Fundação e Terra

Fundação e Terra Isaac Asimov

Resenhas - Fundação e Terra

Lunardi 07/02/2022

Melhor livro da série fundação disparado. Duvido que Asimov consiga me surpreender ainda mais, meu deus que livro foda.

Diogo 23/01/2022

E a psico-historia
Bom, o final deste livro faz tantas revelações, e mesmo não lendo alguns livros das séries sobre robôs, e sobre o império, alguns acontecimentos e personagens desses livros são citados, então creio que a sensação para quem começou lendo Asimov por essas séries, quando chega aqui deve ser uma sensação incrível. Só sei que preciso ler começando por Eu, robô. Gostei muito, mas fiquei com a opinião que diminui bastante a importância e o peso de Hari Seldon e a Psico-historia

Diogo 23/01/2022minha estante
Que será que significa esse final, acabei de ler, só acho que diminuí bastante a importância de Hari Seldon e da Psico-historia

Will 11/01/2022

Desfecho
E é isso. Sete livros para toda a série da fundação.
Asimov era um gênio. Um homem a frente do seu tempo. Muito além do sci fi, suas questões filosóficas e sociais trazem um sabor a mais para a obra. Discussões que estão sendo colocadas em destaque agora (ou que já foram discutidas, mas são cíclicas, algo que ele critica muito bem no primeiro livro dessa quadrologia) ele já traz na obra com maestria, tentando trazer esse lado humano torpe que está preocupado com coisas diferentes do que a evolução humana.
Asimov além de tudo era apaixonado por duas coisas que ele destaca muito bem aqui neste livro. Robôs e Humanos. A robótica e a evolução que ele enxergava dela é incrível. O social e a ode ao ser humano, também são perfeitas. Leiam Asimov.

alebep 08/01/2022

Bom mas poderia ser melhor
O livro é interessante, porém não tanto quanto os anteriores. A primeira metade é mais arrastada, sem dinamismo, com uma certa insistência num mesmo tema, como se quisesse convencer o leitor de algo pelo cansaço. Na segunda metade, as coisas começam a acontecer, e a trama fica mais interessante, mas nada de muito incrível. O personagem principal chega a ser pedante em muitos momentos. E o livro termina de forma razoável, deixando em aberto o que pode acontecer.

Particularmente, considero o mais fraco dos cinco livros da saga que já li até o momento. Não que seja ruim, mas longe de estar no mesmo nível dos anteriores, e ainda assim é o que possui a maior quantidade de páginas.

Mayrink 31/12/2021

Exaustivo no início; arrebatador no final
Como digo no título, o início é bem exaustivo e eu demorei mais tempo que de costume para pegar o livro no embalo. Acho que parte disso veio dos diálogos e discussões incessantes e, de mesmo tópico entre Trevize e Júbilo.
Já no segundo capítulo não aguentava mais, e eles pararam (relativamente), porém só comecei a pegar o embalo no livro, quando começa a servir fan service da saga dos robôs. No capítulo 3 que começa isso, então, no geral, para um livro dividido em 7 capítulos ele é acima da média
Tudo bem que teve seus momentos bem fraquinhos, mas como o que eu mais adoro nos livros do Assimov, é que até essas partes tiveram importância no final.

gabi. 31/12/2021

Ultimo em ordem cronológica da série Fundação, Fundação e Terra mostra a busca de Trevize, Janov e Bliss pelo planeta original da espécie humana. Confesso que o início do livro foi bem arrastado para mim, mas a medida que a história foi chegando do meio para o final o bichinho da leitura me mordeu e, cara, que final incrível!

Marcio 29/12/2021

Épico.
Esse foi o livro da fundação que mais me prendeu a leitura, nesse você consegue perceber que todo o universo dos livros de Isaac são apresentados aqui o mais claro é do universo das sérias Eu robô e as Cavernas de aço, essa história conseguiu extrapolar minhas expectativas e o final do livro foi surpreendente na verdade todo o livro é. A procura da terra tornou-se um aventura épica.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Passados mais de 20 mil anos após a humanidade descobrir a viagem interestelar, o homem representado por Golan Trevize busca o berço esquecido da humanidade, que se Encontra misteriosamente sem nenhum tipo de referencia de sua localização. No livro Fundação e Terra de Isaac Asimov se encerra cronologicamente a maravilhosa saga, ainda restando dois volumes que tratam apenas de eventos passados. Se você gosta de ficção Científica não deixe de ler a saga Fundação, certamente em minha opinião foram os melhores livros que já li.

Daniela 20/12/2021

Um final digno para a saga!
A história é incrível, um sci-fizão como Asimov bem sabia fazer, com direito a mistério e divulgação científica (astronomia). A conclusão da saga amarra todos os eventos da série dos robôs e da Fundação. É maravilhoso!

O resenheiro 22/11/2021

Enfim, a busca termina... Mas a saga continua!
Fundação e Terra! Livro 005 (cinco) de uma saga! Porém, refletindo o final de uma extensa busca pelo planeta origem de todos os outros, a nossa querida Terra!

É incrível a capacidade de Asimov de fantasiar, de criar todo um universo ficcional baseado em um fato principal: o de que em toda a nossa galáxia somente uma espécie se expandiria e dominaria milhares de planetas habitáveis, e essa espécie é a dos seres humanos.

Neste livro fica evidente a eterna busca, passando por escalas em diversos planetas, de um objetivo final. Durante toda a trajetória o mesmo trio do livro anterior, Golan Trevize, Janov Pelorat e Júbilo aparecem como protagonistas da história.

E dentre os planetas visitados, alguns são velho conhecidos dos fãs de Asimov. Tanto Aurora como Solaria são planetas Siderais, ou seja, planetas terraformados no início das colonizações pelos seres humanos oriundos da Terra. São planetas descritos durante os livros da outra série famosa de Asimov, a série dos robôs. Quem leu A Caverna de Aço, O Sol Desvelado e Os Robôs da Alvorada vai se lembrar.

Por isso que tudo isso é magnífico na imaginação criativa deste tão famoso autor de livros em geral e de ficção científica. Asimov conseguiu amarrar a série da Fundação com a série dos Robôs, sendo a primeira passada após muitos milhares de anos depois do que a segunda série que se passa apenas alguns milhares de anos logo após o início da expansão dos humanos pelo espaço!

Agora faltam mais dois livros, o número 006 e o número 007, que voltarão para antes do Início de Fundação e Império, mas muito depois da época de colonização dos tempos da série dos Robôs!

Diogo 23/01/2022minha estante
Acabei de terminar, concordo em partes, diminuí muito a relevância de Hari Seldon e a Psico-historia, eu gostaria de ver a fundação dando certo.

Diogo 23/01/2022minha estante
Isso que você falou concordo, faz muita falta as crises Seldon, e também diminuí significativamente a importância de Seldon e sua psico história.

Emerson 28/01/2022minha estante
Você tem toda razão Diogo! Terminei de ler o último livro da saga recentemente, e fica mais claro ainda o quanto esse livro acaba diminuindo a importância do Seldon e da psico história...

davidplmatias 19/10/2021

Epico
Já sinto saudades da fundação. Um epico fechado de forma maestral. Com uma grande surpresa no final.

Lucy 09/10/2021

Leia vários palavrões
Você não tem ideia de como estou feliz por ler este livro.
Mds, é perfeito. Mais perfeito quando ele fecha todas as pontas e ainda tem a linda cena de Trevise descrevendo o cheiro de Solaria, o que sempre esteve em minha mente desde a primeira vez que eu li o livro aos 15 anos.
A experiência é tão perfeita e faz você viajar tanto quanto os tripulantes do Estrela distante.
Você acha que a milenium falcon e a coração de ouro serão as duas naves mais importantes depois de uma TARDIS, mas de fato, o que fazer ao conhecer a tecnologia máxima de Estrela distante?
Não dá pra saber qual que eu amo mais.
Mentira. Eu amo a TARDIS e a coração de ouro em segundo lugar. Pois é. Sorry.
Mano, maior paixão por Gaia e a Bliss, que são Perfeitas, sonho de princesa vegana. Dá pra gente um modelo de mulher e mindo que a gente quer ser e ter.
Mas como a antissocial que sou, me sinto extremamente solariana, com desejos de viver isolada e com robos que resolvem tudooo. Ah que delicia seria!
De fato vou reclamar, óbvio, que raiva do Tervis, ele é chaaaaaaaasto como Seldon no livro 1 em ordem de leitura. Vontade de dar tapas diversos na cara dele. O jeito que ele trata o Pelorati, ahhhh, e a Bliss entao? Pelamor. Nem vou falar sobre Fallon, né, se tratando dela ele é irritante ao cubo. A cena de Fallon em Alfa? Merece um oscar. Chorei.
Lê gente, lê logo.
Mesmo sem base nos livros anteriores vc n terá dúvidas e a experiência pode levar vc a querer ler a série e o autor garante a repetição enfadonha para que n se perca o foco, assim como o narrador que é a cara dos protagonistas e é mei chatin, mas a gente supera.