Fundação e Terra

Fundação e Terra Isaac Asimov

Resenhas - Fundação e Terra

Kisuco27 25/09/2023

Escreveu, escreveu, e fds.
A trilogia original da fundação teve um foco óbvio, o plano Sheldon, tanto como fracasso ou sucesso, com os limites da fundação(quarto livro da história) o foco é alterado, o plano Sheldon é algo importante, mas existem outros motivos maiores para a aventura dos protagonista, em principal a difícil busca pela origem da humanidade, e qual o motivo que torna tão difícil encontrá-la.

Limites da fundação poderia ter um final fechado, mas o protagonista Golan tem hiperatividade e ansiedade, então não consegue tomar decisão e nem ficar parado, criando a necessidade do livro fundação e terra, onde Golan está cada vez mais perto de encontrar a terra, junto a sua nova aliada, Júbilo(ou gaia),e seu amigo Pet, mas sinceramente o livro não me pareceu incluir sentimentos aos novos personagens introduzidos, e a desculpa de ela ser de um planeta com costumes diferentes não me convence, e a principal tentativa é apagada com um final levemente mórbido

Sr.Cordeiro 29/07/2023

???
Confesso que li muito rápido, pois fiquei intrigado com o último livro. Concluiu o desenvolvimento dos personagens, mesmo
assim terminou com um gancho que me deixou mais curioso para entender onde a história iria chegar caso o escritor ainda estivesse vivo.
Ficarei imaginando todas as nuances e complexidades que podem surgir dessa história da fundação. Saudades

Raphael Trivelati 21/07/2023

O grande final
Nesse livro toda a saga chega ao fim. Desde os primeiros livros nas sagas dos Robôs até o destino da galaxia.livro muito bom, história bem interessante

Kristian.Pacheco 05/07/2023

Uma das melhores aventuras que já li
Se afastando cada vez mais do enredo de Hari Seldon, este livro mostra o auge da fundação e abre uma nova perspectiva pro prosseguimento do desenvolvimento da humanidade.
O final conecta todos os livros da série, explica todos os pontos e não deixa nenhuma apara solta. Asimov entra pra minha lista de autores preferidos

Marcus Oliver 21/06/2023

Asimov consegue de novo!
Não imaginava que Asimov conseguiria fazer um final tão bom quanto o da trilogia inicial, mas este livro fecha certinho a história da Fundação e da humanidade.
O 4º, ?Limites da Fundação?, e o 5º, ?Fundação e Terra?, são excelentes expansões desse universo ficcional que achávamos que estava finalizado.
Continuamos com Trevize, agora, em busca da validação da sua escolha ao final do 4º livro (não darei spoilers) e como o título o indica, a busca da origem da humanidade é a resposta mais óbvia. Como saber o que fazer com o futuro se não sabemos o nosso passado?
Se no livro anterior vimos vários aspectos políticos, sociais, culturais e tecnológicos da Primeira e Segunda Fundação; neste livro vemos o Bom Doutor nos dar uma longa aula sobre astronomia e as inúmeras possibilidades de planetas e organizações sociais que a humanidade pode ?criar? (são extrapolações ficcionais, é claro) que nos fazem pensar: como será um planeta que perde contato com federações, com outras missões de colonização!? São muitas perguntas que a obra nos trás ao pensarmos no nosso futuro como humanidade.
Outro ponto interessante é Pelorat e a maneira como nossa própria história pode vir a se tornar uma pré-história e, caso nossos descendentes perdessem registros do nosso tempo na Terra, seríamos mitos e o quão difícil seria determinar o que é realidade e ficção diante dos nossos inúmeros poemas, livros, filmes, peças de teatro, séries e músicas? Pelorat é o senhor sensato e o pensador crítico que sempre estarei curioso e serve de contraponto com das certezas de Trevize, é o mentor e amigo que todos gostariam de ter.
Essa é para quem já leu (mas sem spoilers) eu discordei da decisão de Trevize e da posição de Júbilo o tempo todo, mas ao final, pelo pragmatismo extremo, teria feito a mesma escolha que Trevize. É um preço alto, mas um preço que tem que ser pago para garantir a sobrevivência da nossa espécie uma vez que nosso individualismo nos impede muita vezes de cooperarmos em situações mais que necessárias, por isso, acho que a saga da Fundação, em especial, faz muitas críticas ao individualismo e ao modo que a humanidade se organizou no tempo de Asimov e ainda perdura na nossa contemporaneidade.

Marcos774 20/06/2023

O fim da saga!
O livro que encerra a saga de livros do Asimov e não tem muito o que falar. É um encerramento maravilhoso de uma saga maravilhosa.

Apesar de não ter aquele foco político/Império dos outros, ainda continua sendo um ótimo livro.

E o final ainda deixa uma sementinha plantada na nossa cabeça, que infelizmente, jamais saberemos a resposta.

Romulo 15/06/2023

Espetacular
Quando decidi começar a ler Asimov, li alguns blogs e resolvi seguir uma lista de ordem de leitura. Assim, comecei com Eu, Robô e finalmente cheguei até Fundação e a Terra.
A jornada foi maravilhosa! Esse livro amarra as pontas e termina de forma espetacular!

Rodrigo1185 12/06/2023

Depois de ler as sequências dessa história, o fim da eternidade - série robôs - império galáctico - fundação, posso dizer que foi muito boa essa viagem. Recomendo fortemente!

Leo 07/06/2023

Um grande ponto de conexão, mas não uma grande história.
O universo de Asimov é incrível, ele conseguiu finalizar de forma muito boa a saga da fundação, porém em alguns pontos senti a história bastante repetitiva, dando a impressão que o autor estava apenas enrolando para chegar em determinado ponto, mas apesar fui surpreendido com vários plottwist.

Thais.Souza1 22/05/2023

Que trio! ??????
Que delícia de livro! Tudo o que eu não senti lendo a primeira trilogia eu senti e amei nesses dois primeiros livros dessa ?quadrilogia?, eu amei tudo nesse livro, desde os personagens, tanto os principais quanto os que apareceram bem rapidamente, a jornada deles em busca da terra, os planetas que conheceram, os trejeitos do Trevise, as troca de farpas entre ele e a Júbilo! Que saudade que vou ficar!

emiliapsouza 12/04/2023

O desfecho de tudo
"E, se for enfraquecida o suficiente, a história antiga passa a depender de material raro e tende a se degenerar até se tornar lenda popular."

Ao longo da leitura de "Limites da Fundação", seguidamente de "Fundação e Terra", uma única frase passava pela minha cabeça: ASIMOV ERA UM GÊNIO. Sério, que universo incrível e fantástico ele criou! Certamente essa história irá perdurar por vários e vários anos pela frente!

A leitura de "Fundação e Terra" foi extremamente fluida e levando em conta que eu havia acabado de ler o seu antecessor, foi muito mais tranquilo pegar o ritmo dessa nova narrativa, que, como sempre, é extremamente rica em detalhes científicos, políticos, sociológicos e psicológicos.

A busca pela origem move toda a trama e pude notar como Asimov destacou sempre a Terra, sempre enaltecendo as inúmeras características que fazem o nosso planeta tão rico e único. Ou seja, é possível conceber diversos raciocínios enquanto os personagens lidam com seus conflitos na busca do planeta primordial.

Outro fator que me deixou muito feliz com essa leitura, foram as referências. Inclusive, o último capítulo me levou às lágrimas!! O ouro puro da referência. (Te amo, Asimov! Obrigada por tudo)

Eu amei muito essa leitura! Um dos melhores livros desse ano, até agora. Vou postergar a leitura dos prequels, pois ainda quero ter um livro "inédito" da saga Fundação para ler no futuro!