A Dama das Amêndoas

A Dama das Amêndoas Marina Fiorato

Resenhas - A Dama das Amêndoas

Ana 24/08/2010

A dama das amêndoas
Achei o livro bem agradável de se ler.

O casal Simonetta e Bernardino cativa tanto durante a história que só pode se torcer para eles ficarem juntos no final. A amizade que surge entre Simonetta e Manadorata é umas das coisas mais bonitas do livro, demonstrando a ajuda mútua entre os dois.

Amaria, Nonna e Selvaggio formam o outro núcleo do livro, talvez até mais bonito: a dedicação de Nonna e a neta para cuidar de um ferido da guerra, a espera pela sua melhora, os ensinamentos de Amaria, as descobertas dele nessa nova vida, o carinho de Nonna por ele como tinha pelo seu filho que morreu, e o amor que surge entre eles formando uma família.

Concordei com a decisão do Selvaggio no final do livro! heheh! :D

Fernanda :) 05/07/2010

Apesar de um pouco previsível, o estilo poético da autora prende o leitor e encanta. É possível sentir o gosto das amêndoas, escutar o vento balançando as amendoeiras, e visualizar as pinturas de Bernardino Luini. Uma bonita estória de amor (ou duas), mas também de luta em vários sentidos, sobre como superar obstáculos e - talvez o mais difícil - vencer preconceitos.

Eliana158 13/01/2010

Lindo!
Achei a leitura muito agradável. A história é ótima, trata de preconceitos de maneira primorosa e autora escreve muitíssimo bem. Apesar do final previsível, não acho que isso torne o livro ruim. Pelo contrário, ficamos presos à teia de Marina Fiorato, nos colocando na situação de Selvaggio - nós sabemos quem ele é, mas o que ele vai fazer? E Simonetta se mostra à frente de seu tempo, encarando, muito jovem, desafios e instabilidades que sua classe social antes não previra. A descrição de Bernardino Luini deixa qualquer Edward no chão no quesito beleza. Adorei.

uyara 03/12/2009

um romance doce e suave. a história, inclusive o final, são bem previsíveis, mas é bem gostoso de ler. Embora gire em torno de religião (pois fala do pintor bernardino luini e seus afrescos nas igrejas católicas), o livro trabalha preconceitos, o valor da amizade e esperança. Muito bonito e despretencioso.

Lu 31/10/2009

Muito bom!

Embora não seja o que eu chamaria de 'romance leve". A autora tem um estilo parecido com o da Tracy Chevalier (Moça com Brinco de Pérola) e Sarah Dunant (Na Companhia da Cortesã). Ou seja, tem uma narrativa rica e uma heroína que não se dobra diante de nada.

A hstória é interessante e os personagens, bem construídos. Dá vontade de ler até o final pra saber se Simmonetta vai conseguir vencer todos os obstáculos e conseguir o final feliz que tanto merece.

Talvez o único defeito do livro seja o "mocinho", Bernardino, que não é exatamente o Romeu ou Edward Cullen. De qualquer maneira, é uma ótima leitura.

Robélia 15/02/2010minha estante
Tenho o livro e depois de ler a sua resenha me animei a ler. Você já sabe que é a minha guru literária. rs.

Lili 08/07/2017minha estante
Ainda bem, que ele não se parece com o seboso do Edward Cullen,cara chato e grudento!!!