Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Diógenes 16/07/2022

Gostaria que o final fosse diferente...
Então, é um livro interessante, e bem misterioso no começo, conforme avançamos na leitura vamos compreendo mais a situação do mesmo modo que as dúvidas aumentam, tanto que mesmo no final do livro ainda não sabemos direito o que é o oceano, esse livro é pra quem gosta de ficção e também um pouco de mistério, já vi pessoas se referirem a ele como um romance também, mas se alguém for ler ele com foco em um romance com certeza vai se decepcionar. Só não dei quatro estrelas inteiras para esse livro por que em diversas partes o personagem começa a contar histórias do passado, tanto sobre as pesquisas do planeta solaris como de alguns cientistas também, nessas partes o livro tornava-se um pouco mais desinteressante, além dessas histórias aparentarem nunca acabar, o final do livro não foi como eu esperava e também me deixou com muitas perguntas que estavam lá desde que a história começou a se desenrolar. Tirando isso realmente gostei do livro.

Nati Sampaio 12/07/2022

O livro em si é uma obra incrível, baseada em uma ideia genial - de um oceano vivo e inteligente. Porém a leitura não é nada fluida, e confesso que quase desisti naqueles imeeeensos capítulos maçantes e acadêmicos cheios de explicações físicas, químicas e matemáticas.
O mistério do planeta foi o que me fez seguir em frente. Houveram inúmeras partes insossas, mas que dá pra aguentar pra terminar o livro.
O final achei pouco produtivo, pouco explicativo. De um modo geral, o livro tem uma pegada filosófica muito interessante, que valeu a pena ser lida.
Mas? não pretendo reler esse livro nunca mais. Foi difícil pra eu terminar, e vou precisar de material de apoio ainda!
GiSB 16/07/2022minha estante
Veja os filmes como material de apoio. Tem um russo e outro hollywoodiano. Vi ambos e gostei. Vi enquanto lia o romance. Ajudou bastante a entender o livro. Basicamente o planeta é ser vivo e todos que interagem com ele se tornam parte dele indissoluvelmente.

GiSB 16/07/2022minha estante
Enfim, o que chamamos hoje de teoria Gaia. Mas nessa caso, o planeta é a terra.

Nati Sampaio 19/07/2022minha estante
Vou procurar ver os filmes sim! Mto obrigada pelas dicas!

joão 25/07/2022minha estante
eu tenho essa regra de ler uns dois/três capítulos por dia, mas faltei EXPLODIR a cabeça de tanta informação nas leituras da biblioteca. tirando isso foi tudo lindo pra mim ??

Pedraish 08/07/2022

Diferente do esperado
Eu achei que foi um livro muito diferente do que esperava, porém de uma maneira muito boa, com vários mistérios que embora sejam resolvidos ao longo, acabam criando vários outros, que embora não sejam realmente explicados, ainda levam a uma reflexão muito interessante.

França 20/06/2022

Inesperado
Uma leitura muito gostosa. O livro é muito interessante, tanto no âmbito científico, considerando que diversas proposições e extrapolações muito interessantes, da ciência são feitas, quanto no sentido dos personagens. Não esperava encontrar aqui, reflexões sobre o amor, perda, identidade e humanidade. Recomendo.

Qnat 20/06/2022

O livro é "dois em um", o que não é necessariamente bom.

Há uma parte que é a história do protagonista, onde seguimos o enredo. E outra parte - que em nada influência a outra - que é uma aula de uma ciência fictícia.

A ideia no geral é interessante e a ciência inventada bastante complexa, mas atrapalhou um pouco o desenvolvimento da história por surgir do nada às vezes, isso quando bem no meio de uma ação.

Acho que se você ler o livro pulando essas longas explicações de física, química e biologia, o livro é um pouco melhor por ser mais fluído. E acredite em mim: pular essas partes não altera em NADA a história.

Gosto da "hard science" na ficção científica, mas senti parece que houve certo exagero. Mesmo entendendo dos conceitos (que eram o Estado da Arte da época do livro), achei as explicações um pouco efadonhas.

Hoje é mais comum os autores de ficção não explicarem tanto, não sentirem necessidade de expor cada coisinha. E gosto mais assim.

Contudo, o livro é muito bom sim e merece o título de clássico.

A ideia de um oceano "vivo", um planeta de apenas um único ser colossal, e que não conseguimos entender, é uma baita de uma ideia genial.

Icaro 03/06/2022

"Nós partimos para o cosmos preparados para tudo"
Acabei de ler o livro e ainda tenho poucas palavras para descrevê-lo.
Me lembro do filme dirigido por Tarkovski e de sua profundidade filosófica, mas após a leitura percebi como deve ter sido difícil representar o livro pelo cinema. Digo não só pelos elementos estéticos de Solaris, mas pela profundidade de questões filosóficas e existenciais que a obra proporciona.
Solaris é um livro sobre sensações, tanto que as cores estão sempre presentes na narrativa. Me arrepiei com o final. Acredito que vai me render boas reflexões comigo mesmo sobre a vida, o universo e o nosso propósito aqui.
Recomendável para um público com certa experiência em ficção-científica, pela complexidade e pelo vocabulário.

Fabio293 24/05/2022

Um clássico da literatura scifi
Recebi a indicação desse livro como um clássico mas a história não me pegou. Algumas passagens altamente filosóficas e científicas são extremamente arrastadas. E os personagens não me agradaram.

Drei 17/05/2022

Singular
Acabei de ler esse livro e confesso que não entendo como ele tem menos de 4 estrelas aqui no Skoob. É fato de que algumas parte tornam-se maçantes pelo alto grau academicista, num linguajar muitas vezes difícil, mas isso por si, qpesar de um incômodo, se revela um esforço enorme do autor em escrever esse livro de forma absurdamente bem feita.

Os mistérios que rondam Solaris foram o suficiente para me prender durante toda a leitura e acho que o final foi, simplesmente, fantástico. Em nenhum momento esperava que esse livro se tornaria o que se tornou do meio para o final.

Há muitos elementos que fazem questionar, e muito, a filosofia, e isso torna o livro ainda mais intrigante porque, junto com os personagens, somos afundados em um oceano gelatinoso de dúvidas sobre o cosmos e nossa mente.

Resumidamente, um livro fantástico.

Vanessa2056 12/05/2022

Ficção científica raíz... Não entendi nada. Kk
No começo eu não tava entendendo nada.
No final, parecia que eu tava no começo. ?

A premissa, de um oceano vivo e que pensa, é bem interessante mesmo. O problema é a escrita que é bem densa e em muitos momentos é extremamente "científica" e isso complica bastante no decorrer da leitura.

Eu não indico!

Sidney 10/05/2022

Diferente e original
É uma ficção muito diferente e original. Um oceano vivo que é o único ser de um planeta. Apesar de alguns aspectos científicos e tecnológicos não refletirem os avanços esperados de acordo com a época em que o livro foi escrito, a parte psicológica é muito interessante. Como seria possível a comunicação de um ser não social com o ser humano? Os enormes desafios são abordados no livro.

Carla Verçoza 10/05/2022

Solaris é um clássico de ficção científica um tanto diferente dos outros que já li. Tem um teor psicológico e filosófico bem forte.
Gostei muito da leitura, tem uma tensão o tempo todo, chegando a dar até um pouco de medo. Embora alguns momentos confusos, a história é boa de acompanhar. As descrições são interessantes e detalhadas, alguns capítulos são bastante técnicos (às vezes cansativos) sobre como é o planeta e principalmente o oceano. A história demonstra como nós, humanos, não sabemos de tudo e provavelmente nunca saberemos. Algumas coisas ficam sem explicação, creio que propositalmente, assim como eles próprios não conseguem muitas explicações sobre o oceano ou os acontecimentos. Com um tom bastante melancólico, trata de solidão, culpa, dificuldade em lidar com o desconhecido, sentido da vida, curiosidade científica, memórias e saudades. Com muitas camadas, é uma história bem rica para se aprofundar nas questões.
Vou assistir ao filme de 1972, do Andrei Tarkovski, para continuar imersa nesse universo por mais um tempo.

Adriely.Yamamotto 24/04/2022

Ficção científica raiz
Comecei Solaris depois de ver o filme do Tarkovsky.
É uma leitura bem rica, cheia de descrições de como é e como funciona o oceano de Solaris.
Dou 4 estrelas pela viagem que ele faz pela Solarística, a área da ciência dedicada aos mistérios do novo planeta.
Entender os caminhos da solaristica é entender como o desenvolvimento da ciência ocorre, sempre em transformação, pesquisa, descobertas, avanços e retrocessos necessários.
Se você procura uma aventura, não vai encontrar em Solaris. Mas se você quiser uma profunda reflexão sobre a ciência e a condição do ser humano é um prato cheio.

Adorei a leitura. Demorei um pouco, me arrastei em algumas páginas mas é um p*&@ livro f*d@!!
Recomendo.

Myy 23/04/2022

Gosto mto de livros assim
Uma viagem através dos poderes da mente. É uma leitura envolvente do início ao fim. As questões da descoberta do planeta tornou tudo mais interessante.

Gabriel Farias Martins 06/04/2022

O oceano mais profundo
Conheci inicialmente através do filme do Tarkovsky, a leitura me surpreendeu bastante, o livro foca muito mais no oceano, seus eventos, estudos e teses de diversas personalidades que passaram por lá antes dos cientistas do livro, a existência de Harey é mais aprofundada e as resoluções são totalmente diferentes.
Gostei muito da leitura.