Água funda

Água funda Ruth Guimarães

Resenhas - Água Funda

sofecchio 20/10/2023

Bom o suficiente para ler até o final
Para um livro da escola foi ótimo, superou todas as expectativas. Por outro lado nunca seria um livro que eu leria por vontade própria. O fato se não ser em ordem cronológica faz com que os acontecimentos pareçam "contos" então não tem como ser uma leitura muito densa. É bastante metafórica, floreada, mas é possível entender e acompanhar, só tem que querer um pouco. É o tipo de leitura que me tira da zona de conforto, portanto, no final, foi algo positivo.

Gabriela 27/04/2024

Causos
Uma grande fofoca. Um antigo morador da região contando causos passados a outra pessoa - possivelmente um habitante novo no vilarejo ou mais jovem - e nós, como se convidados para um cafezinho com bolo de fubá, acompanhando tudo com os mais ricos detalhes.

Não existe muita linearidade: a vida acontece o tempo todo, as histórias são intercaladas, relacionadas, misturadas... assim como na realidade. Parece uma estrada cheia de curvas, retornos e desvios.

Os regionalismos da fala - os sotaques e entonações tão bem descritos que quase é possível ouvi-los durante a leitura! -, as crenças fortes e presentes nos mais diversos momentos, bem como o misticismo com que interpretavam os acontecimentos... tudo muito bem escrito e amarrado.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/10/2019

Diferente da de seus precursores do regionalismo literário paulista, a literatura de Ruth Guimarães inspira-se em sua vida na roça, a vida de sua família de caipiras paulistas e mineiros. Inspirada no pensamento caipira, cujo cerno é o medo, a autora formula não só o tema, mas o próprio estilo literário de Água funda: residual, fragmentária e arcaica no misticismo popular e nos causos que o expressam.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573267013

Di 02/08/2023

Demorou para engrenar
Achei uma leitura confusa, demorei para me adaptar com a escrita (é simples, mas muitos devaneios). Gostei.

Luana 31/07/2023

Ficção brasileira de uma escritora incrível
Não conhecia a leitura e provavelmente não leria se não fosse pela escola. Mas agradeço a escola por me ?obrigar? a ler esse.
Uma leitura tranquila, linguagem fácil, livro rápido de ler e que representa muito bem a cultura caipira da região do interior e suas superstições e expressões. Representa muito o nosso país na época e a escritora merece todo destaque possível por essa obra e sua importância. Conseguia ouvir coisas que meu avô costuma dizer enquanto lia, fico muito feliz de conhecer algo fora da minha zona de conforto de uma escritora mulher brasileira.

Rianne.Brito 26/06/2023

Gostoso de ler
Uma leitura gostosa, como mineira entendo bem o modo de falar! Me identifiquei muito! Amei, merece ser mais divulgado.

Claudia 02/02/2024

Surpreendeu
A escrita da Ruth me remeteu aos tempos que vivi no Vale do Paraíba; nunca tinha lido um livro com uma linguagem como essa. Dá vontade de mais e mais. No inicio confesso que fiquei um pouco confusa, para não dizer entendiada, mas depois ele foi me surpreendendo muito e depois não queria mais que acabasse.

beatriz.nalon 17/01/2024

Não amei o final mass a a leitura foi maravilhosamente deliciosa fiquei entretida do começo ao fim, gostei da escrita e os personagens sao muito interessantes obrigada fuvest
LetAcia765 26/01/2024minha estante
moça você leu por pdf?se sim, me passa pelo amor de Deus

phdiaspena 28/11/2023

Profundo Feito Água Funda
Água Funda é um Ás do realismo mágico latino-americano, abrindo portas póstumas a leituras como: Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, que popularizou o estilo literário.

Além disso, o romance de Ruth Guimarães estabelece uma relação indissociável com o vocabulário do vivente do interior de Minas Gerais ? a leitura do texto soa como se alguém estivesse contando-nos uma história, um conto, com muitos traços de oralidade na escrita. ? e com o imaginário místico e estranho ao racionalismo; em outras palavras, o interiorano busca explicações no fantástico às demasiadas adversidades da vida, em vez de buscar a "verdade" científica.

Portanto, a quem estiver procurando um livro de fácil leitura, justa extensão e uma trama interessantíssima, recomendo este livro.

pyetra26 18/10/2023

Eu pensei q não ia gostar, só li por causa da escola e esse normalmente n é o estilo de livro q eu curto, mas me surpreendi muito. devia ter mais reconhecimento

babalu 05/07/2023

Então li porque é leitura obrigatória, mas não leria por conta própria além de não ser o estilo que eu goste, era muito confuso e tudo mais

Anninhalissie 15/03/2023

? Água Funda- Ruth Guimarães
Água Funda, Ruth Guimarães, é considerado um clássico brasileiro.

O livro obrigatório da lista da FUVEST, retrata a vida do interior no sudeste brasileiro.

A história se passa no final do século 19 e começo do século 20, e nos apresenta os costumes da época.

"Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez".

Apesar de ler várias críticas positivas, não consegui entender muito bem o desfecho da história, além de achar que vários pontos não foram conectados.

STATUS: não favoritado
LIDO #3

Daiane.Mazzetto 10/03/2023

Aconchegante
Fui transportada para o interior de São Paulo... com o sotaque caipira, uma narrativa densa e folclórica a história trás um quentinho no coração.

Christiane 05/08/2021

Logo após ler Torto Arado li Água Funda, e são dois livros fundamentais para se compreender a vida nas fazendas pelo viés do trabalhador, e não dos fazendeiros e suas sinhás e sinhôs.
Ruth Guimarães nos relata a vida em uma fazenda no Vale do Paraíba, na divisa de São Paulo com Minas Gerais. É a vida caipira da região e dos ex-escravizados do tempo do café.
Passei toda minha infância nesta região, então reencontrei muito do que já conhecia, a linguagem, as crenças, as comidas, o jeito de viver do caboclo.
Muitos chamam de literatura fantástica, eu sinceramente penso que se trata da cultura, do folclore e de crenças que como disse Itamar de Torto Arado, prefiro chamar de religião. O caboclo é supersticioso, acredita em assombração, em pragas, em maldição. É cultural isto. A mãe de ouro, a mãe d'água, a Iara, a sereia, é o folclore que no surge e Ruth nos relata como ele se insere na vida destas pessoas.
Temos duas histórias principais, a da Sinhá Carolina e a de Joca. Este último se vê enfeitiçado pela Mãe de Ouro, o que se equivale ao encantamento das sereias que levam os homens para o fundo do mar. Só que no caso dele foi o deboche que lhe trouxe a praga, a maldição, mas ele já estava enfeitiçado antes.
A autora consegue trazer a linguagem cabocla sem caricaturar, sem forçar, a falada mesmo, a que ela mesma ouviu. Apesar da pobreza geral ela não força nisto, mas na vida deles, e o matuto sabe também ser feliz, porém é claro que poderia ter a vida melhorada. Mas há uma denúncia sobre o recrutamento dos trabalhadores para ir para o sertão, iludindo-os com um ganho maior, o que não passa de uma cilada, uma vez que lá eles são tratados piores que os escravizados. Infelizmente ainda vemos casos assim, do trabalho escravo em fazendas.
É também a história do Vale e suas fazendas, que primeiro pertenceram a coronéis, e depois foram as empresas, a Companhia, que assumia, mas de nada valeu para os trabalhadores, que continuaram sem ganhos extras ou melhorias.
Ruth Guimarães nos traz um belíssimo livro sobre este povo que vive nas fazendas e nas pequenas cidades do Vale do Paraíba.

Gabriel1679 14/03/2020

Folclore + realismo mágico = tudo pra mim