem mesmo sua filha?
Há partes difíceis de ler, alguns desdobramentos difíceis de aceitar. Mas a vida é como é, cada um tentando fazer o melhor que pode pra sobreviver.

Recomendo demais a leitura. ENRIQUECEDORA, risos.

Thais 14/06/2022

Grande livro.
Primeiro livro que leio deste autor. De muito potencial ?? aquela leitura que é impossível se libertar; seja pela narrativa - seja pela história.

David é um professor de literatura universitário na África do Sul. No início ja se nota que perdeu o interesse pelas aulas e não tem afinidade com seus alunos, pq não se esforça pra cativa-los. Em contrapartida, ele busca conforto nos seus relacionamentos casuais; é assim que se envolve com uma das suas alunas.
O caso vem à tona e a vida de David cai em desgraça, parece um efeito dominó, afetando todos os pontos da sua vida.
- Deixo minha insatisfação pelas escolhas de Lucy (a filha dele), como foi irritante ter que aturar suas decisões ao longo desta trama.

Ótima crítica. Super indico esta leitura!

cleber.teixeira 09/04/2022

Irretocável
Coetzee me arrebatou na primeira página. Embora Desonra não tenha dois ingredientes que costumam me chamar atenção na literatura, o mágico e o poético, o realismo pungente e a linguagem precisa e sem uma vírgula de sobra fazem desse romance uma obra-prima. A narrativa cinematográfica e surpreendente me manteve tenso do início ao fim. Coetzee parece aperfeiçoar (se é possível) Kafka e Camus. Eu poderia ler Desonra pro resto da vida, mas não teria grana pra tanta terapia. Se você ainda quer ter esperança na humanidade, evite essa leitura.

LairJr 30/03/2022

Um livro bem intenso que acaba despertando muitas reflexões. De um modo geral gostei bastante, mas confesso que vou precisar compreender melhor certas questões abordadas.