Armas, germes e aço

Armas, germes e aço Jared Diamond

Resenhas - Armas, germes e aço

Everton Pontes 14/09/2021

A pergunta de Yali!
O que você faz com uma pergunta? Jared Diamond, em busca de uma resposta a um nativo da nova Guiné mergulha de forma profunda e minonciosa na história de nossa civilização para descobrir a origem de um "povo" ser mais bem sucedido hoje do que outros.

Eriickhenriique 08/09/2021

Ponto de vista interessante
O autor tenta, no livro, explicar os motivos pelo quais os Europeus foram os colonizadores das Américas e da África e não o contrário. O autor se afasta da ideia do darwinismo social e utiliza da geografia e clima para explicar a superioridade tecnológica dos eurasianos perante as outras Civilizações.

Julia.Dani 19/07/2021

Armas, Germes e Aço
Por meio desse livro o biólogo Jared Diamond busca responder a questão de porquê algumas civilizações se desenvolveram antes que outras e sobre como isso impactou o mundo inteiro (e continua impactando).

Essa leitura me fez refletir sobre diversas coisas sobre as quais eu não havia pensando antes, recomendo a leitura tanto para estudantes de biologia como para os leigos pois é de fácil entendimento!

João 21/06/2021

Um livro denso que busca explicar a evolução humana, pautado pela pergunta central: "Porque algumas sociedades evoluíram mais do que outras?".
E a resposta, busca refutar todos os argumentos racistas, acerca da tal "superioridade". O caminho da nossa evolução, é pautada pela biologia e geografia onde ocupavam os povos - juntamente de uma pequena dose de acaso.

Lu Tibiriçá 15/06/2021

A conquista do mundo pelo Homem (espécie)
"Armas, germes e aço" não é um livro fácil nem "gostoso" de ler. É duro. É a Humanidade em sua grosseria exposta num mercado. As conquistas europeias demonstradas cientificamente por Jared Diamond escancaram o uso do ambiente e da tecnologia em prol de massacres humanos sobre outros humanos.
Demorei a ler mais que o normal. É cansativo. Mas é necessário. Saber nossa história nos ajuda a perceber que espécie somos e o mal que somos capazes de fazer a nós e ao nosso ambiente. Assim, esse livro se torna, a cada dia mais atual. Infelizmente.

Like a Sir 09/05/2021

Imprescindível
Imprescindível para quem quer entender como o mundo é atualmente e entender os porquês.

A leitura casa muito bem com Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Yuval Harari) e Crash: Uma Breve História da Economia (Alexandre Versignassi).

Alecson.Machado 30/04/2021

Esse livro é realmente necessário para entender como a humanidade chegou no nível atual de avanços tecnológicos, diferenças culturais, por que o europeu dominaram a América e não o contrário. Junto com o livro Sapiens esse livro é extremamente importante para entendermos como chegamos onde estamos.

Marina 14/04/2021

Interessante
Nesse livro o autor tenta demonstrar como 4 fatores: disponibilidade de plantas e animais domesticáveis, facilidade de comunicação intra-continental e extra-continental e tamanho do continente constituíram vantagens iniciais ao longo de milhares de anos de existência humana que explicam a desigualdade hoje.

O argumento não é perfeito, nem pretende ser, mas é científico e cria bases para que outros o contestem ou complementem.

O mais relevante no livro é a importância de fazermos perguntas científicas que costumam ser respondidas através de preconceitos. A razão para as desigualdades entre povos costuma ser atribuída a fatores biológicos, culturais e institucionais, mas essas respostas são frágeis e costumam ignorar que a longo prazo certas tendências se perpetuaram com povos mais pobres em determinadas regiões e mais ricos em outras.

Ao contrário de buscar um ?determinismo? geográfico, o que o autor defende é a tentativa de achar as causas e consequências estatisticamente predominantes para determinados eventos, o que ele afirma ser a função da história. Não se trata de afirmar que toda sociedade agirá da mesma forma nas mesmas circunstâncias, mas que existe uma probabilidade maior de elas agirem de forma semelhante do que sociedades em circunstâncias diversas. Entender essas probabilidades e padrões nos permite entender melhor a nós mesmos e superar crenças preconceituosas e racistas.

Truga 11/02/2021

Começou ótimo, meio bom, final médio
A ideia desse livro se assemelha ao do Sapiens, mas enquanto aquele se propõe a explicar a evolução dos Sapiens como um todo, este quer responder uma pergunta mais específica, feita pelo seu amigo Yali, cidadão da Nova Guiné em 1972 que pode ser reformulada “Por que o desenvolvimento humano avançou em ritmos desiguais nos diferentes continentes?” (p.16). Um outro título do livro poderia ser “a história da humanidade, com foco nos povos da Oceania, Ásia e África nos últimos 13 000 anos”.

Jared Diamond é geógrafo americano que trabalhou de perto com povos da Nova Zelândia, Papua e Nova Guiné durante 3 décadas. Durante esse período, Diamond percebeu que o ‘argumento’ racista/biológico para explicar a desigualdade desses povos em relação à Europa é totalmente errada. Assim, “até que tenhamos uma versão convincente, detalhada, dentro de uma visão mais ampla da história, a maioria das pessoas vai continuar suspeitando de que a tese racista é a mais correta. E isso me parece o principal motivo para escrever este livro” (p. 25).

O assunto deste livro é a história mas com abordagem científica (biologia, e geologia principalmente). Passando pela domesticação de plantas e animais, organização política e diferenças geográficas o autor apresenta um belo passeio da evolução humana. Há algumas tabelas, figuras e mapas que ajudam na leitura.

Pontos negativos: senti que o livro começou a ‘enrolar’ demais, muitas passagens poderiam ficar para notas de rodapé ou ao final do texto (mas o livro não traz nenhum dos dois). Embora cite explicitamente poucos trabalhos, o autor também não traz referências bibliográficas. A conclusão que achei boa mas poderia ser melhor ficou para o epílogo após 20 capítulos...longa caminhada.

RESUMO: é um livro de leitura espaçada, de cabeceira mesmo porque cansa. Linguagem acessível e conceitos bem trabalhados. Ele é um up para quem já leu Sapiens. Se você nunca leu nenhum dos dois, sugiro começar pelo livro do Yuval e depois vir pra esse.

Thiago 09/02/2021

Fascinante
O autor aborda o porquê dos diferentes povos desenvolverem-se de forma tão distinta, a ponto de um dominar o outro. Argumenta que, ao invés de a razão estar na superioridade biológica intrínseca de certa etnia, as sociedades desenvolveram-se de acordo com o ambiente em que viviam (plantas e animais a serem domesticados para produção de alimentos), desenvolvimento da escrita, oportunidades de criação de tecnologias, bem como imunidade ou não a certas doenças.

É interessante que não adota uma perspectiva reducionista do ser humano, eliminando a liberdade e inventividade humana. Ao contrário, afirma que o homem usou sua criatividade de acordo com os insumos e materiais disponíveis diante se si.

Ponto positivo também por sua tentativa multidisciplinar em avaliar o desenvolvimento da história humana. Tal abordagem é necessária, tendo em vista nossa inerente complexidade.

Elias.Fernando 08/01/2021

O porquê do mundo.
O livro "armas, germes e aço" traz reflexões muito interessantes sobre os motivos que levaram a Eurásia a ter um certo protagonismo histórico, que determinaram a vida da humanidade. Recomendo.

Moises.Bauer 31/12/2020

Diamond discute como civilizações mais avançadas dominaram povos mais primitivos com sua tecnologia mais avançada (aço), armas e germes (infecções).

Philippe.Dantas 26/12/2020

Sensacional
Ao longo do livro o autor vai destrinchando cada aspecto que determinou porque que algumas civilizações "evoluíram" mais rápido e subjugaram as outras e porque as vitórias e conquistas não se deram no sentido oposto.

Esse é um daqueles livros que chega a dar orgulho de ter lido. Jared Diamond dá uma verdadeira aula de História, Biologia, Antropologia dentre outros temas.

Lukita 11/11/2020

Pra quem gostou de Sapiens do Yuval, com certeza vai se encantar com Armas, Germes e Aço, é uma leitura extremamente necessária e prazerosa. O livro é escrito em torno do que o autor chama de "a pergunta de Yali", do porque alguns povos prosperaram e outros não, essa pergunta dá margem para interpretações racistas da realidade, com afirmações de superioridade de povos sobre outros. É buscando rebater essa tese racista que Jared escreve esta obra.