Um Útero é do Tamanho de um Punho

Um Útero é do Tamanho de um Punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Picles 15/08/2021

Meu único arrependimento foi ter lido esse livro com tanta voracidade. Cada poema é cheio de potência. Eu amei cada página.
A gente se reconhece em muitas das situações retratadas nos versos dela. Faz a gente se sentir viva de novo. Ela escreve de um jeito tão lindo, que até os temas mais cabulosos não ficam pesados de ler.

Lais.Lagreca 13/08/2021

Falou em poesia feminista, quero ler.
Falou em poesia feminista, quero ler.

Bom, eu chamo de "feminista", ainda que não seja dito isso de forma direta nos livros que leio, mas, grosso modo, eles tratam sobre ser mulher numa sociedade machista, sexista, violenta e opressora. Acho que posso chamar assim, né?

Nesse sentido, o título deste livro chamou minha atenção logo de cara.
Ao ler os comentários sobre ele, percebi que muitos diziam respeito sobre os poemas serem difíceis, acho que li algo até como sobre serem "sem sentido". Acho que isso me instigou ainda mais a ler.
De fato, talvez não seja o melhor livro para uma primeira leitura. Talvez por abordar temas com os quais eu tenho tido bastante contato, seja pelos livros de poesia, de prosa, por debates, eu curti a leitura.

A escrita de Angélica Freitas é nua e crua, ao meu ver, sem ser muito didática, digamos assim. Didática no sentido de dizer "olha, ao falar isso, estou me referindo a isso". Característica de que gosto bastante.

A linguagem é permeada por uma ironia, por um ritmo meio acelerado.

Gostei da leitura. Com certeza, quando eu reler, terei compressões que me escaparam à primeira leitura. Mas acho que é assim mesmo!

Que mais mulheres escrevam poemas de luta!

Adrielle63 31/05/2022minha estante
Exatamente assim que me senti ao ler este livro. Amei.

idkvixo 04/08/2021

O estilo da poesia não me atraiu muito, algumas vezes me perdia e ficava um pouco confusa, por isso o livro não fluiu tão bem pra mim. A leitura foi bem rápida e se eu nao tivesse me perdido em algumas partes ela seria mais rápida ainda.
Enfim eu gostei do tema e de alguns poemas, mas nao foi um livro que me marcou ou me prendeu tanto.

Marília 03/08/2021

não tenho o hábito de ler poesias, é algo que estou tentando mudar, mas, posso estar equivocada, acho que é algo que exige certo tipo de identificação e conexão com as obras e autores. não rolou com esse aqui (com exceção de poucos poemas). ou não entendi, ou achei tosco, ou achei aleatório, no fim das contas não me apeguei muito a essa leitura não.

fanny.Dyatlov 02/08/2021

Não sei se tenho local de fala, porém gostei
"Uma mulher incomoda
é interditada
levada para o depósito
das mulheres que incomodam."

Alguns poemas são muito mais fortes e bem trabalhados do que outros, mas acho que no geral é um livro bem interessante no que se propõe a fazer, que é colocar algo que tem sido tema de problematizações e conversas sérias num registro mais leve, mas que nem por isso perdem sua gravidade, seu poder de fazer a gente questionar a ordem patriarcal.

Mas o livro é meio complicado pra um livro feminista (Na minha opinião), livros sobre assuntos sociais deveriam ter uma leitura fácil, e consequentemente acessiva à todas as camadas sociais, que não é o caso neste aqui. Parece que a autora joga versos sem sentido no meio de um poema pra "sofisticar" a coisa, mas no fim parece apenas desnecessário mesmo. Os poemas ficam as vezes abstratos demais e a temática principal se perde um pouco. Então, se você espera um livro 100% militante, vai encontrar mais que isso.

O livro também toca em temas LGBTQIA+, como mulheres trans, lésbicas, o que achei interessante. Aliás, todo o livro é bastante inclusivo, representando nos poemas uma pluralidade de mulheres. Há uma grande chance que você se identifique e se sinta representada em algum deles. ??? 3.5

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 08/07/2021

Já Li
São 35 poemas, não muito longos, então o livro é curtinho e dá para ler em uma sentada só. A idéia dos poemas é mudar o lugar da mulher na poesia. Historicamente, os poemas eram escritos por homens e as mulheres sempre foram retratadas quase como seres mitológicos - perfeitas, românticas, lindas, submissas, objetos de adoração. Por isso, Angélica escreveu de uma forma que a mulher, não apenas é a protagonista dos poemas, como faz questão de compartilhar seu ponto-de-vista cru, verdadeiro e sincero sobre o que é ser mulher nesse mundão esquecido por Deus.

Mas, mesmo assim, não consegui gostar dessa leitura. Eu me esforcei, juro, e até me senti meio burra. Li tantas resenhas da mulherada apaixonada e fanaticamente falando bem dessa obra que fiquei me perguntando se eu tinha algum problema por ter sentido exatamente o oposto.
A primeira coisa que me vem à mente sobre este livro é "pretensioso". Há uma ambição por trás dos poemas que eu admiro, mas a execução saiu muito rebuscada, meio arrogante, como se você precisasse ser uma pessoa tremendamente intelectual para captar a mensagem. E isso, na minha opinião, segrega, não une, e eu já garro ranço quando isso acontece. (O mundo já segrega o suficiente, pra quê fazer isso com a arte/cultura também?)

Outra coisa que não gostei é que os 35 poemas parecem o mesmo e, consequentemente, nenhum me impressionou. Nem mesmo um pedacinho de um deles, ou uma frase bem construída - nada. Li do começo ao fim sem sentir nenhuma emoção, então foi um livro que passou batido por mim. O que é um baita ponto negativo, afinal, o livro é feito para mulheres como eu, que querem conquistar um lugar diferente, dentro e fora de mim. Não rolou. Só senti sono e o ranço mencionado acima.
Não achei beleza nem inspiração aqui, mas fico feliz - de verdade - que estes poemas tenham tocado tantas mulheres, sinal de que a Angélica conseguiu representar algumas realidades e falar com algumas de nós.

E, por fim, a repetição das palavras me deixou doida. Que coisa chata, minha nossa senhora. Se a intenção era adicionar profundidade ou significado com isso, para mim não funcionou.

Para não dizer que não estou me esforçando para encontrar aspectos positivos, gostei do tom sarcástico e irônica da Angélica, e do humor ácido que ela coloca em alguns poemas.

Assim, eu acho que recomendo a leitura apenas para que cada um(a) tire suas próprias conclusões e também pelo simbolismo de uma obra como essa em um país como o nosso. E como ele é curtinho, não ocupa muito tempo/energia, o que é bom, mas não posso dizer que gostei dele.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2021/07/ja-li-142-um-utero-e-do-tamanho-de-um.html
() 15/01/2023minha estante
eu acho que as referências acadêmicas surgiram pela bagagem da autora, não por pretensão. amo o livro, é um dos meus favoritos, acho as discussões extremamente necessárias e os poemas muito instigantes. mas gosto é gosto.

Ivy 08/07/2021

Livro curto, li com entusiasmo.
Poesias cruas e ao mesmo tempo nada diretas.
Me envolveu!
Indicarei aos amigos.

Iris 07/07/2021

Um útero é do tamanho de um punho
Foi a minha primeira leitura do ano, tinha visto um poema do livro em uma prova e tive vontade de ler mais então comprei o livro. O conteúdo aborda sobre questões do feminino pesadas e invisíveis do cotidiano.
"Tanto a forma de escrita da autora quanto sua abordagem é de extrema importância. Os poemas trazem uma subjetividade muito mais tocante que nos leva a incorporar questões feministas e olhá-las de maneira bastante pessoal."

Laura Cazarini 06/07/2021

Já acho difícil ler poesia e este livro foi, em certos momentos, desconcertante de um jeito que não era "incômodo", mas as vezes tão bobo que ficava sem entender o sentido. Não é o meu estilo de leitura, ainda sim certos poemas me tocaram.
Digo 06/07/2021minha estante
Ah, que pena. Eu curti. A Angélica vai estar hoje às 21h no Sarau Elétrico. :)

Day 14/06/2021

Não tenho muito costume de ler poesias, por isso tive um pouco de dificuldade. Os temas trabalhados pela autora são necessários.

Lais Duanne 13/06/2021

Sobre mulher
São apresentadas diversas facetas de ser mulher, de uma forma poética.
Eu gostei do livro, mas não é um livro que eu deva voltar a ler.

Lara 06/06/2021

Nessa obra, Angélica Freitas busca apresentar a partir da poesia contemporânea as diversas faces da mulher de uma forma bonita e até debochada haha.

Vale muito a leitura, principalmente em companhia de um lápis do lado!
Rafaela.Maria 06/06/2021minha estante
Quero muito ler

Janaina 29/05/2021

ser mulher
curti o humor dela e a forma de falar sobre questoes muito especificas de ser mulher de um jeitinho só dela
vc lê e pensa é isso e que legal que ela falou desse jeito

Joaquim 20/05/2021

Gostei!
A autora, que é brasileira e é uma poetisa bastante talentosa, consegue nos prender do início ao fim nessa leitura que pode ser feita numa sentada.