Las ventajas de ser invisible

Las ventajas de ser invisible Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Rafaela1234 28/04/2024

Foi uma recomendação de uma amiga minha, não estava colocando fé de que seria algo bom, achava que seria bem mais ou menos. Me surpreendeu muito, eu me identifiquei com o protagonista em vários aspectos e ao mesmo tempo que o livro me fez rir me fez chorar. Amei

Cherry Mari 28/04/2024

8.5/10
Nesse livro acompanhamos uma série de cartas de Charlie, ele as envia aleatoriamente, sem saber quem está recebendo. Tudo que conhece e aprende ele compartilha com quem está lendo, sendo primeiros encontros amorosos, dramas familiares, amigos novos, sex*, drog*s, também é revelado traumas e o desejo dele viver sua vida ou fugir dela.

"Quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito".

Acho que todo mundo deveria ler esse livro uma vez na vida. Ele não apenas um livro com vivências de um adolescente, é também um livro sobre dor, perda, traumas e transtornos. Charlie é um personagem que sentimos empatia, pena e as vezes um pouco de raiva, eu sabia o final porque assisti o filme, então entendia ele, e o porque as vezes ele era tão estranho e tinha algumas atitudes estranhas. Ele é um garoto cheio de traumas, perdeu o melhor amigo e a tia, e sofre inconscientemente com um trauma da infância, que por hora ele não lembrava, mas lá no fundo, sofria com isso. Ele é um personagem complexo e tem muitos autos e baixos, não sabemos o diagnóstico dele, mas certamente ele tem depressão e ansiedade.

!!!SPOILER!!!
Eu já sabia sobre o abuso por parte da tia do Charlie pois assisti o filme, mas ler doeu demais, senti o coração vazio e uma tristeza imensa.

Vitoria373 28/04/2024

MARAVILHOSO
Se você é um adolescente, leia! Quanto o livro como o filme são perfeitos???? amo demais viu (lembrando que ele contém gatilhos e recomendo ver antes de ler)

horanzita! 28/04/2024

Me sinto infinito...
Eu como uma adolescente que esta no ensino médio e sempre me sentido à margem, me vi nas cartas do charlie. Esse livro é uma descrição profunda da adolescência e todas as suas complexidades. Não sei explicar a marca que esse livro deixou em mim. E como diz o Charlie, não paro de pensar em quantas pessoas leram e vão ler esse livro. E de coração, espero que as toquem tanto quanto me tocou. E charlie, você foi um ótimo amigo.

luisfreits 27/04/2024

Viver do lado de fora, sobre o charlie
Charlie é alguém que vive pelo lado de fora de tudo principalmente observando a vida, ele é o narrador afinal, é um personagem que durante todo o livro mostra-se um garoto confuso em todos os aspectos da vida sejam eles na vida social, amorosa ou até mesmo em sua forma de escrita como podemos ver nas cartas, e é essa confusão que faz dele um personagem bonito pra mim, eu senti humanidade nele mais que em qualquer outro personagem da obra, e principalmente consegui me ver nele muitas vezes, muitas das quais talvez nem mesmo deveria, acho que esse tipo de coisa me faz bem

Leonardo.Dalcin 27/04/2024

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky
Nesse livro, vemos as cartas que Charlie vem escrevendo, nelas vemos seu cotidiano no ensino médio, as amizades que ele fez, seus sentimentos complexos e tudo o que vem acontecendo a seu redor.

Isso é um resumo bem resumido desse livro, mas ele com certeza é muito mais. Um dos pontos que mais me fez gostar desse livro foi o próprio Charlie. Foi um desafio tentar entender os seus sentimentos e suas complexidades, mas é isso que faz dele um personagem tão único. Eu também me identifiquei muito (muito mesmo) com ele, principalmente com a sua personalidade e o jeito de ver o mundo: como uma "wallflower", aquela pessoa que participa de eventos sociais, mas fica sempre sentado em um canto observando os outros.
É também muito lindo ver a amizade dele com a Sam e o Patrick, e como eles trouxeram significado pra vida do Charlie.
Foi uma experiência incrível a leitura desse livro, porque além da história ser muito boa, a escrita do Stephen é muito fluida e você não percebe as páginas passarem.

Recomendo fortemente a leitura desse livro, e também recomendo assistir a adaptação dele, que é igualmente muito boa!

"Porque eu estava de pé no túnel. E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito."

Triz Camargo 27/04/2024

Manual de adolescência
???????
As vantagens de ser invisível é um livro delicioso e, para isso, não se sustenta somente nos elementos verdadeiramente aconchegantes. O livro te abraça no momento em que apresenta uma identificação, por meio de experiências realistas e de sentimentos tão humanos e comuns nesse período da vida. A narrativa é construída em formas de cartas que Charlie envia para um destinatário desconhecido, expondo cada um dos seus medos, inseguranças, amores e desafios, deixando que o leitor sinta com o protagonista cada uma dessas coisas, enquanto seu amadurecimento se torna cada vez maior.

Os personagens adjacentes, Sam e Patrick, também se mostram fundamentais para o desenvolvimento da trama. Imersos em seus próprios problemas e descobertas, os dois amigos de Charlie são sua ligação com o mundo, sendo essenciais para o desenrolar de seus pensamentos e sentimentos. Durante todo o livro, a escrita quase coloca o leitor como parte das relações construídas, de tão íntimas e bem trabalhadas que se apresentam, criando uma leitura acolhedora, mesmo em meio as angustias.

Por fim, as vantagens de ser invisível é, para muito além da reviravolta impactante, uma obra feita com muito carinho, que possui uma lição extraordinária e necessária e, por isso, acredito que ninguém deveria completar os dezoito anos sem ter lido o sucesso de Sthepen Chbosky. Se eu pudesse colocar uma anotação na capa dessa história séria que ?é, também, um enredo sobre empatia, sobre olhar o mundo pelo olhar do outro?.

Carine2009 27/04/2024

Será mesmo que ele foi invisível?
Me identifiquei com Charlie em seus medos, suas angústias e conquistas. Apesar daquelas pessoas terem mudado a sua vida, não há dúvidas que Charlie mudou a vida daquelas pessoas.

babi 27/04/2024

O impacto desse em minha vida será eterno
As vantagens de ser invisível é mais do que um livro, é um sentimento que abraça o leitor do início ao fim. o livro é composto por cartas de charlie, um jovem de quinze anos enfrentando os desafios do ensino médio. suas cartas revelam medos, anseios, amores e as primeiras experiências que marcaram essa fase da vida: amigos, bebedeiras, paixões e descobertas.

o destaque são os personagens, especialmente charlie, muito bem construído e complexo. sua sensibilidade e força diante das adversidades são inspiradoras. a escrita de chbosky é fresca, juvenil e envolvente, capturando perfeitamente o espírito da juventude.

apesar de escrito nos anos 1990, os temas abordados ainda são atuais, como a busca por identidade, amizade e amor. a narrativa em forma de cartas torna a história única.

o livro aborda temas importantes como aborto, drogas, amizades tóxicas, suicídio e homofobia, trazendo à tona questões cruciais da adolescência. charlie, inocente para esse mundo, passa por uma verdadeira jornada de autodescoberta e amadurecimento, que nos faz refletir sobre nossas próprias experiências.

resumindo, é mais do que um livro sobre a adolescência estadunidense, é uma obra que toca profundamente o leitor, trazendo à tona emoções e reflexões importantes sobre a vida e suas complexidades.

vinizambianco 27/04/2024

[sobre amadurecimento, ansiedade e o amor que achamos merecer]

Sou uma pessoa um tanto quanto saudosista, e por isso sempre evito ler ou assistir coisas que têm em mim certa memória afetiva, por isso nos últimos anos dessa minha “vida adulta” sempre evitei a leitura de As Vantagens de Ser Invisível, durante os anos da minha juventude esse foi meu livro de cabeceira e lembro de tê-lo lidos umas quinze vezes, fora a adaptação cinematográfica que eu via todos os dias, por isso sempre relutei em revê-los depois de adulto.

E posso dizer que foi muito interessante reencontrar o trio de protagonistas e os desalentos e desventuras deles no auge do seu amadurecimento, e compreendê-los agora como adulto. Posso dizer que a leitura foi muito gostosa e em vários momentos me lembrou dos meus próprios lamentos de adolescente, o que me trouxe más lembranças não vou mentir, mas também boas recordações.

O livro é todo composto por cartas de Charlie, um garoto de quinze anos que está começando no ensino médio, e assim como qualquer jovem tem seus medos, anseios e amores, e durante toda a narração vemos seus primeiros amigos, sua primeira bebedeira, seu primeiro porre e seu primeiro beijo.

O grande destaque da obra são o trio de protagonista, que além de serem muito diferentes entre si, conseguem emanar muito bem o que é ser jovem e não saber exatamente quem é o que quer da vida, fora que Charlie é uma personagem muito bem construída, ele é dócil, mas também é forte, chorão, mas também valente, gosto bastante de ver toda a delicadeza dele é muito bonito ver um protagonista juvenil dessa maneira, além disso outro ponto é a escrita de #Chbosky que é muito fresca e juvenil, envolvente e quente.

Concluo que o impacto dele hoje é diferente do auge dos meus 16 anos, mas ainda assim consegue trazer memórias e sentimentos o que é de suma importância em um livro, um ponto que vale a pena ressaltar é que o livro foi escrito em 1990 e mesmo assim os assuntos que envolvem os jovens adultos são os mesmos: a vontade de se encaixar, fazer amigos e ter um grande amor pra chamar de seu

hanwstyles 27/04/2024

Meu livro favorito do mundo todo simplesmente meu livro de conforto, eu amo esse livro porque ele retrata bastante a adolescência e também porque eu me identifico muito com o Charlie, um adolescente Introvertido, me indentifiquei tanto com os pensamentos e emoções dele que até assusta. Recomendo esse livro sempre que posso porque ele me ajudou muito a entender essa fase turbulenta que é a adolescência, além de ser o tipo de livro que eu gosto, lento e que faz a gente pensar

Lullaby 26/04/2024

Acho que me decepcionei um pouco com esse livro, todo mundo fala tão bem, mas apenas me senti entediada em muitos momentos, acho que é uma leitura que eu de 14 anos ia amar, mas eu de 22 não gostei tanto kkkk

Thais Caroline 26/04/2024

Achei bom, porém esperava mais
Sabe aquele livro que você ouve tanto falar que espera que seja um divisor de águas na sua vida? Então, eu achava que este seria um deles e estava até postergando pra ler o livro já a alguns meses kk (porque queria estar me sentindo bem psicologicamente pra leitura porque ouvi comentários que haviam alguns gatilhos na história).
Não digo que é uma leitura ruim e nem chata, o problema é que eu fui com muita sede ao pote e me frustrei, porém a escrita é bem trabalhada e a leitura é fluida.
Um detalhe interessante é a forma como o personagem principal descreve as sensações que sente em diversas situações da adolescência dele.
Recomendo a leitura, mas esperava mais

Adriely 26/04/2024

As vantagens de ser Invisível
O charlie é um garoto tão sentimental.
Gostaria de saber para quem foi escrito as cartas.O final do livro me impactou sabe...oq de fato aconteceu ?
Mas pra vc que pensa em ler esse livro leia.
Há tantas coisas que aconteceu na vida de charlie ,o quão profundo o charlie é;a amizade que ele constrói com Sam e Patrick...

"Eu me sinto infinito"