O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Gabriela 31/01/2014

O Doador (Lois Lowry)
O Doador fala sobre Jonas um menino que vive em um mundo futurístico, em uma comunidade organizada, segura e cheia de regras. Nessa comunidade com clima produzido artificialmente eles não conhecem, por exemplo, a neve ou então todas as outras civilizações antigas, apenas uma pessoa tem esse conhecimento a fim de proteger o resto da população de sofrimentos (como a lembrança de pessoas sendo mortas em guerras). As pessoas são designadas a serem de um jeito a cada época de sua vida, e quando as crianças completam 12 anos é escolhido que carreira essa criança deve seguir. Jonas fica com o cargo mais importante, ser portador das antigas lembranças.
O livro tem uma simplicidade com uma linguagem tão fácil que se lê em um piscar de olhos, mas mesmo assim tem uma estória impressionante que nós faz pensar um pouco sobre uma sociedade organizada a um ponto que "liberdade" quase não existe. É um livro muito bom, mas acaba de uma maneira broxante que, pelo que eu descobri, é trilogia. Isso, mais um livro com continuação- que na minha opinião não precisaria- para dar dinheiro. Eu não sei quanto as continuações, porque pelo visto elas não são muito conhecidas e não foram traduzidas. Mas mesmo assim, ainda é um livro extraordinário, recomendo.

Georgiana Maia 09/10/2013

Surpreendente
Olha, eu comecei o livro achando que seria "legalzinho" e terminei me perguntando como não é um livro famoso!? A história, apesar de curta, é muito boa, a autora é uma escritora sensacional e inteligente e leva o leitor a pensar em diversos aspectos da vida e da sociedade. Recomendo! E já estou com saudades do Jonas :(

Paulo Vinícius 15/06/2013

Confuso e com uma boa lição
É um livro que muda seu jeito de pensar, um livro com uma boa lição de vida. Quando eu li esse livro, eu estava um pouco pra baixo e de certa forma esse livro me fez melhorar um pouco. Ao meu ver, esse livro que mesmo que a vida de uma outra pessoa pareça ser perfeita, nunca devemos desejar ser igual ao outro e sim, valorizar nossas qualidades. Esse livro mostra isso, pois eles vivem numa sociedade monótona com todos sendo iguais, sem sentimentos e sem nada. O começo é entediante e confuso. Já o final, é horrivelmente mal acabado pela autora Lois Lowry.

Lily 25/03/2013

Profundo
O livro conta a história de Jonas, um garoto adoravel, que vive num mundo "perfeito", noa qual s regras sõ pensadas meticulosamente para evitar que as pessoas passem por situações dificeis, de angustia, dor, ou que haja alguma escolha.

Para um leitor inocente, esse livro apenas conta a história de Jonas. No entanto sou adepta da opinião que a leitura fácil é apenas um disfarçe pra profundidade da reflexão que essa história cria, a respeito da convivenvia com as diferenças, a sociedade em que vivemos e o poder que ela tem sobre nós, afinal, não vivemos num mundo de extremo controle como o de Jonas... Ou vivemos?
Talvez o nosso mundo apenas não controle tão abertamente.

cheledrum 03/02/2013

Delícia
O livro chegou na sexta (hoje é domingo) e sou muito ansiosa, então quando gosto de um livro fico a madrugada, não como, não faço nada até terminá-lo, mas este foi o primeiro livro que li aos poucos para durar mais, ele estava uma delícia e eu fui deixando "um pouco pra amanhã" rs.
A leitura é fluida, tem um Q de "Admirável mundo novo" e "1984" e acho que deveria ser apresentado ao leitor antes das obras citadas, facilitaria a compreensão.
Em dados momentos me perguntei qual "mundo" é melhor.

Vale a pena :)

Magella 11/01/2013

É um livro inusitado,comecei ele meio desacreditado pois uma história além do nosso tempo onde um menino vira o novo guardião de um lugar onde todos imaginam ser perfeito.A leitura é fácil aos poucos você quer saber o fim de tudo mas eu me decepcionei um pouco porque no fim fica a sensação tipo,mas acabou,e ai e o resto da história e os outros personagens.No fim a mensagem básica do livro é a de um mundo onde não existam sentimentos nem bons nem ruins,e ai alguém se arrisca a viver assim?

Hellen 07/06/2012

Intrigante.
Jonas, o personagem principal, é apaixonante. O enredo da história é envolvente é "O Doador" é um livro que se lê em poucas horas. No entanto, o fim te deixa com aquela sensação de "Como assim?". Ainda sim, não deixa de ser um livro especial.

Babi 03/09/2011

Uma obra de peso!
Escrever sobre o livro "O Doador", uma obra tão maravilhosa e complexa, é difícil, eu li o livro em um dia, faz algumas semanas e quando tentei escrever sobre ele, simplesmente NADA saia, eu não consegui colocar em palavras o que o livro representou, e creio que nem agora estou conseguindo, é complicado, sei disso, quando um livro mexe com você e foi significativo,especial ,palavras não conseguirão descreve-lo e isto está se passando comigo, sentada aqui, neste exato momento escrevendo minha opinião...

O livro conta a historia do garoto Jonas, ele é especial, foi escolhido como o próximo portador de memorias, memorias de um mundo diferente do seu, de uma realidade diferente da sua e memorias de sentimentos, por que amor não é algo preciso e nesta sociedade há algo chamado "precisão de linguagem", o amor não pode ser explicado, logo não é algo real, logo não existe...

É complicado explicar todas as regras desta utopia, é um mundo diferente, eu poderia compará-lo aos livros "Destino", "Feios" , "Jogos Vorazes" e "Delirium"...E posso explicar o por que, porque se trata de uma distópia, uma total ficção, regras não aplicadas ao nosso mundo, tecnologia nunca pensada, pensamento e sociedade controlada, não que sejamos seres totalmente livres, ainda assim somos parte de uma sociedade que ao longo do tempo nos apresenta novas regras...Mas neste mundo, no mundo que a polêmica escritora Lois Lowry criou ,não existe dor, não existe sofrimento, não existe injustiça, não existe preconceito, não existe amor...E não existe escolha, a sociedade escolhe por você.

O livro foi lançado na década de 90, quando o tema não era explorado tão livremente como nos dias de hoje, então vocês podem imaginar como foi polêmico. O livro foi compartilhado nas escolas, depois banido de lá por ser " muito forte" e passou a ser debatido nas faculdades, estudiosos debatiam sua filosofia intrínseca enquanto o livro polêmico crescia em numero de leitores...

Então, lendo algumas resenhas no Skoob me interessei pela obra, posso dizer que quando lia as resenhas imaginei um livro forte, claro, de fato é, mas não tão complexo, tão vivido tão emocionante a ponto de eu chorar copiosamente, sim leitores, eu chorei muito, chorei em algumas cenas onde eu pensava apenas em como tenho sorte de viver em uma sociedade quase totalmente livre comparada ao distópico do livro...Escolhas, escolhas, escolhas...Não somos nada sem elas, não é mesmo?

Na sociedade de Jonas não existe o amor, pois não é uma sentimento claro, cores, todos são iguais e não há preconceito, sentimentos, morte, sexo,algumas poucas mulheres que são escolhidas para serem mães, uma função pouco valorizada , felicidade, aniversários reais,pois todos completam anos juntos no mesmo dia todo ano,todos vivem de acordo com os valores que são passados culturalmente, com as escolhas que são feitas por eles...

Não é um livro leve como eu pensei que seria, é o tipo de leitura que você não conseguirá lagar até chegar ao triste e confuso final...Calma pessoal!Isso não é spoiler, o final é triste?Sim, claro que é, imaginem uma sociedade dessas, você é uma criança de 12 anos que é escolhida para receptar todas as memorias, memorias de dor-amor-guerra-amor-dor-guerra-morte-morte-amor...Você deseja que seu mundo seja como era antes, testa os outros, testa a si mesmo, testa o amor, e procura um resquício que seja do que o mundo era antes, mas não pode, a sua realidade é esta, você guarda as memorias de um mundo totalmente diferente, de um mundo que não é seu e deve viver com esse peso, deve aguentar o peso do conhecimento em suas costas, nas costas de uma criança que deveria brincar e se desenvolver e não conhecer dor e morte e o mais doloroso, conhecer o amor e não poder tê-lo por quer não é aceitável, é inexplicável, não existe.

Eu gostaria de ser mais clara em relação a tudo que vivenciei, gostaria de falar sobre os pais de Jonas, sobre o próprio Doador, um senhor muito bondoso diga-se de passagem, e gostaria que todos lessem esse livro, de verdade, se eu pudesse eu gostaria de obrigá-los a ler esse livro [risos] por que é MUST READ vocês tem que ler esse livro, eu não poderia descrevê-lo em uma única palavra, não poderia de forma alguma, mas gostaria que vocês compartilhassem esse conhecimento comigo, por que é o tipo de livro inesquecível, que pra mim foi muito especial.

E sabe de uma coisa?Esse livro foi inesquecivel para o ator Jeff Bridges (Bravura Indômita), que leu e se apaixonou pela historia, o melhor: ELE COMPROU OS DIREITOS, sim, ele comprou os direitos para uma possível adaptação cinematografica, estou na torcida para que isso se torne real, pois O Doador é um dos melhores livros que li neste ano, e um dos melhores livros que li na minha vida, e vê-lo nas telonas seria uma grande emoçaõ...

Em suma, eu indico totalmente, é um livro maravilhoso, o final é subjetivo, mas vale muito a pena...indico, mil vezes indicarei essa historia.

Uma otima leitura!

Recomendo!

Mais resenhas: http://tintapink.blogspot.com

Firmino 24/06/2011

o doador
Melhor que uma ficção é uma ficção que nos ensina.
Esse livro nos mostra a importancia das escolhas e das diferenças na vida do ser humano. Nos mostra que as dores e perdas nos podem ser útil. revela que os nossos sentimentos nos torna mais vivos, mais humanos. e declara que felismente a vida na terra nunca será perfeita

Tito 22/06/2010

Uma sombra sobre o brilho eterno das mentes sem lembranças dos habitantes de uma comunidade idílica, na qual as diferenças e os sentimentos foram abolidos e a memória coletiva é preservada num único portador. Uma história que começa bem e vai, infelizmente, perdendo a força.

Dani 16/03/2010

O livro nos faz pensar se vale ou nao a pena viver em mundo sem emoções,sem sofrimento e dor mas tambem sem amor e alegria.Jonas é um personagem muito bem pensado, fica claro que Jonas tenta sempre fazer as coisas corretamente assim como sua sociedade espera,mas esta sempre confuso sobre o porque de todas aquelas regras da comunidade.O livro mostra uma sociedade utopica e deixa a pergunta no ar.Será que realmente vale a pena? Ótima leitura para quem quer apenas conhecer os novos mundo que a leitura pode proporcionar ou para quem gosta de livros que nos fazem pensar sobre a nossa sociedade.

Iza 18/03/2010minha estante
Apesar do final, você tem razão, realmente nos faz refletir.

reeemis 05/12/2012

parece muuuito com admiravel mundo novo :D super recomendo, e o livro evolui enquanto você le, é adoravel *-*

leacina 06/12/2009

O Doador
Jonas mora numa pacata cidade perfeita onde tudo é controlado,nesta cidade não existe dor nem tristeza,mais não eixiste amor,sonhos nem desejos.
Jonas é escolhido para ser o novo guardião de memorias onde é obrigado a guardar o passado de amor,dor,sofrimento e desejo que le fora roubado.

Dominique 11/12/2009

Uma história intrigante!
Imagine o mundo sem dor, sem tristezas, sem raiva ou mágoa... sem traição! Imagine também um mundo onde não há alegria, ternura, amor... onde não há escolha! Esse é o mundo em que Jonas vive. Na comunidade de Jonas, tudo é organizado, tudo é programado, tudo é monitorado. Cada passo, cada decisão é tomado pelo conselho dos anciões. É simplesmente a cidade perfeita. O Doador é um daqueles livros que te faz refletir sobre o mundo que vivemos e suas mazelas.

Sabemos que nossa vida não consiste em mar de rosas 24h por dia, 365 dias por ano. Pelo contrário, são as coisas boas e ruins, principalmente, as ruins, que nos fazem crescer e a ser pessoas melhores. Os problemas, as lágrimas, o sofrimento nos amadurece, isso é sem dúvidas a maior verdade. No entanto, na vida também existe momentos de felicidade. Prefiro viver nesse carrossel de emoções, a não sentir nada.