Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Léo 12/11/2022

Despair
Despair is the word for the menace ruling Solaris. It's a veeeeery well written scifi story with a whole lotta background on science and speculative physics. I felt extremely immersed while reading and couldn't stop! I totally recommend it!

Junior.Castro 14/10/2022

Intragável
Demorei mais de uma ano pra terminar esse livro. Voltei, parei, voltei, parei. Mas finalmente veio aí. Agora posso dizer o quanto esse livro é CHATO. Não diria ruim, mas sim CHATO. Perdoe mas nunca mais. Sei que é antigo mas simplesmente NÃO. Ficou bom só de 80% pra frente e OLHE LÁ. Muitos conceitos de física, o que não me incomodou muito mas história é contada de um jeito tão monótona que perdeu o sentido e tornou mal explorado.

Carolina Tonglet Monzi 08/10/2022

Confuso
A ideia é sensacional, mas mal trabalhado e descrita muitas vezes de forma extremamente monótona.
Não me importei com os conceitos de física, mas isso sem desenvolvimento ficou perdido.

Rafael2046 14/09/2022

Comprei Solaris por indicação, queria descobrir mais sobre esse tal oceano vivo da obra. Confesso que foi uma das ficções científicas mais interessantes que já li, a ideia do oceano vivo é simplesmente genial, porém o que mais me pegou em muitas passagens foi o tom filosófico da obra do seu meio para o fim. A existência de Harey no livro nos faz questionar sobre a humanidade, o que é realmente ser um humano? Algumas passagens do livro são realmente cansativas pelo excesso de descrição da "Ciência Solaristica" e inclusive são até meio desnecessárias para o enredo, mas acho incrível o modo como o autor desenvolveu o texto da "Solaristica", um ótimo livro para os amantes do sci-fi.
Tuku Moura 11/11/2022minha estante
Resumiu bem. Talvez se fosse mais enxuto a impressão final fosse mais satisfatória

Bruna 07/09/2022

Bom, mas?
História muito interessante, até, pode-se dizer, com uma temática inovadora e criativa. Porém, é uma leitura muita densa, cheia de termos técnicos da astrofísica e astronomia? que para leigos fica difícil acompanhar e entender a intenção do escritor ou mesmo recriar na mente as descrições espaciais contidas no livro. Várias páginas do livro são apenas destinadas para descrever teorias sobre solaris e sobre os achados lá (novamente com muitos termos técnicos).

guxtavoy 05/09/2022

Legal, mas enfadonho
O livro e o argumento são até legais, mas tem algumas longas partes super descritivas de física e sei lá o quê que me cansaram bastante, quase me fazendo desistir... Prefiro a versão do cinema adaptada pelo Tarkovsky, que é um filmaço!

Tiago 25/08/2022

Não é um romance Sci-fi, é um ensaio filosófico
Comprei este livro esperando um Sci-fi. De fato ele é, mas me surpreendi por sua carga filosófica. O tema da perda é muito explorado ao longo da história.

Particularmente não é um livro que me tocou muito pelo lado emocional, mesmo sentindo que essa foi uma das principais intenções do autor. Por outro lado, o ponto forte do livro é, como o próprio livro sugere, Solaris.

Cara, o que falar desse planeta? Simplesmente sublime. O oceano vivo é um dos conceitos mais criativos que já vi. As descrições dele e de seus fenômenos são de tirar o fôlego. Li esse livro muitas vezes à noite. Após a leitura ficava olhando as estrelas pela janela e imaginando as descrições fantásticas de Solaris. Recomendo o livro facilmente só por esse aspecto.

Antony 30/07/2022

O reflexo e a redenção.
Solaris é o Espelho de Ojesed que mostra muito mais que um desejo íntimo. Solaris mostra a culpa e o desejo de redenção. Solaris mostra o que queremos ver, mas que nem sempre é o que queremos lidar. Solaris nada mais é do que o que os humanos querem que ele seja: um Deus incompreensível e negligente, um salvador inexpressivo; ou, uma lanterna sobre problemas internos que os próprios humanos fornecem energia para gerar sua luz. Um salto de fé. Solaris é o que você quer que ele seja; atribua sua fé sobre ele e temos um salvador, atribua si mesmo sobre ele e temos um espelho, atribua sua culpa a ele e temos o inferno.

Diógenes 16/07/2022

Gostaria que o final fosse diferente...
Então, é um livro interessante, e bem misterioso no começo, conforme avançamos na leitura vamos compreendo mais a situação do mesmo modo que as dúvidas aumentam, tanto que mesmo no final do livro ainda não sabemos direito o que é o oceano, esse livro é pra quem gosta de ficção e também um pouco de mistério, já vi pessoas se referirem a ele como um romance também, mas se alguém for ler ele com foco em um romance com certeza vai se decepcionar. Só não dei quatro estrelas inteiras para esse livro por que em diversas partes o personagem começa a contar histórias do passado, tanto sobre as pesquisas do planeta solaris como de alguns cientistas também, nessas partes o livro tornava-se um pouco mais desinteressante, além dessas histórias aparentarem nunca acabar, o final do livro não foi como eu esperava e também me deixou com muitas perguntas que estavam lá desde que a história começou a se desenrolar. Tirando isso realmente gostei do livro.

Nati Sampaio 12/07/2022

O livro em si é uma obra incrível, baseada em uma ideia genial - de um oceano vivo e inteligente. Porém a leitura não é nada fluida, e confesso que quase desisti naqueles imeeeensos capítulos maçantes e acadêmicos cheios de explicações físicas, químicas e matemáticas.
O mistério do planeta foi o que me fez seguir em frente. Houveram inúmeras partes insossas, mas que dá pra aguentar pra terminar o livro.
O final achei pouco produtivo, pouco explicativo. De um modo geral, o livro tem uma pegada filosófica muito interessante, que valeu a pena ser lida.
Mas? não pretendo reler esse livro nunca mais. Foi difícil pra eu terminar, e vou precisar de material de apoio ainda!
GiSB 16/07/2022minha estante
Veja os filmes como material de apoio. Tem um russo e outro hollywoodiano. Vi ambos e gostei. Vi enquanto lia o romance. Ajudou bastante a entender o livro. Basicamente o planeta é ser vivo e todos que interagem com ele se tornam parte dele indissoluvelmente.

GiSB 16/07/2022minha estante
Enfim, o que chamamos hoje de teoria Gaia. Mas nessa caso, o planeta é a terra.

Nati Sampaio 19/07/2022minha estante
Vou procurar ver os filmes sim! Mto obrigada pelas dicas!

joão 25/07/2022minha estante
eu tenho essa regra de ler uns dois/três capítulos por dia, mas faltei EXPLODIR a cabeça de tanta informação nas leituras da biblioteca. tirando isso foi tudo lindo pra mim ??

Pedraish 08/07/2022

Diferente do esperado
Eu achei que foi um livro muito diferente do que esperava, porém de uma maneira muito boa, com vários mistérios que embora sejam resolvidos ao longo, acabam criando vários outros, que embora não sejam realmente explicados, ainda levam a uma reflexão muito interessante.

França 20/06/2022

Inesperado
Uma leitura muito gostosa. O livro é muito interessante, tanto no âmbito científico, considerando que diversas proposições e extrapolações muito interessantes, da ciência são feitas, quanto no sentido dos personagens. Não esperava encontrar aqui, reflexões sobre o amor, perda, identidade e humanidade. Recomendo.

Qnat 20/06/2022

O livro é "dois em um", o que não é necessariamente bom.

Há uma parte que é a história do protagonista, onde seguimos o enredo. E outra parte - que em nada influência a outra - que é uma aula de uma ciência fictícia.

A ideia no geral é interessante e a ciência inventada bastante complexa, mas atrapalhou um pouco o desenvolvimento da história por surgir do nada às vezes, isso quando bem no meio de uma ação.

Acho que se você ler o livro pulando essas longas explicações de física, química e biologia, o livro é um pouco melhor por ser mais fluído. E acredite em mim: pular essas partes não altera em NADA a história.

Gosto da "hard science" na ficção científica, mas senti parece que houve certo exagero. Mesmo entendendo dos conceitos (que eram o Estado da Arte da época do livro), achei as explicações um pouco efadonhas.

Hoje é mais comum os autores de ficção não explicarem tanto, não sentirem necessidade de expor cada coisinha. E gosto mais assim.

Contudo, o livro é muito bom sim e merece o título de clássico.

A ideia de um oceano "vivo", um planeta de apenas um único ser colossal, e que não conseguimos entender, é uma baita de uma ideia genial.