O Chinês Americano

O Chinês Americano Gene Luen Yang




Resenhas - O Chinês Americano


26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Art 08/03/2024

Identidade: o que fazer com ela?
O Chinês Americano é uma obra sobre identidade. Tanto sobre a construção quanto como a negação de uma. São três histórias contadas em paralelo e que inesperadamente se cruzam em algum momento. Cada uma delas representa um aspecto diferente: o imaginário (desejo do que quer ser), a mitologia ou filosofia (o ensinamento da aceitação) e a realidade (como você se sente). E aqui especificamente esses aspectos valem para identificação de uma pessoa asiática na experiência estrangeira no ocidente, onde, por diversos motivos, o preconceito reina. E isso desde a infância, onde justamente a construção dessa identidade é ainda mais afetada. É pela realidade, o contato com o diferente e o preconceito, as piadinhas e olhares tortos, que cresce a vergonha de ser quem você é. A vergonha do seu cabelo, da sua pele, dos seus olhos, do que pensam de você e de tudo que você representa. E é isso o que nos leva a querer ser um outro alguém (na história o outro alter ego do personagem). Depois disso cabe a nós mesmos decidir a forma como enfrentar (ou não) essa negação. E o Chinês Americano encontrou uma forma de aceitação por meio de uma fábula da qual as origens ele tanto negava: a mesma de seu próprio pertencimento.
comentários(0)comente



Aidan.Paim 30/08/2023

Divertido, simples
É uma história divertida, relato sincero sobre a relação de sino americanos com a cultura de sua família e os preconceitos que os fazem apagar suas origens. Não tem muito o que dizer, a série pode ser interessante, pra mim foi meio dispensável.
comentários(0)comente



thelondonriver 31/05/2023

Não lembro de onde achei esse livro, e logo pela premissa já achei interessante, aí acabou se mostrando ainda mais legal do que eu esperava. Gostei muito de como as 3 histórias se entrelaçaram, da forma como misturaram fantasia com coisas cotidianas, e a simplicidade no meio disso tudo.
O título original em inglês é American Born Chinese, no caso se refere a pessoas que nasceram nos Estados Unidos mas ainda assim são consideradas chinesas, devido à ascendência, e isso foi mostrado ao longo da história, como o protagonista acabou se afastando da própria cultura na tentativa de ser aceito pelas pessoas ao redor. Gostei do final.
comentários(0)comente



mari 22/04/2023

O chinês americano
Engoli esse livro em uma viagem de ônibus só, mesmo com a minha cabeça se queixando que ler em movimento não era uma boa ideia. achei divertido demais e tô animada pra ver como vai ser a adaptação audiovisual dessa história (que eu particularmente acho que funcionaria melhor como filme do que série, mas vamos ver).
comentários(0)comente



Matheus.Lamec 20/03/2023

Muito delicado...
Uma história em quadrinhos que precisa ser lida por todo mundo. Ela é super delicada e toca em pontos bem importantes sobre racismo e auto aceitação.
Lezinha4 20/03/2023minha estante
Acho que vou ler hein..




Flavio - @geekcorp303 28/02/2023

Muito bom
Quando comecei a ler essa HQ não eu não tinha ideia do que esperar, então depois de 3 capítulos ainda fiquei sem entender onde as histórias se encaixavam, mas estava gostando das 3 isoladamente.
Mas quando veio o plot twist minha mente simplesmente explodiu, não foi algo que eu imaginava (talvez eu seja um pouco lento? Talvez! Mas foi uma ótima surpresa).
Eu gostei muito da escrita do Gene Luen Yang, a forma que ele utiliza para falar sobre o preconceito e xenofobia foi super acertada, pois foi de forma super natural, com um texto bem humorado, ele também consegue mostrar como na maioria das vezes acabamos nos rendendo a certas impressões, e de certa forma nós moldados a aquilo que os outros desejam só para nos encaixar na sociedade, e com isso ele já traz a lição da importância de se aceitar, e viver da maneira que ficamos confortáveis com nós mesmos.
Gostei muito do desenvolvimento da narrativa, a história vai numa crescente, e a conexão entre as histórias foi muito vem construído, o autor sobre transitar entre as histórias, conseguiu desenvolver bem os personagens principais, e com isso entregou um gibi que diverte mas também nos faz refletir bastante.
A arte dessa HQ é muito boa, numa pegada mais cartunesca, e tem bastante do tom bem humorado do texto, para mim foi o casamento perfeito, o autor sou contar a história e também ilustrou muito bem o que estava sendo contado.
comentários(0)comente



Alice 16/02/2023

Quando você acha que nada se encaixa... De repente tudo faz sentido. Uma boa história mirabolante com uma lição no final.
comentários(0)comente



Introspectista 11/01/2022

Incrivelmente Hilário!
● Pontos Destacáveis:
- Super divertido
- Plot Twist Insano de bom
- Engraçadíssimo
- Timing de piadas ótimo

● Resenha:
Em 2009, chegava no brasil, pela Quadrinhos na Cia, O Chinês Americano. Uma das melhores Hq's que já li. Não pela profundidade de personagens, nem pelo traço insano, mas pela diversão imensa que o livro traz. A comédia nessa Hq é incrível! O timing das piadas são espetaculares. E cada capítulo é uma nova felicidade.

Essa Hq é separada em três histórias, a de Sun Wukong - o Rei Macaco do épico Jornada ao Oeste, a de Jin Wang - um menino norte-americano de ascendência chinesa que tenta se adaptar à vida escolar, e a história de Danny - um menino norte-americano que se vê constrangido por seu primo chinês, Chin-kee.

E mesmo tendo uma abordagem cômica, a Hq não deixa de colocar alguns temas sérios, como xenofobia, crise de identidade, autoaceitação e outros. Esse equilíbrio demonstra como uma história bem feita pode trazer diversão e uma visão apurada sobre assuntos delicados.

Além de que, outro ponto maravilhoso dessa Hq é o Plot Twist, que eu não vou entrar em muitos detalhes, mas é insano. Muito bem construído.

A edição é espetacular, as cores são vivas e o papel é ótimo. Os balões são formatados numa fonte ideal, e a capa, por mais simples que seja, é um tanto chamativa.

Recomendo totalmente essa Hq, é super leve e engraçada, tanto que me tirou de uma ressaca literária. E se você está procurando uma HQ para começar a ler, provavelmente esta servirá o seu propósito.
comentários(0)comente



Clara.Oliveira 23/11/2021

Excepcional
O livro se utiliza muito bem do formato de HQ, utilizando estética e diagramação das páginas perfeitas para a narrativa. Leitura rápida, divertida e surpreendente.
comentários(0)comente



Luana.Linsingen 29/06/2021

Engraçado?
Não achei.
Profundo sendo simples, sim.
Mas nada engraçado.
comentários(0)comente



Ana 20/04/2021

A complexidade de aceitar e descobrir quem somos.
Essa obra apareceu pra mim por meio de uma aula.
Um professor magnífico indicou e aqui estou eu.
O intuito dessa aula em específico era falar sobre o ódio para com os asiáticos e como isso ficou mais pronunciado nesse momento de pandemia.
O enredo vai mostrar 3 perspectivas:
Uma recontagem da mitologia do rei macaco, o ponto de vista de um garoto descendente de Chineses chamado Jin Wang e um esteriotipadíssimo Chinês que vem visitar seu primo na América.

O autor vai mostrar por meio dessas perspectivas os esteriótipos, a xenofobia e as nuances dos sentimentos dos personagens durante a trama.

Algumas coisas já são tão """comuns""" na visão padrão sobre pessoas asiáticas que muitas vezes já não se discute o quanto aquilo é errado.

O quanto aquilo afeta todas essas pessoas e a forma como elas enxergam a si mesmas, a sua cultura, as suas raízes.

Essa obra é de 2009 e não tem grandes tapas na nossa cara.
A questão é interpretar as situações e observar ao nosso redor essas atitudes.

O final me surpreendeu bastante e me sinto muito feliz por ter completado essa leitura.
Aliás, a cultura asiática em geral é riquíssima e pessoalmente falando eu acho incrível!

É isso...
aline 20/04/2021minha estante
prof joao daniel é tudo!! depois dessa resenha tô ainda mais curiosa p ler amg ?


Ana 20/04/2021minha estante
Ele é INCRÍVEL demais ??




spoiler visualizar
comentários(0)comente



vic vic 11/02/2021

Émuito bom para quem quiser uma hq rapidinha.
Na HQ é contada a história de três pessoas diferentes, um rei macaco, um chinês e um americano que todo ano tem que aturar as visitas de seu primo. A história é um busca de aceitação das três partes e é muito bom como no final todas as histórias se cruzam, além de ser mais puxado para comédia o que deixa a HQ bem fácil de ler.
comentários(0)comente



saahroque 07/03/2019

Leitura leve
Um ótimo quadrinho para passar o tempo, com uma leitura leve e que terá reflexão de um jeito divertido.
comentários(0)comente



Deko Lipe @primeiraorelha 24/06/2018

A primeira HQ a gente nunca esquece
Algumas pessoas devem saber que eu morria de vontade de ler uma HQ e fui presenteado, há um tempo, por uma amiga e me dei ao luxo de ler essa obra linda recentemente.

Em ?O chinês americano? é o primeiro álbum de quadrinhos a ser indicado ao Nacional Book Award, um dos mais prestigiosos prêmios literários do mundo, O chinês americano narra três histórias paralelas, segundo a própria editora.

Gene Luen Yang nos apresenta duas histórias, Uma é do adolescente chinês Jin Wang. Ele se muda para os Estados Unidos e faz de tudo para se adaptar a nova realidade na escola, onde é preciso até mudar sua postura, pois além de sofrer rejeição dos colegas por conta da cultura da cultura do seu país, ele se apaixona por uma menina, só que nem tudo são flores.

Outra história é do Danny, adolescente americano, que todo ano recebe a visita do primo ?bizarro? Chin-Kee, que só o constrange a cada temporada que o visita. É tanto constrangimento que a cada visita o Danny muda de escola e volta à estaca zero todo ano.

O autor costura as histórias através de uma lenda chinesa chamada ?O rei macaco?, que, após ser expulso de um jantar festivo entre os deuses, ele resolve mudar a própria natureza para que seja incluso.

Preciso confessar que foi uma das melhores experiências que tive. A HQ nos traz reflexões incríveis entono de aceitação de quem somos. Realmente uma obra incrível tanto no texto quanto na ilustração. Acredito que seja uma leitura indicada a todos.

Você já conhece a obra? Se sim, contaí! Se não, acredito que não se arrependa.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR