Armas, germes e aço

Armas, germes e aço Jared Diamond

Resenhas - Armas, germes e aço

vhtonetti 24/04/2023

Pra quem gosta é evolução da história
Excelente relato, muitas informações, as vezes, muitas em um só instante. Mas muito prazerosa a leitura e instrutiva. Desde os primórdios da humanidade até tempos recentes. Eu recomendo.

Leonardo.Brizida 21/04/2023

Por que a Europa invadiu a América e não o contrário?
Porque algumas nações são mais ricas do que outras?

Normalmente, essa é uma pergunta prontamente respondida por profissionais da área econômica, que por sua vez restringem a resposta a fatores apenas institucionais (governo forte, inflação baixa, educação, respeito a propriedade privada etc). Evidentemente, esses fatores são compreensíveis e logicamente aceitáveis.

"Armas, Germes e Aço" traz uma série de outros fatores históricos que compõem perfeitamente as "causas últimas" da riqueza a pobreza das nações.

O autor discorre, através de uma série de argumentos históricos que existe uma "vantagem geográfica" por traz desse processo. Os países pertencentes aos continentes com eixo geográfico leste/oeste (Eurasia) tiveram vantagem competitiva perante aqueles com latitude norte/sul (África e América). Isso se deve ao fato de que há uma vantagem geográfica na agricultura, pois tendem a promover climas mais estáveis, fuso horário mais parecidos e uma melhora na disseminação de tecnologia entre os países. Com uma agricultura forte, esses países puderam alimentar uma grande quantidade de pessoas, inclusive especialistas do conhecimento, além do contato antecipado aos germes provenientes do cultivo de alimentos. Essas vantagens (agricultura forte, animais domesticados e disseminação de tecnologia) retornaram como frutos na invasão, por exemplo, de países europeus a América, que foram surpreendidos pelas armas e os animais utilizados para guerra, abatendo facilmente os amerindios que não tiveram a agricultura desenvolvida (caçadores coletores) pelo clima diversificado entre América do Norte e Sul, áreas desérticas na América Central, que dificultava a disseminação de tecnologia e a chegada de animais as nações vizinhas que pudessem ser domesticados para atender a necessidades variadas (auxílio na agricultura, carne, transporte e contato com germes que pudessem gerar imunidade futura).

O contato precoce dos europeus aos germes oriundos da agricultura e dos animais domesticados, também foi fator preponderante. Os europeus levaram uma série de germes causadores de doenças capaz de produzir as mortes de milhões de habitantes amerindios. Isso, de certa forma facilitou a exploração dos europeus não só na América, como também na Austrália e África.

Muitíssimo interessante a abordagem histórica demonstrada neste livro. Entendo que há muita coerência nos argumentos colocados pelo autor. A teoria nele descrita me possibilitou obter uma visão mais técnica do desenvolvimento das nações e da história, e como ja previa, nao existe qualquer vantagem intelectual, fisica ou racial na prosperidade dos povos.

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A obra "Armas, Germes e Aço" do autor Jared Diamond, é uma tentativa de explicar as razões pelas quais algumas sociedades humanas se desenvolveram mais rapidamente do que outras. A obra começa com uma pergunta fundamental: "Por que as sociedades humanas se desenvolveram de maneiras tão diferentes ao longo do tempo e do espaço?".

A resposta do autor para essa pergunta é que as diferenças no desenvolvimento das sociedades humanas não se devem a diferenças entre as próprias sociedades, mas sim a fatores geográficos e ambientais. Diamond argumenta que as sociedades que se desenvolveram mais rapidamente foram aquelas que tiveram a sorte de estar em regiões que tinham as condições geográficas e ambientais mais favoráveis para o desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais.

O autor usa exemplos históricos para ilustrar suas ideias. Ele analisa a diferença entre as sociedades da Europa e as sociedades da América do Sul. Enquanto a Europa desenvolveu sociedades complexas, com cidades e escrita, as sociedades da América do Sul ainda estavam na fase da caça e coleta quando os europeus chegaram. Diamond argumenta que a razão para essa diferença não é devida a diferenças culturais ou genéticas, mas sim à diferença nas condições geográficas e ambientais.

Outra parte importante da obra é a análise do autor sobre a colonização europeia do mundo. Diamond argumenta que as armas, germes e aço deram aos europeus uma vantagem decisiva sobre as sociedades que eles encontraram ao redor do mundo. Ele argumenta que as doenças que os europeus trouxeram com eles mataram muitos dos nativos, enfraquecendo as sociedades e tornando-as mais suscetíveis ao domínio europeu.

Além disso, a tecnologia europeia, incluindo as armas e aço, tornou mais fácil para os europeus subjugar as sociedades nativas. Diamond argumenta que o desenvolvimento dessas tecnologias não foi devido a alguma superioridade genética ou cultural dos europeus, mas sim ao fato de que eles estavam em uma posição geográfica e ambiental favorável para o desenvolvimento dessas tecnologias.

Por fim, o autor argumenta que as diferenças geográficas e ambientais que levaram ao desenvolvimento desigual das sociedades humanas no passado ainda são relevantes hoje. Ele argumenta que a pobreza em muitas partes do mundo é devida a essas diferenças, e que, para resolver esses problemas, devemos nos concentrar em mudar as condições ambientais e geográficas que levaram a essas desigualdades.

Sobre a segunda leitura, simplificada:
"Armas, Germes e Aço" é um livro de Jared Diamond que busca explicar as diferenças no desenvolvimento entre as sociedades humanas ao longo da história. Para isso, o autor utiliza uma abordagem interdisciplinar, incluindo elementos da história, biologia, geografia e antropologia. Diamond argumenta que o sucesso de algumas sociedades e o fracasso de outras está intimamente ligado à sua localização geográfica e à disponibilidade de recursos naturais e tecnológicos. Ele defende que as sociedades que tiveram acesso a plantas e animais domesticados, além de metais, tiveram vantagens tecnológicas que lhes permitiram expandir-se e conquistar outras sociedades. Por outro lado, as sociedades que tiveram menos acesso a esses recursos ficaram em desvantagem. O livro é uma reflexão importante sobre as causas do desenvolvimento desigual e das desigualdades globais, e um convite para repensarmos a história e a evolução humana sob uma perspectiva mais ampla.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Tiago 12/03/2023

Por que a Europa conquistou a América e não o contrário?
Este é um dos grandes livros que li. Jared Diamond expõe a sua teoria de porque foram os europeus não os povos americanos que avançaram tanto em termos de civilização até a era das descobertas. Primeiro ele começa dizendo que não há nenhum fator racial envolvido. E nisso ele tem razão já que essas pessoas têm origem no mesmo tronco comum africano. O que aconteceu e aí é que vem a parte interessante da teoria foi a passagem pelo estreito de Behring para a América durante a era glacial. Quando a passagem desapareceu com a volta ao normal das calotas polares o que aconteceu é que pela primeira vez tínhamos a humanidade fisicamente separada. Essa separação durou 10 mil anos e Diamond elenca no livro o que ocorreu nesses 10 mil anos para que esses dois grupos separados tenha evoluído de forma tão diferente.

Eis que surge a teoria de que o grupo Euro-Asiático teve condições geográficas muito melhores do que o grupo Americano. A Eurasia é um continente que se se caracteriza por grande extensão leste-oeste (diferentes longitudes mas latitudes semelhantes) enquanto a América tem grande extensão norte-sul (diferentes latitudes e longitudes relativamente semelhantes). O continente americano também tinha a cordilheira dos andes e as montanhas rochosas que tornaram o deslocamento leste-oeste muito difícil. E porque o ter um deslocamento leste-oeste é melhor que ter um deslocamento norte-sul mais fácil? Diamond responde. Menor variabilidade climática. Isso sem dúvida ajuda tanto no deslocamento de pessoas quanto na agricultura. Além disso houve a sorte (ou quer no caso das Américas) de haver também espécies vegetais e animais mais facilmente domesticáveis na Eurasia. Com isso foi possível começar a revolução agrícola na Europa e só essa condição inicial mais favorável foi suficiente para em 10 mil anos termos um continente europeu com governos fortes, exércitos, armas e pronto para explorar os mares. Nas Américas aconteceu o contrário. Civilizações mais avançadas foram a exceção devido às dificuldades mencionadas anteriormente.

A conquista da América pela Europa deu-se tanto pelas pelas armas e aço da evolução tecnológica conseguida pela melhor condição inicial que tiveram e também em grande parte pelos germes (afinal 10 mil anos de separação e diferentes ambientes criaram diferentes susceptibilidades). Os nativos foram mortos pelos germes europeus mas em ?retorno? enviaram a sífilis para Europa nas expedições de regresso.

Diamond toca em outro ponto importante quando mostra que as grandes navegações são muito mais antigas do que pensamos. E cita a colonização das ilhas na Oceania. Mais uma evidência de que o espírito explorador está presente na espécie humana e não em raças ou povos específicos. É uma leitura muito boa que nos faz ver como uma separação relativamente curta numa escala evolutiva fez com que a mesma especie humana tivesse que tomar caminhos tão diversos para se adaptar e sobreviver aos seus novos ambientes.

Sei que há muitos que disputam essa teoria de Diamond mas que ela é bem razoável e faz muito sentido, isso faz.

Viviane Alves 20/01/2023

Muito conteúdo incrível sobre a humanidade.
É uma leitura mais lenta por ter muitos dados para assimilar. Valeu cada minuto.

Cléris 13/01/2023

Mais uma teoria importante sobre o mundo de hoje.
Junto com "Sapiens", "Por que as nações fracassam", "Prisioneiros da Geografia", "Civilização" (vide minha estante virtual), é mais um livro que traz teses sobre as razões do desenvolvimento de certas regiões no mundo.
Às vezes é repetitivo, talvez porque os capítulos possam ser lidos fora de ordem, ou porque o conhecimento apresentado pelo autor esteja bem sedimentado pela leitura de capítulos anteriores.
Vale a leitura, não estando de forma alguma desatualizado já que trata de longos períodos históricos.

matX321 02/01/2023

Terminei está obra
Como eu já imaginava quando este livro me foi recomendado, a leitura é incrível, e aborda um tema que a maioria de nós que queira entender nossas origens, já se fez algum dia, porque os europeus dominaram os demais povos dos outros continentes, ao invés de algum dos demais? Este livro entregue uma resposta bastante complexa, porém certeira, e com todo um embasamento científico, ao invés de achismos. Excelente leitura!

Bruno.Moraes 12/12/2022

Fantástico!
Um dos melhores livros que já li. Conheci-o através da leitura do "Sapiens: uma breve históriada humanidade-Yuvak harari". Linguagem bem simples e isso contribui para o fácil entendimento, é um livro rico em informações.

No posfácio (escrito em 2017), o autor menciona "instituições" e como elas influenciam na pobreza e na riqueza de um país. Para aqueles que desejam entender melhor sobre essas "instituições", eu indico o livro "Por que as nações fracassam: as origens do poder, da properidade e da pobreza. - Daron Acemoglu/ James A.Robinson."

ferbreck 25/11/2022

Um livro que esteve na minha lista por anos e o qual demorei pra ler, por ser bem cansativo. Não o conteúdo, mas um pouco na maneira como o Diamond escreve. Depois de um ponto, ficou completamente fluído e devorei as páginas. Gosto muito do conteúdo, entretanto, algumas coisas podem ser muito generalizadas. Mesmo assim, tenho vontade de ler mais algumas obras do Diamond.

Nobrels 09/11/2022

Muito bom!
Armas, Germes e aço é um clássico imprescindível para quem gosta de antropologia e história
É um livro mais técnico, até um pouco amarrado, mas simplesmente faz o que se propõe de maneira perfeita.

Henrique_ 29/10/2022

Por que somos como somos?
Primeira uma trilogia, esta obra do renomado professor Jared Diamond tem como tema principal a investigação das razões dos diferentes ritmos do desenvolvimento humano nos diferentes continentes. Para o autor, o mundo é como é em razão das interações entre povos distintos, por meio de conquistas, epidemias e genocídio e não com base em explicações simplistas e determinísticas de fator único como as diferenças biológicas, ressaltando que o papel das diferenças ambientais onde cada povo se encontrava permitiu o desenvolvimento de armas, germes e aço, além de outros fatores que conferiram poder político e econômico para alguns antes de outros. Uma obra impressionante pela qualidade de pesquisa multidisciplinar e com grandes conclusões a respeito da complexidade de nossas sociedades atuais, fruto do surgimento da agricultura, causa última da existência de sociedades sedentárias densamente povoadas e dos excedentes estocáveis de comida. Com a agricultura, desenvolvemos outras instituições complexas, como os feudos e Estados, burocracia, governo centralizado, educação, economia de mercado, comerciantes, ferramentas, lealdade nacional, entre tantas outras. Apesar da escrita fácil e sem academicismos, a quantidade de informação típico de um trabalho deste porte torna a leitura densa e que requer disposição. As obras seguintes da trilogia neste ponto são melhores.

JoAo.Padilha 01/10/2022

Deveria ser obrigatório
Armas, germes e aço é uma das leituras mais profundas e complexas sobre a história do homem e explica uma pergunta que antes eu nunca me havia feito. "Por que o europeu invadiu as américas e não o contrário?". Conta a história de todos os continentes e explica a evolução temporal de cada um. Simplesmente sensacional.

Cleber Costa 26/09/2022

Nós somos onde vivemos
"As diferenças gritantes entre as longas histórias dos povos dos vários continentes não podem ser atribuídas a diferenças inatas dos próprios povos, mas a diferenças em seus ambientes"

A sociedade humana é, por essência, um produto geográfico. Através dos séculos de nossa história vimos povos prosperarem e sofrerem. Mas quais fatores foram os responsáveis por essa seletividade tão desigual? Muitos acreditam que essas diferenças são atribuídas à genética, ou seja, alguma etnias são biologicamente superiores a outras. É fácil perceber o quão perigosa é essa ideia, mas como refutá-la? Neste livro, Jared Diamond mostra como a geografia foi determinante para o desenvolvimento das civilizações e e como fatores naturais favoreceram tecnologicamente algumas sociedades em detrimento de outras. Ao longo dos capítulos, o autor destrincha cada um desses fatores, como: eixos horizontais continentes, presença de plantas e animais domesticáveis, clima, etc. Porém, no alvorecer das civilizações, um regra ficou bem clara: quanto maior a concentração de pessoas no mesmo território, maiores as chances de prosperarem. Com mais indivíduos vivendo próximos, maior é a colaboração entre os mesmos, maior intercâmbio intelectual e maior quantidade de anticorpos adquirimos pelas trocas de germes. Esse último fator foi ironicamente decisivo para alguns dos maiores extermínios que tivemos na história, já que seus causadores mal sabiam por que saíram vitoriosos. A leitura é muito fluida e intrigante nos levando a conclusão de que a geografia, e não a genética, foi a principal geradora das desigualdades do mundo. Fazendo do livro um excelente argumento anti-racista.

Biel 31/07/2022

Necessário.
Há muito tempo que eu queria ler este livro do autor de "Colapso". Na verdade este, vencedor do Pulitzer, veio antes, mas eu acabei lendo na ordem inversa.
Não é uma sequência obrigatória (primeiro "Armas, Germes e Aço" e depois "Colapso"), mas eu recomendo e é interessante para entender os estudos de muitos anos do autor sobre o tema "sociedades humanas". Mas não tem problema se ler um e não ler o outro.

Em alguns momentos o livro é repetitivo, mas eu acho que é inerente ao tema. Há muitos fatores similares que explicam porque o mundo é dessa forma hoje, porque a Eurásia dominou a África e o Novo Mundo e não o contrário, e ele deixa isso muito claro no livro. E não, ele não é determinista geográfico. rsrs

É um importante livro para desmistificar pensamentos racistas, ainda predominantes em nossos dias, e entender a trajetória das sociedades humanas e o porquê do mundo ter essa configuração hoje.

Super recomendo a obra!
Nota 4.7/5

Alysson.Henrique 13/07/2022

O livro se inicia com uma pergunta que com certeza já foi dita em aulas de história de pessoas no mundo inteiro ou em indagações silenciosas, "por que as sociedades da Eurásia conquistaram os outros continentes e não o contrário?", quando o escritor contou sobre essa pergunta, lembrei inclusive de que havia feito ela para minha professora no sétimo ano da escola.
Essa pergunta foi feita durante a história diversas vezes e teve algumas respostas que conduziram à teorias destrutivas quando tentavam hierarquizar os grupos de cada continente - o darwinismo social, o nazismo, a eugenia. Neste livro, o autor vai em um caminho totalmente contrário à este e mostra que o desenvolvimento da história se deu, muito além da diferença dos povos, por conta do desenvolvimento dos ambientes nos quais eles viviam - a disponibilidade de animais e plantas domesticáveis, o formato do continente no qual estão abrigadas, as doenças que surgiriam diante da escolha ou não de se juntarem em grandes sociedades sedentárias. De uma forma bastante clara e concisa, o autor nos traz todos esses fatores ambientais que, ao final, desempenharam um papel que levou a história para o caminho que ela seguiu.
Estas informações não são trazidas como fator único, com um determinismo ambiental, mas interligadas com outros fatores, como as escolhas culturais - um exemplo é dado pelo fato dos chineses terem banidos seus navios no século XV, impedindo assim que, mesmo tendo uma tecnologia mais avançada que os europeus, estes conquistassem o Novo Mundo. Além, é claro, de alguns homens e mulheres na história que mudaram seu rumo de forma imprevisível. Consciente de tudo isso, o autor traz ainda uma proposta de lidar com a história como uma ciência, com todas suas particularidades.
Enfim, é um livro que traz consigo muitas informações que modificam tua forma de ver o mundo e a história. Comentando com uns amigos, falei sobre como soava como um complemento perfeito para o "Sapiens", de Yuval Harari, aprofundando ainda mais na pré-história e em alguns princípios que seguem até hoje guiando o rumo das sociedades.