Armas, germes e aço

Armas, germes e aço Jared Diamond

Resenhas - Armas, germes e aço

Alysson.Henrique 13/07/2022

O livro se inicia com uma pergunta que com certeza já foi dita em aulas de história de pessoas no mundo inteiro ou em indagações silenciosas, "por que as sociedades da Eurásia conquistaram os outros continentes e não o contrário?", quando o escritor contou sobre essa pergunta, lembrei inclusive de que havia feito ela para minha professora no sétimo ano da escola.
Essa pergunta foi feita durante a história diversas vezes e teve algumas respostas que conduziram à teorias destrutivas quando tentavam hierarquizar os grupos de cada continente - o darwinismo social, o nazismo, a eugenia. Neste livro, o autor vai em um caminho totalmente contrário à este e mostra que o desenvolvimento da história se deu, muito além da diferença dos povos, por conta do desenvolvimento dos ambientes nos quais eles viviam - a disponibilidade de animais e plantas domesticáveis, o formato do continente no qual estão abrigadas, as doenças que surgiriam diante da escolha ou não de se juntarem em grandes sociedades sedentárias. De uma forma bastante clara e concisa, o autor nos traz todos esses fatores ambientais que, ao final, desempenharam um papel que levou a história para o caminho que ela seguiu.
Estas informações não são trazidas como fator único, com um determinismo ambiental, mas interligadas com outros fatores, como as escolhas culturais - um exemplo é dado pelo fato dos chineses terem banidos seus navios no século XV, impedindo assim que, mesmo tendo uma tecnologia mais avançada que os europeus, estes conquistassem o Novo Mundo. Além, é claro, de alguns homens e mulheres na história que mudaram seu rumo de forma imprevisível. Consciente de tudo isso, o autor traz ainda uma proposta de lidar com a história como uma ciência, com todas suas particularidades.
Enfim, é um livro que traz consigo muitas informações que modificam tua forma de ver o mundo e a história. Comentando com uns amigos, falei sobre como soava como um complemento perfeito para o "Sapiens", de Yuval Harari, aprofundando ainda mais na pré-história e em alguns princípios que seguem até hoje guiando o rumo das sociedades.

Willy Robert 10/07/2022

Excelente!
Em Armas, Germes e Aço, Jared Diamond, sob uma perspectiva evolucionista, responde porque os europeus que colonizaram o mundo e não o contrário. Seu ponto argumentativo é o de que não se trata de uma superioridade genética dos brancos em relação aos indígenas sulamericanos, ou aos aborígenes australianos, mas trata-se de uma questão geográfica. Sua defesa é de que na defesa em que os povos antigos foram deixando um estilo de vida caçador-coletor e fazendo culturas de alimentos, bem como a domesticação de animais, tanto para consumo da carne como força de trabalho, isso os fez a possibilidade de produzir comida do que sobravam para sobreviver, com essas pessoas que tiveram condições de "sustentar's responsáveis ​​pela criatividade.

Com o passar dos anos essa nova sociedade agrícola passou a organizar e desenvolver armas melhores. Pelo fato de viver em animais mais densas, seu organismo, seu organismo, em que ia sendo exposto, ao contato com os animais mais resistentes, selecionou animais imunologicamente mais fortes que tinham tais germes. E a sociedade desenvolveu tecnologias que auxiliaram a manutenção e evolução da sociedade.

Quando esses povos se expandiram para outras regiões, suas armas, germes e tecnologia muito conquistados foram cruciais para o domínio e subjugação.

site: https://www.youtube.com/watch?v=LmSNcd11hBI

Henrique609 04/07/2022

A história da humanidade
Em um livro fantástico... Jared Diamond explica como as armas, os germes e o aço moldaram a humanidade.

Tudo começa com uma pergunta: por que algumas sociedades são mais desenvolvidas do que outras?

A resposta não é dada de maneira rápida, pelo contrário, o autor vai falar como a humanidade surgiu, como os animais, plantas e questões geográficas estimularam as pessoas a se organizarem e produzirem seus próprios alimentos.

Além disso, ele mostra como essa aglomeração de pessoas estimulou o surgimento de doenças e tecnologias.

Posteriormente, como sociedades mais desenvolvidas acabaram dominando outras.

Sem dúvida, um livro que todos deveriam ler. Apesar de ser cansativo (muitas informações, o autor não poupou detalhes) é fantástico!

Jenner Azevedo 01/07/2022

Chato
Por que os europeus chegaram às Américas e destruíram as sociedades pré-colombianas, e não o contrário? Porque os índios brasileiros ainda estavam na idade da pedra enquanto na Europa já existiam universidades? Por que a Europa colonizou a América e não os chineses? O livro explica o porque desses questões bem interessantes, porém se perde no miolo, com dados, dados e mais dados, que até são interessantes mas pouco palatáveis. O começo é legal e o fim também. O miolo é duro de engolir. Demorei 3 meses pra ler e no meio dele li um livro de Leonel Caldela de 700 páginas

Patti Vieira 27/06/2022

Uma grande revisão da evolução dos povos!
A obra é uma união de conhecimentos em diversos campos como a geografia, biologia, botânica, zoologia, arqueologia, entre outras, no intuído de explicar o porquê dos povos eurasianos terem conquistado e dizimado nativos das Américas, Austrália e África e não o contrário.

Uma leitura densa, em alguns momentos até um pouco repetitiva, chegando a ser cansativa, mas, de maneira geral, enriquecedora!

_Wesley_ 20/06/2022

Recursos que formam nações
Armas, germes e aço define como a geografia, a geologia, a fauna e a flora moldaram os povos e nações do mundo. Com explicações minuciosas e por vezes repetidas, o autor pondera como o ser humano evoluiu de acordo com a região em que viveu. O nível de profundidade do assunto é esclarecedor e muito bem focado a cada capítulo, não deixando explorar nada no tema.

Mateus 08/05/2022

Por que os povos da Europa e da Ásia desenvolveram técnicas e tecnologias para subjulgar outros povos? (Especialmente povos da África e das Américas). O livro começa com esse questionamento e o autor tenta refutar a ideia racista de que europeus são geneticamente mais inteligentes. Para embasar seus argumentos o autor utiliza conhecimentos de biologia, antropologia, geografia, linguística, entre outros. E mostra como os fatores ambientais foram decisivos para o desenvolvimento tecnologico desses povos. Uma leitura fascinante e muito esclarecedora.

Hiamara.Hespanhol 07/05/2022

Conteúdo de muito valor!!
Um livro muito detalhista, se vc procura algo que aprofunde na evolução da humanidade esse livro é perfeito, mas se procura algo mais superficial não recomendo, pois as vezes chega ser cansativo. Mas no geral é uma obra de muito conteúdo. O autor o tempo todo lança perguntas que qualquer um de nós já nos fizemos algum dia, e baseado em estudos, pesquisas e evidências as responde de maneira bem simples e clara.

Carol Jusvi 16/04/2022

A origem das civilizações e o domínio de umas sob outras
A obra oferece um mergulho nos primórdios das primeiras e principais civilizações humanas, apresentando argumentos que explicam o domínio e desenvolvimento atual de algumas nações e continentes em detrimento de outros. O autor desenvolve a obra no sentido de provar que a atual configuração mundial não decorre de ?superioridades raciais?, mas sim de vantagens geográficas e de diversidade de plantas e animais domesticáveis. Esses argumentos explicam o longo domínio dos países localizados na Eurásia, local em que foram domesticadas as primeiras plantas, dando início a agricultura, bem como os primeiros animais, como as ovelhas, cavalos e vacas. O autor prova que os ameríndios, por exemplo, não eram menos capazes desses feitos, contudo, o ambiente em que estavam inseridos não possuía espécies de animais e plantas aptos à domesticação, atrasando o desenvolvimento da agricultura e consequentemente travando o desenvolvimento tecnológico e de escrita. Senti a leitura mais travada em alguns trechos, considerando a quantidade de informações, me lembrou minha experiência com Sapiens, de Harari. Uma crítica à essa edição é o tamanho da fonte, acho que torna a leitura ainda mais cansativa.

Fabio.Jackson 31/03/2022

Excelente Leitura
Armas, Germes e Aço nos leva em uma viagem que parte de uma única pergunta ?o que levou os diferentes povos da terra ao seu destino??
Porque os europeus colonizaram a América e não o contrário? A resposta está nas diferenças entre os povos ou tem outros fatores envolvidos?
As respostas para essa questão tentam ser respondidas nesse livro, de forma muito didática e com uma ótima escrita.
Recomendo demais a leitura pra quem curte esse tipo de leitura. Pra quem leu sapiens é um ótimo complemento.

Ricardo de Andrade 24/02/2022

Desmistificando a evolução das sociedades
O livro é bem importante para desmistificar teorias racistas e capacitistas que tentam explicar o porquê algumas sociedades prosperam mais que outras ao redor do globo.

Esse livro teórico de história na verdade é escrito por um biólogo que explica através de muito estudo que os fatores geográficos e biológicos contribuiram e MUITO para que algumas sociedades evoluíssem mais que outras. Explicando assim o porque a Europa é geralmente considerada (equivocadamente) o berço da evolução no mundo.

É bastante esclarecedor. Só senti que pela minha falta de conhecimento em vários assuntos, não aproveitei o máximo que pude do livro. Comecei bem na leitura, mas o desenvolvimento não me caiu como eu esperava. O final acabou me reacendendo no tema e me fazendo perceber o quão importante foi essa narrativa.

É um livro que recomendo. Principalmente pra quem gosta de história.

Bual 02/02/2022

Por que não foram os ameríndios que colonizaram a Europa?
É um daqueles livros, como os do Harari ou, mais particularmente, do Gabo, que você não quer esquecer de nada e quer reler o quanto antes.

Esse trabalho, que recebeu um Pulitzer em 98, descreveu, com base no método comparativo, sem deixar de ser cientificamente embasado, como e por que os humanos se desenvolveram tão diferentemente em diversos lugares do mundo ao longo dos últimos 13 mil anos, i.e., desde o fim da última era glacial.

Perguntas fundamentais, que até hoje eu me limitava ao ?porque sim?, me foram respondidas sob uma perspectiva científica, livre de preconceito e achismos.

Recomendadíssimo! Daqueles que mudam o leitor. Que sorte eu tenho de ter lido esse livro. Entrou na minha estante do lado do Harari.
Thiago Arruda Martins 02/03/2023minha estante
No primeiro parágrafo vc me convenceu a compra-lo. Obrigado

Bual 04/03/2023minha estante
E olha, Thiago, que eu nem recebo royalties hehe

Marcos.Siqueira 27/11/2023minha estante
Análise perfeita de um livro fantástico! Assino embaixo!

Mario Dias 10/04/2024minha estante
Esse livro está na minha estante esperando pra ser lido já faz um tempo, depois desse comentário ele saiu imediatamente da estante e já foi pra cabeceira da cama ocupando o posto de "próximo da fila"!

Obrigado!

Rafael.Bartz 23/11/2021

Livro muito bom, são apresentados pensamentos referentes ao por que das sociedades da Europa terem "evoluido" mais que a demais, e explicando os minimos detalhes, recomendo

Graxaim 05/11/2021

Excelente análise da influência geográfica e ambiental no desenvolvimento de diferentes sociedades humanas.

Fabio 11/10/2021

Armas, Germes e Aço
Edição comemorativa de vinte anos deste best-seller internacional e vencedor do Prêmio Pulitzer de 1998. Armas, germes e aço procura demonstrar, por meio de uma intrigante revisão da evolução dos povos, que o destino dos europeus, nativos americanos, africanos, asiáticos e australianos foi moldado por fatores geográficos e ambientais, e não por questões étnicas ou particularidades referentes à inteligência e aptidões de cada um dos grupos.Através de uma viagem ao longo de treza mil anos de história dos continentes, Jared Diamond conclui que a dominação de uma população sobre outra tem fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes), que dizimaram sociedades de caçadores e coletores, assegurando conquistas, proporcionando a expansão dos domínios de determinados povos e, consequentemente, conferindo-lhes grande poder político e econômico.De capa nova, esta edição traz um posfácio inédito do autor sobre a pobreza e a riqueza das nações no mundo moderno.
(From Amazon)