Água funda

Água funda Ruth Guimarães

Resenhas - Água Funda

Rianne.Brito 26/06/2023

Gostoso de ler
Uma leitura gostosa, como mineira entendo bem o modo de falar! Me identifiquei muito! Amei, merece ser mais divulgado.

babalu 05/07/2023

Então li porque é leitura obrigatória, mas não leria por conta própria além de não ser o estilo que eu goste, era muito confuso e tudo mais

pyetra26 18/10/2023

Eu pensei q não ia gostar, só li por causa da escola e esse normalmente n é o estilo de livro q eu curto, mas me surpreendi muito. devia ter mais reconhecimento

phdiaspena 28/11/2023

Profundo Feito Água Funda
Água Funda é um Ás do realismo mágico latino-americano, abrindo portas póstumas a leituras como: Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, que popularizou o estilo literário.

Além disso, o romance de Ruth Guimarães estabelece uma relação indissociável com o vocabulário do vivente do interior de Minas Gerais ? a leitura do texto soa como se alguém estivesse contando-nos uma história, um conto, com muitos traços de oralidade na escrita. ? e com o imaginário místico e estranho ao racionalismo; em outras palavras, o interiorano busca explicações no fantástico às demasiadas adversidades da vida, em vez de buscar a "verdade" científica.

Portanto, a quem estiver procurando um livro de fácil leitura, justa extensão e uma trama interessantíssima, recomendo este livro.

Alana512 09/01/2024

Cara fui com nenhuma expectativa para começar a leitura(até ter começado por ser uma leitura obrigatória da FUVEST) imaginei que seria mais um livro com uma linguagem rebuscada e uma história lenta, mas fui completamente surpreendida pela linguagem da autora e pela leitura fluida que me prendeu do início ao fim? me senti presa e curiosa pra saber os caminhos de cada personagem? somado por passagens poéticas e metáforas sobre a ambientação rural, resumindo, amei
LetAcia765 26/01/2024minha estante
você leu por pdf?se sim, me passa por favor? tô lutando pra achar esse

beatriz.nalon 17/01/2024

Não amei o final mass a a leitura foi maravilhosamente deliciosa fiquei entretida do começo ao fim, gostei da escrita e os personagens sao muito interessantes obrigada fuvest
LetAcia765 26/01/2024minha estante
moça você leu por pdf?se sim, me passa pelo amor de Deus

Claudia 02/02/2024

Surpreendeu
A escrita da Ruth me remeteu aos tempos que vivi no Vale do Paraíba; nunca tinha lido um livro com uma linguagem como essa. Dá vontade de mais e mais. No inicio confesso que fiquei um pouco confusa, para não dizer entendiada, mas depois ele foi me surpreendendo muito e depois não queria mais que acabasse.

Ramon 13/04/2024

Fofoca.
O livro me pareceu uma reunião de causos, uma fábula, uma grande fofoca regional. Não é ruim, mas me senti perdido pois pareceu que a maioria dos personagens, tirando os protagonistas, são apenas nomes... A maioria sem descrição, o que causa confusão principalmente pois ao longo da narrativa são muitos personagens indo e vindo. Não foi uma leitura muito profunda e acabei com a sensação de que deveria ter lido com mais atenção, apesar de saber que eu o fiz.

Maju 24/04/2024

Água Funda
Uma história tipicamente brasileira!
Embora tenha sido uma leitura confusa, às vezes sem ligação entre os trechos... gostei bastante do livro, retrata com fidelidade o interior e a importância que o folclore e a cultura sobrenatural tem sobre as pessoas.

manu368 31/05/2024

Uma grande fofoca (que eu não entendi)
Li pro vestibular da ufrgs e olha, que sufoco
não entendi nada! sei que é tudo uma grande fofoca do interior envolvendo crenças e folclore... juro que queria ter gostado, talvez eu tenha lido errado

Lau 03/05/2024

Como canoa em água funda
Nessa vida, tudo passa. Flutuamos pela água serena do rio, que nunca é o mesmo, e perturbamos a sua superfície apenas um pouco, para depois aquietar novamente e o curso continuar com o ritmo de sempre

"Água funda" é um romance precursor do realismo mágico e talvez por isso, mas não só, me lembra muito "Cem anos de solidão". Não são iguais, nem de longe. Ruth Guimarães tem um estilo próprio e uma linguagem completamente diferentes e intimistas, com uma tranquilidade inquietante - parece paradoxal - que coloca personagens reais demais num mundo que não se sabe se é mais real que místico ou mais místico que real. Ao contrário do Gabo, que é maravilhoso, mas em seu romance tudo é muito fantástico e não sentimos proximidade, em nosso idioma, com a oralidade local

Mas o que me faz mesmo comparar as duas obras é o senso de passagem do tempo, que vai e leva tudo, independentemente de quantas gerações tentem perpetuar uma família, como em "Cem anos", ou uma comunidade, como em "Água funda". Temos alguns personagens tão interessantes e muitas coisas acontecem com eles que mudam os rumos desse microcosmo, mas no fim todos caminham para a mesma tragédia (diz Antonio Candido, numa das críticas). O fim de cada um deles é a solidão. E o tempo, vai passando, torna lenda, deixa pra trás sem dó...

Permeada por um clima de maldição - a "praga" - e narrada por um personagem desconhecido, a leitura acaba se tornando misteriosa e instigante. Fiquei me perguntando como ele (ou ela) consegue saber de tudo se parece gente de carne e osso. Minha hipótese é que o narrador é um gigantesco fofoqueiro. Eu diria, porém, que ele deixa a primeira parte, da Sinhá, mais instigante que a segunda. O Joca é um chato de galocha e, infelizmente, é um dos protagonistas. Só por isso dei 3,5 estrelas

Gostei do livro e já quero conhecer "Os Filhos do medo" da mesma autora. Dá vontade de ir a fundo nos seus estudos sobre o folclore do Vale do Paraíba. Por causa dela, agora tenho medo da Mãe de Ouro haushs

Leticia.Melo 03/05/2024

Mais uma surpresa da literatura brasileira. Uma história excelentemente construída sobre a decadência de um sistema e o início de outro dando bastante foco às relações e às pessoas da região. O folclore bem presente na narrativa traz mais elementos da vida no interior e ao mesmo tempo a ligação entre essas pessoas que habitaram a mesma cidade porém em épocas diferentes. Uma narrativa que trouxe surpresas, mas também trilhou um caminho bem demarcado e esperado. Excelente livro!

Lau Pinheiro 15/05/2024

Caraca 7° da fuvest!
Ler água funda foi divertido dms! é um livro super descontraído, com tantas reflexões pertinentes. uma semelhança indescritível com a região que se buscou retratar, demonstrando o cuidado da autora. confesso que a marcação de tempo foi algo que me pegou no começo mas já na metade do livro eu peguei o jeito.
o enredo é incrível e ver todas as pontas se ligando no final da história é muito satisfatório. pobre curiango, nem sempre paga quem merece...

Laura2101 19/05/2024

?a atmosfera de Água funda se torna interessante devido ao contraste de uma fatalidade sobrenatural, misteriosa, com o tom habilmente natural. [...]?